Governo do Tocantins
CBMTO realiza formatura de 28 militares no Curso de Atividades Técnicas
A capacitação teve foco na realização de vistorias técnicas visando a segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco do Estado
Na manhã desta sexta-feira, 19, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) realizou a formatura do Curso de Atividades Técnicas (CAT/2024), no auditório do Quartel do Comando-Geral da Corporação, em Palmas.
Ao todo, 28 militares concluíram o curso, que teve duração de 45 dias, e os capacitou para realizarem análises e vistorias técnicas visando a segurança contra incêndio e emergência nas edificações e áreas de risco do Estado do Tocantins, expandindo a qualificação dos serviços administrativos e operacionais necessários à funcionalidade das atividades técnicas no CBMTO (SESTEC).
“As inspeções técnicas em edificações e áreas de risco são uma das importantes atribuições do Corpo de Bombeiros Militar no contexto da segurança pública. Desse modo, para que a prestação do serviço à sociedade seja cada vez mais célere e eficiente, o aprimoramento técnico-profissional do bombeiro militar vistoriador tornou-se fundamental. Parabéns aos organizadores deste importante curso, e principalmente, aos profissionais que realizaram essa capacitação e agora estão aptos a prestar um serviço de excelência à sociedade”, enfatizou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar.
As aulas foram ministradas na Academia de Formação de Bombeiros Militar do Tocantins (AFBM), em Palmas.
“Foram trabalhadas disciplinas voltadas para análise, vistoria e fiscalização de edificações e áreas de risco, bem como ferramentas de sistemas que são utilizadas dentro do Corpo de Bombeiros, a exemplo do sistema Prevenir. E o resultado alcançado foi um sucesso, onde todos os alunos formados concluíram com êxito, e serão redistribuídas nas unidades de origem do Estado inteiro para que possam repassar esses conhecimentos e ter uma qualidade maior na execução das atividades técnicas no CBMTO”, comemorou o comandante de Atividades Técnicas (CAT), coronel Thiago Franco de Santana.
“Para mim, o mais importante foi aprofundar o conhecimento a respeito das normas ativas e ter a oportunidade de aplicar na prática, fazendo análise de projetos e vistorias, tendo um conhecimento sobre todo o processo, desde a parte de legislação até a parte do vistoriador na rua “, destacou o aluno e Aspirante a Oficial, Aécio Reis de Carvalho.