Corpo de Bombeiros Militar
Colégio Esportivo-Militar Professora Margarida Lemos Gonçalves realiza formatura de 160 alunos
Cerimônia teve rito militar, inclusive com realização do Complexo e banho de despedida
Cento e sessenta alunos do Colégio Esportivo-Militar Margarida Lemos Gonçalves realizaram na noite desta segunda-feira, 11, o último fora de forma. Era a formatura, propriamente, marcando o fim de um período de estudos na instituição gerida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, ao mesmo tempo em que um novo portal se abria para a sequência dos estudos no Ensino Médio.
O Colégio Esportivo Militar, com sede no Lago Sul, conta com 1100 estudantes matriculados, sendo que, os formandos nesta terça-feira, concluíram o 9º Ano.
A cerimônia teve a presença do coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, acompanhado do tenente-coronel Nilton Rodrigues, subcomandante do Comando Operacional, capitão A. Pereira, diretor-geral dos Colégios Militares do CBMTO, Padre Jairon, Capelão do CBMTO, e o tenente-coronel Leandro Neves, da Polícia Militar. Centenas de pais e parentes dos estudantes também marcaram presença.
O último fora de forma seguiu o rito militar, teve execução do Hino Nacional pela Banda de Música do próprio CEMIL, entrega de um mimo ao comandante-geral, premiação dos alunos-destaques na questão da Disciplina e Melhores Notas, entrega de Certificado e, ao final, a realização do Complexo, que é uma das partes mais empolgantes para o público, por se tratar de uma evolução de ordem unida em que os estudantes se movimentam em marcha para várias direções, se separando em grupos e, ao mesmo tempo, apresentando completa integração entre a tropa inteira.
O final do evento foi com o esperado banho, onde um caminhão de combate a incêndio lançou o jato de água sobre a turma, marcando a conquista do grupo.
“É muito gratificante para todos nós estamos ajudando na formação de futuros profissionais que atuarão nas áreas de segurança, saúde, educação. Hoje aqui, estamos trabalhando para que eles possam transpor uma fase e galgar para o segundo grau. E nisso a gente vê muita vibração, entusiasmo e a felicidade de passarem pelo CEMIL”, destacou o coronel Ornelas.
Para o comandante, a formação dos jovens no Colégio Militar é um ganho para toda a sociedade. “Eles vão levar o que aprenderam aqui para o resto da vida”, afirmou, destacando que muitos que sairão do CEMIL Professora Margarida Lemos Gonçalves, vão para o CEMIL Santa Rita de Cássia, que a partir de 2024, terá a gestão administrativa do CBMTO.
“Já estamos na fase de matrícula e cerca de 25 alunos do CEMIL Professora Margarida Lemos Gonçalves, devem se matricular no “Santa Rita” e poderão se formar como técnicos em informática, ao mesmo tempo em que concluem o 2º Grau. Muito importante para que possam seguir o caminho do profissionalismo e do conhecimento”, pontuou o comandante-geral.
Entre os estudantes que se formaram nesta terça-feira está Geraldo Nunes Alencar, 15 anos. Ele foi escolhido entre os professores como Aluno Destaque Disciplinar, e revelou ter passado por tempo de evolução no CEMIL Professora Margarida Lemos Gonçalves. “Foi um período muito bom esse que passei aqui, cinco anos em que aprendi muita coisa boa, como disciplina, ordem, os mais importantes. Mudou a minha vida”, disse.
O adolescente destacou também que não vai parar, e que quer manter sua formação em instituição militar, tanto que, em 2024, vai se inscrever no Colégio Militar Santa Rita de Cássia.
“Pretendo ficar lá nos próximos três anos”, afirmou.