Cultura
Cantos e Recantos: Acordes da Orquestra Viva Música ecoam em fim de tarde no Parque Cesamar; próxima apresentação acontecerá em Porto Nacional
Um final de tarde com pôr do sol no Parque Cesamar, no sábado, 1º, foi palco de um espetáculo que uniu música, natureza e lazer. O concerto instrumental “Cantos e Recantos”, apresentado pela Orquestra Viva Música, trouxe ao público interpretações emocionantes de clássicos da música brasileira, por meio de iniciativa da Associação Viva Música com patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
À medida que o sol começava a se pôr, tingindo o céu de tons alaranjados e rosados, o cenário natural proporcionou um pano de fundo deslumbrante para a performance da orquestra. A apresentação musical incluiu a participação de um total de 15 instrumentistas, como contrabaixo, piano, violão, bateria, metais e madeiras, que interpretaram um repertório composto por clássicos da música nacional, sempre em formato instrumental. Neste contexto, o próprio público assumiu o coro com a interpretação de clássicos como “Emoções” de Roberto Carlos e “Evidências” de Chitãozinho e Xororó, dentre outros.
Famílias inteiras, de avós a netos, compareceram em peso para prestigiar o concerto. Crianças brincavam pelo parque enquanto os adultos apreciavam a música sentados em uma atmosfera de descontração e alegria, em ambiente acolhedor. Uma dessas avós que compareceu ao concerto musical com seus netinhos é a professora aposentada Maria Helena Vicente Reda, que está na cidade para turismo e, após ver a divulgação em veículos de imprensa, não pensou duas vezes sobre a definição da agenda de sábado com a família. “Na hora que eu vi a reportagem na TV corri para avisar a família, pois a gente gosta muito de música orquestrada. A gente já estava planejando conhecer o Parque Cesamar, então foi uma união perfeita. Eu amei a apresentação e o local”, disse.
A professora Dilcilene Maria também compareceu ao evento e considerou uma união perfeita de boa música e lazer. “Eu achei uma oportunidade muito interessante da gente apreciar não só a música da melhor qualidade, mas essa união com a beleza do Parque Cesamar. Com certeza o meu final de semana será bem mais leve depois de ter prestigiado esse espetáculo”, declarou a professora.
Quem também prestigiou o evento foram os músicos Dorivã e Lucimar. Mais conhecido como Passarim do Jalapão, Dorivã apontou que o projeto foi um presente para a comunidade palmense que une democratização da cultura e lazer. “É um grande presente para a cultura tocantinense. Orquestra perfeita, som perfeito, repertório perfeito. Todos nos emocionamos grandemente”, relatou. Compositor de renome nacional, o artista Lucimar também elogiou a produção. “O Cesamar exala poesia, ar puro e qualidade de vida. Então, o profissionalismo e talento desses meninos casou perfeitamente para um espetáculo de exuberância e beleza”, complementou o artista.
Todas as apresentações contam com audiodescrição, espaços com acessibilidade e interpretação em Libras. Uma das pessoas que prestigiou o concerto neste formato foi a professora Joiden Rodrigues, que é voluntária na Associação de Surdos. “Foi muito emocionante prestigiar esse espetáculo com a interpretação em Libras. O Cesamar já é um local que eu frequento há muito tempo, mas foi a primeira vez que assisto uma orquestra, isso é inclusão e eu amei a apresentação de hoje”, ressaltou.
Projeto
As apresentações ocorrem em pontos turísticos de cada município contemplado, como praças, igrejas e outros locais públicos. Além dos concertos musicais, todas as cidades recebem workshops educativos sobre a música tocantinense e a produção de materiais audiovisuais para divulgação do evento e do patrimônio do Estado.
De acordo com o presidente da Associação Viva Música, o maestro Bruno Barreto, o projeto visa promover a interseção entre a música e os pontos turísticos do Estado do Tocantins. “A nossa proposta é levar um entretenimento diferenciado a destinos e pontos turísticos do Tocantins, de forma que tanto o turista quanto os moradores possam participar de uma programação diferenciada com música instrumental a céu aberto”, explica o maestro.
A caravana já passou por Arraias, Dianópolis, Natividade e Palmas. A próxima apresentação acontece no próximo sábado, dia 8 de Junho, às 19 horas, em frente à Catedral de Porto Nacional. Todas as apresentações contam com entrada franca.
Serviço
O quê – Cantos e Recantos do Tocantins com a Orquestra Viva Música
Quando – Sábado, 08
Onde – Catedral de Porto Nacional
Horário – 19 horas
Entrada franca
Ficha Técnica
Direção artística e musical: Bruno Barreto
Coordenação administrativa: Maxley Morato
Produção executiva: Eduardo Andrade
Coordenação geral: Fábio Bruniel
Coordenadora de Comunicação: Cinthia Abreu
Gestão de mídias sociais: Helaine Silva
Fotógrafo: Marcelo Les
Filmmaker: Rafael Motta
Intérprete de Libras: Thallyta Teixeira e Luan Crispim
Técnico de Som: Daniel Mangaba
Orquestra Viva Música
Maestro e saxofone tenor – Bruno Barreto
Saxofone alto – Lucas Fernandes
Saxofone alto e clarineta – Gutenberg Nicácio
Saxofone tenor e flauta transversal – Wallas Alves
Saxofone barítono – Gilberto Gonzaga
Trombone – Emmanoel Cruz
Trombone – Kayo Bruno
Trombone – Gabriel Cândido
Trompete – Sidney Victor
Trompete – Wedison Monteiro
Trompete e trompa – Wilton Monteiro
Contrabaixo elétrico – Felipe Araújo
Guitarra – Iogo Landinho
Bateria/percussão – Matheus Les
Piano – Anderson Cleyton
—