Economia
Chás Leão e MOOC celebram a essência do verão brasileiro em nova campanha

A marca e sua agência criativa se uniram para resgatar o melhor da estação mais amada pelos brasileiros.♥
A partir do mote “Chá Leão é bom pra virar verão”, a famosa marca de bebidas instiga o consumidor a relembrar momentos marcantes da estação mais quente do ano e a criar novas memórias com Leão. A ideia criativa surge como uma resposta ao “Chá Leão é bom pra quê?”, conceito desenvolvido a partir da estratégia criativa proposta pela MOOC e que vem sendo trabalhado durante todo o ano de 2022 como uma forma de ressignificar a relação do brasileiro com a bebida, incluindo o chá em situações de consumo cotidianas, culturais e intrínsecas. A partir do contexto nacional, a marca visa proporcionar uma verdadeira imersão nessa prática de consumo que é passada de geração em geração e continua nos instigando a descobrir os benefícios do seu portfólio múltiplo.
Ambientada em praias do Rio de Janeiro, a campanha foi construída num shooting de 3 dias e contou com a concepção e direção criativa da agência criativa responsável por Chás Leão há mais de um ano. “Resgatar a essência de um momento cultural tão forte e esperado nacionalmente surgiu não só de uma pesquisa criativa aprofundada, como também da pesquisa acerca do comportamento brasileiro durante a estação. Trouxemos para a campanha aquilo que vivenciamos e experimentamos em nossas vidas, e esse é o grande mote criativo que estamos propondo por trás da conexão de marca junto ao consumidor”, compartilha Carla Silva, Líder de Criação da MOOC.
Ao trazer destaque para os elementos brasileiros que demarcam a nossa estética cultural e diversificam as possibilidades de verão em todo o país o projeto, que teve a produção audiovisual do Estúdio Tango, são destacadas ocasiões especiais e típicas da estação, assim como a energia necessária para a construção de um verão transformador, independentemente de onde seja ou como aconteça. Com a sintonia ideal, qualquer situação pode virar verão e qualquer verão pode ficar de boa.
Com o objetivo de se aproximar cada vez mais dos anseios dos brasileiros, a marca reforça o seu posicionamento enquanto a aliada ideal para os momentos de descontração em qualquer época do ano. “Chás Leão é uma marca que expressa muito bem o espírito brasileiro, seja na praia, no campo, na cidade grande, por meio de bebidas geladas ou quentes. É bom para os momentos de pausa, sejam elas longas ou curtas, sozinho ou com amigos. Esta nova campanha reflete muito bem isso e a MOOC soube traduzir esse conceito nos conteúdos e imagens. A campanha mostra a versatilidade da marca e do portfólio e como ela é perfeita para os momentos de descontração e de alívio da rotina com muita personalidade”, diz Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Além dos assets visuais como ponto focal da campanha, a comunicação tem como base uma estratégia digital aprofundada e faseada com recortes para redes sociais, investimentos em mídia paga e estratégias com influenciadores. O novo momento da marca continua no ar até os primeiros meses de 2023.
Sebrae
Jogada de Líder reúne nomes do esporte e liderança em Palmas
Diego Ribas, Érika Belon e Rafael Cortez estarão no Jogada de Líder, evento do Sebrae em Palmas. Veja como participar.

Palmas (TO) – Palmas vai receber uma noite de inspiração, liderança e superação com grandes nomes do esporte, da comunicação e do desenvolvimento humano. É o evento Jogada de Líder, promovido pelo Sebrae Tocantins, que acontece na quinta-feira, 26 de junho, a partir das 18h, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
Entre os convidados estão Diego Ribas, ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo do Flamengo; Érika Belon, especialista em desenvolvimento humano e liderança; e Rafael Cortez, jornalista e humorista, que será o apresentador da noite.
Da Seleção à liderança nos negócios
Com uma trajetória que vai dos gramados internacionais à vida empresarial, Diego Ribas compartilhará os bastidores de sua carreira e as lições de propósito, foco e mentalidade vencedora.
Já Érika Belon abordará o poder da liderança transformadora, com foco em autoconhecimento, impacto social e resultados sustentáveis.
“Empreender vai além do lucro. É sobre propósito, inclusão e transformação social. E isso começa com uma liderança de verdade”, explica Amaggeldo Barbosa, gerente do Sebrae Tocantins.
Troca de experiências e motivação
Com mediação leve e provocadora de Rafael Cortez, o evento promete unir conhecimento técnico, histórias reais e uma dose de bom humor para inspirar líderes, empreendedores e o público em geral.
As inscrições estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae Tocantins, com valores promocionais de 1º lote ainda disponíveis.
Faet e Senar
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
Senar Tocantins realiza Jornada Técnica do Agronorte com foco em apicultura e capacitação de técnicos. Evento ocorreu em Tocantinópolis.

