Governo do Tocantins
Com apoio do Governo do Tocantins, indígenas Karajá se tornam adultos em cerimônia marcada por respeito à cultura ancestral

Na Ilha do Bananal, mais de quatro mil pessoas acompanharam o ritual de iniciação da vida adulta da etnia
Assim como as tradicionais festas de debutantes, é de encher os olhos a cerimônia de passagem para a vida adulta dos adolescentes Karajá, chamada de Hetohoky. Ao longo de todo este mês, os rituais ocorrem em diversas aldeias da região da Ilha do Bananal. A primeira a iniciar a solenidade foi a aldeia de Santa Isabel do Morro, que contou com a presença de mais de quatro mil pessoas, entre indígenas e não indígenas, nos dias 8 a 10 de março.
Com o objetivo de valorizar o rito de passagem que representa um marco ao respeito à cultura ancestral Iny, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Povos Originários e Tradicionais (Sepot), é parceiro do evento com apoio logístico e da cobertura jornalística à manifestação cultural. A cerimônia continua nos dias 14 e 15 na aldeia Macaúba; e no dia 23 na aldeia Fontoura. A Secretaria de Estado de Turismo (Sectur), a prefeitura de Lagoa da Confusão, a prefeitura de Pium e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também são apoiadores do rito de passagem.
Para a secretária da Sepot, Narubia Werreria, o Hetohoky é o maior se não um dos maiores rituais dos povos originários do Tocantins. “Temos muito orgulho de apoiar. É uma determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa. Essa manifestação cultural é grandiosa e estrutura culturalmente e socialmente o povo Iny. E ela é importante tanto para nós Iny quanto para os demais povos indígenas do Tocantins. E também para toda a população, pois reafirma a nossa identidade indígena, valorizando as nossas riquezas culturais que é o que a gente tem de mais precioso”, destacou a gestora.
O Hetohoky significa “casa grande” e leva esse nome pois os adolescentes ficam em uma casa de palha grande durante o ritual, onde aprendem mais da cultura dos povos Iny (Karajá, Karajá-Xambioá e Javaé). Na casa, os adolescentes passam por uma cerimônia de transição para a vida adulta, como uma espécie de “batismo”. Na cerimônia, os espíritos da mata, conhecidos como “aruanãs”, cercam a casa, construída um dia antes, entoando cânticos. Representando animais, eles se vestem com indumentárias feitas de palha de palmeira, adereços coloridos e penas.
Os aruanãs são os guias dos adolescentes e os orientam sobre as atividades do Hetohoky, onde aprendem sobre a cultura, tradições e valores da cultura Iny. Ao longo da cerimônia, recebem lições de disciplina e respeito. No encerramento, participam de rituais simbólicos, como banho no rio, remoção de penas, cuidado com os cabelos e pintura corporal, simbolizando a transformação em adultos guerreiros. O ponto mais forte do ritual indígena é quando os adolescentes são entregues para as mães.
O cacique da aldeia Santa Isabel do Morro, Tuila Silva Karajá, explicou que o Hetohoky é uma forma de fortalecimento da cultura e de incentivo aos jovens. “É uma forma de não deixar a nossa cultura acabar e nós somos conhecidos por essa valorização. Como a cultura não indígena está entrando muito forte nas nossas aldeias, estamos tentando resistir e manter nossa tradição firme e forte”, disse.
No primeiro dia, os aruanãs fizeram um cumprimento aos adolescentes participantes do Hetohoky. No segundo, os guerreiros performaram força e vigor para receber a aldeia Fontoura e seus convidados, que chegaram em um grande barco para participar de competições com a Santa Isabel. No mesmo dia, indígenas das duas aldeias participaram de lutas corporais e à noite, todos tentaram derrubar a tora da aldeia Santa Isabel do Morro, mas não tiveram sucesso. Já no terceiro dia, os meninos partiram rumo à casa dos aruanãs, onde ficarão por sete dias, seguindo o processo de se tornarem adultos.
Sobre o momento da tora, o cacique comenta que ela representa a criança da comunidade da aldeia Santa Isabel. “A tora é a dona da festa do Hetohoky. Então eles vêm com a intenção de derrubar esse mastro, e temos que defender nossa criança e a honra de nossa comunidade. É uma cultura maravilhosa, linda e sadia que ainda está presente em nosso estado do Tocantins”, explicou.
A argentina Silvia Bia percorre o mundo na sua bicicleta e tinha o sonho de visitar a Ilha do Bananal e conhecer a cultura Karajá. “Adorei a experiência aqui, foi tudo muito. Amo conhecer diferentes culturas e a do povo Karajá me chamou a atenção. Fiquei muito grata por presenciar toda a celebração”, completou.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
Governo do Tocantins
Em Palmas, governador Laurez Moreira participa de cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar nesta terça-feira, 16
Governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da PM – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O ato será realizado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, com a presença de autoridades.
A cerimônia oficializa a nomeação realizada pelo governador Laurez Moreira no último dia 9, quando designou o coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza para assumir o comando-geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. No mesmo Diário Oficial do Estado (DOE), também foi nomeado o coronel Flávio Santos Brito como chefe do Estado-Maior da corporação.
“É com grande confiança que oficializo a passagem do comando da Polícia Militar para o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, cuja extensa carreira e competência garantirão à corporação um trabalho dedicado e seguro para a população”, afirma o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando é um dos ritos mais importantes do cerimonial militar e representa a transição do mais alto posto da instituição.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social22 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas