Cultura
Cantos e Recantos leva democratização da arte e cultura para a cidade histórica de Arraias e desembarca no próximo final de semana em Dianópolis
O ciclo do ouro, dos antigos garimpos, dos quilombos e do período colonial. Ruas de ladeiras íngremes, que acompanham a silhueta dos morros e serras, que preservam ruínas e muralhas que ajudam a contar a história dos conflitos entre grupos de escravos e seus senhores, a medida em que faz parte do imaginário coletivo do município pelas suas lendas e contos que falam sobre os tesouros ainda escondidos da época. Este foi o cenário da primeira apresentação do projeto Cantos e Recantos, da Orquestra Viva Música, realizado no sábado último, 11.
A apresentação musical foi realizada na porta da Igreja Nossa Senhora dos Remédios com repertório que circulou do clássico ao popular, por meio da interpretação com 15 instrumentistas. A iniciativa é da Associação Viva Música com patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
A secretária de cultura de Arraias, Alessandra Cordeiro, afirmou que o evento foi um marco cultural na cidade. “Foi uma honra receber a Orquestra Viva Música que marcou os nossos moradores com uma noite que uniu emoção e muito profissionalismo. Ficamos encantados com essa oportunidade”, declarou.
O professor Silvino Tomáz assistiu pela primeira vez uma apresentação de Orquestra e afirmou que o momento ficará marcado na história. “Eu trouxe toda a minha família para prestigiar e nunca imaginei que seria tão lindo assim. Cantamos juntos as músicas conhecidas e sentimos a emoção de uma noite que ficará sempre em nossa memória”, declarou.
O objetivo foi de unir arte, cultura e turismo. A próxima apresentação será em Dianópolis no sábado, 18, a partir das 20 horas, em frente à Igreja do Divino Espírito Santo. A entrada é franca. Posteriormente, a caravana segue para Palmas, Natividade, Porto Nacional e Mateiros. Todas as apresentações contam com audiodescrição, espaços com acessibilidade e interpretação em Libras.
Projeto
As apresentações ocorrem em pontos turísticos de cada município contemplado, como praças, igrejas e teatros históricos. Além dos concertos musicais, todas as cidades recebem workshops educativos sobre a música tocantinense e a produção de materiais audiovisuais para divulgação do evento e do patrimônio do Estado.
Concerto
A apresentação musical conta com interpretação dos músicos da Orquestra Viva Música, sendo 15 instrumentistas, como contrabaixo, piano, violão, bateria, metais e madeiras. O repertório é composto por clássicos da música nacional, inspirados na cultura local, sempre em formato instrumental.
O presidente da Associação Viva Música, o maestro Bruno Barreto, explica que o projeto visa promover a interseção entre a música e os pontos turísticos do Estado do Tocantins.” Por meio de uma série de concertos musicais, realizados pela Orquestra Viva Música, em locais históricos e paisagísticos, buscamos estimular o turismo cultural e destacar a riqueza cultural e natural da região”, adianta.
Concerto em Dianópolis
Sábado, 18
Horário – A partir das 20 horas
Local – Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Entrada Franca
Cronograma
Palmas – 25/05
Natividade – 29/05
Porto Nacional – 08/06
Mateiros – A definir
Ficha Técnica
Direção artística e musical: Bruno Barreto
Coordenação administrativa: Maxley Morato
Produção executiva: Eduardo Andrade
Coordenação geral: Fábio Bruniel
Coordenadora de Comunicação: Cinthia Abreu
Gestão de mídias sociais: Helaine Silva
Filmmaker: Marcelo Lopes e Silva e Rafael Motta
Intérprete de Libras: Thallyta Teixeira
Técnico de Som: Daniel Mangaba
Orquestra Viva Música
Maestro e saxofone tenor – Bruno Barreto
Saxofone alto – Lucas Fernandes
Saxofone alto e clarineta – Gutenberg Nicácio
Saxofone tenor e flauta transversal – Wallas Alves
Saxofone barítono – Gilberto Gonzaga
Trombone – Emmanoel Cruz
Trombone – Kayo Bruno
Trombone – Gabriel Cândido
Trompete – Sidney Victor
Trompete – Wedison Monteiro
Trompete e trompa – Wilton Monteiro
Contrabaixo elétrico – Felipe Araújo
Guitarra e violão – Iogo Landinho
Bateria/percussão – Matheus Les
Piano – Anderson Cleyton