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Com apresentação da Orquestra Viva Música e Lucimar, “Portal Amazônico” oferecerá concertos gratuitos em Palmas
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“Adoro a paçoca de Arraias / A carne seca de Miranorte / A dança alegre da Jiquitaia / E o canto da galinha Capote/ Mandalas são de capim dourado / Esteiras feitas de buriti/ Eu acho tão bonito o cerrado / Almoço bom é arroz com pequi/ Eu sou daqui do toca! Tocantins / Aqui me toca! O Toca, Toca em mim.” O trecho musical refere-se à canção “Portal Amazônico”, do músico Lucimar, que dá título ao próximo projeto da Orquestra Viva Música.
O concerto musical é interpretado pelos artistas da Orquestra no instrumental e Lucimar no vocal, sob a batuta do maestro Bruno Barreto. As apresentações de estreia acontecem na próxima quinta e sexta-feira, 2 e 3, às 20 horas, no Teatro Sesc Palmas, com entrada franca e interpretação em Libras. Assim como a canção que dá título a ele, o concerto “Portal Amazônico” vai entoar repertório que trata da rica cultura e das belezas naturais do Tocantins. Para isso, integram o repertório outras músicas autorais de Lucimar como Flauta de Taboca, Por Entre os Dedos, Meu Tocantins, Quintal, Alumia, Sou Tocantinense, Gonzagão não Morreu, Brasilidade e Diamante Negro.
De acordo com o responsável pelo projeto, o maestro Bruno Barreto, a iniciativa busca promover a música regional do Tocantins. “O objetivo é celebrar a autenticidade da música regional, preservar sua essência e enriquecer a cultura do Estado”, afirmou. O músico Lucimar complementa que o repertório é repleto de sons que exaltam o orgulho de ser tocantinense e celebram a vibrante cultura regional. “São composições que refletem as raízes e os valores do povo tocantinense. Carregadas de emoção e autenticidade, elas transportam o público para uma jornada através das paisagens deslumbrantes e da rica herança cultural do Tocantins”, adianta o artista.
Projeto
O projeto “Portal Amazônico” tem a realização da Associação Viva Música e é patrocinado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura. A orquestração do repertório é de Willames S. da Costa, a produção executiva de Eduardo Andrade e a regência e direção geral do maestro Bruno Barreto.
Orquestra Viva Música
A Orquestra Viva Música é um corpo artístico vinculado à Associação Viva Música, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, através do Programa Oficina de Criação, Performance e Difusão Musical – OCA Musical, que surgiu da necessidade do fomento da prática e, consequentemente, da fruição da música instrumental de concerto. O Grupo tem participado de diversos atividades culturais, com impacto no Estado do Tocantins, dentre as quais: Sesc Partituras (parceria com o Sesc Tocantins); Sexta cultural (parceria com ADTUR); Quarta Clássica (parceria com a Fundação Cultural de Palmas); Músicos da Alegria (parceria com a Fundação Cultural de Palmas e Hospital Geral de Palmas); e projeto Orquestra Viva Música: Tocantins em Concerto, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Lucimar
Natural de Filadélfia (TO), nascido na Fazenda Mariquinha, residiu em São Paulo (SP) e também em Portugal. É reconhecido nacionalmente através de suas canções, que já somam um acervo de mais de 300 títulos, que ficaram conhecidas na interpretação de renomados artistas em todo o mundo, como Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano, Padre Marcelo Rossi, Rick e Renner, Peninha, Milionário e José Rico, Luan Santana, Targino Gondim e muito mais, além de trilhas sonoras para novelas e filmes.
Ficha Técnica
Direção artística – Bruno Barreto
Realização – Associação Viva Música
Cantor convidado – Lucimar
Orquestração – Willames Costa
Coordenação Geral – Fábio Bruniel
Produção executiva – Eduardo Andrade
Coordenação Administrativa – Maxley Morato
Coordenação de Comunicação – Cinthia Abreu
Técnico de Som – Daniel Mangaba
Técnico de luz – Charles Nunes
Filmmaker – Rafael Motta
Designer Gráfico – Ana Bernhard
Interprete de Libras – Thallyta Teixeira Silva / Luan Crispim de Andrade
Orquestra Viva Música
Maestro e saxofone tenor – Bruno Barreto
Saxofone alto – Lucas Fernandes
Saxofone alto e clarineta – Gutenberg Nicácio
Saxofone tenor e flauta transversal – Wallas Alves
Saxofone barítono – Gilberto Gonzaga
Trombone – Emmanoel Cruz
Trombone – Kayo Bruno
Trombone – Willian Del Sarto
Trompete – Sidney Victor
Trompete – Wedison Monteiro
Trompete e trompa – Wilton Monteiro
Contrabaixo elétrico – Felipe Araújo
Guitarra e violão – Iogo Landinho
Bateria/percussão – Matheus Les
Piano – Dênnys S. Santos Dourado
Serviço
O quê – Concerto “Portal Amazônico” com Orquestra Viva Música e Lucimar
Quando – Quinta e sexta-feira, 2 e 03/05
Onde – Teatro Sesc Palmas
Horário – A partir das 19h30
Entrada franca
Informações – Instagram @orquestravivamusica e @associacaovivamusica
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Música
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
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1 dia atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosTiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025 em Las Vegas ao lado de Kany García. Cantor brasileiro soma cinco vitórias na premiação.
A cerimônia, que antecede o evento principal do Latin Grammy, será realizada no hotel Mandalay Bay, em Las Vegas, no dia 13 de novembro, a partir das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Academia Latina.
Tiago Iorc e Kany García comandam a cerimônia
Tiago Iorc, ganhador de cinco estatuetas do Latin Grammy, e Kany García, reconhecida por sua carreira autoral e passagem pelo programa Objetivo Fama, serão responsáveis por apresentar a cerimônia que revela grande parte dos vencedores das categorias da premiação.
O evento também contará com performances especiais de artistas convidados pela Academia, que serão anunciados nos próximos dias pela dupla de apresentadores.
Uma parceria musical e cultural
Tiago e Kany se conheceram há pouco mais de dois anos durante um festival de música e criaram uma conexão imediata nos bastidores.
O desejo de colaboração se concretizou no início de 2025 com o lançamento da canção “Quédate Otra Vez”, uma releitura bilíngue do sucesso “Amei Te Ver”, um dos maiores hits da carreira de Tiago.
A nova versão, que mistura português e espanhol, expressa a afinidade estética e afetiva entre os artistas e tem sido amplamente elogiada pela crítica, reforçando o diálogo cultural entre o Brasil e os países de língua hispânica — um reflexo que se estende agora à coapresentação do Latin Grammy.
Trajetória de sucesso e reconhecimento internacional
Com quase duas décadas de carreira, Tiago Iorc consolidou-se como um dos principais nomes da música brasileira contemporânea.
O artista soma nove indicações e cinco vitórias no Latin Grammy, além de prêmios nacionais e o respeito de artistas consagrados.
Sua primeira estatueta veio com o álbum “Troco Likes” (2015), seu primeiro projeto totalmente em português, que atingiu o status de platina com a versão ao vivo.
Com o álbum “Reconstrução” (2019), Tiago alcançou um marco histórico ao colocar todas as faixas simultaneamente no Top 50 do Spotify Brasil.
A faixa “Desconstrução” foi premiada como Melhor Canção em Língua Portuguesa e também indicada à categoria Canção do Ano.
Latin Grammy: a maior celebração da música latina
O Latin Grammy é considerado o prêmio mais importante da música latina, reunindo artistas de diversas nacionalidades.
A edição 2025 promete ser uma das mais representativas da década, celebrando o talento de músicos que promovem a diversidade sonora da América Latina.
A cerimônia principal acontecerá logo após a Première, e será transmitida pela Univision e plataformas oficiais da Academia Latina da Gravação.
A força da música brasileira no Latin Grammy
Tiago Iorc se junta a uma lista de artistas brasileiros que marcaram presença na história do prêmio, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta, Marisa Monte e Djavan.
Sua atuação como apresentador reflete o reconhecimento internacional da música brasileira e a valorização da produção artística nacional em um dos palcos mais prestigiados do mundo.
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Cultura
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
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1 dia atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosMostra de Emerson Silva sobre o Povo Krahô celebra a cultura indígena do Tocantins e emociona o público durante a COP30, em Belém.Exposição do Povo Krahô encanta público durante a COP30 em Belém
O evento ocorre de 10 a 21 de novembro e reúne chefes de Estado, ministros, diplomatas, cientistas, ativistas e representantes de mais de 190 países.
Arte tocantinense na COP30
Além das discussões globais sobre o clima, a COP30 também é palco de manifestações culturais que celebram a diversidade amazônica.
Entre elas, está a Exposição do Povo Krahô, em cartaz no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, selecionada pelo Sesc Pará dentro do projeto Sesc Amazônia das Artes 2025.
Segundo Emerson Silva, a decisão de manter a mostra em Belém durante a COP30 partiu do Sesc Pará, como forma de ampliar o acesso do público internacional à arte tocantinense.
“É uma honra ter um trabalho que poderá ser visto por pessoas do mundo inteiro durante a COP30. A cultura indígena é essencial nos debates sobre o meio ambiente e o clima”, destacou o artista.
