conecte-se conosco

Tocantins

Com apoio da Fesserto, profissionais tocantinenses participam de Congresso Internacional de Fisioterapia

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
As fisioterapeutas Sandra Carvalho, Hozana Lemos e Hájussa Garcia, representaram o Tocantins no 14º Congresso Internacional de Fisioterapia, realizado entre os dias 12 e 15/9, em Salvador/BA. Para a participação de destaque, as servidoras do Centro de Saúde (Cesau), do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), contaram com o apoio da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Fesserto), juntamente com o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do TO (Sinfito), da Associação dos Fisioterapeutas do TO (Asfito) e do Crefito 12. 

O Congresso apresentou estudos e atualizações na área sobre temáticas ligadas à fisioterapia, e reuniu especialistas de diversos países. Neste ambiente, as tocantinenses mostraram um trabalho inédito sobre a utilização do pilates no tratamento da lombalgia crônica. Intitulado “O efeito do método Pilates no tratamento da lombalgia crônica dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Tocantins”, o artigo revela a eficácia da técnica como alternativa para o combate à dor crônica na região lombar, uma condição que afeta grande parte dos servidores do TJTO. 
O presidente da Fesserto,  Carlos Augusto de Melo – o Carlão, destaca que os benefícios do projeto junto aos servidores foi o que chamou sua atenção para apoiar a participação. “Exemplos de bons trabalhos desenvolvidos junto a quem se dedica no serviço público merecem ser incentivados”, destacou. 
 De acordo com o Cesau, os resultados da pesquisa se mostraram positivos, considerando uma queda nos índices de queixas e uma melhora significativa na flexibilidade dos músculos afetados e na capacidade funcional do público atendido.
A pesquisa, segundo uma das autoras, a fisioterapeuta Sandra Carvalho foi publicada, no formato de artigo, na Revista Multidisciplinar do Amapá (REMAP), em 2023. Segundo ela, a pesquisa é fruto de meses de acompanhamento clínico com sessões regulares de Pilates que visam, sobretudo, a qualidade de vida do quadro de servidores do Judiciário tocantinense. “A lombalgia crônica tem impacto direto na produtividade e no bem-estar do nosso quadro de servidores. Por isso, a adoção de métodos integrativos como o Mat Pilates tem se mostrado uma solução eficaz no combate a esse problema de saúde”. 
“Nosso estudo foi bem recebido pela comunidade científica e reforçou a importância de trabalharmos pelo bem-estar de nossas servidoras e servidores por meio de iniciativas inovadoras e cientificamente embasadas”, disse outra autora do trabalho, Hozana Lemos.
“Acredito que esse estudo abre novas perspectivas para o tratamento da lombalgia e poderá ser uma referência para outras instituições”, concluiu, por fim, Hájussa Garcia.
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *