Gastronomia
Bolor: Tem alguma dúvida? Nós esclarecemos para você!

Veja a seguir o que a TOMATE BR tem a dizer sobre o assunto
Notícias sobre produtos embolorados são relativamente comuns, mas o que ainda pouco se fala é porque o bolor ocorre, em quais condições e como evitá-lo. Há, em muitos casos, a disseminação de informações errôneas, até mesmo improváveis. E para ajudar a esclarecer mais sobre o assunto, a TOMATE BR, associação brasileira que representa mais de 80% dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, preparou um “Perguntas e Respostas” sobre Bolor que vai ajudar muito a entender, evitar e combater as “fake news” acerca do tema. Confira:
- O que é o bolor?
Sabe quando a comida fica guardada por muito tempo, como pão, queijo, frutas ou outros alimentos? Às vezes, quando isso acontece, podem aparecer umas manchinhas estranhas ou até algo duro e peludo ou felpudo, podendo ter cores diferentes. Isso pode ser bolor!
O bolor é como uma plantinha bem pequena que cresce na comida quando ela está úmida ou não foi armazenada direito. Essa plantinha é um tipo de fungo. A comida fica com uma textura estranha, parecendo pegajosa ou mais macia do que o normal e com cheiro ruim.
É importante não comer alimentos com bolor porque, mesmo que a gente corte ou retire parte do alimento, ainda pode ter um monte de coisinhas prejudiciais para a nossa saúde que a gente não consegue ver.
- Como eu sei que o que eu achei no alimento não é um pedaço de animal, e sim um bolor?
Você sabe aquele pedaço durinho que às vezes aparece nos alimentos, como no molho, pão, frutas ou queijo? Algumas pessoas podem ficar com medo e achar que é um pedaço de animal, até um ratinho, mas não é verdade.
Esse pedaço duro, e às vezes peludo, é chamado de bolor, e ele é como uma plantinha bem pequenininha que cresce nos alimentos quando eles ficam guardados por muito tempo ou quando não são armazenados do jeito certo.
Se você vir algum pedaço de comida com essa aparência, é melhor não comer e descartar corretamente para se proteger e ficar saudável. Assim, você evita qualquer problema de saúde e aproveita as refeições com segurança!
- Como eu faço para evitar ter bolor nos alimentos na minha casa?
Para evitar que o bolor cresça nos alimentos, é necessário tomar alguns cuidados:
- Coloque os alimentos na geladeira ou em um lugar fresco e seco, bem tampados em recipientes fechados.
- Não deixe a comida guardada por muito tempo, principalmente alimentos que estragam rápido, como frutas, verduras e pães. Tente consumi-los o mais rápido possível.
- Antes de comer qualquer alimento, dê uma olhada para ver se não tem manchas estranhas, cores diferentes ou se está com cheiro esquisito. Se tiver, é melhor não comer.
- Mantenha a cozinha limpa e livre de umidade. Limpe bem as superfícies e lave os utensílios que você usa para preparar a comida.
- Evite comprar ou cozinhar mais comida do que você vai conseguir comer em pouco tempo. Assim, você evita que sobre comida que possa estragar e criar bolor.
- Preste atenção em alimentos molhados, como molhos, frios e geleias. Eles têm chance de criar bolor, então é bom ficar de olho e não deixá-los por muito tempo fora da geladeira.
Essas dicas simples podem ajudar a evitar que o bolor cresça nos alimentos e a manter a comida mais segura e gostosa para você e sua família. Se você notar qualquer sinal de bolor, é importante não comer o alimento e descartá-lo para não ter problemas. Cuide bem dos alimentos que você guarda e se alimente de forma mais saudável e segura.
- Vi algumas notícias na internet sobre produtos com bolor, que pareciam pedaços de animais, larvas ou corpos estranhos e agora estou com medo de consumir produtos da indústria. O que eu faço?
Olha, tem muitos produtos que a gente compra no mercado, como refrigerantes, biscoitos, pães, requeijão, leite, entre outras comidas embaladas. É normal ficar com um pouco de medo, pensando se eles são seguros para comer, mas os produtos industrializados, em geral, são feitos com cuidado e passam por testes para serem seguros.
As empresas que fazem esses produtos têm regras e leis que precisam seguir para garantir que o que eles vendem seja de boa qualidade e não faça mal para a nossa saúde. Eles precisam mostrar na embalagem o que tem dentro do produto e se tem alguma coisa que pode causar alergias ou problemas.
Além disso, muitos desses produtos são feitos em grandes fábricas, onde eles têm controle de higiene e segurança para que não tenha contaminação. Os ingredientes usados também são verificados para serem bons e saudáveis.
Mas é importante a gente prestar atenção na data de validade dos produtos. Se passar dessa data, aí sim a gente não deve comer, pois pode não estar mais seguro.
Agora que já sabe mais sobre o assunto, que tal compartilhar essas informações com seus familiares e amigos e ajudar a evitar as chamadas “Fake News” (notícias falsas).
Gastronomia
Restaurantes do Five Senses Resort oferecem gastronomia contemporânea com toque regional

O Five Senses Resort segue com seus dois espaços gastronômicos, o restaurante Cadenza e o gastrobar Barlavento, em funcionamento e abertos ao público até a inauguração oficial do empreendimento.
Com uma atmosfera acolhedora e uma proposta gastronômica singular, o restaurante Cadenza, que tem um nome associado ao sentido da audição, foi inspirado pelo termo musical italiano que significa “cadência”, simbolizando fluidez e ritmo.
O menu, elaborado pelo chef Expedito Melo, formado pela renomada Le Cordon Bleu no Peru, combina ingredientes típicos do Tocantins com técnicas contemporâneas, proporcionando uma experiência sensorial completa, com pratos que encantam tanto pelo sabor quanto pela apresentação.
Segundo o chef, a proposta do restaurante é reinventar pratos tradicionais, como risotos, massas, peixes e carnes, ao incorporar ingredientes característicos da culinária tocantinense, como carne de sol e pirarucu, combinando autenticidade regional com toques de sofisticação.
Outro destaque do restaurante é a vista do lago, da serra e do skyline de Palmas. Além da gastronomia, o Cadenza é um ambiente ideal para quem quer apreciar a beleza natural e o ritmo da vida ao redor do lago.
Para o empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, a visita ao restaurante combina um momento único de contemplação e relaxamento. “As pessoas estão atravessando o lago para conhecer o restaurante. A travessia, além de prática é única. Atravessar a ponte é também um momento de desconexão com a correria da vida diária e a conexão com a natureza.No Cadenza, queremos que o público sinta que a visita é especial desde o momento em que decide nos conhecer.”
O restaurante funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados e domingos, oferece almoço das 11h às 15h e jantar das 18h às 23h. Devido à alta procura, é recomendado fazer reserva com antecedência, já que o restaurante frequentemente opera com lotação máxima.
Já o gastrobar Barlavento, que invoca no nome o sentido da visão, é um bar ao ar livre, localizado próximo à piscina de borda infinita do resort. O espaço oferece drinks e petiscos em um cenário que combina a vista deslumbrante e uma atmosfera praiana.
O Barlavento está funcionando sem horário fixo, sendo necessário verificar a disponibilidade de atendimento diretamente com o resort.
Ainda em fase final de conclusão, o Five Senses Resort mantém o conceito de experiências sensoriais como parte central de sua proposta. A ideia é que cada espaço do empreendimento estimule um dos cinco sentidos.
O empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, destaca a importância desses espaços como uma prévia do que o empreendimento completo oferecerá aos futuros hóspedes e visitantes.
“A expectativa é que esses espaços continuem atraindo o público da região, que já começou a frequentá-los, e que se consolidem como pontos de referência gastronômica até a inauguração completa do resort. Estamos criando um ambiente onde natureza, gastronomia regional e bem-estar se harmonizam. Nossa intenção é que esses locais também possam receber eventos corporativos e sociais, oferecendo uma estrutura de qualidade, uma vista deslumbrante e um cardápio de alto nível”, pontua.
Para reservas no restaurante Cadenza e informações sobre o Barlavento, o contato é pelo telefone (63) 98150-8000. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Five Senses Resort.
Gastronomia
DOM VERGÍLIO FAZ 20 ANOS

Restaurante e pizzaria é referência na capital tocantinense
Inaugurado em no dia 26 de outubro de 2004, o Dom Vergílio Grill Pizza e Chopp completa, neste sábado, 20 anos de casa em Palmas. Na época, o restaurante já trouxe um conceito inovador, oferecendo conforto, praticidade, segurança e, claro, variedade e qualidade no almoço e pizzas servidas aos clientes.
Para celebrar estes 20 anos, tem circulado uma campanha que reforça a essência, o compromisso do Dom Vergílio com a comunidade local ao entregar uma experiência de qualidade. À frente do negócio, o casal Vladimir e Juliane Bottin comentam que, para manter o padrão alcançado e os clientes satisfeitos, o desafio é diário. “Da escolha dos produtos e alimentos que utilizamos na elaboração dos pratos, ao cuidado minucioso com a higienização do salão, cozinha, o rigoroso padrão com o tempero e sabor da comida, tudo é revisto todos os dias”, observa Juliane, cuja rotina e disciplina é atribuída à experiência herdada com os pais à frente de uma churrascaria no interior do Paraná.
Nestes 20 anos, o Dom Vergílio também firmou compromisso com o social. A empresa é parceira de alguns projetos e iniciativas sociais que lidam com causas diversas e um público misto entre crianças e idosos. Ainda neste mês, acolheu 20 estudantes da rede pública estadual para um almoço de comemoração ao dia das crianças. A ação foi uma parceria com a Abrasel TO. Na enchente do Rio Grande do Sul deste ano, participou de algumas campanhas com a doação de alimentos.
Atualmente, o Dom Vergílio abre as portas de segunda a sábado, das 11h às 14h30 para almoço e pizzaria a partir das 18h, mais o serviço de pedido online pelo app domdelivery.
Uma equipe de 48 funcionários se reveza entre o trabalho na cozinha e atendimento no salão.
O local é bastante procurado para ocasiões especiais, como aniversários e formaturas. Essa história de empreendedorismo de sucesso no setor de gastronomia em Palmas, as superações ao longo dos anos, a presença nos momentos mais especiais de inúmeras famílias, bem como a participação determinante no social da nossa capital, tudo isso pode ser traduzido como O Dom do Tempo, slogan que assina a campanha comemorativa destes 20 anos.
Fotos: Raquel Carneiro
Gastronomia
Na Semana da Criança, a Abrasel promove um Almoço de Solidariedade e Alegria com crianças em Palmas.
-
Turismo4 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo4 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas4 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Palmas2 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas