Entretenimento
Chefinhos Germinar escolhe vencedor com diferença mínima de pontos

Apenas seis décimos separaram o 1º do 2º lugar na classificação final do Chefinhos Germinar, o que garantiu a emoção que já reinava durante as fases classificatórias. A ETI Almirante Tamandaré, representada pela aluna Maria Eduarda Campos e seu mentor Joel Rodrigues, foi a grande vencedora com o prato Rondeli Invertido, que recebeu nota 98,67. Como prêmio, a equipe levou para casa, além do troféu 1º Chefinho Germinar, o valor de R$ 2 mil.
Em 2º lugar, com o prato Penne ao Funet, ficou a equipe da ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, com a nota 98,00, e levou R$ 1.500,00 para casa. Em seguida vieram a ETI Fidêncio Bogo, com a Santa Massa (nota 89,33), que recebeu R$ 1.000,00 e a ETI Caroline Campelo, com o Macarrão ao Molho Branco (nota 85,67), que além do 4º lugar, recebeu R$ 500,00.
Joel Rodrigues é o mentor da equipe vencedora e credita o bom desempenho à dedicação. “Treinamos muito na escola, e ontem, mesmo cansados, optamos por treinar mais um pouco aqui. Assim veio nossa vitória. Tenho que destacar o interesse da Maria Eduarda, sempre muito atenciosa e calma nos momentos de pressão. Esse projeto abrilhantou o evento. Espero que tenha mais vezes”, disse.
Maria Eduarda Campos mal continha a emoção. “Representar a nossa escola no primeiro Chefinho Germinar é muita responsabilidade, mas também é muito empolgante. Dá medo, mas o apoio da família e dos amigos foi muito importante”. Acerca dos ingredientes secretos que a sagrou vencedora, ela cita o camarão e o queijo. “É a chave de ouro”, finaliza, ainda empolgada com a vitória.
Finalistas
Criado com a proposta de aliar a preparação de pratos saudáveis com a produção de alimentos do Projeto Germinar, a primeira edição do Chefinhos envolveu equipes formadas por um aluno e uma merendeira de cada escola classificada, encarregados de preparar os pratos com critérios definidos e tempo estipulado, para o que receberam treinamento e capacitação.
As quatro equipes que participaram da final elaborando os pratos com massas foram classificadas nesta quarta-feira, 15, ao preparar os pratos à base de carnes brancas. Seus respectivos pratos e notas foram os seguintes: ETI Professor Fidêncio Bogo (Hot Frango – 96,33), EM Monsenhor Pedro Pereira Piagem (Frango ao Molho Xadrez – 95,00), ETI Caroline Campelo (Filé de Frango a Milanesa – 93,67) e ETI Almirante Tamandaré (Medalhão de Frango Recheado 92,00).
O 1º Chefinho Germinar aconteceu durante a realização da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023).
Entretenimento
TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
Entretenimento
Agência Public é a mais premiada da Região Norte no Prêmio Camp
Agência Public de Palmas conquista 6 troféus e é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político em São Paulo.

Agência Public é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político
A Agência Public, de Palmas, foi a grande vencedora da Região Norte no 4º Prêmio Camp da Democracia de Marketing Político, promovido pelo Clube Associativo de Marketing Político (Camp). A premiação aconteceu na noite da última segunda-feira, 25 de agosto, em São Paulo, reunindo os principais profissionais e agências do setor.
O grupo levou para casa seis troféus, conquistados em campanhas eleitorais de 2024 nas categorias para cidades com menos e mais de 200 mil eleitores.

Agência Public é destaque no Prêmio Camp
Campanhas premiadas
O maior destaque foi a campanha de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (Araguaína), que conquistou prata como melhor campanha para prefeito de cidades até 200 mil habitantes. A mesma campanha ainda levou dois bronzes, nas categorias melhor campanha de TV e melhor peça única de TV, com um programa sobre autismo.
Outros prêmios recebidos pela Public:
-
Prefeito Ronivon Maciel (Porto Nacional): bronze de melhor slogan (“O Funcionário do Povo”) e bronze de melhor spot para rádio.
-
Deputada Janad Valcari (Palmas): bronze por melhor estratégia de imprensa, na categoria acima de 200 mil eleitores.
Representação tocantinense e reconhecimento nacional
A agência foi representada pela CEO Zelma Coelho e pelos diretores Elias Felizardo e Luiz Fernando Faislon. Para eles, os resultados comprovam a força do Tocantins no mercado de marketing político.
“Foi um grande aprendizado e uma evolução para o marketing político do Estado. O Tocantins vem se posicionando cada vez mais neste mercado e sendo reconhecido pelos profissionais de outros Estados”, destacou Elias Felizardo, diretor de produção.
Esforço coletivo e trajetória da Public
A CEO Zelma Coelho reforçou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo:
“Cada um dos mais de 100 profissionais que atuaram nas nossas campanhas em 2024 fez um pouquinho. Da tia do cafezinho aos diretores criativos, todos são merecedores destes prêmios.”
Ela lembrou que, das quatro edições do Prêmio Camp, a Public foi premiada em três.
“E nesta, que foi a mais concorrida de todas, estamos levando pra casa mais prêmios. Criatividade, ética e profissionalismo sempre serão a luz que guiará os rumos da empresa”, completou.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi