Ciência e Tecnologia
O Boticário lança linha com ativo revolucionário

Estima-se que 63%¹ dos brasileiros têm pele mista ou oleosa – quadro que, se não for corretamente tratado, pode desencadear em um processo inflamatório na superfície da pele, como o aparecimento de acne. A condição, por sua vez, atinge 56%² da população brasileira adulta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Entendendo oleosidade e acne como as principais queixas dos brasileiros em relação à pele, o mercado tem respondido essa demanda nos últimos anos – a oferta de produtos para tratamento dessas condições cresceu 17% em farmácias e isso por ser observado também no dado que revela que o Brasil é o quinto³ colocado no ranking global que mais consome produtos para acne.
Atento às necessidades do consumidor e às principais tendências do segmento de cuidados faciais, Botik, marca de cuidados faciais do Boticário, lança a linha de Ácido Mandélico, ativo que é considerado uma tendência internacional, mas ainda pouco explorado no território brasileiro. O grande diferencial da linha, que amplia o portfólio de Botik para uma atuação em controle de oleosidade, acne e uniformização da tonalidade, é um tratamento revolucionário que considera a diversidade de pele brasileira, no que diz respeito a tonalidade, faixa etária – em especial, a pele madura que também vivencia o excesso da produção de oleosidade e processos inflamatórios – e o clima diferente das regiões do Brasil.
O ativo é um poderoso alfa-hidroxiácido com propriedades altamente benéficas, isso porque permite uma penetração mais lenta, com baixo potencial irritativo. Além disso, é capaz de reduzir a oleosidade e evitar a formação de acnes e demais inflamações – podendo ser utilizado até por quem tem a pele mais seca, já que atua também na uniformização e renovação celular. “Unimos o poder do Ácido Mandélico a outros ativos consagrados na dermatologia, como o Ácido Salicílico e o Ácido Tranexâmico, para oferecer ao nosso consumidor uma linha que atende às suas grandes dores, pois tudo está relacionado. O excesso de oleosidade pode gerar inflamações na superfície da pele, que se não forem tratadas corretamente resultam em marcas”, explica Gustavo Dieamant, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
Para o lançamento, Botik apresenta como destaque da linha o Sérum de Alta Potência Ácido Mandélico 10% + Ácido Salicílico, um concentrado facial de uso diário com uma potente ação antioleosidade e antiacne. O produto possui uma combinação de ativos que garante 50% menos oleosidade e poros desobstruídos em quatro semanas. Além de prevenir o aparecimento, controla o brilho da pele sem gerar ressecamento e garante o viço natural. É um produto oil-free, de rápida absorção e com efeito mate.
Para uma rotina de skincare completa, o lançamento conta também com o Gel de Limpeza Micelar Ácido Mandélico + Ácido Salicílico Facial, que promove dupla ação de limpeza profunda, removendo a oleosidade excessiva da pele, enquanto reduz e combate a acne. Elimina 99,9% das bactérias causadoras de inflamações cutâneas, controlando a oleosidade por até 8 horas e promovendo um sensorial macio.
O Gel Secativo Facial Antiacne Ácido Mandélico + Ácido Salicílico une a ação dos dois ácidos para desobstruir poros e, consequentemente, combater as inflamações. É um gel de rápida absorção, de uso localizado e acabamento invisível, com potente ação secativa e eficácia comprovada na redução do tamanho e vermelhidão da acne em até 8 horas. Também com indicação de aplicação localizada, o Gel Creme Uniformizador de Olheiras Mandélico + Tranexâmico atua na redução de bolsas e olheiras causadas pelo excesso da produção de melanina, reduzindo a aparência de olhos cansados e uniformizando a área ao redor dos olhos, com sensorial refrescante.
Outro aliado para reduzir o aparecimento de acne é o Acqua Gel Hidratante Ácido Mandélico + Ácido Salicílico, que promove até 48 horas de hidratação intensa e duradoura, controlando a oleosidade da pele ao longo do dia. Já para quem busca uniformizar o tom da pele e tratar manchas, o Sérum de Alta Potência Ácido Mandélico + Tranexâmico 5% é uma boa aposta: o produto reúne dois poderosos ativos uniformizadores capazes de reduzir a diferenças de tonalidade, devolvendo a uniformidade e prevenindo marcas causadas por inflamações e exposição solar, com atuação de forma gradativa.
