Turismo
Brasília: muito mais que um centro de decisões políticas

Aquelas bacias que intrigam e surpreendem as crianças – e mesmo alguns adultos – que não sabem que ali ocorrem decisões legislativas que impactam nossas vidas não são o único atrativo da Capital Federal. Ao contrário, Brasília tem muito a oferecer: história, educação cívica, cultura, lazer, misticismo, vida rural, natureza.
Por meio de uma ação apoiada por órgãos federais e distritais, bem como associações ligadas ao _trade turístico_, o Instituto Tecnológico e Cultural Brasileiro (ITCB) realizou nesta terça, 1º de outubro, em Palmas, uma apresentação do projeto Brasília Monumental. Foi a primeira de sete capitais que receberão representantes do ITCB, do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau e do Sindicato dos Guias de Turismo de Brasília (Sindgtur), para apresentar as potencialidades da cidade.
A ação começou pela capital tocantinense, quando foram reforçadas as similaridades e proximidade geográfica com Brasília. Em outubro do próximo ano, a Capital Federal receberá a Cúpula do Brics (grupo de países que atuam pela cooperação econômica) e, como seu aeroporto possui um Hub Aéreo, a proposta é uma parceria regional para mostrar o coração do Brasil aos visitantes internacionais. Palmas fica a apenas 1h15 em voo direto, sendo a porta de entrada para regiões turísticas como o Jalapão, além de contar ela própria com diversos atrativos.
O que Brasília tem?
Acostumados aos noticiários sobre movimentações políticas no Congresso e decisões do Palácio do Planalto, os brasileiros pouco se dão conta das belezas e potencialidades desta bela cidade, um dos poucos sítios modernos que, aos 27 anos, foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além de um Plano Piloto com os traços do urbanista Lúcio Costa e arquitetura arrojada de Oscar Niemeyer, há muito para conhecer e vivenciar no DF.
“Temos muito em comum e podemos trabalhar em conjunto pela regionalização do turismo”, ressaltou Paulo Palhas, diretor executivo do BRCVB. Segundo ele, o objetivo desta circulação por várias cidades é trabalhar o turismo cívico integrado ao cultural, de eventos, rural, de natureza, entre outros.
A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Sindgtur), Maria José Carvalho, apresentou Brasília em todos os seus aspectos, desde a primeira citação do nome, em 1823, por José Bonifácio, passando pela ousadia do presidente Juscelino Kubitschek, atrativos cívicos, a rede hoteleira de qualidade, o potencial para realização de grandes eventos, a cultura, a gastronomia, a religiosidade e misticismo, o turismo rural, com produção de vinhos e café premiados, o lazer em torno do Lago Paranoá, a vocação para o turismo de eventos. “Sem cultura não se faz turismo”, pontuou.
Agenda
As próximas ações ocorrerão em Goiânia (08/10), Campo Grande (22/10), Cuiabá (05/11), São Paulo (12/11), Rio de Janeiro), 19/11) e Belo Horizonte (26/11).
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
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