Turismo
Cleib Filho exalta o Jalapão e integração no Talk Show
Cleib Filho representa o Jalapão e destaca integração de roteiros no Talk Show da AgroBalsas

Na última edição da AgroBalsas — considerada a maior feira de agronegócio do Maranhão — O turismo ganhou protagonismo em uma ação estratégica promovida pela Instância Governança Regional (IGR) e o Governo do Estado do Maranhão. Dentro do estande dedicado ao turismo maranhense, uma das atrações mais prestigiadas foi o Talk Show sobre Integração de Roteiros Tocantins-Maranhão, que contou com a presença ilustre de Cleib Filho, mentor da Escola FaturaTUR e CEO da Jalapão 100 Limites Expedições.
O momento foi histórico para o trade turístico da região. Em pauta, a proposta de criação de uma nova rota interligando dois dos principais destinos de natureza do Brasil: Jalapão (TO) e Chapada das Mesas (MA). O objetivo é transformar a rota em um produto turístico consolidado, valorizando o ecoturismo, o turismo de experiência e o desenvolvimento sustentável nas regiões envolvidas.
Cleib Filho, que há mais de 6 anos já atua com expedições regulares na Chapada das Mesas, compartilhou cases de sucesso da Jalapão 100 Limites, uma das operadoras mais reconhecidas do Tocantins. Em sua fala, destacou a importância da integração entre os estados para fortalecer o fluxo turístico e gerar impacto econômico direto nas comunidades locais.
“É hora de deixar de competir e começar a cooperar. O turista que visita o Jalapão quer mais. Ele quer extensão, quer vivência. A Chapada das Mesas é um complemento natural. Essa rota vai transformar o turismo da região Norte e Nordeste do Brasil”, declarou Cleib durante o evento.
Além do talk show, Cleib Filho participou ativamente de rodas de conversa com empresários locais do turismo, incluindo donos de agências de viagens, receptivos, hotéis, pousadas e restaurantes. O momento proporcionou conexões estratégicas e o início de futuras parcerias. A receptividade do trade maranhense à expertise da 100 Limites foi calorosa, marcando o início de uma nova fase para a operadora, que agora entra com força total no destino Chapada das Mesas.
A AgroBalsas 2025 não é apenas uma vitrine do agronegócio, mas também se posiciona como plataforma de desenvolvimento regional, onde o turismo ganha cada vez mais espaço como vetor de geração de renda e valorização cultural. Segundo dados da EGR, o Maranhão recebeu mais de 1 milhão de turistas em 2024, com um crescimento de 18% em relação ao ano anterior — sinal claro do potencial que o estado tem para o turismo de natureza.
Com a integração da nova rota Jalapão-Chapada das Mesas, o turismo da região promete um novo ciclo de expansão, com mais roteiros integrados, mais dias de permanência dos turistas, maior ticket médio e maior capilaridade econômica nos municípios envolvidos. O trabalho conjunto de empresários como Cleibe Filho e os governos estaduais está colocando a região no radar do turismo nacional e internacional.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Social4 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento4 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins