Câmara Municipal de Palmas
Câmara de Palmas recebe o prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos, em visita institucional

Nesta quarta-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de Palmas (CMP) receberam o prefeito e o vice, eleitos da capital, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e o Pastor Carlos Eduardo (Agir), respectivamente, em uma visita institucional. O encontro marca o início de uma relação colaborativa entre o Legislativo e a futura gestão municipal, com o objetivo de fortalecer o diálogo e construir políticas públicas em benefício da população de Palmas.
Durante a visita, o presidente da Câmara, vereador Folha (PSDB), enfatizou a importância da colaboração entre os poderes. “É com grande satisfação que recebemos o prefeito eleito e nos colocamos à disposição para trabalhar em conjunto por Palmas. Acreditamos que a união entre o Executivo e o Legislativo é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou Folha.
Na oportunidade, Eduardo Siqueira Campos agradeceu aos vereadores pela recepção amistosa e ressaltou seu compromisso em manter uma presença constante na Casa de Leis. “Estou e estarei sempre à disposição de todos os vereadores e da nossa população. Vocês me verão muito por aqui”, disse.
Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi eleito no último domingo (27) com 78.673 votos (53,03 %) e tomará posse no Executivo Municipal a partir de 01 de janeiro de 2025 ao lado do vice, Pastor Carlos Eduardo (Agir) para um mandato de 04 anos.
Câmara Municipal de Palmas
TV Câmara de Palmas entra no ar pelo canal 10.3 e fortalece a transparência do Legislativo

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) deu um passo decisivo para ampliar a transparência e a participação popular ao iniciar as transmissões em fase experimental da TV Câmara em sinal digital aberto. A partir de agora, os moradores da capital podem acessar gratuitamente a programação completa do canal legislativo sintonizando o canal 10.3 em seus televisores.
A iniciativa representa um marco na comunicação do Poder Legislativo com a sociedade, tornando o trabalho dos vereadores, as sessões plenárias, as audiências públicas e os debates sobre projetos de leis mais acessíveis do que nunca. O objetivo é levar informação de qualidade e sem filtros diretamente para a casa dos cidadãos, fortalecendo a democracia e o controle social.
Para ter acesso ao novo canal, os moradores precisam apenas realizar uma busca automática ou sintonia de canais em seu televisor ou conversor digital. O procedimento atualiza a lista de emissoras disponíveis e adiciona a TV Câmara à grade. Em algumas localidades ou dependendo do aparelho, o canal também poderá ser encontrado no número 44.3.
Segundo o Presidente da Câmara, vereador Marilon Barbosa (Republicanos), a chegada à TV aberta é a concretização de um compromisso com a cidadania. “Levar a TV Câmara para o sinal aberto é derrubar barreiras e garantir que todo palmense tenha o direito de fiscalizar e participar ativamente do que acontece na Casa de Leis. É uma ferramenta poderosa para uma gestão pública transparente e um convite para que a população se aproxime ainda mais do Legislativo”, afirmou.
Câmara Municipal de Palmas
Câmara Municipal retoma atividades legislativas do segundo semestre

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) retomou suas atividades legislativas na manhã desta terça-feira (5), após o recesso parlamentar. A sessão de reabertura foi marcada pelo retorno dos vereadores Zé Branquim (PP) e Débora Guedes (Podemos) que estavam licenciados de seus mandatos.
O presidente da Casa de Leis, vereador Marilon Barbosa (Republicanos), conduziu a abertura dos trabalhos do segundo semestre legislativo e destacou o compromisso da Câmara com a população.“Com grande responsabilidade e compromisso com a nossa cidade, damos início aos trabalhos legislativos deste segundo semestre de 2025. Seguimos firmes no propósito de representar bem o povo palmense, buscando sempre o diálogo, a construção de políticas públicas e a aprovação de projetos que melhorem a vida da nossa população. Convido você a acompanhar de perto o nosso trabalho. A Câmara é a casa do povo, e as portas estão sempre abertas para todos”, afirmou Marilon.
Durante a sessão ordinária, diversos vereadores utilizaram a tribuna para apresentar suas pautas e pronunciamentos. Entre eles, Vinicius Pires (Republicanos), Juarez Rigol (PL), Joatan de Jesus (PL), Tiago Borges (PL), Walter Vianna (PRD), Waldson da Agesp (PSDB) e MaryCats da Causa Animal (Podemos).
Na mesma sessão, foram aprovados requerimentos e, em primeiro turno de discussão e votação, o projeto de lei que institui a Semana Municipal da Educação Inclusiva, a ser realizada anualmente na primeira semana de dezembro. Também foram aprovados títulos de cidadão palmense a personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento da capital.
Comissões permanentes
Com a retomada dos trabalhos legislativos, as comissões permanentes da Câmara Municipal também voltaram a se reunir conforme os horários regimentais. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) realizou sua primeira reunião após o recesso às 14h desta terça-feira (5), no plenário da Casa de Leis.
Câmara Municipal de Palmas
De volta à Câmara de Palmas, Débora Guedes sinaliza agenda voltada para educação e articulação política
ex-secretária de Educação de Palmas sinaliza um retorno com protagonismo político, atuação parlamentar com identidade própria e posicionamento firme.

No retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Palmas, a vereadora Débora Guedes (Podemos) fez sua estreia oficial na tribuna nesta terça-feira (5), após seis meses à frente da Secretaria Municipal de Educação. Em um discurso firme e equilibrado, a parlamentar apresentou um balanço da gestão à frente da pasta e reforçou seu compromisso com o diálogo como instrumento essencial da boa política.
“Exercerei o papel para o qual fui eleita: o de fiscal do povo. Contribuirei para garantir a paz e a ordem, usando o diálogo como ferramenta de entendimento. Mas que não se confunda serenidade com passividade: estarei atenta, presente e atuante”, declarou.
Eleita em 2024, Débora não tomou posse no início da legislatura por aceitar o convite da atual gestão para comandar a Secretaria Municipal de Educação, onde permaneceu por seis meses. Em sua fala no plenário, revelou que encontrou a pasta em situação crítica e listou os principais problemas enfrentados nos primeiros dias de trabalho.
Segundo a vereadora, escolas apresentavam até três meses de atraso nos repasses de recursos de gestão, algumas unidades receberam avisos de corte de energia elétrica — e outras já estavam com o fornecimento suspenso. Ela também mencionou a inatividade de linhas telefônicas, ausência de contratos de servidores ativos, interrupção do transporte escolar, quase um ano de atraso no aluguel da sede da SEMED e a suspensão do fornecimento da merenda escolar.
“Foi necessário acionar um plano de emergência para reorganizar a rede e garantir o retorno das aulas no prazo previsto, sem prejuízo às famílias”, ressaltou.
Débora também destacou entregas relevantes realizadas durante sua gestão, como a nomeação de mais de 1.800 aprovados no concurso público da educação, o acolhimento de concursados com funções sob judice por meio de contratos temporários, e o cumprimento das metas de ampliação de matrículas em tempo integral, pactuadas com o Governo Federal para os anos de 2024 e 2025. Ela ainda citou a implantação de uma plataforma digital para o monitoramento individual do aprendizado dos alunos, entre outras ações estruturantes.
Fiel a uma de suas principais bandeiras, a vereadora dedicou parte expressiva do discurso à Educação Inclusiva. Sob sua gestão, foi criada e estruturada a Superintendência da Inclusão, com foco na formulação de políticas públicas voltadas a estudantes neurodivergentes.
Ela também anunciou a conquista de uma emenda parlamentar de R$ 5 milhões, articulada junto ao Senado, para a construção imediata do Centro de Educação Inclusiva (CEI). Além disso, firmou uma parceria com a FAPTO/UFT para o desenvolvimento de projetos voltados à inclusão e ao suporte especializado.
“Educação Especial é prioridade. Apresentarei requerimento à gestão atual para garantir a continuidade desses projetos e fiscalizarei de forma permanente para que os recursos não sejam remanejados para outras finalidades”, afirmou.
Ao encerrar sua fala, Débora Guedes fez uma defesa enfática da política exercida com responsabilidade, coragem e respeito às diferenças. Sem citar nomes, criticou o uso de mecanismos de pressão e reafirmou seu compromisso com os princípios que norteiam sua atuação na vida pública.
“Seguirei acreditando que a verdadeira política se faz com coragem e não com coação. Onde houver divergência, que prevaleça o respeito à lei e o compromisso com a paz. Cada palavra dita aqui tem o peso de uma esperança depositada lá fora: nas comunidades, nas igrejas, nas escolas, no meio das pessoas”, finalizou.
-
Social1 dia atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social1 dia atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social2 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi
-
Entretenimento1 dia atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Faet e Senar2 dias atrás
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais