conecte-se conosco

Política

Calendário Eleitoral 2024: Início e Término de Prazos Cruciais Neste Sábado

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Neste sábado, 20 de julho, diversos prazos importantes do Calendário Eleitoral das Eleições Municipais de 2024 começam a vigorar ou terminam. A partir dessa data, todas as candidatas e todos os candidatos registrados na Justiça Eleitoral para disputar os cargos de prefeito e vereador devem constar das listas apresentadas às pessoas entrevistadas em pesquisas eleitorais. Confira, a seguir, outros eventos do Calendário que têm a data de 20 de julho como inicial ou de encerramento.

Prioridade na Participação do Ministério Público

A partir de 20 de julho até 1º de novembro de 2024, os processos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízos de todas as Justiças e instâncias, exceto para ações de habeas corpus e mandados de segurança. Essa medida visa agilizar o trâmite de processos relacionados às eleições, garantindo maior celeridade e eficiência na resolução de questões eleitorais.

Apuração de Delitos Eleitorais

Também a partir deste sábado e até 1º de novembro de 2024, as polícias judiciárias, os órgãos das Receitas Federal, Estadual e Municipal, os tribunais e os órgãos de contas auxiliarão a Justiça Eleitoral na apuração de delitos eleitorais, com prioridade sobre suas atribuições regulares. Esta cooperação é fundamental para assegurar a integridade do processo eleitoral e combater possíveis fraudes e irregularidades.

Atuação Proibida

A partir de 20 de julho, desde a escolha em convenção até a diplomação dos eleitos, não poderão atuar como juíza ou juiz eleitoral, membro ou auxiliar nos tribunais ou chefe de cartório nos processos relativos às Eleições 2024, cônjuge, companheira ou companheiro e parente consanguíneo ou afim até o segundo grau de candidata ou candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição do pleito. Esta regra visa evitar conflitos de interesse e garantir a imparcialidade dos processos eleitorais.

Ofícios e Intimações

Hoje também é o prazo final para que as emissoras de rádio e televisão e demais veículos de comunicação, inclusive provedores de aplicações de internet, indiquem ao órgão da Justiça Eleitoral o representante legal, os endereços de correspondência e do correio eletrônico, bem como o celular com aplicativo de mensagens instantâneas para receber ofícios, intimações ou citações. Esta medida facilita a comunicação oficial entre a Justiça Eleitoral e os meios de comunicação.

Impulsionamento de Propaganda

20 de julho é a data-limite para os provedores de internet que pretendam prestar serviço de impulsionamento de propaganda eleitoral, inclusive sob a forma de priorização do resultado, apresentarem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações que demonstrem o cumprimento das obrigações previstas no artigo 27-A da Resolução TSE nº 23.610/2019. O cumprimento dessa exigência é essencial para garantir a transparência e a legalidade na divulgação de propaganda eleitoral na internet.

Conclusão

O início e término desses prazos marcam etapas importantes no Calendário Eleitoral, assegurando a transparência, agilidade e legalidade do processo eleitoral para as Eleições Municipais de 2024. As medidas visam garantir um ambiente eleitoral justo e equilibrado, onde todas as candidaturas possam ser avaliadas de forma correta e democrática pela população.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *