Turismo
Brasília: muito mais que um centro de decisões políticas

Aquelas bacias que intrigam e surpreendem as crianças – e mesmo alguns adultos – que não sabem que ali ocorrem decisões legislativas que impactam nossas vidas não são o único atrativo da Capital Federal. Ao contrário, Brasília tem muito a oferecer: história, educação cívica, cultura, lazer, misticismo, vida rural, natureza.
Por meio de uma ação apoiada por órgãos federais e distritais, bem como associações ligadas ao _trade turístico_, o Instituto Tecnológico e Cultural Brasileiro (ITCB) realizou nesta terça, 1º de outubro, em Palmas, uma apresentação do projeto Brasília Monumental. Foi a primeira de sete capitais que receberão representantes do ITCB, do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau e do Sindicato dos Guias de Turismo de Brasília (Sindgtur), para apresentar as potencialidades da cidade.
A ação começou pela capital tocantinense, quando foram reforçadas as similaridades e proximidade geográfica com Brasília. Em outubro do próximo ano, a Capital Federal receberá a Cúpula do Brics (grupo de países que atuam pela cooperação econômica) e, como seu aeroporto possui um Hub Aéreo, a proposta é uma parceria regional para mostrar o coração do Brasil aos visitantes internacionais. Palmas fica a apenas 1h15 em voo direto, sendo a porta de entrada para regiões turísticas como o Jalapão, além de contar ela própria com diversos atrativos.
O que Brasília tem?
Acostumados aos noticiários sobre movimentações políticas no Congresso e decisões do Palácio do Planalto, os brasileiros pouco se dão conta das belezas e potencialidades desta bela cidade, um dos poucos sítios modernos que, aos 27 anos, foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além de um Plano Piloto com os traços do urbanista Lúcio Costa e arquitetura arrojada de Oscar Niemeyer, há muito para conhecer e vivenciar no DF.
“Temos muito em comum e podemos trabalhar em conjunto pela regionalização do turismo”, ressaltou Paulo Palhas, diretor executivo do BRCVB. Segundo ele, o objetivo desta circulação por várias cidades é trabalhar o turismo cívico integrado ao cultural, de eventos, rural, de natureza, entre outros.
A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Sindgtur), Maria José Carvalho, apresentou Brasília em todos os seus aspectos, desde a primeira citação do nome, em 1823, por José Bonifácio, passando pela ousadia do presidente Juscelino Kubitschek, atrativos cívicos, a rede hoteleira de qualidade, o potencial para realização de grandes eventos, a cultura, a gastronomia, a religiosidade e misticismo, o turismo rural, com produção de vinhos e café premiados, o lazer em torno do Lago Paranoá, a vocação para o turismo de eventos. “Sem cultura não se faz turismo”, pontuou.
Agenda
As próximas ações ocorrerão em Goiânia (08/10), Campo Grande (22/10), Cuiabá (05/11), São Paulo (12/11), Rio de Janeiro), 19/11) e Belo Horizonte (26/11).
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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