Tocantinópolis (TO) – Técnicos de campo, supervisores e instrutores do Senar Tocantins participaram da primeira Jornada Técnica do programa Agronorte no estado, com foco nas atividades de apicultura e meliponicultura, consideradas de alto potencial produtivo para a região.
Realizada de forma simultânea nos sete estados da Região Norte, a Jornada Técnica é uma iniciativa do Senar Central e tem como objetivo qualificar o corpo técnico das administrações regionais para ampliar os serviços de assistência técnica e extensão rural nos estados nortistas.
Capacitação estratégica
A etapa do Tocantins foi realizada em Tocantinópolis, e contou com a presença do zootecnista e consultor Heber Luiz Pereira, que ministrou, durante dois dias, conteúdos sobre novas técnicas de manejo de abelhas com e sem ferrão, com foco na produção de mel e seus derivados.
“A iniciativa do Senar Central é apoiar as administrações regionais com o que há de mais recente na apicultura e meliponicultura, para que os técnicos levem aos produtores informações mais relevantes e atualizadas”, destacou Heber.
Diagnóstico regional e ações planejadas
O assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional do Senar, Vilton Francisco de Assis Júnior, acompanhou a jornada e explicou que o programa é resultado de um levantamento feito nos estados:
“Mapeamos as dificuldades e limitações dos produtores rurais e construímos um planejamento estratégico com ações eficazes para atender cada realidade”, ressaltou.
Expansão e impacto local
A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Tocantins, Klísia Oliveira, informou que até o final do ano novas jornadas técnicas serão realizadas:
“Vamos promover capacitações em cadeias como bovinocultura, olericultura, fruticultura, entre outras, para atualizar nossos profissionais e melhorar ainda mais o atendimento ao produtor rural.”
Para a técnica de campo Bruna Dias Tavares, a jornada é uma oportunidade de aprimorar o que já se conhece:
“Mesmo com experiência, sempre aprendemos algo novo e adaptamos esse conhecimento à realidade do produtor.”
A supervisora de ATeG, Gabriella Souza Lima, também destacou a troca entre os participantes:
“Além do conteúdo técnico, a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões agrega muito à nossa prática.”
Já o técnico de campo Jefferson Melo apontou o acesso a novas tecnologias como diferencial:
“Essas capacitações nos permitem levar o que há de mais moderno aos produtores atendidos.”
Sebrae
Sebrae Tocantins capacita empreendedores nas praias
Sebrae Tocantins realiza capacitações nas praias do Jalapão e região central em julho, com foco em cultura, vendas e geração de renda local.

O Sebrae Tocantins realiza, ao longo de julho, uma série de capacitações voltadas para empreendedores que atuam nas praias de Rio Sono, São Félix, Ponte Alta, Novo Acordo, Santa Tereza e Ipueiras — destinos turísticos em alta na região central e no Jalapão. A ação busca fortalecer os pequenos negócios e valorizar a identidade cultural tocantinense.
Turismo com identidade: cultura e desenvolvimento local
A iniciativa é desenvolvida em parceria com as prefeituras locais e tem como objetivo promover o crescimento sustentável por meio da qualificação técnica e da valorização dos saberes locais. Oficinas, consultorias e orientações gratuitas são oferecidas aos empreendedores e interessados no setor turístico.
Temas abordados:
- Atendimento ao cliente
- Boas práticas na manipulação de alimentos
- Gestão financeira
- Estratégias de vendas e valorização de produtos locais
“A cultura é o nosso maior atrativo”, diz Sebrae
Para Millena Lima, gerente do Sebrae Tocantins, mais que capacitar, a proposta é conectar os negócios à cultura local:
“Ajudamos os empreendedores a reconhecerem o valor de suas raízes e a fortalecerem a identidade cultural em suas atividades turísticas.”
Ela destaca que a qualificação do atendimento e da mão de obra transforma as praias em vitrines da cultura tocantinense.
“O visitante passa a ter uma experiência autêntica, que valoriza o que há de mais genuíno em cada localidade.”
Protagonismo local e geração de renda
Millena reforça ainda que a atuação do Sebrae estimula o protagonismo das comunidades, ao promover não apenas crescimento econômico, mas também autoestima coletiva:
“Quando a comunidade se reconhece como parte ativa desse processo, ela passa a entender que é protagonista da transformação do seu território.”
Acompanhe as ações do Sebrae Tocantins e conheça histórias de transformação local no Portal Jaciara Barros
- Faet e Senar4 dias atrás
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes4 dias atrás
A comunicação que convence e vende
- Palmas4 dias atrás
Novos guardas metropolitanos de Palmas são capacitados para atuar contra perturbação do sossego
- Governo do Tocantins3 dias atrás
Secretário da Fazenda do Tocantins participa de congresso em Portugal
- Palmas4 dias atrás
Arraiá da Capital terá Falamansa e Forró Saborear