conecte-se conosco

Tocantins

Censo 2022 mostra que 43% da população quilombola tocantinense tem menos de 25 anos

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
De acordo com a nova divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “Censo Demográfico 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade, segundo recortes territoriais específicos: Resultados do universo”, os quilombolas no estado do Tocantins, em sua maioria, são pessoas de até 24 anos, sendo 5.632 (43,0%) dos 13.077 apontados pelo Censo.
Dentre as faixas de idade, os que possuem até 4 anos são 987 pessoas, enquanto a mais populosa dentre todas é a de 15 a 19 anos de idade, com 1.323 quilombolas. Os idosos, de 60 anos ou mais, são 14,1% (1.855), sendo que 17 têm entre 95 a 99 anos e apenas 6 são centenários.
No Brasil, quase 41% (544.829) dos 1,3 milhão de quilombolas têm menos de 25 anos. Quando se fala em pessoas de 60 anos ou mais, eles representam 173.265 brasileiros, o que, na proporção, indica 13,0%. Dos que ultrapassaram a barreira dos 100 anos, foram registradas 495 pessoas no país.
Pela primeira vez na história do Brasil, o Censo 2022 investigou a população quilombola e suas características demográficas, geográficas e socioeconômicas, obtendo informações fundamentais para aprofundar o conhecimento e orientar políticas públicas. “Essa divulgação inaugura toda uma linha de dados e informações inéditas sobre a população quilombola, abrindo uma série de possibilidades no campo da Demografia, da Antropologia e da própria Geografia.  É uma publicação importantíssima para políticas públicas de direitos humanos básicos, pois permite conhecer uma realidade que, até agora, era totalmente desconhecida sobre a população quilombola”, destaca Marta Antunes, coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais.
Marta afirma que perfil etário mais jovem do que o total da população era uma hipótese que já existia entre os pesquisadores e as organizações quilombolas, mas ressalta que a informação oficial em âmbito nacional inexistia.
 
Idade mediana do quilombola tocantinense é de 29 anos
A medida separatriz utilizada para dividir a população em duas partes iguais é a mediana. Ou seja, no caso do levantamento do IBGE, é ela que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população. Sendo assim, no estado ela é de 29 anos, que é a mesma dos quilombolas que vivem fora de territórios quilombolas, e dois anos abaixo da de quem mora em terras quilombolas, que foi de 31 anos. Nacionalmente, o país registrou 31 anos na totalidade, 28 em territórios quilombolas e 31 fora deles.
No recorte de população quilombola que reside em territórios oficialmente delimitados, a mediana mais baixa é a da Ilha de São Vicente, com apenas 19 anos. Já a medida mais elevada encontrada no Tocantins foi em Kalunga do Mimoso, com 42 anos, seguido de Lajeado, com 40. Cocalinho registrou 32 anos, Grotão, 31 e, Barra do Aroeira, com mediana de 24 anos de idade.
Barra do Aroeira representa 46,5% de todos os residentes em territórios quilombolas no estado
O IBGE também divulgou informações a respeito das populações dentro das terras quilombolas. No Tocantins, Barra do Aroeira teve o maior número de pessoas vivendo nestes locais, sendo 885 das 1.903 do estado, o que representou 46,5% do número total. Em seguida, vieram Cocalinho, com 401; Kalunga do Mimoso, que teve 379; Grotão, com 128; Ilha de São Vicente registrou 81 e, Lajeado, 29.
Apesar disso, quando levamos em consideração a proporção de quilombolas que vivem em territórios oficialmente delimitados, Lajeado é a única no estado com 100% de pessoas nesta condição, ou seja, todos os 29 contados pelo Censo se encaixaram no quesito. Cocalinho e Kalunga do Mimoso também tiveram uma porcentagem elevada, já que 388 (96,7%) e 361 (95,2%) habitantes quilombolas residiam, respectivamente, nos locais.
Ilha de São Vicente é a terra quilombola menos habitada por quilombolas no estado, com 8,64% dos dados totais, o que significa apenas 7 pessoas nesta condição.
56,2% dos residentes em terras quilombolas no Tocantins são homens
Ainda de acordo com resultados do Censo, os quilombolas tocantinenses em espaços oficialmente delimitados são, em maioria, homens, sendo 1.070 ante 833 mulheres. Em todos os seis territórios estaduais pesquisados possuem a mesma tendência, sendo que em Grotão tiveram 72 homens e 56 mulheres; Barra do Aroeira, 482 do sexo masculino e 403 do feminino; Kalunga do Mimoso, 239 homens e 140 mulheres; Ilha de São Vicente teve 45 contra 36; Cocalinho, dos 401, 214 eram homens e, Lajeado, a menor em população do estado, registrou 18 homens ante 11 mulheres.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governo do Tocantins

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.

No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.

No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.

De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.

O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).

“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

Ações e programas

O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.

O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.

Atendimento especializado e histórias reais

O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.

A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.

Origem da data

O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.

Mais notícias da editoria Saúde

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!

 

Continue lendo

Governo do Tocantins

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

O governadorLaurez Moreira destacou o excelente trabalho realizado pela corporação e que a prorrogação do concurso reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da segurança pública em todo o estado - Crédito: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Governador Laurez Moreira prorroga por dois anos o concurso do Corpo de Bombeiros do Tocantins, garantindo validade até 2027 e reforçando a segurança pública.

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, assinou nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Decreto nº 7.028, que prorroga por mais dois anos o prazo de validade do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizado em 2023. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, 23, e garante que o certame tenha validade até 2027.

O concurso ofertou 110 vagas para cadetes e alunos-praças e agora terá seu prazo estendido, permitindo o chamamento de novos aprovados. A medida, segundo o governador, reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da segurança pública e com a valorização das instituições militares.

“Nós temos um imenso respeito pelo trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros. Sempre defendi a importância do concurso público e por isso estou prorrogando a validade do último certame, realizado em 2023, por mais dois anos. Essa medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do sistema de segurança pública e o fortalecimento das nossas instituições”, destacou Laurez Moreira.

O subcomandante-geral do CBMTO, coronel Maxuell dos Santos de Souza, também comemorou a decisão, destacando o impacto positivo da prorrogação. “Esse é um ato muito importante e uma oportunidade valiosa, pois o concurso estava prestes a vencer. Sabemos o alto custo de realizar um novo certame e o Corpo de Bombeiros já conta com pessoas aptas. Essa prorrogação representa a possibilidade real de ampliar o nosso quadro de servidores”, afirmou.

Sobre o concurso

O concurso público do CBMTO foi executado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com a prorrogação, o prazo de validade, que se encerraria em 27 de outubro deste ano, passa a vigorar até 2027.

Mais notícias da editoria Tocantins

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!

 

Continue lendo

Tocantins

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Lançamento da campanha Direito de Viver acontece nesta sexta (27), no Hospital de Amor Tocantins.

Hospital de Amor Tocantins lança a campanha Direito de Viver nesta sexta (27), às 15h30, em Palmas, reforçando a solidariedade e o compromisso com a vida.

O Hospital de Amor Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 27 de outubro, o lançamento oficial da campanha “Direito de Viver”, uma ação solidária que mobiliza a sociedade em prol da prevenção, tratamento e assistência a pacientes com câncer. O evento será realizado às 15h30, na sede do hospital, localizada na Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, em Palmas.

A campanha, tradicionalmente promovida pelo Hospital de Amor em todo o país, tem como objetivo arrecadar recursos para manutenção e ampliação dos atendimentos oferecidos de forma gratuita à população. O projeto conta com o engajamento de voluntários, empresas e instituições que acreditam na força da solidariedade e no poder transformador do amor ao próximo.

Durante o lançamento, representantes do hospital e apoiadores da iniciativa irão destacar a importância da colaboração coletiva para fortalecer a rede de apoio à saúde e ampliar o alcance das ações de diagnóstico e tratamento no Tocantins.

Com o lema “Direito de Viver”, a campanha reafirma o compromisso do Hospital de Amor em garantir a todos os brasileiros acesso digno à saúde, com acolhimento, esperança e humanização.

📅 Data: 27 de outubro, às 15h30
📍 Local: Hospital de Amor Tocantins – Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, Palmas-TO.

Mais notícias da editoria Tocantins

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!

Continue lendo
Propaganda

DESTAQUES

Sair da versão mobile