Cotidiano
Com 3 indicações ao AMPRO Globes Awards, Agência Califórnia fatura 4 ouros e 7 pratas

Cases envolvendo ativações das marcas Zé Delivery, Brahma e show da Anitta foram os premiados
O AMPRO Globes Awards, maior prêmio de Live Marketing do mundo, realizado pela MAAW (Marketing Agencies Association Worldwide), em mais de 30 países, divulgou os resultados das suas premiações no ano de 2022, durante cerimônia no Teatro Bradesco, em São Paulo. Na premiação, foram reconhecidos cases e agências em 19 categorias, divididas em 5 verticais de atuação: Business, Consumer, Content, Responsible e Trade.
Entre os indicados ao prêmio, a Agência California, martech especializada em live marketing, marcou presença novamente com trabalhos premiados no concurso. Com os cases do Zélicóptero, Show da Lampions e Beats com Anitta no Carnatal, a agência conquistou 4 ouros e 7 pratas nas categorias: melhor ação de entretenimento, melhor ativação de patrocínio, melhor branded content social/influência e melhor uso de relações públicas. Melhor campanha de comunicação integrada, melhor evento presencial virtual/híbrido , melhor construção de marca e melhor experiência de marca, respectivamente.
“Em 2022 nós chegamos com tudo marcando presença nas principais premiações de live marketing nacional, garantindo shortlist no Effie Awards e também ganhando espaços internacionais, a premiação no AMPRO veio para coroar o trabalho”, Bruno Duarte, CEO da agência.
A empresa que é responsável por diversos cases inovadores envolvendo live marketing acumula diversas premiações ao longo dos últimos anos. No ano passado, a Agência Califórnia, em sua primeira participação no Effie Awards, obteve 3 shortlists garantindo um ouro na categoria Bebidas Alcoólica com o desafio Eurolampions Brahma, onde os maiores campeões da Europa foram desafiados a encarar a força do futebol nordestino.
As premiações abriram portas para que a agência garantisse participação em renomados concursos nacionais e internacionais com a indicação ao Effie Global 2022, concurso que premia somente agências que ganharam ouro em premiações. “Queremos nos manter no topo da criatividade nacional com entregas inovadoras que vão além do briefing, sem produzir pensando apenas em premiações”, ressalta Bruno.
Sobre a Califórnia
Fundada em 2014, na Bahia, pelos irmãos Bruno e Fábio Duarte, a Agência Califórnia surgiu com o objetivo de revolucionar a comunicação rompendo as fronteiras do eixo sul-sudeste. Hoje, referência em peças publicitárias com diversos cases de sucesso, a empresa forma, junto a Califórnia Media House, um time de marcas modernas, que têm a tecnologia e a comunicação como bases de trabalho e acumula, ao longo dos anos, parcerias de sucesso com grandes marcas como Ambev, Google, Smart Fit, Bradesco e Krafton, e buscam se consolidar como martechs e contentechs no mercado.
Senado Federal
Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

O Congresso Nacional retomou o projeto de lei que prevê indenização por dano moral e também pensão especial a vítimas do Zika vírus. O PL 6.064/2023 tinha sido integralmente vetado pelo presidente da República. Mas nesta terça-feira (17), deputados e senadores votaram pela derrubada do Veto 2, de 2025, e agora a lei será promulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
O projeto foi originalmente apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), em 2015, quando ela ainda era deputada federal. A redação aprovada pelo Congresso Nacional, no final de 2024, não estabelece um limite de idade para os beneficiários. O texto prevê indenização única por danos morais de R$ 50 mil e uma pensão paga mensalmente até o fim da vida de R$ 7.786,02, o que equivale ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Ambos os valores serão corrigidos pela inflação (pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e livres de imposto de renda.
A pensão vitalícia pode ser acumulada com benefícios previdenciários de até um salário-mínimo e com o BPC. E a revisão a cada dois anos exigida para a PcD continuar recebendo o BPC será extinta para os casos de deficiência causada pelo vírus Zika na gestação.
Além disso, o projeto aumenta em 60 dias o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade de mães (inclusive para as adotivas) de crianças nessas condições, e em 20 dias o direito à licença-paternidade.
Senadores
Durante a sessão, Mara declarou ser “estarrecedor” que, após dez anos de luta e espera, o governo tenha vetado a iniciativa. Segundo ela, essas famílias vêem sofrendo há mais de dez anos com a “omissão” do Estado, com filhos que são 100% dependentes de cuidados que demandam tempo, desgaste e recursos financeiros. Para ela, o Congresso faz justiça com essas famílias.
— O projeto foi protocolado em 2015 para que essas mães, essas famílias pudessem ter, não só a pensão, mas uma indenização pelo que aconteceu porque a gente está falando de uma omissão do Estado, por não ter conseguido combater o mosquito e por não ter saneamento básico decente para o povo brasileiro e a consequência disso foi o surto sim, de Zika vírus — registrou.
O senador Romário (PL-RJ) afirmou que derrubar o veto foi “um golaço da cidadania”.
— Essa pensão não é favor, é justiça. Vai garantir tratamentos, alimentação especial, remédios, terapias, equipamentos e tudo o que essas crianças precisam todos os dias. Sem ela, o peso recai inteiramente sobre mães e pais que já carregam uma luta sem trégua há dez anos. Para se ter ideia, uma lata da fórmula, que é a única alimentação possível para essas crianças, custa 200 reais. São necessárias 20 latas por mês. Só aí já são 4 mil reais.
Ele também ressaltou a mobilização das famílias que se deslocaram a Brasília com as crianças para cobrar dos parlamentares a derrubada do veto.
Mobilização
A derrubada foi acompanhada e comemorada pelas mães de filhos acometidos pelo vírus Zika que estavam na galeria do Plenário. Desde a rejeição do projeto pelo Executivo, elas se mobilizaram e estiveram presentes em Brasília conversando com os parlamentares e pedindo a reversão do veto.
Quando o projeto foi vetado, o governo chegou a editar uma medida provisória (MP 1.287/2025) que prevê apenas uma parcela única de R$ 60 mil. Na ocasião, a senadora considerou a alternativa “uma afronta à dignidade dessas famílias”.
O texto editado pelo governo em 9 de janeiro cria um apoio financeiro de R$ 60 mil para crianças de até 10 anos que nasceram com deficiência causada pelo vírus Zika durante a gestação.
Ao informar sobre o acordo para a derrubada do veto, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reiterou o compromisso do governo de orientação pela derrubada do dispositivo, “orientado pelo próprio presidente Lula”.
— O veto foi aportado por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que matérias sem fonte financeira respectiva por risco de crime de responsabilidade deveriam ser vetados — esclareceu Randolfe.
Justificativa do veto
Na mensagem em que justificou o veto ao PL 6.064/2023, a presidência da República apontou, entre outros problemas, que a proposta “cria despesa obrigatória de caráter continuado e benefício tributário e amplia benefício da seguridade social, sem a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, identificação da fonte de custeio, indicação de medida de compensação e sem a fixação de cláusula de vigência para o benefício tributário”.
O governo também argumentou que, “ao dispensar da reavaliação periódica os beneficiários do benefício de prestação continuada concedido em virtude de deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika, a proposição diverge da abordagem biopsicossocial da deficiência, contraria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e cria tratamento não isonômico em relação às demais pessoas com deficiência”.
Fonte: Agência Senado
Governo do Brasil
Nova Campanha do Ministério da Saúde inspira, motiva e incentiva a doação de sangue regular

Sob o conceito “Doe Sangue. Você Pode.” o Ministério da Saúde lança, em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, uma nova campanha publicitária de conscientização sobre a importância da doação de sangue e de se tornar um doador regular e ajudar a salvar muitas vidas.
Em 2024, 1,6% da população brasileira – o que equivale a 16 pessoas a cada mil habitantes – doou sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Para que os estoques de sangue se mantenham em níveis estáveis e seguros, esse número ainda pode melhorar. Assim, com esta campanha, o MS pretende conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue regular.
Neste ano, a campanha traz uma reflexão importante sobre atitude e disposição, promovendo a doação de sangue como um hábito de vida, autocuidado, bem-estar e de construção de uma cultura solidária inspiradora e motivacional. Ela traça um paralelo entre atitudes diárias e a familiaridade com a expressão “dar o sangue”, como uma ideia palpável de que, se uma pessoa está disposta a dar o sangue por uma causa, ela também pode doar sangue para ajudar a salvar outras vidas.
Com criação da agência Calia, a campanha será veiculada em emissoras de TV, rádio, plataformas digitais e redes sociais, além de mobiliários urbanos e painéis digitais por todo o Brasil.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Doação de Sangue 2025
Agência: Calia Comunicação
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
Codireção de Criação: Alexandre Ferro e Mauricio Oliveira
Criação: Alexsander Junior e Filipe Fontes
Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante e Hélio Macedo
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, João Pinheiro e Cezar Pinheiro
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda
Conteúdo Digital: Ariovaldo Neto, Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas e André Oliveira
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Gabriella Silva, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien Carvalho
Aprovação Ministério da Saúde: Poliana Oliveira, Kamila Mota, Kelly Rodrigues, Nathalia Gardini e Rafael Atuchi
Conteúdo Religioso
Seminário de Comunicação para Igrejas será dia 21 de junho, na PIB de Palmas

No dia 21 de junho é o dia do Profissional de Mídia, quando celebra-se a importância do papel estratégico dos especialistas em comunicação, marketing e publicidade. Em consonância com a data, ocorrerá nas dependências da Primeira Igreja Batista de Palmas (PIB de Palmas), a segunda edição do Seminário de Comunicação para Igrejas. O evento, realizado em parceria entre a PIB de Palmas e a Igreja Batista Getsêmani (ambas de Palmas/TO), reunirá integrantes de ministérios de mídia de diversas igrejas da Capital e até pessoas de fora do espectro religioso, no intuito de trocar experiências e buscar aperfeiçoamento.
Este ano, a organização do evento está trazendo Vanda Machado, a criadora do site cristaonamidia.com, um dos primeiros veículos no Brasil a tratar da evangelização por meio das redes sociais. Vanda tem mais de 15 anos de experiência no marketing corporativo e atua, hoje, como consultora, mentora, escritora, treinadora e palestrante. Publicitária de formação e mestre em Comunicação Social, é autora de livros sobre comunicação cristã digital e criou o primeiro curso on-line de comunicação para igrejas, por meio da plataforma Hotmart. A partir de sua dissertação de mestrado – que pesquisou as potencialidades das mídias sociais para a divulgação do Evangelho – idealizou o site www.cristaonamidia.com.
O evento terá início às 9h do sábado, no templo da PIB de Palmas (504 Sul, Alameda 14, AI 7/8) e se estenderá por todo o dia com conferências e oficinas sobre Planejamento da Comunicação, Fotografia, Videomaker e Métricas. “É um dia inteiro para pensarmos em estratégias e reforçarmos nosso chamado para o trabalho com mídia nas igrejas, comunicar o Reino, trocar experiências e buscar aperfeiçoamento”, pondera um dos organizadores, o jornalista Samuel Lima, do departamento de Comunicação da PIB de Palmas. “Apesar de o treinamento ser focado na evangelização e comunicação eclesiástica, da igreja, as técnicas que serão abordadas e os assuntos servem a qualquer área de atuação, sendo – portanto – útil para quem, hoje, trabalha com estratégias digitais envolvendo fotografia e mídias sociais”, complementa.
As conferências com Vanda Machado ocorrerão na parte da manhã e também à noite; a parte da tarde está reservada para as oficinas de Planejamento da Comunicação, com Vanda Machado, e da qual todos os inscritos participarão, e outras três (Métricas, Fotografia e Videom
Este ano o evento versará sobre o tema “Lançando as Redes”, baseado nos textos de Lucas 5:1-11 e João 21:1-14. Em resumo: devemos estar atentos às ordens de Jesus Cristo para lançarmos as redes!
Investimento e inscrição
O valor da inscrição para este ano será mantido até dia 20 de junho no mesmo valor do ano passado, R$ 30; no dia do evento, 21 de junho, o valor passará a ser de R$ 40.
A inscrição pode ser feita pelo formulário https://zfrmz.com/
Serviço
O que: 2ª Edição do Seminário de Comunicação para Igrejas
Onde: Primeira Igreja Batista de Palmas (504 Sul, Alameda 14, AI 7/8)
Quando: 21 de junho (com atividades pela manhã, tarde e noite)
Palestrante: Vanda Machado (criadora do site cristaonamidia.com)
Oficinas: Planejando a Comunicação (Vanda Machado); Fotografia (Arthur Valadares); Videomaker (Érika Sabino); Métricas (Bruna Rodrigues)
Investimento: R$ 30 (até 20jun) / R$ 40 (no dia do evento)
Outras Informações: www.instagram.
- Faet e Senar3 dias atrás
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
- Governo do Tocantins4 dias atrás
Entenda o papel do Consórcio Brasil Central na missão internacional a Israel
- Social4 dias atrás
Clube da Leitura e Amizade transforma infância em Palmas
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A comunicação que convence e vende
- Palmas3 dias atrás
Novos guardas metropolitanos de Palmas são capacitados para atuar contra perturbação do sossego