Saúde e Bem Estar
Calor pode ser um agravante para saúde cardiovascular no carnaval
Dados meteorológicos preveem aumento da temperatura para o final do verão durante o carnaval em fevereiro
Ainda marcado por chuvas em grande parte do Brasil, o mês de fevereiro deverá ser de temperaturas mais quentes que o normal, principalmente na região norte. De acordo com dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas na região ficarão próximas dos 39ºC.
A exposição ao calor, somada às atividades típicas do carnaval, pode representar um desafio adicional para a saúde. A combinação de danças, esforço físico, calor excessivo e desidratação podem impactar negativamente a saúde dos foliões. Cientistas australianos da Universidade de Adelaide e Sydney revelam que a exposição prolongada a temperaturas altas, eleva o risco de mortalidade em 11,7%, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de óbito associada a esse cenário.
Para o cardiologista Dr. Henrique Furtado, o calor pode ser um agravante para pessoas com problemas cardiovasculares que desejam se divertir no carnaval, além disso, é uma questão de saúde que todos devem observar. “É comum observar pessoas passando dos limites durante o carnaval, indo além da capacidade fisiológica do corpo. Isso pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares”, disse.
Outra coisa importante que o cardiologista alerta, é o uso de bebida alcoólica com energéticos. “A arritmia cardíaca está associada ao consumo de bebida alcoólica misturada com energéticos, que acomete inclusive pessoas saudáveis sem nenhuma condição cardíaca, causando cansaço, palpitações, falta de ar, tonturas ou desmaios. É importante que as pessoas fiquem alertas a isso”, concluiu.
Confira algumas dicas para aproveitar o carnaval cuidando da saúde do coração:
1. Celebre com moderação para evitar estresse físico excessivo, especialmente se houver doença cardíaca, reduzindo riscos de complicações graves.
2. Adote hábitos saudáveis, como atividades físicas regulares, exames preventivos e consultas anuais com um clínico ou cardiologista.
3. Evite consumo excessivo de álcool, drogas e estimulantes para prevenir arritmias, hipertensão e riscos de mal súbito.
4. Mantenha-se hidratado, prevenindo desidratação que pode causar quedas de pressão e desmaios.
5. Priorize um sono de qualidade, adote uma alimentação saudável e opte por roupas leves para promover bem-estar durante as festividades.