Governo do Tocantins
Boticário reforça a importância da responsabilidade parental mais igualitária em campanha de Dia dos Pais

Pelo segundo ano, a marca aborda os impactos dos 5 dias previstos de licença para homens e na concepção de papéis sociais, em uma narrativa sensível com a perspectiva dos pais.
Segundo pesquisa do DataFolha, realizada em março de 2024, para 69% dos brasileiros*, as mulheres devem ser as principais responsáveis por cuidar de filhos recém-nascidos. É neste contexto que o Boticário está novamente na vanguarda dos debates sociais na campanha de Dia dos Pais pelo segundo ano consecutivo. Por outra perspectiva, destaca os benefícios da licença parental universal como pilar fundamental para uma sociedade mais inclusiva, posicionando-se enquanto agente de transformação.
Liderar pautas sobre diversidade e outros temas relevantes para a sociedade é um dos propósitos da marca, que fomenta a reflexão sobre o aumento da licença paternidade (para pais cis e trans), atualmente de 5 dias para 120 dias. O benefício é uma realidade para os colaboradores do Grupo Boticário desde 2021, enquanto o Boticário é a marca da holding que fortalece essa narrativa por meio de suas campanhas de Dia dos Pais. No ano passado, a marca convidou as pessoas a refletirem sobre a importância da presença genuína do pai nos primeiros momentos do novo filho(a) e, consequentemente, estimulou a construção de vínculos de qualidade, afeto, confiança e amor.
“As formações familiares mudaram muito, mas precisamos melhorar em muitos aspectos. É por isso que estamos trazendo novamente o tema. Temos muito orgulho de falar sobre os muitos benefícios, oferecidos desde 2021, que a Licença Parental Universal do Grupo Boticário tem na vida de nossos colaboradores, mas queremos que isso se expanda. Foi a partir de muita escuta ativa que decidimos ampliar essas histórias de transformação para uma narrativa de impacto social em nossas campanhas de Dia dos Pais. O ponto de partida foi em 2023, mas, um ano depois, seguimos vendo essa como uma discussão propositiva e necessária para a construção de uma sociedade mais equânime”, explica Marcela de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Para amplificar o alcance da mensagem, a marca lança, no dia 22 de julho, o filme-conceito da data, criado pela agência AlmapBBDO, que evidencia a pesquisa do DataFolha e os benefícios da licença parental universal em diversos canais e plataformas digitais, com uma estratégia 360° que abrange mídias online e off-line, fortalecendo a popularização do debate. “O Boticário segue abordando o tema porque ainda é muito necessário chamarmos a atenção sobre a necessidade de licenças universais, garantindo uma sociedade mais perto da igualdade entre gêneros. Queremos provocar a reflexão sobre a mensagem de que a licença de apenas 5 dias passa para a sociedade”, comenta Fernando Duarte, diretor executivo de criação da AlmapBBDO.
Nas redes sociais, a campanha é ancorada no conceito de que é preciso mais do que 5 dias para o cuidado e a conexão inicial, mostrando a importância dos 120 dias e o impacto positivo dessa experiência, tanto para os pais quanto para os filhos. Por meio de influenciadores e nas redes proprietárias do Boticário, a marca abre e sustenta a conversa sobre o tema, além de debater a importância de ressignificar o conceito de paternidade.
Premiação em Cannes
A marca de beleza mais amada do Brasil* foi reconhecida no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions com o Leão de Bronze na categoria Glass, uma das mais relevantes por premiar trabalhos de impacto que abordam desigualdade de gênero e são capazes de mudar a cultura. A campanha Instinto Paterno, de 2023, que também entrou na shortlist da categoria de PR, convidou à reflexão sobre a licença parental como um benefício para a equidade de gênero no ambiente corporativo a partir do conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”. No Brasil, a legislação assegura 120 dias de licença para mães, enquanto os pais têm direito a apenas 5 dias – realidade que o Grupo Boticário quer mudar desde 2021, quando implantou o benefício da Licença Parental Universal de 120 dias para todos os colaboradores, sejam cis, trans, em relações homo ou heteroafetivas, com filhos(as) consanguíneos(as) ou não.
FICHA TÉCNICA
Anunciante: O Boticário
Agência: AlmapBBDO
Título: Babytalk
Produto: Dia dos Pais 2024
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Marco Giannelli (Pernil)
Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Diretores de Criação: Mozar Gudin e Philippe Degen
Criação: Bruno Antunes e Rodolfo Garcia
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Giuliano Springhetti
Planejamento: Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Maria Eduarda Menezes, Júlia Martins, Giovanna Schiavon, Nubia Yoshiura e João Calasans
Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Thais Guarlotti e Kayuan Fernando
Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novaes e Paula Kurihara
Produtora de imagem: Boiler Filmes
Direção: Dulcidio Caldeira
Produção Executiva: Juliana Martellotta
Head de Atendimento: Larissa Perrotta
Atendimento: Manu Fenerich, Sheila Santos e Jonas Monte
Head de Coordenação: Juliana Sigolo
Equipe de Coordenação: Cynthia Gama, Cintia Varella, Marina Rohnik e Joyce Carvalho
Diretor de Produção: Robertinho Bellezia
Produtor: Marcelo Campos
Assistente de Produção: Maurício Marcondes
1° Assistente De Direção: Bruno Roberti
2° Assistente de Direção: Eugênio Silveira Diretor De Fotografia: Juliano Lopes
Direção de Arte: Daniel Miragem
Assistente de Arte: Flora Maringoni
Produtora de Objetos: Daiana Arna
Making Of: Guilherme Fernandes
Figurinista: Márcia Leite
Maquiador: Otávio Maciel
Produtor de Locação: Kleber Pereira
Produtor de Elenco: Carminha e Edu Piva
Head de Pós-produção: Ricardo Quintela
Montagem: Ricardo Quintela
Finalização: Rodrigo Azambuja e Renata Dalbem
Assistente de Finalização: Jean Baptiste Neto
Color Grading: Acauan Pastore
Pós-produção: Flow Vfx
Estúdio de Som: Raw Audio
Produtora de Som: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Giovana Orlandeli, Eduardo Rebola, Bibiana Depaula e Mayara Salgueiro
Governo do Tocantins
Detran/TO realiza leilão com mais de 600 veículos em Palmas

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizará, nos dias 15 e 16 de julho, o leilão de 646 veículos, sendo 412 sucatas e 234 circulação, com lances variando entre R$ 12,00 e R$ 20 mil, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). No dia 15, serão leiloadas as sucatas e, no dia 16, os de circulação.
O evento ocorrerá na modalidade on-line, a partir das 9 horas, com transmissão das arrematações em tempo real, pelo site da Sancar Gestão Empresarial e Logística de Veículos, empresa responsável pelo leilão.
Os veículos estarão expostos para visitação a partir de 7 de julho e seguem até o dia 14 (um dia antes do evento). Os interessados devem realizar visitas das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, em dias úteis, no pátio da empresa concessionária do Detran/TO, Sancar Gestão Empresarial e Logística de Veículos, na TO-050, km 14, Chácara 111.
Como participar
Para participar, basta que o interessado se cadastre no site da empresa e encaminhe os documentos indicados no edital e, confirme o cadastro por meio do seu e-mail. O cadastramento é gratuito e indispensável para quem deseja participar do leilão.
A inscrição e os documentos serão analisados dentro de um prazo de 24 horas. Somente após a análise e aprovação da documentação exigida, será efetivado o cadastro e o interessado estará habilitado para o envio de lances no portal on-line. Não serão aceitos lances via e-mail, telefone ou qualquer outro meio diferente dos previstos no edital.
Conforme o edital, os veículos classificados como conservados, com placa de outro estado e que apresentarem débitos não quitados pelo valor da arrematação, terão os débitos desvinculados pelo órgão de registro, após comunicação. Para as sucatas, a pessoa que arrematar o lote só poderá aproveitar as peças após ocorrer a baixa do registro pelo estado de origem.
Quem pode participar
Para a aquisição de veículos classificados como conservados, poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer natureza. Já quanto aos veículos classificados como sucatas, só poderão participar pessoas jurídicas, que comprovem o registro de Classificação Nacional de Atividade Econômica (Cnae), com a respectiva atividade de desmontagem, devidamente registrada no órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal em que atuar, atendendo as condições da Lei n° 12.977/2014.
Não podem participar as pessoas menores de idade ou incapazes nos termos da legislação civil, servidores (ocupantes de cargos efetivos ou comissionados) do Detran, bem como estagiários e demais pessoas que possuam qualquer outro tipo de vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista com o órgão.
Governo do Tocantins
Terceira reunião do Pnatrans define novas estratégias para redução de acidentes no Tocantins
Durante o encontro também foi apresentada a “Operação Verão Seguro”, que foi realizada durante a temporada de praias no Estado.

Com foco no desenvolvimento de um plano de ação que contribua para a redução do número de mortes e de registros de sinistros no trânsito, o Governo do Tocantins por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizou, na tarde de terça-feira, 24, a terceira reunião do grupo de trabalho do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O encontro aconteceu na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
Durante a reunião, o presidente do Detran/TO e do grupo de trabalho do Pnatrans, Willian Gonzaga, orientou que cada órgão participante deverá indicar dois servidores para compor uma comissão de estudos. O objetivo é atuar no desenvolvimento de um sistema de cruzamento de dados, visando aprimorar a identificação dos principais locais de ocorrência de sinistros e suas causas. A iniciativa busca mapear e refinar os dados disponíveis, contribuindo para a criação de políticas públicas e projetos mais eficazes nas áreas de educação e fiscalização de trânsito.
“Estamos avançando de forma significativa no fortalecimento das políticas de segurança viária no Tocantins. O Pnatrans é uma diretriz nacional, mas o sucesso da sua implementação depende da união de esforços entre todos os órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no Estado. Nosso objetivo com essa comissão de estudos é criar soluções baseadas em dados reais, que nos permitam agir de maneira mais estratégica e eficiente. Reduzir o número de mortes e lesões no trânsito é uma missão que exige planejamento, integração e, acima de tudo, responsabilidade com a vida”, destacou Willian Gonzaga.
Ainda durante a reunião, foi apresentada a Operação Verão Seguro, que será realizada durante toda a temporada de praias no Tocantins. A ação prevê a execução de atividades educativas e de fiscalização, com o objetivo de reforçar a segurança viária nas regiões turísticas, prevenindo acidentes e promovendo a conscientização de condutores e pedestres durante o período de maior fluxo nas rodovias e nas vias urbanas próximas aos balneários.
A reunião reforçou o compromisso do Tocantins em seguir as metas estabelecidas pelo Pnatrans, que prevê a redução pela metade no número de mortes no trânsito até 2030. Os próximos encontros devem avançar na consolidação das ações integradas entre os órgãos estaduais e municipais envolvidos.
Sobre o Pnatrans
Criado em janeiro de 2018 pela Lei nº 13.614, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) propõe um novo desafio para a gestão do trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A meta do plano é reduzir à metade, em dez anos, o índice nacional de mortos no trânsito por grupos de veículos e por grupo de habitantes, com base nos dados apurados no ano da entrada em vigor da Lei.
Para o desenvolvimento dessa proposta, o plano está estruturado em seis pilares fundamentais: gestão da segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento às vítimas e normatização e segurança.
Órgãos participantes
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), Agência de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), Secretaria Municipal de Mobilidade de Palmas (Semob), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Conselho Estadual de Trânsito do Tocantins (Cetran/TO) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Governo do Tocantins
Tocantins reforça protagonismo na agenda climática global durante encontro internacional em Londres
Programa JREDD+ do Governo do Tocantins é destaque no evento internacional “Race to Belém”, com apresentação de resultados concretos e avanços institucionais.

Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, apresentou os avanços do Programa Jurisdicional de REDD+ (JREDD+), destacando os primeiros resultados práticos da política estadual de combate ao desmatamento, de fomento à produção sustentável e de geração de créditos de carbono com rastreabilidade. A exposição incluiu a exibição de um vídeo institucional que posiciona o Tocantins como uma referência regional em soluções climáticas baseadas na natureza.
Em discurso proferido em inglês, o secretário destacou o compromisso do Governo do Tocantins com a governança climática, a busca por certificações internacionais e a transparência na aplicação dos recursos provenientes do mercado de carbono. “Estamos construindo um programa inclusivo, que escuta os povos indígenas, comunidades quilombolas, pequenos e grandes produtores. Já avançamos para as etapas de pré-investimento e pré-certificação, sempre com base em dados técnicos e participação social”, afirmou.
Lélis também ressaltou o investimento em tecnologia, por meio do Sistema Cigma – ferramenta que permite o monitoramento, em tempo real, de dados sobre desmatamento e queimadas, garantindo acesso público à informação ambiental e controle social. “Nosso compromisso é com uma política climática transparente, rastreável e orientada por justiça socioambiental, que agregue valor à produção local e beneficie, sobretudo, os segmentos mais vulneráveis da população tocantinense”, reforçou.
Liderança e cooperação entre estados
A atuação do Tocantins no evento repercutiu positivamente entre os demais gestores presentes. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, manifestou interesse nas ações desenvolvidas pelo Estado e firmou, durante o encontro, um termo de compromisso com a empresa Mercuria – parceira do Tocantins no JREDD+ – para implementação de um programa de restauração florestal nos moldes do Restaura Tocantins, que prevê a recuperação de 12 mil hectares de áreas degradadas no Parque Estadual do Cantão.
Em sua fala, o secretário Marcello Lelis destacou que o Tocantins se posiciona como referência entre os estados subnacionais na implementação de políticas de JREDD+, sendo pioneiro mundial na adoção de um programa jurisdicional com estrutura técnica, legal e socialmente integrada. “Estamos abrindo caminhos, estabelecendo pontes e inspirando outras regiões a trilhar a mesma rota: a do desenvolvimento sustentável com responsabilidade climática”, concluiu.
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