Governo do Brasil
Carlos Lupi deixa Previdência e Lula nomeia Wolney Queiroz
Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência e Lula nomeia Wolney Queiroz como novo titular. Mudança será oficializada no Diário Oficial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta sexta-feira, 2 de maio, o pedido de demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A entrega do cargo ocorreu durante audiência no Palácio do Planalto.
Para ocupar a função, o presidente convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta e nome de confiança dentro do governo. A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.
Mudança no comando da Previdência
Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, ocupava o ministério desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023. Seu nome foi escolhido como parte das negociações para ampliar a base de apoio do governo no Congresso. Apesar disso, sua gestão foi marcada por críticas à lentidão na modernização dos serviços previdenciários e pela dificuldade de articulação com outras áreas da Esplanada.
A saída de Lupi ocorre em um momento de reavaliação da presença do PDT no governo federal. Internamente, havia pressão para que o partido demonstrasse maior independência em relação ao Palácio do Planalto, principalmente após divergências em votações importantes no Congresso.
Quem é Wolney Queiroz
Natural de Caruaru (PE), Wolney Queiroz foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos e líder do PDT na Câmara. Com trânsito fluido entre diferentes alas do partido e boa interlocução com a equipe econômica, ele vinha atuando como articulador de políticas de modernização da Previdência desde que assumiu a secretaria-executiva do ministério.
Sua nomeação é vista como uma forma de preservar a continuidade administrativa da pasta, enquanto o governo redesenha a participação do PDT no primeiro escalão.
A posse de Wolney Queiroz deve ocorrer nos próximos dias, com a expectativa de acelerar pautas ligadas à digitalização de serviços, revisão de benefícios e integração de dados entre órgãos públicos.