conecte-se conosco

Câmara Municipal de Palmas

Coletivo SOMOS promove Reunião Solene em homenagem aos 18 anos do CEDECA Glória de Ivone

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Coletivo SOMOS promove Reunião Solene em homenagem aos 18 anos do CEDECA Glória de Ivone

O Coletivo SOMOS realizou, nesta sexta, uma Reunião Solene em comemoração aos 18 anos do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (CEDECA). A solenidade reuniu representantes de movimentos sociais, instituições públicas, lideranças comunitárias e ativistas pelos direitos das infâncias.

O evento celebrou quase duas décadas de atuação do CEDECA Glória de Ivone na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Fundado em 2006, o centro é reconhecido pelo trabalho jurídico, psicossocial e de incidência política voltado à garantia de direitos fundamentais, com atuação junto a conselhos tutelares, escolas, comunidades e organizações da sociedade civil.

A covereadora Elba Bruno, destacou a importância da trajetória do CEDECA na transformação da realidade de muitas famílias:
“O CEDECA tem sido uma trincheira em defesa da vida e dos direitos de crianças e adolescentes que historicamente foram silenciados. Celebrar esses 18 anos é também reafirmar nosso compromisso com a construção de uma cidade mais justa e acolhedora para as infâncias” afirmou.

Luciely Oliveira, também covereadora pelo Coletivo SOMOS, ressaltou o papel político do centro: “O CEDECA é muito mais que uma instituição: é um espaço de resistência, que transforma dor em potência, e que contribui para a formação crítica de uma juventude que reivindica seus direitos” destacou.

Estiveram presentes na solenidade representantes do próprio CEDECA Glória de Ivone, ex-atendidos pelo centro que hoje atuam como agentes de transformação social, além de vereadores.

De acordo com Mônica Brito, secretária executiva do CEDECA, esse reconhecimento é algo inédito “Um momento como este nos surpreende. Ao longo desses 18 anos de trajetória, esse reconhecimento e a possibilidade de estar nesta Casa representam algo inovador para nós. Os movimentos sociais e o controle social raramente têm a oportunidade de vivenciar a democracia de forma tão concreta, ocupando um espaço que também nos pertence. Esta solenidade é inédita, e esse reconhecimento, que acolhemos com gratidão, nos emocionou profundamente” explica.

A reunião solene foi marcada por homenagens a profissionais e militantes que contribuíram com a história da instituição, além de intervenções culturais e depoimentos emocionantes que reforçaram o impacto do CEDECA ao longo de seus 18 anos de existência.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *