Entretenimento
Café com Viola: Projeto celebra a diversidade do Buriti na música e na gastronomia

O Tocantins é uma terra de riquezas naturais e culturais, onde o buriti se destaca como um ícone versátil, presente tanto na culinária quanto na música regional. Esta palmeira majestosa não só oferece seus frutos nutritivos para pratos tradicionais, mas também é utilizada na confecção de instrumentos musicais únicos, como a viola de buriti. Um projeto inovador, o Café com Viola, do Pote de Ouro Arts, uniu riqueza ofertada pelo buriti em uma única programação.
Realizado no sábado, 13, o evento contou com a oficina culinária “Buriti Vivo” com a gastrônoma Enes D’Aarc, workshop de construção da viola de buriti com o músico e artesão Wanderley, café com roda de conversa com os tocadores e mestres da viola de buriti e apresentação musical com tocadores e mestres da viola de buriti. A responsável pelo projeto, a produtora do Café com Viola, Daniella Aires, aponta que o evento teve o objetivo de preservar e difundir as raízes da cultura local. “O Café com Viola proporcionou aos espectadores uma experiência única, imersa na cultura e na sonoridade característica da viola de buriti. Tivemos encontros históricos como o de violeiros que nos trouxeram uma experiência que, certamente, vai ficar marcada na memória da nossa comunidade”, apontou a produtora.
A empresária Edvângela da Silva considerou o evento de extrema importância para perpetuar as raízes da cultura tocantinense. “É um projeto que conecta pessoas e raízes, pois nos aprofunda em conhecimentos que pouco se encontram nos livros, mas resgata a sabedoria popular e da nossa ancestralidade, através da interação e construção de saberes”, declarou. A educadora musical Maria Helena Les, se considerou encantada pela oportunidade de interação entre os violeiros e o público, proporcionando uma atmosfera intimista e acolhedora. “Foi incrível ter essa oportunidade de ter os nossos mestres da cultura popular tão pertinho, compartilhando tanta ancestralidade e experiência com as novas gerações”, ressaltou a artista.
Um desses mestres que esteve presente no Café com Viola foi o senhor Miúdo Rabequeiro, de Ponte Alta do Tocantins. Ele é um dos mais antigos mestres da rabeca de buriti no Tocantins e esteve no evento, especialmente, para o projeto. “A minha vontade é de deixar esse legado para as nossas gerações, para que todo mundo possa valorizar a tradição do buriti”, alegou.
Além dele, o projeto reuniu os mestres Arnon Tavares, Missim da viola de buriti e seu filho Emerson, Narciso Tranqueira, Espedito Ribeiro, conhecido como Canhotinho, O filho de seu Miúdo – Manoel, Renan Medeiros, José Cupertino,
Diego Brito e o Projeto Vereda.
Essa troca de experiência entre gerações foi marcada, inclusive, com a presença dos mais antigos mestres da cultura popular e nova geração, como a presença dos alunos do projeto Veredas, que conta com a participação de crianças moradoras de Taquaruçu e trabalha o Buriti como instrumento principal, sob a direção do músico Diego Britto.
Para o músico e artesão Wanderley Batista, o sucesso do Café com Viola reflete não apenas a habilidade dos violeiros participantes, mas também o apoio e o interesse crescente do público pela música regional. “Precisamos difundir cada vez mais a nossa cultura, de forma a dar visibilidade a essa riqueza cultural que é o Buriti”, concluiu.
Projeto
Esta é a quarta edição do Café com Viola. A realização é do Pote de Ouro Artes com patrocínio da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Fundação Cultural de Palmas (FCP).
Pote de Ouro
Fundada em 2019, o Pote de Ouro Arts desenvolve diversas atividades, como oficinas de construção de violinha de buriti, workshops, encontro de tocadores da viola de buriti e apresentações para turistas.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
Entretenimento
Agência Public é a mais premiada da Região Norte no Prêmio Camp
Agência Public de Palmas conquista 6 troféus e é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político em São Paulo.

Agência Public é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político
A Agência Public, de Palmas, foi a grande vencedora da Região Norte no 4º Prêmio Camp da Democracia de Marketing Político, promovido pelo Clube Associativo de Marketing Político (Camp). A premiação aconteceu na noite da última segunda-feira, 25 de agosto, em São Paulo, reunindo os principais profissionais e agências do setor.
O grupo levou para casa seis troféus, conquistados em campanhas eleitorais de 2024 nas categorias para cidades com menos e mais de 200 mil eleitores.

Agência Public é destaque no Prêmio Camp
Campanhas premiadas
O maior destaque foi a campanha de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (Araguaína), que conquistou prata como melhor campanha para prefeito de cidades até 200 mil habitantes. A mesma campanha ainda levou dois bronzes, nas categorias melhor campanha de TV e melhor peça única de TV, com um programa sobre autismo.
Outros prêmios recebidos pela Public:
-
Prefeito Ronivon Maciel (Porto Nacional): bronze de melhor slogan (“O Funcionário do Povo”) e bronze de melhor spot para rádio.
-
Deputada Janad Valcari (Palmas): bronze por melhor estratégia de imprensa, na categoria acima de 200 mil eleitores.
Representação tocantinense e reconhecimento nacional
A agência foi representada pela CEO Zelma Coelho e pelos diretores Elias Felizardo e Luiz Fernando Faislon. Para eles, os resultados comprovam a força do Tocantins no mercado de marketing político.
“Foi um grande aprendizado e uma evolução para o marketing político do Estado. O Tocantins vem se posicionando cada vez mais neste mercado e sendo reconhecido pelos profissionais de outros Estados”, destacou Elias Felizardo, diretor de produção.
Esforço coletivo e trajetória da Public
A CEO Zelma Coelho reforçou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo:
“Cada um dos mais de 100 profissionais que atuaram nas nossas campanhas em 2024 fez um pouquinho. Da tia do cafezinho aos diretores criativos, todos são merecedores destes prêmios.”
Ela lembrou que, das quatro edições do Prêmio Camp, a Public foi premiada em três.
“E nesta, que foi a mais concorrida de todas, estamos levando pra casa mais prêmios. Criatividade, ética e profissionalismo sempre serão a luz que guiará os rumos da empresa”, completou.
Entretenimento
Projeto de formação em audiovisual de Karolyne Rosa encerra ciclo com oficina de teatro em Palmas

O acesso à arte e à formação cultural vem ganhando novos capítulos no Tocantins. A produtora Karolyne da Silva Rosa, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc 2024, chega à etapa final de seu Projeto de Formação em Audiovisual, que promoveu oficinas gratuitas para jovens em diferentes linguagens artísticas. O encerramento acontece na próxima terça-feira, dia 2 de setembro, às 10h30, com a Oficina de Teatro – Criação de Cenas no Teatro Contemporâneo, no Ateliê de Artes da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
A iniciativa nasceu após a experiência de Karolyne na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, onde participou de um curso de Produção Audiovisual. De volta ao Estado, decidiu transformar o conhecimento adquirido em ações de impacto comunitário. “Essa vivência foi extremamente significativa para meu desenvolvimento profissional. Ampliei minha visão sobre a execução de projetos audiovisuais e, ao retornar, senti que precisava devolver isso à comunidade. Mais do que aprender, meu objetivo foi compartilhar”, conta a produtora.
Durante o percurso, o projeto realizou oficinas de desenho e artes visuais, que possibilitaram aos jovens experimentar novas formas de expressão. A artista Joilene Lima, responsável por uma das atividades, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “Foi uma experiência marcante, que me ajudou a desenvolver habilidades e a enxergar a arte como uma forma de expressão pessoal e coletiva. Levo comigo o entusiasmo de fazer parte de um movimento cultural que valoriza a criatividade e o acesso à arte”, afirma.
A última oficina, dedicada ao teatro, pretende coroar essa jornada com a criação coletiva de cenas, proporcionando aos participantes um mergulho no processo criativo contemporâneo. “Quando a arte é partilhada, ela se torna um instrumento de transformação. Ver jovens descobrindo talentos e se reconhecendo como sujeitos criativos é a maior realização deste projeto”, resume Karolyne.
Projeto
A ação conta com apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins, da Política Nacional Aldir Blanc e do Ministério da Cultura, reforçando o papel do fomento cultural no desenvolvimento humano e social.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi