Entretenimento
Cineastas visitam locações no Tocantins para as gravações de “O Julgamento de Arlete”

O longa-metragem “O Julgamento de Arlete” avança mais uma etapa! Nos últimos meses, a equipe de produção esteve no Tocantins para uma visita técnica, reforçando o compromisso do projeto com a valorização da cultura local e o fortalecimento da economia criativa na região.
Os realizadores audiovisuais Laís Ribeiro e Edvaldo Neto estiveram no Tocantins nos meses de Fevereiro e Março para uma visita técnica ao estado. Laís é produtora executiva e Edvaldo diretor de fotografia do filme longa-metragem “O Julgamento de Arlete”, que será gravada ainda este ano no Tocantins e contará com Porto Nacional como sede da produção fomentando e estimulando a economia criativa na região.
Durante a visita, Laís e Edvaldo conheceram possíveis locações para as gravações, reuniram-se com profissionais da área audiovisual tocantinense e realizaram um alinhamento estratégico com a equipe de trabalho. Laís Ribeiro, responsável pela produção executiva do filme, destacou a importância da visita: “O Tocantins nos surpreendeu com sua diversidade de paisagens e a receptividade das pessoas. A sede da produção será a cidade de Porto Nacional, mas aproveitamos para conhecer outros municípios históricos e culturais como Natividade. Estamos muito animados e queremos colaborar com o desenvolvimento do setor audiovisual local, trazendo oportunidades e trocas de experiências”, considerou Laís.
Edvaldo Neto, diretor de fotografia, também compartilhou suas impressões: “A luz natural do Tocantins é incrível, e isso vai agregar muito à estética do filme. Estamos explorando locações, tudo para garantir que a narrativa seja visualmente impactante e autêntica”, acrescenta o diretor de fotografia.
A diretora do filme, Cláudia Roberta, que acompanhou toda a visita, reforçou a relevância do Tocantins para a produção: “Escolhemos o Tocantins como locação não apenas por ser um projeto local, ou por suas belezas naturais, mas também pela força cultural e histórica que o estado carrega. Essa visita foi fundamental para consolidar nossa conexão com o estado, garantir que a essência da história seja retratada com a sensibilidade que ela merece e poder ter essa troca de experiências tão bacana com profissionais de diferentes cidades”, concluiu a diretora.
O Julgamento de Arlete
Com direção da cineasta Cláudia Roberta, que assina o roteiro conjuntamente com a atriz Letícia Cerqueira, o filme é o primeiro longa da produtora tocantinense. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Para a diretora, a proposta reforça o compromisso da produtora em valorizar histórias regionais e destacar o talento do Tocantins.
Além de Letícia, o elenco inclui o comediante Olávio Soares como, Flavinho, o melhor amigo de Arlete e a participação especial de Suzana Pires no papel da mãe da protagonista. O projeto conta também com uma equipe técnica diversificada e um programa de mentorias, reafirmando o compromisso da Cerrado Criativo com a formação de profissionais no audiovisual. A preparação de elenco é assinada por Luciana Bittencourt. Samira Ramalho, Everton dos Andes, Cinthia Abreu e Rodrigo Paschoal também compõe a equipe além de outras parcerias com nomes renomados do setor. A cineasta Eva Pereira é consultora de roteiro.
Cerrado Criativo
A Cerrado Criativo é uma produtora audiovisual com sede em Porto Nacional (TO). Criada por Cláudia Roberta, a empresa se dedica a contar histórias que refletem a riqueza cultural e social do Brasil, com um olhar leve e simples com o objetivo de despertar emoções. A produtora cultural também se destaca por projetos como a Semana do Audiovisual, Lab Cerrado Criativo e Cine Escola e já tem novos projetos firmados para 2025.
Cláudia Roberta (Diretora, Roteirista e Produtora)
Graduada em Economia, estudou roteiro e direção cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema – AIC (2019/2020), Gestão de Negócios Audiovisuais pela ESPM (2023). Em 2018 escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem “A Fórmula”. Em 2019, foi a roteirista vencedora pela região Centro Oeste do Concurso de Cinema Feminino Arezzo e Instituto Dona de Si com o roteiro “De Geração em Geração, estrelado por Dona Léa Garcia e dirigido por Suzi Pires. Atualmente atua na captação e gestão de projetos da sua empresa Cerrado Criativo em Porto Nacional -TO.
Laís Ribeiro (Produtora Executiva)
Cineasta negra e periférica. Produtora, diretora, roteirista e advogada de formação, abandonou a carreira jurídica para seguir o coração em realizar cinema. Produziu para diretores premiados como Walter Salles, Petra Costa, João Wainer e também produziu, escreveu, e contribuiu para realização de muitos outros projetos independentes audiovisuais. Suas pesquisas atravessam uma grande gama da linguagem: cinema autoral, cinema de fora do contexto hegemônico, ficções e não ficções e novelas nacionais estão dentre os principais interesses do momento. Com fome de mundo, Laís aprendeu na prática a trabalhar no set, a desenvolver projetos, e sempre procura cursos para se aprimorar enquanto diretora, roteirista e produtora, para além de fomentar e colaborar com outros artistas.
Edvaldo Neto (Diretor de fotografia e Operador de câmera e Movimento)
Edvaldo Neto é diretor de fotografia e Operador de câmera e movimento nascido em Salvador, Bahia, e atualmente radicado no Rio de Janeiro. Com uma carreira diversificada, Edvaldo vem construindo sua carreira como um profissional versátil, atuando em projetos que abrangem desde campanhas publicitárias até produções audiovisuais de grande relevância cultural.
Ao longo de sua trajetória, ele desenvolveu e entregou projetos de diferentes formatos, trabalhando com marcas de destaque como Budweiser, Paramount, Amazon Prime, Netflix, Hering, Kenner,, Devassa, Farm e Tiger. Além disso, colaborou com programas para canais como GNT, Canal OFF, Globo e Globo Play, demonstrando sua capacidade de adaptação e excelência técnica.
Edvaldo também deixou sua marca ao lado de grandes artistas da música brasileira, como Alcione, Mano Brown, Milton Nascimento, Esperanza Spalding, Sandra Sá, Iza, Lucy Matos, Xamã, Lennon e Major RD, contribuindo para a produção de videoclipes, documentários e projetos musicais.
Nos últimos anos, Edvaldo tem se dedicado intensamente aos estudos e trabalho na direção de fotografia para ficção e cinema. Tendo a oportunidade de contribuir no longa-metragem documental “O Futuro nas Costas”, a série “Nós Somos Pares”, dirigida por Camilla Moraes, e curtas-metragens de diretores como Yasmim Thainá e Rodrigo França.
Com um olhar único e uma trajetória marcada por projetos de alta relevância artística e comercial, Edvaldo Neto continua no processo de construção de sua carreira, mas já é visto por alguns como um dos nomes mais talentosos e respeitados da nova geração no Brasil.
Entretenimento
Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras
Encontro de Mestres Cantores e Cantoras conecta o tempo presente com o passado e com o futuro, trabalha a memória e estimula as novas gerações.

O Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras, que acontecerá de 03 a 06 de julho de 2025, é um evento de profunda importância cultural, conectando o passado, presente e futuro do povo Krahô.
Localizado na Aldeia Areia Branca, na Terra Indígena Kraolândia (Goiatins e Itacajá-TO), o festival reunirá 50 mestres de canto, recitadores e instrumentistas de 12 das 42 aldeias Krahô existentes. O objetivo principal é registrar e preservar o vasto acervo musical oral tradicional dos povos Timbira-Krahô/Apinajé, compartilhando repertórios, narrativas, mitologias e epistemologias.
As performances serão gravadas em áudio e vídeo por técnicos Krahô qualificados, com o acompanhamento de pesquisadores (indígenas e não indígenas) e da comunidade. O material coletado será armazenado digitalmente, transliterado e traduzido, servindo como base para pesquisas do Núcleo Takinahaky da UFG e para atividades educativas das associações Krahô.
Além das apresentações, o festival promoverá uma oficina multicultural de comunicação digital para jovens indígenas. Ministrada por voluntários da Associação Ninho Cultural, a oficina ensinará sobre a produção de conteúdo para redes sociais, utilizando celulares e computadores para divulgar o festival e a cultura Krahô.
A comunidade inteira será mobilizada com pinturas corporais, corridas tradicionais (flexas e toras), troca de presentes e participação nas apresentações e oficinas. Haverá também rodas de conversa para aprofundar os temas do projeto.
O Festival Todas as Músicas Krahô é, portanto, uma iniciativa essencial para a preservação da memória cultural, o estímulo às novas gerações e a difusão do rico patrimônio imaterial do povo Krahô, conectando tradição e inovação.