Para quem quer conhecer a linha, o Kit Experimentação Miniatura Ácido Mandélico + Ácido Salicílico reúne três itens em versões menores para que o consumidor possa experimentar e entender a adaptação da pele. São eles: o Sérum de 10 ml, Gel de Limpeza 50 g e Gel Secativo 5 g. É também uma opção para ter sempre disponível no nécessaire, tanto no dia a dia, quanto em viagens.
Prestes a completar dois anos, Botik chegou ao mercado em outubro de 2020 com a missão de trazer os melhores ativos para a pele da consumidora brasileira. Para o lançamento do Ácido Mandélico, que chega após o grande sucesso de Ácido Hialurônico, Ácido Glicólico e Retinol Puro, a marca mais uma vez testou os produtos com as consumidoras para garantir a melhor entrega, levando em consideração aspectos sensoriais, eficácia, segurança, embalagem, funcionalidade e sustentabilidade.
¹https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/tratamento-da-acne/14/
²https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/
³ Euromonitor Internacional, 2020
Swiss Technology
Todos os produtos da linha Botik aliam tecnologia Suíça a ativos de alta performance para potencializar resultados eficazes e visíveis para a sua pele. O segredinho está na utilização da tecnologia patenteada por um laboratório Suíço, que reproduz a alga Coenochloris Signiensis em biorreatores. Essa alga entrega um efeito poderoso na pele, com eficácia comprovada para aumento de hidratação, diminuição de profundidade de rugas e melhora na barreira cutânea.
Serviço
A linha Botik Retinol já está disponível em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link https://www.boticario.com.br/botik, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp pelo 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Ciência e Tecnologia
Tecnologia e criatividade: Public mergulha na era da IA e eleva o padrão das campanhas

A inteligência artificial desembarcou de vez na propaganda tocantinense. A Agência Public, uma das mais tradicionais de Palmas, com 21 anos de existência está aplicando os conceitos de IA, na criação de conteúdos e produção audiovisual para seus clientes.
Um exemplo foi a campanha encomendada pelo Ministério Público Estadual para o Combate à Violência Infantil, um trabalho realizado em parceria com prefeituras do Estado. A produção das peças foi integralmente feita com recursos de inteligência artificial.
A estratégia de utilização de IA nas produções idealizadas pela Public, foi delineada em convenção das empresas do grupo em fevereiro deste ano, quando foi criado um núcleo interno para estudo e aplicação das ferramentas de IA em quase todos os processos internos da empresa, com ênfase na produção audiovisual.
“Começamos a testar ainda no ano passado e este ano já tivemos a segurança de oferecer aos nossos clientes e os resultados vem agradando, o que nos inclina a continuar investindo em capacitação dos nossos técnicos”, explicou o diretor de produção Elias Felizardo.
A campanha do Ministério Público foi desenvolvida em formato de animação 3D com os personagens e movimentos todos criados por Inteligência Artificial, manipulados pelos profissionais Br153Imagens, produtora do grupo, conferindo um acabamento superior nas peças. Outras campanhas da agência também já foram desenvolvidas nesse formato, como a campanha da Dengue 2025 da Prefeitura de Porto Nacional e novas campanhas estão sendo criadas e confeccionadas com a IA. “Não se trata de substituir integralmente o processo de criação e produção, mas de conferir um melhor resultado, com menor custo. A presença humana na compreensão do problema do cliente é o que prevalece em todo o processo de construção da campanha”, explica Elias.
Ciência e Tecnologia
A revolução da aviação sustentável: A primeira aeronave Ipanema movida a etanol no Brasil pela família Formehl

Em um movimento que redefine os contornos da aviação sustentável no Brasil, a Família Formehl introduziu a primeira aeronave Ipanema movida a etanol, marcando um ponto de inflexão na história da aviação agrícola nacional. Esta iniciativa revolucionária não só destaca o compromisso do país com a inovação e a sustentabilidade, mas também sinaliza um futuro promissor para práticas mais ecológicas no setor aéreo.
Adquirida em 2005, a aeronave EMB-202A, produzida pela NEIVA – Empresa de Avião Agrícola, já era conhecida por sua versatilidade e desempenho excepcional em operações agrícolas. No entanto, sob a liderança visionária da Família Formehl, este avião agrícola recebeu uma nova vida através de sua adaptação para o uso de etanol como combustível, um marco significativo que representa um avanço substancial para a aviação.