Histórias e saberes do Povo Krahô
A Exposição do Povo Krahô retrata a cosmologia, o cotidiano e os rituais da etnia por meio de fotografias, documentário e livro bilíngue.
O projeto foi viabilizado com recursos próprios e apoio da Secretaria de Cultura do Tocantins, via Lei Paulo Gustavo, além de incentivo do Projeto Sesc Cultura ConVida.
A mostra já foi exibida em Palmas, São Luís e Teresina, ampliando o alcance da cultura tocantinense e promovendo o diálogo entre arte, ancestralidade e sustentabilidade.
Trajetória do artista
Com mais de 23 anos de carreira, o fotojornalista Emerson Silva é um dos principais nomes da fotografia tocantinense.
Ele já participou de exposições nacionais e internacionais, como Women That Make a Difference, na sede da ONU em Genebra, e o Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Atualmente, Emerson integra a Associação de Arte Ninho Cultural e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFTO), além de colaborar com o WWF Brasil e o MAM-SP.
A cultura indígena como pilar da sustentabilidade
Para Emerson, expor a arte do Povo Krahô durante a COP30 é uma forma de reforçar a importância dos povos originários na preservação ambiental.
“A voz indígena sempre foi central na defesa do planeta. Ao conhecer a cultura Krahô, entendemos o valor da convivência respeitosa com a natureza”, afirmou.
Mais notícias
O Cerrado encontra a Amazônia: Tocantins em Concerto emociona público em Rio Branco e segue para Porto Velho
Espetáculo da Associação Viva Música celebra a integração cultural entre Tocantins e Amazônia em turnê nacional patrocinada pela Petrobras
Turnê nacional conecta o Tocantins à Amazônia
Com realização da Associação Viva Música e direção artística do maestro Bruno Barreto, o espetáculo integra a turnê nacional do projeto contemplado no edital Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.
A turnê já passou por Palmas, Araguaína, Goiânia e Maceió, e agora percorre o Norte do país, revelando as conexões entre o Tocantins e a Amazônia — duas regiões unidas por laços culturais, linguísticos e musicais.
Música tocantinense emociona público acreano
O concerto levou ao palco obras de artistas consagrados do Tocantins, como Juraildes da Cruz, Dorivã, Lucimar e Braguinha Barroso, interpretadas por uma orquestra formada por músicos tocantinenses.
O público aplaudiu de pé a fusão entre o popular e o erudito, que deu nova roupagem às canções que retratam a alma do Norte do País.
“A música é ponte que une territórios e histórias”, diz maestro Bruno Barreto
O maestro Bruno Barreto, diretor artístico do projeto, celebrou a recepção calorosa do público acreano:
“Foi uma noite muito especial. O público de Rio Branco demonstrou uma sensibilidade incrível para acolher nossa proposta, que é justamente valorizar a cultura do Cerrado e encontrar nela um ponto de encontro com a Amazônia. A música é essa ponte que une territórios e histórias”, destacou.
Depoimentos e reconhecimento
A coordenadora de Cultura da Universidade Federal do Acre (UFAC), Fabiana Nogueira Chaves, destacou:
“O Tocantins em Concerto é um espetáculo de rara sensibilidade. Ele une diferentes mundos musicais e mostra que a cultura popular e a música de concerto podem caminhar lado a lado. Foi uma noite de arte, de pertencimento e de valorização das nossas raízes.”
O coordenador da Usina de Artes João Donato, Manoel Luiz Bem-vindo, ressaltou o impacto do projeto na democratização do acesso à cultura:
“Um espetáculo que é um presente para o Acre. É uma oportunidade de o público vivenciar a música orquestral de forma acessível, com repertório que fala das belezas naturais, das pessoas e das origens”, disse.
Educação, inspiração e integração cultural
O diretor da Escola de Música do Acre, Adson de Souza Barbosa, afirmou que iniciativas como essa têm valor educativo e inspirador:
“Projetos como esse ampliam horizontes e inspiram novos talentos. Muitos alunos da nossa escola estiveram presentes e saíram empolgados para aprender mais e se profissionalizar. A arte desperta sonhos e reafirma a importância da música na formação humana.”
O músico Alberan Moraes, convidado especial da noite, celebrou o encontro entre Cerrado e Amazônia: “Foi emocionante ver a força da música amazônica e do Cerrado se encontrando. É uma celebração das nossas identidades e da riqueza musical do Brasil.”
Próxima parada: Porto Velho
Após o sucesso em Rio Branco, o Tocantins em Concerto segue para Porto Velho (RO), onde se apresentará na sexta-feira, 7 de novembro, no Teatro Banzeiros, às 20h, com entrada franca.
O concerto promete mais uma noite de celebração à música brasileira e à integração entre o Cerrado e a Amazônia, levando ao público uma experiência única de som, emoção e pertencimento cultural.
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