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Censo 2022: com operação histórica, IBGE aponta mais de 20 mil indígenas no Tocantins

IBGE divulga primeiros dados do universo indígena no Censo 2022, realizando mudanças metodológicas para melhor capturar o pertencimento étnico.

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Na sequência de divulgações dos resultados do Censo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra os primeiros dados do universo indígena do país. O local escolhido para a apresentação foi o Theatro da Paz, em Belém, devido a sua importância para a cultura amazônica.
O Censo 2022, em relação ao de 2010, que foi o primeiro a retratar a população indígena, trouxe inovações e mudanças metodológicas na investigação. Houve consulta livre, prévia e esclarecida com esta população para pensar que transformações poderiam ocorrer para melhorias na captura do pertencimento étnico indígena.
Para isso, foi discutida, primeiramente, a cartografia censitária. Identificar todos os agrupamentos e áreas indígenas para serem percorridas. Foram necessárias novas metodologias incorporadas à base territorial do IBGE para realizar as diferentes operações e captar a diversidade presente.
Em relação aos questionários, foi seguido o princípio da autodeclaração, que segue parâmetros internacionais e os que a legislação nacional põe. A pergunta “Você se considera indígena?” foi levada para fora das terras indígenas, mas não abrindo amplamente. Isso levou a uma reflexão em cima da base territorial do órgão. O questionamento foi, de fato, levado a todas as localidades indígenas. Quando a pessoa estava nos locais, mas não se autodeclarava indígena no quesito de cor ou raça, a pergunta aparecia.
As diferenças culturais e étnicas surgiram na coleta do Censo 2010. Por isso, em 2022, o IBGE criou um treinamento diferenciado para todos os que adentraram nas localidades indígenas, como acesso, transição pelos locais e respeito das normas e condutas.
Foi preciso a sensibilização dentro das próprias localidades para as lideranças entenderem a importância do Censo 2022 coletar informações. Por isso, o IBGE direcionou materiais para os locais como folders, banners, cartazes e promoveu entrevistas para diferentes meios de comunicação de indígenas falando da relevância do levantamento, para gerar identificação.
O planejamento para as localidades serem integralmente percorridas foi de grande valia. Além da preparação interna, foi preciso firmar parcerias com outras instituições para a realização da operação, seja com logística ou com apoios materiais. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), por exemplo, publicou a Portaria nº 510, exclusiva para a cessão de funcionários para o Censo e, também, teve a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), com importantes informações para a coleta.
O desenho de uma metodologia adaptada para os povos indígenas de recente contato foi outro fator da evolução entre pesquisas. São locais onde os indígenas têm uma maior autonomia dentro do seu próprio grupo. Para isso, nos estados que tinham população nesta condição, foi necessário contar com apoio das Frentes de Proteção Etnoambiental para contato quando eles tinham algum tipo de organização representativa. Indígenas em situação de abrigo também tiveram um olhar adaptado do IBGE para que não ficassem de fora do Censo 2022.
Deslocamento por trilhas, acessos fluviais, acessos aéreos por avião e helicóptero foram feitos, de acordo com a possibilidade para adentrar os territórios. O apoio de guias (guia comunitário, guia-intérprete e guia institucional) foi essencial para percorrer, por vezes, grandes distâncias. Após a chegada, reuniões de abordagem foram feitas para esclarecimento do que seria feito e ganhar a confiança daqueles ali residentes.
Para garantir a segurança de todas as informações da coleta e ter a maior cobertura possível, foi montada a sala de situação com a FUNAI. Nela, dúvidas, questionamentos e acompanhamento em tempo real do levantamento eram analisados. Todas as vezes que uma terra indígena apontasse diminuição de 120% em relação ao Censo 2010, o órgão e as equipes locais eram acionadas para verificar a possível existência de erro de cobertura ou se, realmente, menos pessoas estavam residindo ali.
Isso foi importante para entendimento do que estava acontecendo nas localidades, já que foi possível a criação de indicadores de falhas, mas também proporcionou uma análise geográfica baseado nos sistemas do IBGE, dos pontos de coordenadas dos domicílios.
Pessoa indígena, localidade indígena e terra indígena oficialmente delimitada
Para o IBGE, indígenas são as pessoas que se autodeclaram indígenas ou índias. Essa classificação se aplica aos indígenas que vivem em terras indígenas ou fora delas.
As localidades indígenas que foram definidas para o Censo 2022 são as que compõem o conjunto das Terras indígenas oficialmente delimitadas (aquelas que contam com alguma delimitação formal da FUNAI), dos agrupamentos indígenas (Conjunto de 15 ou mais indivíduos indígenas, em uma ou mais moradias espacialmente contíguas, vinculados por laços familiares ou comunitários) e das demais áreas de conhecida ou potencial ocupação indígena, localizadas em áreas urbanas ou rurais, podendo ser no entorno das terras e dos agrupamentos.
Este trabalho contou com a cartografia censitária colaborativa, com apoio dos indígenas, instituições parceiras e também de imagens orbitais atualizadas. Foi preciso ter cuidado geoespacial pelas singularidades apresentadas nestes territórios. O Mapeia Aldeia apresentou-se como um canal importante nesse processo, já que as lideranças poderiam, nele, enviar mensagens instantâneas com as coordenadas e era feita a incorporação no mapeamento, tornando a operação do Censo 2022 diferenciada e ampliando a possibilidade de declaração étnica dos informantes.
População indígena no Tocantins é de 20 mil pessoas
De acordo com o Censo 2022, o estado contou com exatos 20.023 indígenas vivendo em seu território, o que representa 1,32% da população total. Em números totais, o Tocantins ocupa a 19ª colocação entre Unidades da Federação já, proporcionalmente, o estado sobe para a 9ª posição no ranking. O Brasil tem 0,83% de sua população indígena, ou seja, 1.693.535.
Na análise desses dados, o levantamento mostrou que 18.735 (93,5%) pessoas se consideraram indígenas por cor ou raça e 1.288 (6,5%) se considerou indígena.
Em relação ao local que vivem, 15.213 (75,9%) estão em terras indígenas e 4.810 (24,0%) fora delas. A média no estado é maior que no Brasil, onde 36,7% vivem em territórios do tipo e 63,2% não. Em relação aos outros estados, o Tocantins ficou em 2º lugar, atrás apenas do Mato Grosso, com 77,3%.
125 municípios tocantinenses possuem população indígena
O Censo apontou que grande parte dos municípios tocantinenses possui pelo menos uma pessoa autodeclarada indígena. Seis cidades têm mais de mil indígenas no número total. Confira as dez primeiras posições classificadas da maior para a menor população dentre elas.
1- Tocantínia – 4.086
2- Goiatins – 2.650
3- Tocantinópolis – 2.352
4- Lagoa da Confusão – 2.340
5- Formoso do Araguaia – 1.633
6- Itacajá – 1.195
7- Pium – 983
8- Gurupi – 802
9- Palmas – 645
10- Maurilândia do Tocantins – 483
Em relação à proporção na população total dos municípios, as maiores correspondem a Tocantínia (54,8%), Goiatins (21,3%), Itacajá (17,5%), Maurilândia do Tocantins (15,6%) e Lagoa da Confusão (15,3%).
No Tocantins, 12 municípios tem indígenas vivendo em terras indígenas, enquanto nos 125 apontados com indígenas tem população vivendo fora delas.
Parque do Araguaia é a Terra Indígena com maior população do estado
São onze as áreas comparáveis entre os Censos 2010 e 2022 no Tocantins. Vale ressaltar que os parâmetros de comparabilidade foram aplicados nas Terras Indígenas abaixo.
Foto ilustrativa referente ao tema abordado

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Nas terras Taego Ãwa e Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna foram contadas as populações apenas no Censo de 2022. Elas tiveram, respectivamente, 210 e 57 pessoas residentes, sendo uma indígena na primeira e 41 na segunda.
Média de moradores em domicílios com pelo menos um indígena no Tocantins é maior que a nacional
Os domicílios particulares permanentemente ocupados por um morador indígena no Tocantins foi de 5.772, o que representou 24.462 pessoas, ou seja, a média de moradores no estado foi de 4,24 em cada um deles. Essa média foi maior que a do país, apontada como 3,64 pessoas.
Se levarmos em consideração o mesmo tipo de domicílio, só que em terras indígenas, a média de moradores em cada um deles dispara. São 4,99, pois o Censo 2022 apontam 3.198 domicílios nestes locais e 15.971 pessoas residindo neles. No Brasil, são 4,41.
O IBGE mostra, ainda, a média de moradores indígenas em domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador indígena no estado, que foi 3,45. O número de indígenas nestes locais chegou a marca de 19.933.

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Cultura

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Tocantins em Concerto, Goiânia, Viva Música, Petrobras, Bruno Barreto, Laços culturais, Cerrado, Música e poesia, Cultura Tocantins, Maceió, turnê nacional”

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Foto Marcelo Les
Foto Marcelo Les

Goiânia (GO) — Uma travessia sonora entre dois estados irmãos marcou a apresentação do Tocantins em Concerto, realizada na noite de sexta-feira, 24 de outubro, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). O espetáculo, promovido pela Associação Viva Música com patrocínio da Petrobras via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, encantou cerca de 200 pessoas, entre professores, estudantes e músicos.

Música, Cerrado e emoção em cena

O som leve e potente dos artistas da Viva Música, somado à poesia de Braguinha Barroso, Dorivã, Juraildes da Cruz e Lucimar, transformou o palco em uma celebração de união e identidade. A fusão entre música clássica e o cancioneiro popular emocionou o público, que sentiu a energia do Cerrado pulsando em cada nota e verso.

Sob a regência do maestro Bruno Barreto, a Orquestra Viva Música conduziu uma noite marcada por pertencimento e conexão. “Estar em Goiânia, onde me formei músico, é como tocar em casa. Tocantins e Goiás compartilham o mesmo sotaque do Cerrado, uma forma única de sentir o mundo”, destacou o maestro.

Depoimentos e conexões afetivas

A vice-diretora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Flávia Cruvinel, descreveu o concerto como uma experiência de sutileza e emoção. “Foi um espetáculo lindo, poético e cheio de alma. A fusão entre música popular e Big Band foi encantadora.”

Para a atriz e agrônoma indigenista Maria Clara Novais, que morou no Tocantins, a noite foi de saudade e orgulho. “Chorei várias vezes. Foi emocionante reviver essas canções e sentir a conexão entre nossos estados. Tocantins e Goiás são irmãos de alma, compartilhamos o mesmo pôr do sol e agora a mesma música.”

O músico e professor Écio Duarte também celebrou o simbolismo do encontro. “Foi um espetáculo poético e emocionante. É lindo ver a arte reunir amigos e reafirmar nosso pertencimento coletivo.”

A música como ponte cultural

Mais do que um espetáculo, o Tocantins em Concerto se consolidou como ponte cultural entre estados. As fronteiras geográficas se dissolveram em música, revelando o poder da arte de unir, emocionar e preservar memórias. “A música é o que nos une, um gesto de afeto e memória viva”, destacou novamente o maestro Bruno Barreto.

Próximas paradas: do sertão ao litoral

Após a calorosa recepção em Goiânia, a turnê segue para novas cidades, levando sua sonoridade do coração do Brasil ao litoral nordestino. A próxima apresentação ocorre em Maceió (AL), no Teatro Marista, com entrada franca, seguida de Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Além dos concertos, o projeto promove oficinas para jovens músicos, atividades inclusivas e interpretação em Libras, ampliando o acesso à arte. Cada cidade recebe ações educativas e de acessibilidade cultural voltadas a crianças e jovens com espectro autista.

Serviço

Espetáculo: Tocantins em Concerto

Realização: Associação Viva Música

Patrocínio: Petrobras / Lei Rouanet / Ministério da Cultura

Local: Teatro Marista – Maceió (AL)

Data: 23 de outubro de 2025 – 20h

Entrada: Franca

Próximas apresentações: Rio Branco (04/11) e Porto Velho (07/11)

Ficha técnica

  • Projeto: Tocantins em Concerto
  • Direção musical: Maestro Bruno Barreto
  • Realização: Associação Viva Música
  • Patrocínio: Petrobras / Lei Rouanet / Ministério da Cultura
  • Editoria: Cultura
  • Palavra-chave foco: Tocantins em Concerto
  • Crédito da imagem: Viva Música

Tocantins em Concerto segue como um símbolo de integração, arte e pertencimento, mostrando que a música é a linguagem mais poderosa para unir povos, histórias e corações do Cerrado ao litoral brasileiro.

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Cultura

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

O videoclipe ‘Atômico’, dirigido por Nival Correia e interpretado por Chico Chokolate, transforma o amor em metáfora de destruição e renascimento com estética poética e intensa.

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Wilson Bello e Raquel Silva/ Divulgação
Wilson Bello e Raquel Silva/ Divulgação

Palmas (TO) — Explosões de sentimentos, ruínas, fogo e poesia. Assim nasce o videoclipe “Atômico”, uma narrativa audiovisual que transforma o amor em metáfora de destruição e renascimento. Dirigido por Nival Correia e interpretado pelo cantor e compositor Chico Chokolate, o projeto mergulha nas profundezas de uma tragédia romântica moderna, onde a arte surge como resistência diante do caos.

Amor, destruição e renascimento

Inspirada em uma das canções mais intensas de Chico — escrita há 30 anos pelo poeta e jornalista Ronaldo Teixeira —, “Atômico” é uma ode à dualidade humana. A música, concebida em meio à dor amorosa, carrega o peso simbólico das explosões de Hiroshima e Nagasaki, traduzindo o amor como força devastadora, mas também regeneradora. No clipe, essa energia se manifesta em uma estética visceral: fumaça, sucata, fogo e corpo se misturam para dar forma àquilo que é ao mesmo tempo destruição e criação.

“É um trabalho sobre ruínas, mas também sobre recomeços. Os cenários e elementos não foram escolhidos pela beleza, mas pela carga simbólica — são lugares e imagens que já viram o desgaste do tempo, mas ainda carregam vida. Exatamente como o amor.” — Nival Correia, diretor

Arte como resistência

Durante dois dias intensos de gravação, a equipe da Spatium Audiovisual transformou fragmentos de ferro e memória em matéria poética. Cada plano foi pensado como uma pintura em movimento, com fotografia intensa e uso expressivo de luz, sombra e cor. O resultado é uma experiência visual que alterna o calor e a frieza, a explosão e o silêncio, em perfeita sintonia com a emoção da canção.

Chico Chokolate, artista com mais de 45 anos de trajetória, interpreta com força e vulnerabilidade a dor e o renascimento de quem ama. Reconhecido por unir o popular e o poético, ele vive um momento de reinvenção artística, revisitando uma obra que marcou sua carreira sob uma nova perspectiva. “Essa música fala sobre destruição, mas também sobre esperança. É sobre se permitir sentir e se reconstruir — como artista, como pessoa e como sociedade”, afirma o cantor.

Um olhar sobre o que sobrevive

O videoclipe foi contemplado pelo Edital nº 25/2024 – Projetos Culturais da Região Sul (Lei Aldir Blanc) e representa mais que uma produção audiovisual: é uma reflexão sobre a condição humana e a capacidade da arte de transformar dor em beleza. Entre as brasas do amor e as ruínas do tempo, “Atômico” propõe um olhar sobre o que sobrevive quando tudo parece ter sido destruído.

O elenco reúne Sara Gomes (Leoa do Norte), Monaliza Rabêllo, Felipe Trindade e Mel Terra, que dão corpo e emoção à trama de amores intensos, perdas e renascimentos. A equipe técnica, formada majoritariamente por profissionais tocantinenses, assina um trabalho marcado pela expressividade e pela entrega criativa.

Ficha Técnica – Videoclipe “Atômico”

  • Direção: Nival Correia
  • Produção Executiva: Maria Clara
  • Direção de Produção: Raquel Silva
  • Assistente de Produção Executiva: Maria Laura
  • Still: Wilson Bello
  • Direção de Arte: Érika Mariano
  • Assistência de Arte e Produção de Objetos: Dora Maria
  • Figurino e Assistência de Arte: Lais Paz
  • Caracterização e Maquiagem: Isabela Bernardes
  • Produção de Fogos: James Gomes
  • Aderecista: Arthur Lunar
  • Fotografia: Ernesto (Diretor de Fotografia), Breno Vargas (Gaffer), André Rodrigues (1º Assistente e Operador de Câmera)
  • Elenco: Chico Chokolate, Sara Gomes, Monaliza Rabêllo, Felipe Trindade e Mel Terra
  • Produção: Spatium Audiovisual
  • Fotos: Wilson Bello e Raquel Silva / Divulgação

Lançamento e expectativa

Atualmente em fase de pós-produção, “Atômico” tem lançamento previsto para as próximas semanas nas plataformas digitais. A obra promete ser um marco na videografia musical tocantinense, unindo cinema, performance e poesia visual em uma narrativa que fala sobre amor, caos e renascimento.

“Atômico é sobre resistência. É o caos que vira arte. É o amor que queima, mas ilumina.” — Nival Correia

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Cultura

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

A atriz Bell Gama lança o projeto Cena Dramática, que seleciona estudantes da rede pública do Tocantins para atuar com artistas profissionais do teatro local.

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Daniel Leão/ Divulgação
Daniel Leão/ Divulgação

Palmas (TO) — A atriz Bell Gama anunciou a abertura das inscrições para o projeto Cena Dramática, uma iniciativa que promete emocionar o público ao reunir, no mesmo palco, artistas consagrados do teatro tocantinense e estudantes da rede pública de ensino com aptidão para as artes cênicas. As inscrições estão abertas até 25 de outubro e podem ser feitas por meio do formulário disponível na bio do Instagram @bellgamaoficial.

Imersão artística e descoberta de novos talentos

Voltado a estudantes a partir de 16 anos, o projeto oferece uma oportunidade única de vivência cênica e aprendizado com artistas experientes. Serão selecionados três jovens promessas do teatro tocantinense, com perfis distintos:

  • 🎭 1 estudante negra com vivência em dança afro e balé clássico;
  • 📖 1 estudante branca com aptidão para leitura dramática;
  • 🎬 1 estudante negra (perfil a ser definido pela equipe do projeto).

Mais do que um espetáculo, o Cena Dramática é um reencontro afetivo com a história do teatro local. A proposta nasceu do desejo de celebrar os 20 anos da histórica Oficina de Leitura Dramática ministrada pela atriz Fernanda Montenegro em 2003, em Palmas (TO), que marcou uma geração de artistas e transformou o cenário cultural tocantinense.

Memória, arte e afeto

“O Cena Dramática é um tributo à memória artística do Tocantins e, ao mesmo tempo, um convite para o futuro. Queremos que jovens estudantes descubram o poder transformador do teatro, assim como nós descobrimos há 20 anos.” — Bell Gama

Com quatro apresentações programadas, o projeto mistura emoção, poesia e identidade cultural, reunindo intérpretes renomados e novos talentos, reafirmando o compromisso do teatro tocantinense com a formação e o incentivo a novas gerações.

Acessibilidade e inclusão

Todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à cultura no Tocantins.

Lei Paulo Gustavo e incentivo à cultura

O Cena Dramática é realizado pela atriz Bell Gama com patrocínio da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura. A iniciativa integra as ações que estão fortalecendo a produção artística regional, impulsionando a economia criativa e revelando novos talentos.

Serviço | Projeto Cena Dramática

Inscrições: até 25 de outubro
Formulário: disponível na bio do Instagram @bellgamaoficial
Público-alvo: estudantes da rede pública a partir de 16 anos
Acessibilidade: apresentações com tradução em Libras

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