Política
Calendário Eleitoral 2024: Início e Término de Prazos Cruciais Neste Sábado

Neste sábado, 20 de julho, diversos prazos importantes do Calendário Eleitoral das Eleições Municipais de 2024 começam a vigorar ou terminam. A partir dessa data, todas as candidatas e todos os candidatos registrados na Justiça Eleitoral para disputar os cargos de prefeito e vereador devem constar das listas apresentadas às pessoas entrevistadas em pesquisas eleitorais. Confira, a seguir, outros eventos do Calendário que têm a data de 20 de julho como inicial ou de encerramento.
Prioridade na Participação do Ministério Público
A partir de 20 de julho até 1º de novembro de 2024, os processos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízos de todas as Justiças e instâncias, exceto para ações de habeas corpus e mandados de segurança. Essa medida visa agilizar o trâmite de processos relacionados às eleições, garantindo maior celeridade e eficiência na resolução de questões eleitorais.
Apuração de Delitos Eleitorais
Também a partir deste sábado e até 1º de novembro de 2024, as polícias judiciárias, os órgãos das Receitas Federal, Estadual e Municipal, os tribunais e os órgãos de contas auxiliarão a Justiça Eleitoral na apuração de delitos eleitorais, com prioridade sobre suas atribuições regulares. Esta cooperação é fundamental para assegurar a integridade do processo eleitoral e combater possíveis fraudes e irregularidades.
Atuação Proibida
A partir de 20 de julho, desde a escolha em convenção até a diplomação dos eleitos, não poderão atuar como juíza ou juiz eleitoral, membro ou auxiliar nos tribunais ou chefe de cartório nos processos relativos às Eleições 2024, cônjuge, companheira ou companheiro e parente consanguíneo ou afim até o segundo grau de candidata ou candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição do pleito. Esta regra visa evitar conflitos de interesse e garantir a imparcialidade dos processos eleitorais.
Ofícios e Intimações
Hoje também é o prazo final para que as emissoras de rádio e televisão e demais veículos de comunicação, inclusive provedores de aplicações de internet, indiquem ao órgão da Justiça Eleitoral o representante legal, os endereços de correspondência e do correio eletrônico, bem como o celular com aplicativo de mensagens instantâneas para receber ofícios, intimações ou citações. Esta medida facilita a comunicação oficial entre a Justiça Eleitoral e os meios de comunicação.
Impulsionamento de Propaganda
20 de julho é a data-limite para os provedores de internet que pretendam prestar serviço de impulsionamento de propaganda eleitoral, inclusive sob a forma de priorização do resultado, apresentarem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações que demonstrem o cumprimento das obrigações previstas no artigo 27-A da Resolução TSE nº 23.610/2019. O cumprimento dessa exigência é essencial para garantir a transparência e a legalidade na divulgação de propaganda eleitoral na internet.
Conclusão
O início e término desses prazos marcam etapas importantes no Calendário Eleitoral, assegurando a transparência, agilidade e legalidade do processo eleitoral para as Eleições Municipais de 2024. As medidas visam garantir um ambiente eleitoral justo e equilibrado, onde todas as candidaturas possam ser avaliadas de forma correta e democrática pela população.
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional Cavalgada da Independência, em São Miguel do Tocantins. O evento está na 22ª edição, sendo um dos maiores da região do Bico do Papagaio.
Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social13 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Palmas5 dias atrás
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social e fiscalização urbana