Portal Jaciara Barros

Casa de Memória de Lajeado abre as portas com exposição inédita sobre arte rupestre

Casa de Memória de Lajeado abre as portas com exposição inédita sobre arte rupestre
Ascom Secult/Governo do Tocantins

A Casa de Memória de Lajeado, museu recém-inaugurado no município, prepara-se para receber sua primeira exposição nesta segunda-feira, 10. Intitulada “Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado”, a mostra será aberta ao público na tarde desta segunda-feira, a partir das 14h30, e promete destacar a riqueza arqueológica e cultural da região. O local ficará aberto até 31 de março de 2025, com entrada gratuita.

A iniciativa é parte de um projeto maior, desenvolvido pelo Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nuta/Unitins), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O projeto, que começou em maio de 2023, tem como objetivo mapear e avaliar o estado de conservação dos sítios arqueológicos rupestres da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, um patrimônio cultural e ambiental importante para a história da região.

A exposição “Ecos da Serra” traz uma seleção de registros fotográficos que retratam painéis rupestres e o contexto ambiental em que estão inseridos. As imagens foram resultados de trabalhos de campo realizados ao longo da iniciativa e mostram a beleza, o potencial arqueológico e ainda os desafios enfrentados para conservá-los. A programação de abertura inclui ainda palestras no Centro de Artesanato Poeta José Gomes Sobrinho, que abordarão temas como a importância da preservação ambiental e cultural da APA Serra do Lajeado, além da relação com as comunidades locais.

A visitação será aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e promete atrair estudantes, turistas e moradores interessados em explorar a história, a arte e as tradições de Lajeado e da região.

Inauguração

Inaugurada em setembro de 2024, a Casa de Memórias de Lajeado – Libânia Monteiro Gomesmarca a criação do primeiro museu da cidade. O local foi idealizado pela professora Maria das Graças Gomes Monteiro e tem como objetivo preservar, transmitir e divulgar a cultura local.

O casarão, construído em 1947 e antiga residência da família de Maria das Graças, abriga parte da mobília e utensílios originais, além de exposições que retratam a história do município, desde o período pré-colonial até a emancipação. A visitação ao museu é sem fins lucrativos e aberta ao público

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *