Entretenimento
Cantora Maria Eugênia traz ao Tocantins show em comemoração aos seus mais de 30 anos de carreira

Uma das vozes femininas mais importantes, reconhecidas e afinadas da música popular goiana, a cantora Maria Eugênia estará no Tocantins para show no dia 29 de Junho, no Teatro Sesc Palmas. Com entrada franca e classificação livre, a artista trará o seu musical “Maria Eugênia – Turnê 30 Anos” que celebra três décadas de sucesso de seu primeiro disco.
A apresentação em Palmas integra projeto de turnê nacional, em que a artista aponta seleção de cidades onde tem histórias, sendo elas Palmas, São Paulo e Niterói. “A proposta é de comemorar os meus 30 anos de carreira com amigos, músicos, artistas e fãs, pessoas que fizeram este tempo passar com leveza , arte, e sobretudo muito amor”, expressa a cantora.
A realização é da Lume Produções Artísticas com patrocínio do edital Circula Goiás – Difusão da Arte e Cultura Goiana, da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual da Cultura de Goiás e Ministério da Cultura, do Governo Federal.
Potência
Em seu show, a cantora apresenta uma seleção de canções que resume a história da MPB e outros sucessos de seus discos. Reconhecida como “Cantriz”, os álbuns de Maria Eugênia revelam a potência, beleza e maturidade técnica de sua voz. Mostram também, todavia, a impossibilidade de se lhe atribuir apenas um ou outro adjetivo: graciosa, agressiva, ingênua, sedutora, matreira ou o que seja, todos eles se revezam para dar contorno à personalidade de cada canção por ela interpretada.
Disco
Maria Eugênia lançou seu primeiro disco solo, em 1992, Maria Eugênia, produzido por Ricardo Leão. Com o impulso de uma extensa campanha publicitária para o BEG, protagonizada juntamente com o cantor Marcelo Barra, lançou o CD Dois Gumes, em 94, residindo no Rio de Janeiro. Com ele, começou a se apresentar também em outros Estados. Em 1997 lança o CD Pindorama, pela lei Rouanet, produzido por Luiz Chaffin.
Com o CD Pindorama, é escolhida para apresentar seu show na EXPOLisboa, 1998, em 5 apresentações no pavilhão do Brasil. É a primeira mulher goiana a receber o título de “Oficial da Ordem do Rio Branco‟, do Itamaraty, pelos serviços prestados ao Brasil no exterior. Este espetáculo, “Uma Viagem Através a Música do Brasil‟ é gravado em CD duplo, ao vivo em Goiânia, no ano de 2000 e em DVD, em 2008, no Teatro da Trindade, em Lisboa, Portugal.
Juntamente com Pádua, João Caetano e Fernando Perillo, no projeto Canto da Gente, se apresenta no Festival de Jazz de Viena, Áustria, em 2000. Seguem-se vários CDs em carreira solo: Jeito de Olhar, Maria, Alma Leve, O Samba Me Diz, Maria.Com, Viver e Sorrir e Eu Canto. Em 2018 lança o CD “Fui Eu”, com regravações de sucessos dos anos 80. Em 2005, grava seu primeiro DVD, Maria Eugênia Ao Vivo, primeiro 5.1 do Centro-Oeste. Em 2010, Coisa Musical. E em 2015, Minha Natureza. Todos exibidos pelo Canal Brasil.
Biografia
Maria Eugênia iniciou a carreira em 1986, com premiações em festivais e participando de shows e discos de compositores goianos. Formou-se em piano erudito em 1990. Seu primeiro disco (que levou seu nome) veio em 1992. Sua mais importante turnê internacional foi de 1999 a 2009, no projeto “Solo Brasil”, com o espetáculo “Uma Viagem Através da Música do Brasil”. Esse trabalho foi mostrado pelas Américas Central e do Sul, em mais de 20 países como Venezuela, México, Cuba, Jamaica, Bahamas, Argentina, Uruguai e Paraguai. Na Europa, apresentou-se na Expo Hannover (Alemanha).
Interpretando a canção Companheiro (Naire/Tibério Gaspar), foi tema de abertura da novela Araguaia, da Rede Globo. Ainda na Globo, participou de programas como Som Brasil, em homenagem a Chico Buarque, onde cantou duas canções, ao lado de nomes como Miúcha, Cauby Peixoto e Bibi Ferreira. Transformado depois também em um DVD.
Em 2014, Maria Eugênia ousou ainda mais, como atriz, sendo protagonista do curta “Os 3 pecados” dirigido por Thaís Oliveira, depois de várias participações em outros filmes. Em 2022, realizou o Projeto Educanto, viajando por 24 cidades no interior de Goiás, encantando mais de 17 mil alunos. O sucesso foi tanto, que o Educanto que se realizou novamente em 2023.
Músicos:
Luiz Chaffin, direção musical e violão
Marcelo Maia, baixo
Fred Valle, bateria
Edilson Morais, percussão
Serviço
Palmas, 29/06
Teatro Sesc Palmas
20Hs
Entrada Franca
Qd. 502 Norte Av. LO – 16, Lt. 21-A Plano Diretor Norte
Entretenimento
Quadrilhas do Tocantins disputam o Prêmio Melhores do Ano 2025
No Bless Centro de Eventos em Palmas, sábado 23 de agosto às 19h30, quadrilhas do Tocantins disputam 10 categorias no Prêmio Melhores do Ano 2025. Homenagem a Maria de Jesus Neres da Silva.

As quadrilhas juninas do Tocantins ocupam o centro das atenções neste sábado, 23 de agosto, às 19h30, no Bless Centro de Eventos, em Palmas. É a realização do Prêmio Melhores do Ano 2025, uma noite dedicada a celebrar talento, dedicação e a força cultural dos grupos que mantêm viva a identidade junina. O prêmio conta com patrocínio de edital da Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura.
Homenagem
A premiação deste ano leva o nome Prêmio Melhores do Ano 2025 — Maria de Jesus Neres da Silva, primeira marcadora de quadrilha junina do Tocantins, reconhecendo seu legado para o movimento junino.
Categorias
- Melhor Quadrilha
- Melhor Casamento Tema
- Melhor Coreografia
- Melhor Figurino
- Melhor Repertório Musical
- Melhor Equipe de Apoio
- Melhor Marcador
- Melhor Casal de Noivos
- Melhor Casal de Reis
- Melhor Rainha
Quadrilhas concorrentes
Malacabados, Encanto do Luar, Tradição Matuta, Império Nordestina, Estação Arte e Cultura EAC Junina, Encanto Luar, Cafundó do Brejo, Arrasta Pé do Liberdade, Matutos da Noite e São João das Palmas.
Avaliadores e atrações
O júri reúne profissionais do Tocantins e de outros estados como Wênia Sonály Mnezes PB, Hallyson Melo PE, Monyele Nascimento DF, Kelcya Almeida PI e Ana Dias PA. A noite terá shows de Viny da Maré e DJ Tom.
Como serão escolhidos os vencedores
A escolha acontecerá em duas etapas. Primeiro, um júri técnico definirá os finalistas. Em seguida, haverá votação popular online. A revelação dos campeões será feita na cerimônia de gala, com apresentações culturais, entrega de troféus e premiação em dinheiro.
- Data sábado 23 de agosto
- Horário 19h30
- Local Bless Centro de Eventos Palmas TO
Leia também
Entretenimento
Melhores noivos do Brasil consagram casal de Palmas
“Trindade e Jaqueline Guimarães, da Matutos da Noite de Taquaruçu, são eleitos Melhores Noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos no Rio de Janeiro.

Os dançarinos juninos Trindade e Jaqueline Guimarães, integrantes da quadrilha Matutos da Noite, de Taquaruçu, distrito de Palmas TO, foram consagrados como Melhores noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos, realizado no Rio de Janeiro em 16 e 17 de agosto.
O evento reuniu representantes de várias regiões do País, premiou destaques em diferentes categorias e coroou o casal tocantinense como referência nacional na interpretação dos tradicionais noivos de quadrilha.
Apresentação emociona e reforça tradição junina
Com emoção, sintonia cênica e autenticidade cultural, Trindade e Jaqueline conquistaram o júri, reforçando o talento da Matutos da Noite, um dos grupos mais reconhecidos do Tocantins, e valorizando a força das tradições juninas da região Norte.
Depoimentos
“Nós viemos representando não apenas a Matutos da Noite, mas também o Tocantins e toda a cultura junina do nosso estado. Cada passo que demos foi pensado para mostrar a força da nossa tradição e a dedicação de todos que mantêm viva essa paixão.” — Trindade
“É fruto de muito ensaio, de noites dedicadas e de um amor profundo pela cultura junina. Esse título não é só nosso, é de cada brincante, costureira e músico que faz parte dessa família junina.” — Jaqueline Guimarães
Leia também
Entretenimento
Viola de buriti ganha site em Taquaruçu no Café com Viola
Viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história e mestres. Foto divulgação

Um dos símbolos da cultura tocantinense, a viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história, tradições e mestres. O Café com Viola, neste sábado 23 de agosto, no Pote de Ouro Arts, em Taquaruçu, terá como ponto alto o lançamento do site da viola de buriti, plataforma dedicada à preservação e difusão desse patrimônio.
Plataforma preserva memória e mestres
O site reunirá informações sobre origem do instrumento, técnicas de confecção, depoimentos de mestres e violeiros e conteúdos audiovisuais que registram a importância da viola de buriti para comunidades do Tocantins e do Cerrado.
Depoimento
Para o artesão violeiro Wanderley Batista, que atua na construção do instrumento e na articulação de violeiros, o lançamento é um marco para a preservação cultural. “A viola de buriti é parte da nossa identidade, mas poucos conhecem sua história e seu valor. Com o site, queremos garantir que esse conhecimento chegue às novas gerações e seja reconhecido como um bem cultural de todos os tocantinenses”, afirmou.
Programação cultural e show Violas Brasileiras
Além do lançamento, a programação terá mesa redonda sobre a viola de buriti como patrimônio cultural do Tocantins, apresentações de violeiros, roda de conversa e o show Violas Brasileiras, com o duo André Moraes e César Petená, que apresentam a diversidade de sete violas brasileiras e incluem a viola de buriti.
- 9h30 abertura mesa redonda A viola de buriti como Patrimônio Cultural do Tocantins vozes saberes e resistência
- 10h30 lançamento do site da viola de buriti
- 14h30 apresentação dos violeiros
- 17h30 café com os violeiros roda de conversa
- 18h show Violas Brasileiras com André Moraes e César Petená
Realização e patrocínio
O Café com Viola é uma realização da WanderleyArt, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Tocantins, via Secretaria da Cultura e Governo do Tocantins.
Leia também
-
Social3 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social3 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Sebraetec Palmas impulsiona certificação de qualidade
-
Turismo4 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem