conecte-se conosco

Saúde e Bem Estar

Brasil discute novas regras para cirurgia bariátrica

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

As regras para indicação da cirurgia bariátrica e metabólica deverão mudar no Brasil, a partir de 2023. As novas diretrizes – já em discussão no Conselho Federal de Medicina (CFM) – irão ampliar os critérios de indicação do procedimento para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal ) a partir de 35 kg/m², sem a presença de qualquer doença.

A cirurgia metabólica também poderá ser indicada para pacientes com diabetes fora do controle e IMC maior que 30.

As novas diretrizes foram publicadas, na última semana, pela Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), que representa 72 associações e sociedades nacionais em todo o mundo e pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica. Hoje, as cirurgias bariátricas podem ser feitas em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35, com diabetes tipo 2 sem controle há mais de dois anos, pacientes com IMC acima de 35 – desde que tenham outras doenças associadas ao excesso de peso como hipertensão, apneia do sono, esteatose hepática (gordura no fígado) e outras. Já para pacientes sem outras doenças, é preciso ter IMC acima de 40.

“O Consenso sobre Cirurgia Bariátrica de 1991 foi fundamental, mas após 30 anos e centenas de estudos publicados de alta qualidade, incluindo ensaios clínicos randomizados, não reflete mais as melhores práticas, especialmente com a evolução das tecnologias e avanço da obesidade”, afirma Fábio Viegas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Após o aval do CFM, os novos parâmetros ainda precisam ser debatidos, posteriormente, pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os órgãos devem avaliar se eles serão incorporados ao SUS e aos planos de saúde.

 

Congresso Brasileiro vai debater o tema

A ampliação da indicação para a cirurgia bariátrica e temas como a cirurgia em extremos de idade (idosos e adolescente), cirurgia no SUS, cirurgia robótica, saúde física, saúde mental, saúde alimentar, entre outros temas serão debatidos nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em Salvador.

XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica reunirá cerca de 2.5 mil profissionais que atuam no tratamento da obesidade, entre cirurgiões e equipes multidisciplinares (nutricionistas, professores de educação física, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras). Os participantes irão debater os assuntos mais atuais para o tratamento dos pacientes que sofrem com a obesidade e doenças associadas.

Ao todo serão mais de 220 aulas, 273 palestrantes, sendo 13 internacionais, 5 cursos e 3 simpósios satélites que acontecerão no Centro de Convenções de Salvador, das 8h às 18h.

 

Obesidade no Brasil e na Bahia

 

Os dados mais recentes apontam que cerca de 88,1% da população terá sobrepeso ou obesidade até 2060. Já os gastos, diretos e indiretos com as doenças associadas à obesidade, são estimados em US $218 bilhões. Um novo estudo, publicado na revista científica BMJ Global Health, avaliou os impactos econômicos do excesso de peso em 161 países.

A estimativa dos pesquisadores é de que esse montante representará 4,66% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2060, o 48º maior percentual entre os países analisados. De acordo com o estudo, em 2019 a prevalência de sobrepeso e obesidade no Brasil era de 53,8% da população e gerava impacto econômico de US$ 37,1 bilhões (cerca de R$190 bilhões).

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica já sente os impactos desta tendência de aumento da obesidade, especialmente depois da pandemia. “Estamos comprovando nos consultórios que grande parte dos pacientes com histórico de excesso de peso e doenças associadas à obesidade, apresentaram uma piora do seu quadro clínico após a pandemia”, afirmou o presidente da SBCBM, Fabio Viegas.

Outro estudo recente, o Diet & Health Under Covid-19, que entrevistou 22 mil pessoas de 30 países, em 2021, identificou que foram os brasileiros os que mais ganharam peso durante a pandemia de COVID-19. Aqui, cerca de 52% dos entrevistados declararam ter engordado. A média global é de apenas 31%.

Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros ganharam, em média, cerca de 6,5 quilos neste período.

 

Número de Cirurgias bariátricas

Paralelamente ao aumento da obesidade, durante a pandemia, houve uma queda no número de cirurgias bariátricas no Brasil, devido a suspensão dos procedimentos. Com isso, muitos estados tiveram suas filas de espera ampliadas.

Nos últimos cinco anos foram realizadas 311.850 mil cirurgias bariátricas pelos planos de saúde e pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Destas 252.929 cirurgias, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), foram realizadas através dos planos e 14.850 foram feitas de forma particular.

Deste total, 44.093 procedimentos foram realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo apenas 115 procedimentos realizados na Bahia neste mesmo período, conforme dados do DATASUS.

 

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

 

No entanto, o estado baiano tem uma peculiaridade em relação aos demais: conta com serviços diferenciados de cirurgia bariátrica, sendo um pela rede estadual e outro pela rede municipal.

Um dos precursores da cirurgia bariátrica na Bahia, o cirurgião Marcos Leão Vilas Bôas, alerta para o fato que a cirurgia por videolaparoscopia, incorporada apenas no ano passado pela rede pública, representa um grande avanço para a população. “Desde 1999 realizamos a cirurgia por vídeo, enquanto no sistema público era feita de forma aberta. A incorporação desta tecnologia para o paciente do SUS é fundamental, tendo em vista a sua rápida recuperação e menores índices de complicaçãoes”, reforça Marcos Leão.

O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) é uma Unidade de Referência Estadual do SUS, que há 24 anos atua no tratamento da obesidade na Bahia.
De acordo com a líder do núcleo de obesidade do CEDEBA, Teresa Arruti, houve uma evolução muito grande no atendimento ao paciente, ao mesmo tempo que também se constata uma maior procura. “Cada caso é avaliado por uma equipe multidisciplinar individualmente e o paciente passa por avaliações. Antes de ser encaminhado para a cirurgia, o paciente precisa estar apto clinicamente e psicologicamente para esta mudança”, explica. Ela conta ainda que alguns pacientes são liberados e encaminhados de forma mais rápida que outros para cirurgia, por terem uma adesão melhor à mudança de hábitos e estilo de vida e se encontram em condições psicológicas satisfatórias para reduzir o risco de complicações pós operatórias.

Segundo dados do CEDEBA, em 2006 haviam 328 pacientes inscritos no Programa e apenas 3 foram operados. Em 2007 o número de inscritos saltou para 651 e seis foram operados. Atualmente o programa conta com 4 mil matriculados e 750 encontram-se em pós-operatório. O Centro também promove a busca ativa dos pacientes que fizeram a cirurgia mas que abandonaram o retorno com a equipe multidisciplinar.

 

Fila para bariátrica na Bahia

Segundo resposta oficial da Secretaria Estadual da Saúde de Salvador, atualmente o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, sob gestão do estado, é o único habilitado para realização de cirurgias bariátricas pelo Ministério da Saúde. Neste serviço foram realizadas 45 cirurgias bariátricas entre os anos de 2018 e 2021, sendo seis em 2018; 13 cirurgias em 2019; nove cirurgias em 2020 e 17 procedimentos em 2021.

No entanto, a gestão municipal de Salvador está financiando com recursos próprios a realização de cirurgias bariátricas no Hospital Municipal de Salvador, que informa ter executado, entre dezembro de 2020 e agosto de 2022, 352 cirurgias bariátricas.

Ambas as secretarias de saúde, do estado e do município informaram que não possuem registro formal da fila de pacientes que aguardam a cirurgia bariátrica. “Não existe fila de espera para cirurgia bariátrica, visto que no núcleo de obesidade do CEDEBA os pacientes são liberados e encaminhados para a cirurgia bariátrica à medida que são avaliados e preparados pela equipe multidisciplinar do núcleo de obesidade”, informa o documento.

Tratamento cirúrgico da obesidade

As doenças relacionadas à obesidade são responsáveis por mais de 4,7 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano, metade das quais ocorrem entre pessoas com menos de 70 anos de idade.

Atualmente, a gordura no fígado causada pela obesidade é a principal causa de cirrose e outras lesões no órgão. Estima-se que 25% da população adulta com excesso de peso apresente algum nível da doença, que se agrava conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) aumenta. Não existe tratamento para a redução da gordura no fígado e a única maneira de controlar a doença e evitar a evolução para cirrose, ou até mesmo câncer de fígado, é perder peso e melhorar dieta.“A obesidade, além da sobrecarga do peso, traz outros problemas de saúde como a hipertensão, o diabetes, problemas cardiovasculares e pode até aumentar o risco de alguns tipos de câncer se não houver um controle adequado. Entre estes tratamentos está a cirurgia bariátrica, considerado o método mais eficaz até o momento para controle da obesidade em seus níveis mais graves”, explica Fábio Viegas.

 

Serviço

XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Data: 27 a 29 de outubro de 2022

Local: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA)

 

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde e Bem Estar

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Primeiro Summit Sabin reuniu especialistas para discutir novas estratégias de tratamento e imunização

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Na manhã de sábado, 18, o Sabin Diagnóstico e Saúde realizou em Palmas o I Summit Sabin – Doenças Respiratórias, reunindo médicos em um encontro voltado à atualização científica e à troca de experiências sobre o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das infecções respiratórias. O evento aconteceu no Auditório 21 e apresentou uma programação diversificada, com temas que abordaram desde os novos vírus respiratórios até as perspectivas das vacinas em desenvolvimento.

A abertura foi conduzida pela pneumologista pediátrica Andrea Amaral, com a palestra “Infecções Respiratórias Virais Emergentes: Além da COVID-19”, em que destacou o surgimento de novos agentes virais e a importância da vigilância epidemiológica contínua. Na sequência, o infectologista Rafael Nogueira apresentou “Infecções Respiratórias Bacterianas: Mudanças no Perfil Epidemiológico Pós-Pandemia”, trazendo dados sobre resistência bacteriana e os desafios no uso racional de antibióticos.“O avanço das tecnologias tem transformado profundamente a forma como realizamos o diagnóstico laboratorial, elevando a precisão dos resultados e acelerando o processo entre o sintoma e a resposta clínica. Esses recursos permitem decisões mais seguras, personalizadas e eficazes, tornando o diagnóstico um verdadeiro instrumento de cuidado”, destacou o infectologista Rafael Nogueira, ao apresentar o tema Novos Métodos Diagnósticos e Possibilidades Terapêuticas durante o evento.O médico também reforçou a importância da vacinação como parte essencial das estratégias de prevenção. “Mesmo com todos os avanços da medicina, as vacinas ainda despertam dúvidas e resistências, especialmente quando se trata de doenças respiratórias. A imunização continua sendo uma das ferramentas mais eficazes e seguras que temos para evitar complicações graves e reduzir internações. É fundamental manter a confiança da população nas vacinas e fortalecer as campanhas de prevenção, como o caso do Dia D”, ressaltou Rafael.

O pediatra infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ministrou as palestras “Vírus Sincicial Respiratório: O que precisamos saber” e “Estratégia vacinal para infecções respiratórias”, destacando as novas abordagens de imunização e o fortalecimento da cobertura vacinal no país.

O encerramento foi marcado pela mesa-redonda “O Futuro do Controle das Infecções Respiratórias: O que precisamos priorizar?”, que reuniu profissionais de diferentes especialidades em um debate sobre os principais desafios e estratégias de enfrentamento das doenças respiratórias. Participaram Olivia Coutinho (infectologista), Bianca Vogel (pediatra), Lidianny Brito (pediatra pneumologista) e Myrlena Mescouto (pediatra infectologista), que compartilharam experiências e reflexões sobre a importância da integração entre as áreas médicas.

Importância do Sabin na Luta Contra Doenças Respiratórias

“A realização do Summit reforça o compromisso do Sabin com a atualização médica e a disseminação do conhecimento científico, mas também com a promoção da saúde de forma integral e humanizada. Há cerca de um ano, passamos a oferecer serviços de vacinação na unidade Matriz, em Palmas, ampliando o acesso da população à prevenção e fortalecendo nossa missão de cuidar com conhecimento, inovação e acolhimento”, destacou a gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba.

Mais notícias

Continue lendo

Saúde e Bem Estar

Intoxicação por metanol: 7 cuidados que vão proteger sua saúde

Intoxicação por metanol: 7 cuidados que vão proteger sua saúde

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

bebidas

O que é metanol e por que é perigoso

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um líquido incolor e volátil que se assemelha ao etanol, mas suas propriedades são extremamente diferentes. A ingestão de metanol pode levar a sérias complicações de saúde, pois o corpo o metaboliza em substâncias altamente tóxicas. Por esse motivo, entender a gravidade da intoxicação por metanol é crucial para a preservação da saúde pública. O metanol é utilizado na produção de plásticos, solventes e como combustível, mas sua presença em bebidas alcoólicas é estritamente proibida e, geralmente, um sinal de adulteração.

Prevenção da intoxicação por metanol: Conhecer os riscos e como evitá-los é essencial para proteger a saúde.

O metanol é uma substância tóxica que pode causar sérios danos à saúde quando ingerida. Diferente do álcool etílico presente em bebidas seguras, o metanol é metabolizado em formaldeído e ácido fórmico no organismo, podendo provocar cegueira, insuficiência renal e até morte.

Além dos efeitos já mencionados, a exposição ao metanol pode causar danos neurológicos irreversíveis e problemas de coordenação motora. A toxicidade do metanol é um problema sério, pois mesmo uma pequena quantidade pode ser letal. Em muitos casos, as pessoas não estão cientes do que estão consumindo, especialmente em situações onde as bebidas são compradas de fontes não regulamentadas, como bares clandestinos ou feiras. É imperativo que os consumidores tenham consciência do que estão ingerindo e se informem sobre os riscos associados ao consumo de destilados não verificados.

Intoxicação por metanol: causas e consequências

Intoxicação por metanol: como reconhecer os sintomas: Conhecer os sinais de intoxicação por metanol é crucial para buscar ajuda rapidamente e evitar complicações graves.

O Ministério da Saúde confirmou que até a última quinta-feira (2/10), pelo menos 59 casos de intoxicação por metanol foram registrados. As ocorrências estão ligadas ao consumo de destilados adulterados, como gin, uísque e vodca, investigados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Casos de intoxicação por metanol não são novos, mas o aumento na popularidade de bebidas artesanais e a falta de regulamentação em alguns setores podem ter contribuído para um aumento nos incidentes. Por exemplo, em algumas regiões do Brasil, relatos indicam que até mesmo destilados caseiros, que são muitas vezes feitos sem supervisão adequada, resultaram em intoxicações graves. É essencial que as comunidades se unam e alertem sobre os perigos dessas práticas.

Bebidas mais vulneráveis à contaminação

Especialistas alertam que destilados como cachaça, aguardente e whisky são os mais vulneráveis. A intoxicação pode ocorrer de duas formas:

A intoxicação por metanol pode ser particularmente insidiosa, pois os sintomas iniciais podem ser confundidos com uma simples ressaca. Por isso, é vital que as pessoas estejam atentas a quaisquer sinais de mal-estar após o consumo de bebidas alcoólicas. Um caso notável ocorreu em 2021, quando um lote de cachaça adulterada levou a várias internações em um município do interior. Este incidente ressalta a importância de não apenas confiar em informações sobre produtos, mas também de exigir a responsabilidade dos fornecedores.

  • Natural: pequenas quantidades podem surgir durante a fermentação de frutas.
  • Por falhas na destilação ou adulteração intencional: quando a fração inicial do destilado, rica em metanol, não é descartada corretamente.
Como o vinho e a cerveja se diferenciam

No vinho, o metanol pode estar presente devido à fermentação das cascas das uvas, mas em níveis geralmente seguros. Já a cerveja, feita a partir da cevada, dificilmente contém metanol, tornando-se uma das bebidas alcoólicas mais seguras. O ministro Alexandre Padilha reforçou que o alerta atual se restringe aos destilados adulterados.

Recomendações do Ministério da Saúde

As autoridades destacam:

  • Evitar produtos sem registro.
  • Desconfiar de preços muito baixos ou de vendedores sem procedência confiável.
  • Comprar sempre em estabelecimentos regulamentados e de confiança.

Essas medidas são fundamentais para prevenir intoxicação por metanol e garantir a segurança do consumo.

Sinais de intoxicação e quando buscar ajuda médica

Os sintomas da intoxicação incluem: náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça intensa, visão turva e dificuldade respiratória. Em caso de suspeita, procure atendimento imediato.

Além dos sintomas físicos, a intoxicação por metanol pode ter efeitos psicológicos significativos. Aqueles que sobrevivem a episódios de intoxicação frequentemente relatam dificuldades cognitivas e emocionais, como perda de memória e depressão. Isso ocorre porque o metanol não afeta apenas o corpo fisicamente, mas também pode impactar a saúde mental do indivíduo. Para evitar complicações a longo prazo, é crucial procurar atendimento médico assim que os sintomas iniciais se manifestarem.

Como evitar produtos adulterados

– Verificar rótulos e selos de fiscalização.
– Não consumir bebidas de procedência duvidosa.
– Dar preferência a marcas reconhecidas no mercado.

Além dessas recomendações, é essencial que os consumidores se tornem mais críticos em relação às informações que recebem sobre os produtos. A educação sobre os riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a prevenir a intoxicação por metanol. Campanhas de conscientização, como aquelas realizadas por organizações de saúde pública, são fundamentais para informar o público sobre os perigos do álcool adulterado.

A atenção a essas orientações reduz significativamente o risco de intoxicação por metanol e protege sua saúde. É necessário que todos se unam em prol de um consumo consciente e seguro, evitando produtos que possam representar riscos à saúde. A melhor defesa contra a intoxicação é a informação e a escolha responsável, assim como a conscientização sobre os perigos associados ao metanol. Se você suspeitar de qualquer produto, não hesite em denunciá-lo às autoridades competentes e priorize sempre sua saúde e bem-estar.

Para mais informações sobre saúde e segurança, confira nossos artigos sobre eventos em Palmas e consulte fontes oficiais como a OMS.

Por fim, é importante mencionar que a intoxicação por metanol pode ser prevenível. Ao educar a si mesmo e aos outros sobre os riscos associados a bebidas alcoólicas adulteradas, você pode fazer a diferença na sua comunidade. Não ignore os sinais de advertência, e esteja sempre atento ao que está consumindo. Para mais informações sobre saúde e segurança, confira nossos artigos sobre eventos em Palmas e consulte fontes oficiais como a OMS. A conscientização sobre a intoxicação por metanol é uma responsabilidade coletiva, e cada um de nós pode contribuir para a saúde pública.

Continue lendo

Saúde e Bem Estar

Sabin oferece curso gratuito para PCDs em Palmas

Capacitação tem inscrições abertas e será realizada de 25 a 29 de agosto em Palmas, com turmas híbridas

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Capacitação tem inscrições abertas e será realizada de 25 a 29 de agosto em Palmas, com turmas híbridas

Com o compromisso de promover a inclusão e ampliar oportunidades de epregabilidade para pessoas com deficiência, o Grupo Sabin lança o Curso Preparatório para o Mercado de Trabalho, com uma turma exclusiva para PCDs. A formação é gratuita, semipresencial e acontece entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025 em Palmas-TO.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site https://www.even3.com.br/curso-preparatorio-para-o-mercado-de-trabalho-voltado-a-pessoas-com-deficiencia-608600/ e se encerram no dia 15 de agosto. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e ensino médio completo.

A iniciativa integra o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Sabin e tem como objetivo preparar os participantes para processos seletivos, estimular a autonomia e fortalecer o protagonismo profissional de pessoas com necessidades especiais que, ao final do curso, serão avaliadas para vagas abertas no Grupo Sabin.

“Acreditamos no poder da inclusão. Ao abrir uma turma exclusiva para pessoas com deficiência, estamos oferecendo ferramentas para que esses profissionais se sintam preparados, confiantes e valorizados. Nossa missão vai além da capacitação, queremos gerar oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho e fortalecer uma cultura genuinamente diversa”, destaca Marly Vidal, Diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin.

Sobre o curso 

Com carga horária de 16 horas, o conteúdo aborda temas como autoconhecimento, empregabilidade, construção de currículo, postura em entrevistas e marketing pessoal. O curso também traz o módulo “Inclusão e Acessibilidade”, com orientações sobre direitos, adaptações no ambiente de trabalho e empoderamento.

As aulas são práticas, com dinâmicas de grupo, simulações de entrevistas e atividades colaborativas. Ao final, os participantes recebem certificado e passam por processo seletivo para vagas no Sabin ou em empresas parceiras de acordo com o perfil, interesse e disponibilidade de vagas.

Sabin no Tocantins

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 15 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Guaraí e Colinas do Tocantins. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Continue lendo
Propaganda
talkshow-empreendedorismo-feminino-palmas
Social14 horas atrás

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Sistema FAET/SENAR apoia a 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL em Araguaçu
Faet e Senar15 horas atrás

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

O secretário Hercules Jackson reforçou o comprometimento da Seduc com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à socioeducação no Tocantins
Governo do Tocantins15 horas atrás

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta
Moda e Estilo15 horas atrás

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Foto Marcelo Les
Cultura15 horas atrás

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Comunidade Mumbuca, em Mateiros, é uma das beneficiadas pelo Projeto Tocantins Produtivo_Mazim Aguiar_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins16 horas atrás

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Ligados Geladeira 2
Energisa16 horas atrás

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Abraço Rosa na Aleto - foto Elmer Graff
ALETO16 horas atrás

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas
Saúde e Bem Estar17 horas atrás

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Movimentos sociais apresentam PL de Agroecologia
Agronegócio17 horas atrás

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

Wilson Bello e Raquel Silva/ Divulgação
Cultura18 horas atrás

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

O psicólogo Gabriel Martins reforçou que cuidar da saúde mental, como ajuda psicológica e ter momentos de relaxamento ajudam a reduzir o estresse, que pode impactar o sistema imunológico e favorecer o adoecimento - Antônio Gonçalves/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins18 horas atrás

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Daniel Leão/ Divulgação
Cultura18 horas atrás

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Moda e Estilo21 horas atrás

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

Prêmio Nossa. Foto Mariana Pekin
Gastronomia21 horas atrás

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

Projeto conduzido por Chico Escorsim convida o público a redescobrir Salvador pelas canções e pela obra de Caetano Veloso.
Cultura21 horas atrás

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Política21 horas atrás

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA NORTE
Palmas21 horas atrás

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Sanae Takaichi no Japão
Internacional22 horas atrás

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Fachada do Museu do Louvre, em Paris. Peças foram levadas da Galeria Apolo.
Internacional22 horas atrás

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

talkshow-empreendedorismo-feminino-palmas
Social14 horas atrás

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Sistema FAET/SENAR apoia a 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL em Araguaçu
Faet e Senar15 horas atrás

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

O secretário Hercules Jackson reforçou o comprometimento da Seduc com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à socioeducação no Tocantins
Governo do Tocantins15 horas atrás

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta
Moda e Estilo15 horas atrás

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Foto Marcelo Les
Cultura15 horas atrás

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Comunidade Mumbuca, em Mateiros, é uma das beneficiadas pelo Projeto Tocantins Produtivo_Mazim Aguiar_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins16 horas atrás

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Ligados Geladeira 2
Energisa16 horas atrás

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Abraço Rosa na Aleto - foto Elmer Graff
ALETO16 horas atrás

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas
Saúde e Bem Estar17 horas atrás

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Movimentos sociais apresentam PL de Agroecologia
Agronegócio17 horas atrás

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

Wilson Bello e Raquel Silva/ Divulgação
Cultura18 horas atrás

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

O psicólogo Gabriel Martins reforçou que cuidar da saúde mental, como ajuda psicológica e ter momentos de relaxamento ajudam a reduzir o estresse, que pode impactar o sistema imunológico e favorecer o adoecimento - Antônio Gonçalves/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins18 horas atrás

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Daniel Leão/ Divulgação
Cultura18 horas atrás

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Moda e Estilo21 horas atrás

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

Prêmio Nossa. Foto Mariana Pekin
Gastronomia21 horas atrás

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

Projeto conduzido por Chico Escorsim convida o público a redescobrir Salvador pelas canções e pela obra de Caetano Veloso.
Cultura21 horas atrás

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Política21 horas atrás

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA NORTE
Palmas21 horas atrás

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Sanae Takaichi no Japão
Internacional22 horas atrás

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Fachada do Museu do Louvre, em Paris. Peças foram levadas da Galeria Apolo.
Internacional22 horas atrás

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

talkshow-empreendedorismo-feminino-palmas
Social14 horas atrás

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Sistema FAET/SENAR apoia a 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL em Araguaçu
Faet e Senar15 horas atrás

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

O secretário Hercules Jackson reforçou o comprometimento da Seduc com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à socioeducação no Tocantins
Governo do Tocantins15 horas atrás

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta
Moda e Estilo15 horas atrás

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Foto Marcelo Les
Cultura15 horas atrás

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Comunidade Mumbuca, em Mateiros, é uma das beneficiadas pelo Projeto Tocantins Produtivo_Mazim Aguiar_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins16 horas atrás

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Ligados Geladeira 2
Energisa16 horas atrás

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Abraço Rosa na Aleto - foto Elmer Graff
ALETO16 horas atrás

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas
Saúde e Bem Estar17 horas atrás

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Movimentos sociais apresentam PL de Agroecologia
Agronegócio17 horas atrás

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

Wilson Bello e Raquel Silva/ Divulgação
Cultura18 horas atrás

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

O psicólogo Gabriel Martins reforçou que cuidar da saúde mental, como ajuda psicológica e ter momentos de relaxamento ajudam a reduzir o estresse, que pode impactar o sistema imunológico e favorecer o adoecimento - Antônio Gonçalves/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins18 horas atrás

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Daniel Leão/ Divulgação
Cultura18 horas atrás

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Moda e Estilo21 horas atrás

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

Prêmio Nossa. Foto Mariana Pekin
Gastronomia21 horas atrás

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

Projeto conduzido por Chico Escorsim convida o público a redescobrir Salvador pelas canções e pela obra de Caetano Veloso.
Cultura21 horas atrás

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Política21 horas atrás

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA NORTE
Palmas21 horas atrás

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Sanae Takaichi no Japão
Internacional22 horas atrás

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Fachada do Museu do Louvre, em Paris. Peças foram levadas da Galeria Apolo.
Internacional22 horas atrás

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

DESTAQUES