Gastronomia
Coca-Cola Brasil e Abrasel anunciam capacitação em sustentabilidade para pequenos varejistas

Programa Tempero Sustentável promove a importância do ESG no dia a dia dos empreendedores; será a primeira vez após pandemia que a Abrasel realiza ação nacional de educação sobre esse tema
Para inspirar e apoiar o crescimento de pequenas empresas do varejo alimentício, a Coca-Cola Brasil apresentou ao mercado o seu hub para capacitação dos microempreendedores: o “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”. A companhia inicia uma nova etapa da plataforma com o Tempero Sustentável – programa de capacitação gratuita e online em ESG (Environmental, Social and Governance, ou em português, Meio Ambiente, Social e Governança), feito em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sebrae e disponível para o público a partir desta terça-feira (25). O curso está disponível em uma nova página da plataforma chamada ‘Seu Negócio Sustentável’.
Estrelados pelo ator Hugo Bonemer, os vídeos apresentam para um público ainda não tão familiarizado com o tema o que essa sigla (ESG) representa, traduzindo os conceitos de forma didática e aproximando-os ao dia a dia dos bares e restaurantes como um importante diferencial competitivo e um compromisso desses negócios. Entre as ações a serem incorporadas – que, inclusive, podem ajudá-los a reduzir custos e melhorar sua reputação – estão muitas dicas relacionadas a gestão de resíduos, controle do desperdício de água e energia, compra de alimentos de origem responsável e transparência nas relações com funcionários, clientes e fornecedores.
“Nosso objetivo no ‘Coca-Cola dá um gás no seu negócio’ é munir os empreendedores com informações que são pertinentes ao seu negócio, e por isso este conteúdo não poderia faltar. O ESG pode e deve ser aplicado para todos os tamanhos de empresas e o Tempero Sustentável ajuda aproximar o tema do pequeno varejo alimentício. São pequenas mudanças e práticas que podem trazer muitos benefícios tanto ambientais quanto financeiros. Prover este conhecimento para esse público reforça o compromisso da companhia em refrescar o mundo e fazer a diferença”, afirma Katielle Haffner, Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.
Esta é a primeira vez, após a pandemia, que a organização realiza uma capacitação sobre essa temática para apoiar os empresários em uma retomada econômica de forma sustentável. Os vídeos estarão disponíveis neste link e todos os participantes que concluírem o curso receberão um certificado assinado em nome da companhia e da Abrasel.
Outros dois nomes de peso fazem participação especial no curso, contando sobre como a sustentabilidade influenciou suas jornadas profissionais e pessoais – a embaixadora da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” e chef pernambucana Dona Carmem Virgínia, campeã do prêmio Potências e proprietária do restaurante Altar Cozinha Ancestral; e, em breve, será publicada a participação da diretora presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e estudante de Direito, Aline Sousa.
A pesquisa Pulso do Pequeno Negócio, realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, mostra que, no setor de alimentação, somente 36% dos empreendimentos usam matéria-prima ou material reciclável em seu processo produtivo; 10% captam água da chuva ou reutilizam água; e 6% usam energia solar – ações que, quando incorporadas, podem diminuir consideravelmente as despesas e os impactos negativos no meio ambiente. Os consumidores, em contrapartida, se mostram cada vez mais conectados com as ações sustentáveis das empresas. Um exemplo disso é o resultado de um estudo realizado pelo Ipec, que aponta que 72% dos clientes desejam receber os pedidos de delivery sem plástico descartável, sendo que 15% afirmam já ter deixado de pedir em um restaurante por se sentir incomodados pela quantidade de plástico utilizado nas embalagens.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), essa iniciativa ajuda os bares e restaurantes a enxergarem a economia circular como uma oportunidade de ser mais eficientes e atender a essas demandas dos consumidores. “Os cursos foram desenvolvidos para apoiar de maneira efetiva quem empreende ou trabalha no setor, não só na compreensão dos conceitos, mas na aplicação prática dos mesmos”, avalia o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Sobre a Coca-Cola Bandeirantes
A Coca-Cola Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 2.700 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 32 mil pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e Bebidas a base de Soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign e Grupo Campari, que tem em seu portfólio aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o Whisky Old Eight, a Vodka Skyy e outras bebidas destiladas.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.
Gastronomia
Restaurantes do Five Senses Resort oferecem gastronomia contemporânea com toque regional

O Five Senses Resort segue com seus dois espaços gastronômicos, o restaurante Cadenza e o gastrobar Barlavento, em funcionamento e abertos ao público até a inauguração oficial do empreendimento.
Com uma atmosfera acolhedora e uma proposta gastronômica singular, o restaurante Cadenza, que tem um nome associado ao sentido da audição, foi inspirado pelo termo musical italiano que significa “cadência”, simbolizando fluidez e ritmo.
O menu, elaborado pelo chef Expedito Melo, formado pela renomada Le Cordon Bleu no Peru, combina ingredientes típicos do Tocantins com técnicas contemporâneas, proporcionando uma experiência sensorial completa, com pratos que encantam tanto pelo sabor quanto pela apresentação.
Segundo o chef, a proposta do restaurante é reinventar pratos tradicionais, como risotos, massas, peixes e carnes, ao incorporar ingredientes característicos da culinária tocantinense, como carne de sol e pirarucu, combinando autenticidade regional com toques de sofisticação.
Outro destaque do restaurante é a vista do lago, da serra e do skyline de Palmas. Além da gastronomia, o Cadenza é um ambiente ideal para quem quer apreciar a beleza natural e o ritmo da vida ao redor do lago.
Para o empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, a visita ao restaurante combina um momento único de contemplação e relaxamento. “As pessoas estão atravessando o lago para conhecer o restaurante. A travessia, além de prática é única. Atravessar a ponte é também um momento de desconexão com a correria da vida diária e a conexão com a natureza.No Cadenza, queremos que o público sinta que a visita é especial desde o momento em que decide nos conhecer.”
O restaurante funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados e domingos, oferece almoço das 11h às 15h e jantar das 18h às 23h. Devido à alta procura, é recomendado fazer reserva com antecedência, já que o restaurante frequentemente opera com lotação máxima.
Já o gastrobar Barlavento, que invoca no nome o sentido da visão, é um bar ao ar livre, localizado próximo à piscina de borda infinita do resort. O espaço oferece drinks e petiscos em um cenário que combina a vista deslumbrante e uma atmosfera praiana.
O Barlavento está funcionando sem horário fixo, sendo necessário verificar a disponibilidade de atendimento diretamente com o resort.
Ainda em fase final de conclusão, o Five Senses Resort mantém o conceito de experiências sensoriais como parte central de sua proposta. A ideia é que cada espaço do empreendimento estimule um dos cinco sentidos.
O empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, destaca a importância desses espaços como uma prévia do que o empreendimento completo oferecerá aos futuros hóspedes e visitantes.
“A expectativa é que esses espaços continuem atraindo o público da região, que já começou a frequentá-los, e que se consolidem como pontos de referência gastronômica até a inauguração completa do resort. Estamos criando um ambiente onde natureza, gastronomia regional e bem-estar se harmonizam. Nossa intenção é que esses locais também possam receber eventos corporativos e sociais, oferecendo uma estrutura de qualidade, uma vista deslumbrante e um cardápio de alto nível”, pontua.
Para reservas no restaurante Cadenza e informações sobre o Barlavento, o contato é pelo telefone (63) 98150-8000. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Five Senses Resort.
Gastronomia
DOM VERGÍLIO FAZ 20 ANOS

Restaurante e pizzaria é referência na capital tocantinense
Inaugurado em no dia 26 de outubro de 2004, o Dom Vergílio Grill Pizza e Chopp completa, neste sábado, 20 anos de casa em Palmas. Na época, o restaurante já trouxe um conceito inovador, oferecendo conforto, praticidade, segurança e, claro, variedade e qualidade no almoço e pizzas servidas aos clientes.
Para celebrar estes 20 anos, tem circulado uma campanha que reforça a essência, o compromisso do Dom Vergílio com a comunidade local ao entregar uma experiência de qualidade. À frente do negócio, o casal Vladimir e Juliane Bottin comentam que, para manter o padrão alcançado e os clientes satisfeitos, o desafio é diário. “Da escolha dos produtos e alimentos que utilizamos na elaboração dos pratos, ao cuidado minucioso com a higienização do salão, cozinha, o rigoroso padrão com o tempero e sabor da comida, tudo é revisto todos os dias”, observa Juliane, cuja rotina e disciplina é atribuída à experiência herdada com os pais à frente de uma churrascaria no interior do Paraná.
Nestes 20 anos, o Dom Vergílio também firmou compromisso com o social. A empresa é parceira de alguns projetos e iniciativas sociais que lidam com causas diversas e um público misto entre crianças e idosos. Ainda neste mês, acolheu 20 estudantes da rede pública estadual para um almoço de comemoração ao dia das crianças. A ação foi uma parceria com a Abrasel TO. Na enchente do Rio Grande do Sul deste ano, participou de algumas campanhas com a doação de alimentos.
Atualmente, o Dom Vergílio abre as portas de segunda a sábado, das 11h às 14h30 para almoço e pizzaria a partir das 18h, mais o serviço de pedido online pelo app domdelivery.
Uma equipe de 48 funcionários se reveza entre o trabalho na cozinha e atendimento no salão.
O local é bastante procurado para ocasiões especiais, como aniversários e formaturas. Essa história de empreendedorismo de sucesso no setor de gastronomia em Palmas, as superações ao longo dos anos, a presença nos momentos mais especiais de inúmeras famílias, bem como a participação determinante no social da nossa capital, tudo isso pode ser traduzido como O Dom do Tempo, slogan que assina a campanha comemorativa destes 20 anos.
Fotos: Raquel Carneiro
Gastronomia
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