O etanol, uma fonte de energia renovável, oferece uma alternativa mais limpa ao combustível de aviação tradicional, reduzindo drasticamente as emissões de carbono e promovendo uma operação ambientalmente sustentável. A transição para o etanol não apenas reforça o compromisso com a proteção ambiental, mas também apresenta vantagens operacionais notáveis. A combustão mais limpa e eficiente do etanol melhora o desempenho da aeronave, aumentando a potência e diminuindo o consumo de combustível, o que, por sua vez, reduz os custos operacionais.
Este desenvolvimento não apenas beneficia o meio ambiente, mas também oferece aos operadores da aviação agrícola uma abordagem mais eficiente e econômica, destacando o potencial de práticas sustentáveis para transformar indústrias tradicionalmente intensivas em carbono. A iniciativa da Família Formehl é um exemplo brilhante de como a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas, inspirando não apenas o setor de aviação, mas também a comunidade agrícola e além, a adotar soluções mais verdes e responsáveis.
A implementação bem-sucedida da primeira aeronave Ipanema movida a etanol pela Família Formehl no Brasil representa um testemunho eloquente do potencial da inovação para promover um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e as práticas ambientais responsáveis. Este marco não só reafirma o compromisso do país com a sustentabilidade, mas também abre novos horizontes para um futuro mais limpo e sustentável na aviação.
Ciência e Tecnologia
Feira da reparação automotiva acontece em setembro e deve receber 50 mil visitantes na edição de 2024

Goiânia, fevereiro de 2024 – A Expo Peças, uma das mais importantes feiras de reparação automotiva do Brasil e a maior do Centro-Oeste, incrementou em 30% a proporção do evento que acontecerá novamente no Centro de Convenções de Goiânia. A expectativa é a presença de mais de 180 estandes de expositores e um aumento para 50 mil visitantes durante os dias 5, 6 e 7 de setembro.
Em 2023, a Expo Peças atraiu mais de 30 mil visitantes em dois dias e marcou com grande sucesso a estreia no Centro de Convenções de Goiânia, com mais de 6 mil participantes em suas palestras. Novamente, a feira apresenta as perspectivas e tendências para o mercado automotivo em 2024, revelando o impacto das inovações e desafios enfrentados pelos empresários do ramo.
Segundo o diretor do evento e CEO da Expo Peças, Paulo Miranda, o objetivo é mostrar as principais tendências do mercado de reparação automotiva para os próximos anos, reunir empresas e indústrias, além de profissionais que buscam se aperfeiçoar. “Temos muitas novidades que incluem a ascensão dos carros híbridos e elétricos, refletindo a transformação do panorama automotivo, evolução do design dos automóveis, eficiência de combustível e segurança”, pontua Miranda.
Paulo lembra que a tecnologia tem impactado profundamente o setor de reparação automotiva, com constantes inovações que exigem atualização e aprendizado contínuos por parte dos profissionais. Por isso, reunir em um só ambiente essas diversas demandas facilita o acesso às informações e impulsiona a rede de relacionamento. “Os desafios enfrentados pelos empresários do ramo incluem a manutenção de estoques diversificados e o acesso à tecnologia, dada a natureza sigilosa das inovações de cada fabricante. Na Expo Peças, buscamos ser uma facilitadora para o mercado de reparação mecânica.
A Expo Peças destaca-se como referência no mercado ao manter o foco em toda a cadeia automotiva, oferecendo uma plataforma para conexões, negócios e tendências. A feira representa uma oportunidade única para os interessados no mercado de reparação automotiva, permitindo a conexão com a cadeia produtiva e a possibilidade de acompanhar as últimas tendências. Com o mercado automotivo em constante evolução, a Expo Peças evidencia as oportunidades lucrativas e desafiadoras que o setor oferece, preparando os profissionais para abraçar as mudanças e inovações que estão por vir.
Serviço
Expo Peças 2024
05/09 e 06/09 15h às 21h, 07/09 13h às 20h
No Centro de Convenções de Goiânia – Centro.
Informações: https://www.expopecas.com.br/
Entrada gratuita com doação de alimento não perecível
-
Turismo1 dia atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo1 dia atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins14 horas atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas1 dia atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Palmas4 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo