Internacional
Brasileiros agora podem pagar suas compras utilizando o Pix na Argentina
Em parceria com empresa argentina, a Beeteller leva pagamento por meio do Pix para mais de 80.000 pontos no país.
A Beeteller, Instituição de Pagamentos especialista em Cross-border Payments, anunciou uma nova parceria para pagamento de compras na Argentina com o Pix, com início das operações em novembro.
“A partir de agora, em suas viagens à Argentina, o turista brasileiro vai poder realizar suas compras com o Pix, conferir o valor em reais da transação, no momento da compra, sem pegadinhas e situações relacionadas a variação cambial, como ocorre, por vezes, com o cartão de crédito”, afirma Rômulo Barreto, Head de Marketing & Produtos da Beeteller.
A parceria é um convênio com a NaranjaX, maior emissora de cartões de crédito da Argentina, com mais de 8 milhões de clientes. Por meio do acordo, Beeteller e NaranjaX passarão a ofertar a todos os turistas brasileiros mais de 80.000 pontos de pagamento que aceitarão o Pix, em todo território da Argentina, por meio de seu aplicativo em celulares. A Fintech argentina levará a tecnologia de recebimento por Pix para micro e pequenos comércios, e, dessa forma espera a aceitação do método de pagamento em taxis, ubers, pequenos restaurantes, entre outros lugares.
“A incorporação do Pix em nosso ecossistema de pagamentos reforça nosso firme propósito de fornecer aos consumidores e empresas na Argentina uma plataforma de ponta que atenda aos mais altos padrões”, disse Juan Ignacio Talento, Diretor de Produto da NaranjaX.
A Beeteller acredita que a Argentina é uma área estratégica para expandir o método de pagamento mais popular do Brasil. Nos primeiros sete meses de 2023, o país recebeu mais de 750 mil visitantes brasileiros, superando o número registrado nos anos de pré-pandemia de Covid-19. O gasto médio também cresceu 36% em relação a 2019.
Vantagens para o turista brasileiro
O processo de pagamento é simples e acontece da mesma forma que o usuário brasileiro faz em suas compras no Brasil: basta abrir o app do banco e escanear o QrCode gerado durante a compra. Dentre as muitas vantagens estão a redução dos custos financeiros, quando comparados ao cartão de crédito e a possibilidade de conferir o valor da operação em reais de forma instantânea.
Como Funciona
Para o pagamento, o comerciante argentino irá inserir em seu app NaranjaX o valor e informar também o CPF do viajante brasileiro, informação obrigatória para segurança do usuário. O valor é então convertido para reais e um QR Code é gerado para que o cliente finalize a transação. Importante destacar que por segurança da operação, o mesmo CPF informado deverá ser o titular da conta de pagamento.
Futuro
A solução do Pix Internacional da Beeteller já se encontra em funcionamento no Paraguai e nesse momento se expande para a Argentina. Para o primeiro semestre de 2024 a empresa espera levar a solução para outros países latinos, além de Europa e Estados Unidos.