Entretenimento
Centenas de pessoas prestigiam III Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fesp

Centenas de pessoas estiveram presentes de segunda-feira, 27, a quarta-feira, 29, nas dependências do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) para prestigiar a III Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Nesta edição o evento comemorou a primeira década de existência da fundação e trouxe o tema ‘Fesp 10 anos: educação e transformação das práticas em saúde’.
Na programação de quarta-feira, 29, foram realizadas sete mesas temáticas com assuntos relacionados à saúde, tendo convidados especialistas na área.
Os pesquisadores também puderam expor seus trabalhos tanto na modalidade ‘apresentação pôster’ e ‘apresentação oral’ durante a Mostra. É o caso da cirurgiã dentista Ana Paula Sousa Santos, residente da Fesp, que trouxe o resumo ‘Saúde bucal na escola: relato ao longo do tempo’.
“Meu estudo é voltado ao Programa Saúde nas Escolas (PSE), esse programa está relacionado tanto a educação como a saúde, no âmbito odontológico. Fizemos um levantamento, nos anos de 2021, 2022 e 2023 de como está a necessidade de tratamento dessas crianças, avaliamos a condição bucal, realizamos orientações em higiene bucal, escovações supervisionadas, entre outras atividades”, explicou a residente.
A pesquisadora do Qualifica-Ravs da Fesp, Thatiane Graziela dos Santos Biss comentou sobre a visibilidade da III Mostra na divulgação dos trabalhos. “As pessoas não têm dimensão do que é a Fesp e muitos não conhecem o trabalho da fundação, então a III Mostra é a oportunidade em estarmos divulgando esses trabalhos que são de suma importância para a sociedade”.
Já a nutricionista Camila Rodrigues Evangelista Silva ressaltou que além de divulgar seu trabalho, a Mostra permitiu conhecer outros temas. “A Mostra contribui não somente na forma de mostrar o que estamos fazendo ao longo do ano, mas também de aprender com os outros projetos de outras áreas da saúde”.
O evento contou com a palestra magna da abertura na segunda-feira, 27, com a presença da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/SGTES/MS), Célia Regina Rodrigues Gil e com a palestra da superintendente da Escola de Saúde Pública de Araguaína (Espa), Dênia Rodrigues Chagas realizada nesta quarta-feira, 29.
O presidente da Fesp, André Pugliese, comemorou o sucesso do evento. “Fico muito feliz pelo sucesso da III Mostra nesses três dias, tivemos a oportunidade de conhecer trabalhos incríveis produzidos pelos pesquisadores na promoção da saúde, além de contar com um espaço de troca de conhecimento. Agradeço a presença de todos aqueles que colaboraram direta e indiretamente para tudo isso acontecer”.
O evento foi direcionado a profissionais da saúde, pesquisadores e servidores vinculados ao Programa Municipal de Bolsas de Ensino e Pesquisa para Educação para o Trabalho em Saúde, gestores da Fesp e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), residentes, instituições de ensino e pesquisa parceiras e comunidade, para a promoção e discussão de pesquisas e produtos técnico-científicos aplicados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e para a comunidade dos territórios de saúde.
Premiação
Na programação teve a premiação dos três melhores trabalhos apresentados durante a Mostra. Em primeiro lugar ficou a pesquisa ‘Carreta da Saúde Roda-Hans e seu impacto na qualificação dos profissionais de saúde em Palmas: relato de experiência’, da pesquisadora Alessandra Kelle Soares de Sousa.
Em segundo lugar com ‘A Caderneta de Saúde da pessoa idosa como potencializador da integralidade do cuidado na atenção primária de Palmas: um relato de experiência’ de Daliana França de Sousa.
Na terceira colocação ficou o trabalho ‘A importância da estratégia semana do bebê para o fortalecimento da primeira infância em uma USF de Palmas: um relato de experiência’ de Mariana Araújo dos Santos. Outros dez trabalhos receberam menção honrosa.
O encerramento da Mostra contou com apresentação da banda da Guarda Metropolitana de Palmas e do grupo de dança da Universidade da Maturidade (UMA).
Entretenimento
Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)
Evento reúne performances e bate-papo sobre ocupação do espaço urbano neste sábado (30)

O Coletivo Flácido promove neste sábado, 30 de agosto, às 19h, na Casa Flácida (404 Norte), o evento Tardinha Flácida, que marca o encerramento da residência artística Escala 1:1/2 – edição 2025. Durante os últimos 15 dias, artistas convidados estiveram em Palmas desenvolvendo trabalhos com foco no tema da ocupação do espaço urbano, que será discutido em um bate-papo aberto ao público.
As apresentações incluem performances de Céu Vasconcelos (Fortaleza/CE), Tiago Wender, Lipidius, Almeida e tal, Omanna Arte e Giovelli Flowers.
A programação é gratuita, com a proposta open cooler, em que cada pessoa pode levar sua própria bebida. O evento contará também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Segundo Filipe Porto, integrante do Coletivo Flácido, o momento é de celebração e troca com a comunidade. “A residência Escala 1:1/2 foi um processo intenso, de imersão e experimentação artística. Agora é a hora de compartilhar esses resultados com o público e abrir espaço para o diálogo sobre como ocupamos e vivemos a cidade.”
Uma das performances desenvolvidas na última semana, em Palmas, foi o trabalho da artista Almeida e tal, intitulado especulação arbórea, que denuncia a especulação imobiliária e o uso dos espaços públicos na capital.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc 2 operacionalizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.
Serviço:
Data: 30/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Casa Flácida – 404 Norte (busque por Coletivo Flácido no app de mapas ou carona)
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Entrada gratuita | Open cooler
Entretenimento
TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
-
Social14 horas atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Social5 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Moda e Estilo3 dias atrás
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição