Casa e Decoração
CASACOR Tocantins: “Conexão Transumância” Ronan Gonçalves — ROGO

A exposição “Conexão Transumância” do artista plástico goiano, Ronan Gonçalves — ROGO, relaciona o fenômeno natural climático com a eterna busca do ser humano a um espaço de melhores condições de vida. A exposição tem como objeto de estudo o ser humano/natureza, abordando diferentes modalidades artísticas como: desenho, pintura, foto-performance, objeto/arte e arte híbrida.
Entre os estilos presentes na exposição, destacam-se o surrealismo e o futurismo numa abordagem contemporânea. Um dos pontos principais das obras expostas são os elementos regionais, que refletem sobre o clima tropical sazonal, a vegetação do cerrado e suas paisagens. A exposição “Conexão Transumância”, busca transmitir a atmosfera do clima tropical, retratando tanto a estação chuvosa quanto a estação seca, por cores vibrantes e representações da natureza em contraste com o ser humano. Ronan Gonçalves — ROGO retrata a flora característica de sua região, com elementos de extrema brasilidade e detalhes que remetem às paisagens típicas do cerrado. A participação do artista ROGO na CASACOR Tocantins é muito significativa, por toda sua contribuição anterior em outras edições da CASACOR pelo Brasil, que agora, de modo mais consolidado, proporciona maior visibilidade e reconhecimento ao seu trabalho. Em edições anteriores, ROGO, criou murais de grafite em locais icônicos da cidade, como o Banheiro Público da Praia da Graciosa e a cúpula do Teatro Fernanda Montenegro.
Para a exposição deste ano, o ateliê ROGO concebeu pinturas com pinceladas vigorosas e delicadas, inserção de: frotagem, colagem, monotipia e outras formas de criações de marcas pictográficas para retratar a transformação da paisagem viva da natureza. As obras de ROGO apresentam expressões da natureza e do ser, utilizando-se de cores vibrantes e formas orgânicas. As técnicas utilizadas por ROGO em suas pinturas são marcadas pelo uso de pinceladas precisas e dramáticas, que destacam a textura e a composição das cores. Essas técnicas conferem vida e dinamismo às obras, transmitindo a energia da natureza que tem encantado diferentes públicos em suas exposições ao longo de sua carreira, ou seja, a exposição também explora o uso inventivo de cores no território da arte, trazendo diferentes abordagens e significados para cada tonalidade. A paleta de cores utilizada pelo artista ROGO reflete a exuberante biodiversidade do cerrado, com tons intensos de verde, amarelo, vermelho e laranja, representando a vegetação borbotoante e as cores do pôr do sol sobre bioma local. O surrealismo, um dos estilos característicos na exposição, apresenta as cores de forma não convencional, muitas vezes com tonalidades contrastantes.
Os artistas surrealistas como Joan Miró, Max Ernst e Ismael Nery exploram a combinação de cores inusitadas, criando composições que desafiam a lógica e a realidade. Já o futurismo, outro movimento influente na exposição “Conexão Transumância”, utiliza cores feitas com base em tons fortes, metalizados e holográficos, como roxo, verde e azul. A paleta é definida para instigar e mexer com mais de um sentido, para representar a velocidade e a dinâmica da vida “moderna”. As obras futuristas exploram a relação entre o movimento e a cor, transmitindo uma sensação de energia e transformação. Ambos os estilos (surrealista e futurista) influenciam diretamente a arte contemporânea que abrange uma variedade de abordagens, permitindo uma ampla gama de cores. Nesse contexto, os artistas contemporâneos criam suas cores de forma livre e experimental, explorando diferentes combinações e possibilidades para transmitirem suas expressões por meio da arte.
A história da CASACOR Tocantins também se conecta com a evolução da arte ao longo do tempo, desde sua primeira edição, a exposição tem buscado ser um espaço de experimentação e inovação artística, reunindo artistas renomados e emergentes de diferentes estilos e movimentos. A CASACOR Tocantins tornou-se um importante palco para a arte contemporânea na região, promovendo a valorização e a difusão das expressões artísticas locais e nacionais de visibilidade mundial. Assim, a exposição “Conexão Transumância” da CASACOR Tocantins, não somente busca retratar a natureza e suas características regionais, mas também evidencia a importância das cores na arte, proporcionando múltiplos diálogos artísticos entre diferentes mídias, suportes e modalidades da arte que através da combinação única do artista Ronan Gonçalves — ROGO aborda a temática naturalista, a expressividade das cores e oferece uma experiência visual/sensorial enriquecedora, convidando os visitantes a contemplarem, refletirem e discutirem a relação da natureza e o ser sobre a perspectiva da arte.
Curador/textual: Clóvis Masson (artista visual)
Casa e Decoração
Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação

A marca Evviva Goiânia, referência nacional em móveis planejados de alto padrão, inaugura nesta quinta-feira, 03 de julho, um novo showroom no Setor Marista, Goiânia. A nova fase apresenta inovações, lançamentos e uma gestão voltada para excelência e sofisticação no segmento moveleiro.
Tecnologia e design de ponta
Destaques do novo espaço incluem a linha Leggera e a Ino D.O.C, marcada por leveza, transparência e aço inoxidável. A Evviva aposta em automação industrial para garantir máxima qualidade nos processos e projetos personalizados.
Visão de futuro e tradição
Presente internacionalmente, a Evviva pertence ao Grupo Bertolini e investe em design exclusivo e atendimento qualificado. Com mais de 20 anos de história, a marca se consolida pela inovação e relacionamento de confiança.
Sobre a Evviva Goiânia
Com showroom no Setor Marista, a loja fortalece sua presença no mercado goiano, conectando tecnologia, elegância e compromisso com o cliente.
Instagram: @evvivagoiania
Site: www.evviva.com.br
Serviço
- Showroom Evviva Goiânia
- Inauguração: 03 de julho
- Local: Setor Marista, Goiânia-GO
- Evento exclusivo para convidados
Casa e Decoração
Artista de Taquaruçu leva sua arte e suas cores para o maior festival de Arte Naif do Brasil

O Tocantins será muito bem representado no VI Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que acontece a partir desta quinta-feira,29, na cidade de Guarabira, na Paraíba, conhecida como a capital brasileira da Arte Naif.
E quem carrega essa missão cheia de cores e muito talento é a artista Carminha, mineira de nascimento, mas tocantinense de coração, que vive produz há 20 anos no distrito de Taquaruçu, em Palmas.
O Festival pretende reunir 95 artistas, sendo 72 brasileiros de 16 estados e do Distrito Federal, além de 23 estrangeiros. E não é só exposição, não! Tem premiaçãodois prêmios de R$ 7 mil, cinco de R$ 2 mil e cinco menções honrosas. Depois de Guarabira, as obras seguem viagem para Recife, Natal, Fortaleza e Brasília.
Artista apaixonada pelo Tocantins
Apaixonada pela estética Naif desde 2017, quando participou da Bienal Internacional de Arte Naif, em Socorro (SP), Carminha não parou mais. Suas telas, cheias de vida, detalhes e histórias, já passaram por importantes exposições, como a Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba (SP), onde ganhou destaque com a obra Casamento das Flores, e no IV FIAN, em 2022, quando recebeu Menção Honrosa com Legados de Tarsila. Mas engana-se quem acha que é só natureza, tradição e religiosidade que ela leva para suas obras. Este ano, Carminha chega ao festival com duas criações que fazem todo mundo pensar: Monofobia e Selfitis.
Ambas falam sobre um mundo bem diferente daquele das casinhas coloridas e da vida simples — é o universo das telas, do vício no celular, do medo de ficar offline e do desejo incontrolável de postar selfies para preencher vazios. Carminha é autodidata, dona de um olhar sensível e, claro, muito colorido.
Suas obras já estão em galerias e museus pelo país, como Guarabira (PB), Paraty (RJ) e várias cidades de São Paulo. E, claro, sempre levando um pedacinho de Taquaruçu, do Tocantins e das histórias que cruzam seu caminho.
O Festival
O festival, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Caixa Residencial e Caixa Cultural, celebra a riqueza e a força da Arte Naif, reunindo obras de 15 países e 19 estados brasileiros. O resultado da seleção foi divulgado no último dia 10 de maio, após análise criteriosa de mais de 220 inscrições, das quais foram escolhidas 95 obras, 15 a mais do que o previsto inicialmente no edital.
Casa e Decoração
“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
Projeto criado pelo arquiteto Tom Reis vence o concurso Soul Brasil e se torna símbolo do design tocantinense

O Tocantins agora tem uma luminária que representa sua identidade. O projeto “Areias do Jalapão”, criado pelo arquiteto Tom Reis, foi o vencedor do concurso Soul Brasil – Edição Tocantins, promovido pela Metaldomado em parceria com a loja My Leds, de Palmas. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (27), durante uma live no Instagram da marca, que mobilizou o público na torcida pelo resultado.
Inspirada nas dunas douradas do Jalapão e nas comunidades quilombolas da região, a luminária carrega em sua essência a identidade, a força e a beleza do Tocantins. O design mistura formas orgânicas, mármore ondulado, cúpula translúcida e detalhes metálicos que remetem ao capim dourado – símbolo da economia criativa do estado.
“Ter meu projeto escolhido para representar o Tocantins é uma emoção que não cabe em mim. É mais que um prêmio, é a confirmação de que olhar para as nossas raízes, para nossa cultura, e transformar isso em design, faz sentido. É sobre pertencimento, valorização e representatividade. Que essa luminária leve um pedaço do nosso Tocantins para muitos lares”, celebrou o arquiteto Tom Reis, autor da peça vencedora.

“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
O concurso Soul Brasil é uma iniciativa que valoriza a diversidade cultural e arquitetônica do país, desafiando arquitetos e designers a criarem luminárias inspiradas em suas origens. A partir de agora, a luminária “Areias do Jalapão” será produzida e comercializada em todo o Brasil pela Metaldomado, tornando-se um símbolo do Tocantins para além das fronteiras do estado.
Para o empresário Danilo Brentini, CEO da loja My Leds, a escolha do público reforça o quanto o design com identidade tem força e significado. “O que aconteceu aqui vai além de um concurso. É um movimento de valorização da nossa cultura, da criatividade do nosso povo e da potência que o Norte tem para entregar ao Brasil. O projeto do Tom emociona, encanta e representa com maestria o Tocantins”, destacou.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Palmas3 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras
-
Entretenimento3 dias atrás
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas