Entretenimento
Boletos do IPTU 2025 já estão disponíveis para emissão

Os contribuintes palmenses já podem emitir os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2025, com prazo para pagamento até o dia 17 de março. Podendo ser feito à vista ou parcelado em até 10 vezes. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), informa que a emissão dos mesmos pode ser realizada tanto no site da Prefeitura, quanto pessoalmente nas unidades do Resolve Palmas.
Juntamente com o IPTU, serão cobradas a Taxa de Coleta de Lixo para os imóveis que tem o serviço disponibilizado e a Contribuição de Iluminação Pública para os lotes vagos sem unidade consumidora (a contribuição de iluminação dos imóveis edificados é cobrada na conta de energia).
Condições de pagamento do IPTU 2025
Para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, é dado o desconto de 10%, podendo ser até 30% sobre o valor total. Isso acontece da seguinte forma:
- 10% pelo pagamento à vista;
- 10% pela adimplência com todos os tributos quitados;
- Até 10% para quem optou pela conversão dos créditos da Nota Palmense Premiada em desconto do IPTU.
Além disso, o cidadão pode optar pelo parcelamento do IPTU. De forma automatizada, a parcela mínima é de R$ 92,40. Mas não será aplicado o desconto de 10% à vista, mantendo porém, os demais descontos.
Em Palmas, 65.026 imóveis foram beneficiados com o desconto de adimplência em 2025, por estarem com todos os tributos quitados até o dia 1º de janeiro deste ano. Outros 975 imóveis optaram pela conversão do Nota Palmense Premiada. Além disso, 1.193 imóveis terão 80% de desconto do IPTU, por meio do Programa Palmas Solar.
Onde emitir boletos?
Para os imóveis edificados, os boletos estão disponíveis para emissão no site da Prefeitura de Palmas. Ao acessar a página, o contribuinte deve clicar no serviço ao cidadão, em “Emissão de IPTU”. Também dá para acessar diretamente na página do IPTU, clicando aqui.
Já para o caso de imóveis não edificados, essa emissão deve ser feita somente em uma das unidades do Resolve Palmas.
- Resolve Palmas (Centro) – AV. Juscelino Kubitschek, 120
- Resolve Palmas Sul (Taquaralto) – Quadra 31, Rua 11, Lotes 1 -18
- Resolve Capim Dourado Shopping – Q. 107 Norte Avenida NS 5
A expectativa de arrecadação do IPTU 2025 em Palmas, é de R$ 96 milhões.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
Entretenimento
Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras
Encontro de Mestres Cantores e Cantoras conecta o tempo presente com o passado e com o futuro, trabalha a memória e estimula as novas gerações.

O Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras, que acontecerá de 03 a 06 de julho de 2025, é um evento de profunda importância cultural, conectando o passado, presente e futuro do povo Krahô.
Localizado na Aldeia Areia Branca, na Terra Indígena Kraolândia (Goiatins e Itacajá-TO), o festival reunirá 50 mestres de canto, recitadores e instrumentistas de 12 das 42 aldeias Krahô existentes. O objetivo principal é registrar e preservar o vasto acervo musical oral tradicional dos povos Timbira-Krahô/Apinajé, compartilhando repertórios, narrativas, mitologias e epistemologias.
As performances serão gravadas em áudio e vídeo por técnicos Krahô qualificados, com o acompanhamento de pesquisadores (indígenas e não indígenas) e da comunidade. O material coletado será armazenado digitalmente, transliterado e traduzido, servindo como base para pesquisas do Núcleo Takinahaky da UFG e para atividades educativas das associações Krahô.
Além das apresentações, o festival promoverá uma oficina multicultural de comunicação digital para jovens indígenas. Ministrada por voluntários da Associação Ninho Cultural, a oficina ensinará sobre a produção de conteúdo para redes sociais, utilizando celulares e computadores para divulgar o festival e a cultura Krahô.
A comunidade inteira será mobilizada com pinturas corporais, corridas tradicionais (flexas e toras), troca de presentes e participação nas apresentações e oficinas. Haverá também rodas de conversa para aprofundar os temas do projeto.
O Festival Todas as Músicas Krahô é, portanto, uma iniciativa essencial para a preservação da memória cultural, o estímulo às novas gerações e a difusão do rico patrimônio imaterial do povo Krahô, conectando tradição e inovação.
O Evento é uma realização do Governo Federal, através do Ministério dos Povos Indígenas, com apoio da Associação Ninho Cultural, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), Revista PIHHY, Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Governo do Tocantins través das secretarias da Cultura (Secult) e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).
Entretenimento
Festival de Circo de Taquaruçu começa nesta quinta, 03
Com o tema “O Circo Floresce o Norte”, 12º Festival Internacional de Circo de Taquaruçu acontece a partir da próxima quinta-feira, 03, até domingo, 06

O distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), será mais uma vez palco de encantamento, arte e cultura popular com a chegada da 12ª edição do Festival Internacional de Circo de Taquaruçu (FICTO). De 03 a 06 de julho, o tradicional festival traz o tema “O Circo Floresce o Norte”, reafirmando o compromisso com a valorização do circo como linguagem artística acessível, potente e transformadora.
Com uma programação intensa e diversificada, o evento reúne artistas circenses de diversas partes do Brasil e do mundo, com espetáculos, oficinas, cortejos, vivências culturais, atividades de permacultura e agroecologia, além de rodas de capoeira, shows e intervenções artísticas espalhadas entre o Centro Cultural Circo Os Kaco e a Praça Maracaípe.
Segundo o diretor-geral do festival, Kadu Oliviê, o Ficto consolida sua missão de democratizar o acesso à arte e ao circo de qualidade: “O Festival nasceu para fortalecer a cultura circense no Norte do país. Hoje ele floresce com raízes profundas, revelando talentos, promovendo trocas culturais e transformando o território. Ver Taquaruçu se encher de palhaços, acrobatas, malabaristas e público é a prova de que o circo é uma linguagem viva e necessária”, destaca Oliviê.
Programação
A cada dia do evento, o público poderá vivenciar uma programação completa, com atrações como “A Mulher Bala” (Trupe do Fuxico), “Inventando Moda” (Cia Boca do Lixo), o espetáculo “Desatador de Nós” com a Quadrilha Matutos da Noite (TO), e a Noite da Palhaçada, com artistas nacionais e internacionais. Outro destaque é o tradicional cortejo “Salve o Cerrado”, com a participação do Bloco Socapino, promovendo a alegria pelas ruas e a defesa das riquezas naturais do bioma.
TaquaruCirco
Um dos momentos mais emocionantes desta edição será a Mostra TaquaruCirco, que acontecerá no sábado, dia 05 de julho, na Praça Maracaípe. A Mostra reunirá cerca de 30 crianças e jovens do distrito de Taquaruçu, alunos do curso de Circo Social oferecido pelo projeto “Arte e Cidadania no Circo”, realizado ao longo do ano. A apresentação é uma verdadeira celebração do talento local, fruto de um processo formativo que alia arte, inclusão e desenvolvimento humano. O público poderá acompanhar números de acrobacia, palhaçaria, malabares e muito mais, protagonizados por jovens artistas da própria comunidade.
Por meio do projeto Circo Social, Os Kaco atendem uma média de 30 crianças e adolescentes com aulas de Circo, iniciante e avançado, malabares, corpo cênico, percussão, capoeira e agroecologia, o que tem contribuído não só para o desenvolvimento das crianças atendidas, bem como para atração de turistas para o Distrito.
Atividades
Na tarde de sexta-feira (04/07), o festival oferecerá ao público uma rica programação de Vivências, que convidam crianças, jovens e adultos a experimentarem práticas como bambolê, percussão corporal e swing poi. As atividades são gratuitas e promovem o encontro entre o corpo, o ritmo e a expressão artística, fortalecendo a relação entre a comunidade e a arte circense.
Já no sábado (05/07), uma das atrações mais dinâmicas é o Adventure Circus – um circuito de aventuras circenses voltado para todas as idades, com atividades práticas que desafiam o equilíbrio, a coragem e a diversão dos participantes. Realizado no Centro Cultural Circo Os Kaco, o circuito é um espaço lúdico que combina brincadeira, técnica e muita criatividade.
A produtora executiva Marcela Pultrini reforça o convite à comunidade: “É um festival para todas as idades, gratuito, cheio de cor, diversidade e afeto. Queremos que as pessoas tragam suas famílias, seus amigos, e se deixem tocar pela poesia e irreverência do circo. O FICTO é um presente coletivo para Taquaruçu, Palmas e o Brasil”, afirma Pultrini.
Apoio
O festival conta com parcerias da comunidade local de Taquaruçu que se mobilizou junto à produção para garantir realização, conta com uma parceria com o Senac Idiomas, com a empresa Desenvolve Marketing e a Cia Boca do Lixo, e como todos os anos não poderia faltar o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo, reconhecendo o papel do circo na promoção do turismo, da economia criativa e do desenvolvimento sociocultural da capital.
______
Destaques da Programação
Centro Cultural Circo Os Kaco
- Quinta (03/07): Abertura com “A Mulher Bala” (SP), “Eu preciso de Você” (GO), e show com Paraíba dos 8 Baixos.
- Sexta (04/07): Cortejo “Salve o Cerrado”, Noite do Fogo, apresentações de Piruá (RN) e habilidades circenses.
- Sábado (05/07): Oficinas, roda de capoeira e espetáculos como “Desatador de Nós” e “Pé de Cerrado”.
- Domingo (06/07): Espetáculo “Futebol de Sabão dos Palhaços”, “Circo e Carimbó” (PA) e Noite da Palhaçada.
______
SERVIÇO
Festival Internacional de Circo de Taquaruçu – 12ª Edição
De 03 a 06 de julho de 2025
Distrito de Taquaruçu – Palmas/TO
Tema: O Circo Floresce o Norte
️ Entrada gratuita para todas as atividades.
Mais informações: Instagram @festivaldecirco.taquarucu
-
Turismo1 dia atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo1 dia atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Palmas1 dia atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Governo do Tocantins8 horas atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas4 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo