ALETO
Cláudia Lélis requer a criação do curso de Turismo na região das Serras Gerais

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa realizada na terça-feira, 16, foram aprovados vários requerimentos, incluindo um da deputada Cláudia Lélis (PV), que solicita à Universidade do Tocantins (Unitins) a realização de estudos para a implantação do curso de Turismo no campus de Dianópolis, localizado na região turística das Serras Gerais.
A deputada também fez solicitações relacionadas ao turismo e meio ambiente, pedindo à Secretaria de Meio Ambiente a implementação de um projeto de conscientização ambiental nas praias do estado, bem como a análise estrutural e reparação das paredes dos poços que romperam no Balneário Bráulio, situado a 17 km do município de Goiatins.
Na área de infraestrutura, foram apresentados diversos requerimentos solicitando ações do Governo do Estado, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto). O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) solicitou a recuperação asfáltica do trecho urbano da TO–050, em Taquaralto, região sul de Palmas, incluindo as marginais.
Outros pedidos foram feitos por diferentes deputados, como a pavimentação asfáltica da TO-446 entre Miranorte e Abreulândia, feito pela deputada Vanda Monteiro (União Brasil); a pavimentação asfáltica da TO-164, que liga Muricilândia à TO-226, solicitada pelo deputado Marcus Marcelo (PL); e a pavimentação asfáltica de várias estradas, como a TO–486, que liga Santa Rosa do Tocantins a Natividade, a TO–434, interligando Colméia e Goianorte, a TO–245, entre Lizarda e o entroncamento da TO–030, a TO–347, que liga o povoado Irmã Adelaide ao entroncamento com a Ponte dos Migrantes Nordestinos, próximo a Lajeado, e a TO–431, que interliga Tabocão ao entroncamento com a TO–342, que dá acesso a Dois Irmãos. Além disso, foi solicitada a recuperação da malha da TO–251 até o entroncamento da TO–374.
No campo da educação e esportes, a deputada Vanda Monteiro solicitou a reforma e ampliação da escola indígena Waikarñase, a implantação de torre de internet e wi-fi gratuita na comunidade da aldeia indígena Salto Kripe, ambas na reserva indígena Xerente, em Tocantínia, e a instituição do Programa de Saúde Bucal na rede pública estadual de ensino. O deputado Jorge Frederico (Republicanos) propôs a implementação do Programa de Incentivo aos Atletas e Paratletas tocantinenses, por meio de bolsas.
Por sua vez, o deputado Professor Júnior Geo (PSC) solicitou a adequação estrutural da Escola Estadual Antônio Carlos de França, no município de Ponte Alta do Bom Jesus, e a aquisição e distribuição de uniformes escolares para os alunos da Escola Estadual Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros, localizada no Setor Taquari, em Palmas.
Por fim, a deputada Vanda Monteiro teve aprovado um requerimento para que o Estado, por meio da Secretaria da Saúde, promova a capacitação de profissionais em Libras, a fim de atender os pacientes dos Hospitais Estaduais do Tocantins.
ALETO
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins
Presidente da Aleto, Amélio Cayres prestigia aniversário de Recursolândia e a Cavalgada de Goiatins, reforçando apoio à cultura do interior tocantinense.

Com foco na valorização da cultura e das tradições do interior do Tocantins, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), cumpriu agenda neste domingo, 6, nos municípios de Recursolândia e Goiatins.
Amélio Cayres destaca crescimento de Recursolândia
Pela manhã, Amélio participou das comemorações pelos 34 anos de emancipação política de Recursolândia. O parlamentar foi recepcionado pelo depu estadual Ivory de Lira e pelo prefeito Vinicius, com quem manteve diálogo sobre o desenvolvimento local.
“É sempre uma alegria retornar a Recursolândia, cidade que cresce a cada dia com a força do seu povo trabalhador e acolhedor. Parabenizo o prefeito Vinicius pela dedicação incansável e pela gestão eficiente que vem transformando a realidade do município”, afirmou Amélio Cayres.
O prefeito Vinicius agradeceu o apoio constante de Amélio ao município:
“Ele conhece a realidade da nossa cidade, tem compromisso com o município e tem sido uma ponte importante com o governador Wanderlei, nos ajudando a levar nossas demandas ao Governo.”
Durante a programação, Amélio participou da Cavalgada comemorativa ao aniversário da cidade, acompanhado dos deputados Ivory de Lira e Luciano Oliveira, lideranças locais e a comunidade.
Goiatins recebe Amélio na tradicional Cavalgada
À tarde, o presidente da Aleto seguiu para Goiatins, onde prestigiou a 19ª Cavalgada, uma das mais tradicionais festas do norte tocantinense, sob a liderança de Max Luz.
“Não poderia deixar de prestigiar essa grande festa e reforçar meu apoio ao amigo Max Luz, que mantém viva essa tradição tão importante para a cultura local. Estar perto do povo, valorizando a história e os costumes da nossa gente, é sempre uma prioridade”, afirmou o deputado.
O evento também contou com shows da dupla Cleber e Cauã, além dos artistas Igor Lins e Nilton Sales, promovendo integração cultural com a população.
Leia também:
ALETO
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia

Aleto presente na abertura da Expo Araguaçu 2025
Além de Amélio Cayres, prestigiaram a cerimônia os deputados estaduais Vilmar de Oliveira, Eduardo do Dertins e Eduardo Fortes, o prefeito de Araguaçu Jarbas Ribeiro, além de representantes do setor agropecuário e autoridades locais.
Valorização do produtor rural
Para o deputado Amélio Cayres, a Expo Araguaçu 2025 é uma vitrine que fortalece o setor produtivo, promove a cultura sertaneja e gera oportunidades. “É um momento de integração da comunidade. O Tocantins é forte no agro, e eventos como esse ajudam no crescimento de toda a cadeia”, destacou.
O parlamentar também ressaltou o impacto social da feira para a agricultura familiar. “É bonito ver a valorização de quem realmente faz o agro acontecer: homens, mulheres e jovens do campo”, completou.
Projeções econômicas e programação
Organizada pelo Sindicato Rural de Araguaçu, com apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura de Araguaçu e Sistema FAET/Senar, a Expo Araguaçu 2025 promete atrair de 4 a 6 mil visitantes por noite e movimentar até R$ 3 milhões em negócios, segundo o presidente Carlos Ribeiro Soares.
A programação inclui rodeios, shows, leilões, exposição de animais e palestras técnicas sobre o agronegócio, promovendo conhecimento e entretenimento.
ALETO
Empreendedorismo do Jovem do Campo ganha incentivo oficial no Tocantins

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na quarta-feira (2) a criação da Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PEEEJC). A proposta, de autoria do deputado Jair Farias (União Brasil), visa incentivar a permanência e o protagonismo de jovens rurais com idade entre 15 e 29 anos no meio agrícola.
Educação e crédito para fortalecer o empreendedorismo do jovem do campo
A nova política pública será estruturada em quatro eixos:
- Educação empreendedora
- Capacitação técnica
- Inserção em sistemas de produção agropecuária
- Acesso ao crédito rural e tecnologias
O objetivo é transformar esses jovens em líderes produtivos, economicamente ativos e sustentáveis em suas comunidades.
Combate ao êxodo rural e incentivo à agricultura familiar
Segundo Jair Farias, muitos jovens abandonam o campo por falta de oportunidades. “Essa medida valoriza a juventude rural e oferece ferramentas para que ela permaneça no campo, com dignidade e perspectivas reais de crescimento”, afirmou o deputado.
A política fortalece a agricultura familiar, promove a sucessão rural e estimula práticas economicamente viáveis e sustentáveis.
-
ALETO5 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO5 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia
-
Tocantins3 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Tocantins marca presença no Fórum Jurídico de Lisboa
-
ALETO5 dias atrás
Empreendedorismo do Jovem do Campo ganha incentivo oficial no Tocantins