ALETO
CCJ aprova MP que cria Serviço de Atendimento ao Cidadão

Nesta terça-feira, 22 de agosto, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou uma série de propostas de significativa relevância para o estado. Dentre elas, destaca-se a aprovação da Medida Provisória (MP) nº 18/23, que institui o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Pronto) no âmbito do Poder Executivo, vinculado à Secretaria da Administração.
O intuito do novo órgão, conforme detalhado na mensagem encaminhada à Assembleia, é promover a modernização da estrutura administrativa do governo e simplificar o acesso dos cidadãos a informações e serviços públicos.
A tramitação do projeto foi marcada por um período de análise requerido pelos deputados Júnior Geo (PSC) e Jorge Frederico (Republicanos) na semana anterior. O deputado Júnior Geo, em seu parecer, recomendou a rejeição da medida. Sua argumentação se baseou na alegação de que o texto geraria despesas e que não havia sido disponibilizado aos deputados um levantamento do impacto financeiro e orçamentário da MP.
Apesar do parecer contrário de Júnior Geo, a comissão optou por aprovar o parecer favorável elaborado pelo deputado Nilton Franco (Republicanos). O processo foi, em seguida, encaminhado para a Comissão de Finanças para continuidade da avaliação.
Além disso, também foi aprovado um projeto de lei proposto pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), que aborda o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos quadros auxiliares da instituição.
A iniciativa propõe a inclusão de novas especialidades ao cargo analista ministerial especializado, como administração de banco de dados, administração de infraestrutura de tecnologia da informação, administração e segurança de redes, arquitetura e urbanismo, e arquivologia.
A aprovação do parecer favorável emitido por Nilton Franco conduziu o projeto à Comissão de Finanças, onde seguirá em análise.
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional Cavalgada da Independência, em São Miguel do Tocantins. O evento está na 22ª edição, sendo um dos maiores da região do Bico do Papagaio.
Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
-
Social5 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social5 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Governo do Tocantins22 horas atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Governo do Tocantins21 horas atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação