Economia
BRK distribui mais de 400 mudas e recebe mais de 500 estudantes em programação durante o 2º Encontro Nacional de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI)

Mais de 400 mudas foram distribuídas pela BRK durante o 2º Encontro Nacional de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). O evento, que reuniu diversas instituições nacionais para discutir e apresentar soluções baseadas na natureza e em energias renováveis, teve a participação da companhia com palestras e ações de educação ambiental.
Heitor Araújo, estudante do 9º ano da Escola Municipal Anne Frank, participou das programações do estande e conta que gostou da experiência 360°. “Aprendi sobre o tratamento de água e esgoto pela realidade virtual simulada, e é incrível saber como a água chega em nossa casa e como ela retorna para a natureza após o uso”, destacou.
Além dessas atividades, alunos de escolas públicas e particulares de ensino assistiram a uma apresentação teatral sobre a preservação do meio ambiente, promovida pela BRK. No estande, também foi possível conhecer o Jar Test, equipamento utilizado para otimização de dosagem de produto químico para aplicação durante o tratamento de água, e ainda e participar da ‘Experiência Semeie o Futuro’, em que os visitantes puderam plantar uma semente que será depositada em solo pela concessionária.
Dentro da programação do Encontro, a BRK apresentou ao público cases de sustentabilidade e inovação no saneamento básico do Tocantins, tema ministrado pelo engenheiro da companhia, Lucas Damaceno.
Prêmio
Na oportunidade, o presidente BRK no Tocantins e no Pará, José Mario Ribeiro, participou da cerimônia de entrega de medalhas do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. A cerimônia comemorativa teve como objetivo a entrega das medalhas de mitigação e adaptação aos municípios brasileiros que atingiram marcas expressivas nas jornadas rumo à promoção de territórios resilientes e adaptados à emergência climática. Na ocasião, ele entregou a medalha a Welison Silveira, secretário de meio ambiente de João Pessoa (PB) e coordenador nacional do Fórum CB27.
“Foi uma satisfação participarmos de um evento tão importante como o ICLEI. Nós, como companhia de saneamento, entendemos que a preservação dos recursos naturais é o caminho para a construção de cidades mais sustentáveis. A BRK trabalha com a visão de futuro, pensando em um cenário de sustentabilidade em que os recursos naturais sejam preservados para as futuras gerações”, destacou o presidente. A atividade foi apoiada pela União Europeia, por meio do projeto GCoM Américas.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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