Faet e Senar
Circuito Senar – Oportunidades e Desafios” projeta transformações para a agricultura tocantinense
Kazara Eventos, palco do aguardado “Circuito Senar – Oportunidades e Desafios”, foi tomado por um clima de inovação na última segunda-feira, 30/10. Este evento, uma realização do Senar Tocantins, almejou ir além das pautas habituais do setor rural, abraçando temáticas contemporâneas como neurociência e liderança.
A cerimônia inaugural contou com a presença ilustre do Presidente do sistema FAET Senar e Sebrae TO, Paulo Carneiro. Ele foi acompanhado por autoridades como o Vice-Governador, Laurez Moreira, e os secretários da Agricultura e da Indústria e Comércio, Jaime Café e Beto Lima, respectivamente. Juntos, apresentaram ao público as propostas e objetivos do Circuito.
Dentre os muitos participantes, estiveram presentes produtores rurais, prefeitos, secretários municipais de agricultura, gestores e outras autoridades. O evento promoveu debates enriquecedores, sendo um dos destaques a palestra “Cérebro e Liderança”, ministrada pelo renomado especialista em neurociência, André Davim. Seu discurso revelou técnicas para otimização da performance em ambientes corporativos, proporcionando uma compreensão profunda sobre o desenvolvimento no setor agrícola.
O “Horta Pra Todo Lado”, novo programa do Senar, também foi anunciado, prometendo revolucionar a alimentação nas escolas municipais através da criação de hortas educativas.
Rayley Luzza, Superintendente do Senar na ocasião, evidenciou o comprometimento da instituição em estender sua influência. “O Senar transforma vidas, impactando não apenas nas atividades rurais, mas na essência do homem do campo”, declarou. Ele reiterou a missão de levar esta transformação a mais tocantinenses.
Parcerias estratégicas foram tema de destaque na agenda. Jaime Café, Secretário Estadual de Agricultura, elucidou as “Políticas Públicas do Governo do Tocantins para Agricultura e Pecuária”, enriquecendo a perspectiva dos participantes sobre o cenário agrário local.
A integração entre políticas públicas foi ressaltada por Luiz Claudio Faria, então Diretor de Educação e Promoção Social do Senar. Ele enfatizou o papel determinante dos gestores municipais, guardiões do conhecimento sobre a realidade e necessidades locais. “Esta conexão possibilita parcerias robustas, otimizando nossos serviços nas regiões”, pontuou.
Para Fabrício Vasconcelos, à frente da Assistência Técnica do Senar, a instituição tem um papel transformador, particularmente para produtores sem recursos para assistência técnica. “Nosso desafio é garantir que os empreendimentos rurais sejam rentáveis, impedindo a desistência e a migração para cidades”, disse.
O “Circuito Senar” se posiciona, assim, como uma verdadeira força propulsora para o desenvolvimento agrícola do Tocantins, vislumbrando mudanças expressivas no horizonte daqueles que nutrem a agricultura do estado.