O Evento é uma realização do Governo Federal, através do Ministério dos Povos Indígenas, com apoio da Associação Ninho Cultural, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), Revista PIHHY, Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Governo do Tocantins través das secretarias da Cultura (Secult) e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).
Entretenimento
Festival de Circo de Taquaruçu começa nesta quinta, 03
Com o tema “O Circo Floresce o Norte”, 12º Festival Internacional de Circo de Taquaruçu acontece a partir da próxima quinta-feira, 03, até domingo, 06

O distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), será mais uma vez palco de encantamento, arte e cultura popular com a chegada da 12ª edição do Festival Internacional de Circo de Taquaruçu (FICTO). De 03 a 06 de julho, o tradicional festival traz o tema “O Circo Floresce o Norte”, reafirmando o compromisso com a valorização do circo como linguagem artística acessível, potente e transformadora.
Com uma programação intensa e diversificada, o evento reúne artistas circenses de diversas partes do Brasil e do mundo, com espetáculos, oficinas, cortejos, vivências culturais, atividades de permacultura e agroecologia, além de rodas de capoeira, shows e intervenções artísticas espalhadas entre o Centro Cultural Circo Os Kaco e a Praça Maracaípe.
Segundo o diretor-geral do festival, Kadu Oliviê, o Ficto consolida sua missão de democratizar o acesso à arte e ao circo de qualidade: “O Festival nasceu para fortalecer a cultura circense no Norte do país. Hoje ele floresce com raízes profundas, revelando talentos, promovendo trocas culturais e transformando o território. Ver Taquaruçu se encher de palhaços, acrobatas, malabaristas e público é a prova de que o circo é uma linguagem viva e necessária”, destaca Oliviê.
Programação
A cada dia do evento, o público poderá vivenciar uma programação completa, com atrações como “A Mulher Bala” (Trupe do Fuxico), “Inventando Moda” (Cia Boca do Lixo), o espetáculo “Desatador de Nós” com a Quadrilha Matutos da Noite (TO), e a Noite da Palhaçada, com artistas nacionais e internacionais. Outro destaque é o tradicional cortejo “Salve o Cerrado”, com a participação do Bloco Socapino, promovendo a alegria pelas ruas e a defesa das riquezas naturais do bioma.
TaquaruCirco
Um dos momentos mais emocionantes desta edição será a Mostra TaquaruCirco, que acontecerá no sábado, dia 05 de julho, na Praça Maracaípe. A Mostra reunirá cerca de 30 crianças e jovens do distrito de Taquaruçu, alunos do curso de Circo Social oferecido pelo projeto “Arte e Cidadania no Circo”, realizado ao longo do ano. A apresentação é uma verdadeira celebração do talento local, fruto de um processo formativo que alia arte, inclusão e desenvolvimento humano. O público poderá acompanhar números de acrobacia, palhaçaria, malabares e muito mais, protagonizados por jovens artistas da própria comunidade.
Por meio do projeto Circo Social, Os Kaco atendem uma média de 30 crianças e adolescentes com aulas de Circo, iniciante e avançado, malabares, corpo cênico, percussão, capoeira e agroecologia, o que tem contribuído não só para o desenvolvimento das crianças atendidas, bem como para atração de turistas para o Distrito.
Atividades
Na tarde de sexta-feira (04/07), o festival oferecerá ao público uma rica programação de Vivências, que convidam crianças, jovens e adultos a experimentarem práticas como bambolê, percussão corporal e swing poi. As atividades são gratuitas e promovem o encontro entre o corpo, o ritmo e a expressão artística, fortalecendo a relação entre a comunidade e a arte circense.
Já no sábado (05/07), uma das atrações mais dinâmicas é o Adventure Circus – um circuito de aventuras circenses voltado para todas as idades, com atividades práticas que desafiam o equilíbrio, a coragem e a diversão dos participantes. Realizado no Centro Cultural Circo Os Kaco, o circuito é um espaço lúdico que combina brincadeira, técnica e muita criatividade.
A produtora executiva Marcela Pultrini reforça o convite à comunidade: “É um festival para todas as idades, gratuito, cheio de cor, diversidade e afeto. Queremos que as pessoas tragam suas famílias, seus amigos, e se deixem tocar pela poesia e irreverência do circo. O FICTO é um presente coletivo para Taquaruçu, Palmas e o Brasil”, afirma Pultrini.
Apoio
O festival conta com parcerias da comunidade local de Taquaruçu que se mobilizou junto à produção para garantir realização, conta com uma parceria com o Senac Idiomas, com a empresa Desenvolve Marketing e a Cia Boca do Lixo, e como todos os anos não poderia faltar o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo, reconhecendo o papel do circo na promoção do turismo, da economia criativa e do desenvolvimento sociocultural da capital.
______
Destaques da Programação
Centro Cultural Circo Os Kaco
- Quinta (03/07): Abertura com “A Mulher Bala” (SP), “Eu preciso de Você” (GO), e show com Paraíba dos 8 Baixos.
- Sexta (04/07): Cortejo “Salve o Cerrado”, Noite do Fogo, apresentações de Piruá (RN) e habilidades circenses.
- Sábado (05/07): Oficinas, roda de capoeira e espetáculos como “Desatador de Nós” e “Pé de Cerrado”.
- Domingo (06/07): Espetáculo “Futebol de Sabão dos Palhaços”, “Circo e Carimbó” (PA) e Noite da Palhaçada.
______
SERVIÇO
Festival Internacional de Circo de Taquaruçu – 12ª Edição
De 03 a 06 de julho de 2025
Distrito de Taquaruçu – Palmas/TO
Tema: O Circo Floresce o Norte
️ Entrada gratuita para todas as atividades.
Mais informações: Instagram @festivaldecirco.taquarucu
Entretenimento
Nacha Moretto apresenta emocionante “Tributo a Mercedes Sosa” no Teatro Sesc Palmas

Ex-integrante do Raíces de América, a cantora sobe ao palco nos dias 17 e 18 de julho para celebrar o legado da icônica artista argentina em um espetáculo que promete repetir o sucesso de sua primeira temporada.
A força e a emoção da música latino-americana têm um encontro marcado com o público tocantinense. Nos dias 17 e 18 de Julho, o Teatro Sesc Palmas será o palco do espetáculo “Tributo a Mercedes Sosa”, estrelado pela cantora Nacha Moretto. O projeto, que retorna após uma primeira temporada de grande sucesso em 2016, promete uma imersão profunda no universo de uma das maiores vozes do continente.
Nacha Moretto, conhecida por sua passagem marcante pelo renomado grupo Raíces de América, carrega em sua voz a responsabilidade e a maestria de interpretar o repertório de Mercedes Sosa. Sua interpretação visceral e respeitosa conecta o público à essência de canções que se tornaram hinos de liberdade, amor e resistência por toda a América Latina.
“Voltar com este tributo é uma emoção indescritível. A obra de Mercedes Sosa é imortal e atemporal. Ela cantou a nossa gente, nossas dores e nossas esperanças. Levar essa mensagem ao palco é mais que uma homenagem, é um ato de celebração da nossa identidade cultural”, comenta Nacha Moretto.
O espetáculo é uma viagem musical que percorre os grandes clássicos imortalizados por “La Negra”, como “Gracias a la Vida”, “La Cigarra” e “Solo le Pido a Dios”. O repertório foi cuidadosamente selecionado para proporcionar uma experiência que vai da nostalgia à exaltação, emocionando tanto os fãs de longa data quanto as novas gerações que descobrem a potência de sua obra.
O projeto “Tributo a Mercedes Sosa com Nacha Moretto” é realizado com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e conta com o apoio fundamental da Fundação Cultural de Palmas e do Governo do Estado do Tocantins, reforçando o compromisso com a valorização da cultura na região.
Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos exclusivamente pela plataforma Sympla.
SERVIÇO:
-
O quê: Show “Tributo a Mercedes Sosa com Nacha Moretto”
-
Quando: 17 e 18 de julho
-
Onde: Teatro Sesc Palmas – Quadra 502 Sul, Av. Teotônio Segurado
-
Horário: 20h
-
Ingressos: Venda online pela Sympla
-
Link para compra: https://encurtador.com.br/
iyg2U
Sobre Nacha Moretto:
Cantora de voz potente, Nacha Moretto tem uma carreira consolidada na música latino-americana. Como ex-integrante do icônico grupo Raíces de América, viajou o Brasil e o mundo difundindo a riqueza musical da América Latina. Sua profunda admiração e conexão com a obra de Mercedes Sosa a transformaram em uma de suas mais fiéis e talentosas intérpretes, recebendo elogios por onde passa com seu tributo.
-
Turismo18 horas atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Turismo18 horas atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Palmas3 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo
-
Sebrae4 dias atrás
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
-
Palmas4 dias atrás
Secretário Sérgio Vieira manifesta apoio incondicional a Eduardo Siqueira Campos e reafirma confiança na Justiça