Governo do Tocantins
Com investimento de cerca de R$ 102 milhões, Governo do Tocantins tem 28 escolas com obras em andamento

Construção de novas escolas, reformas e ampliações estão sendo realizadas em unidades escolares de todas as regiões do Estado
Um ambiente escolar confortável, amplo e adequado impacta positivamente no desempenho e bem-estar dos estudantes. Ciente da necessidade de ofertar uma infraestrutura apropriada nas unidades de educação básica, o Governo do Tocantins tem ampliado os investimentos para a construção de novas escolas e destinado recursos para obras nas escolas estaduais já existentes. Atualmente, 28 unidades de ensino estão com obras em andamento, totalizando cerca de R$ 102 milhões em investimentos.
Dentre as obras que estão em fase de finalização está a reforma geral e a construção de refeitório climatizado no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho, em Tocantinópolis, no valor de R$ 2.151.067. A gestora da unidade de ensino, Suelene Gomes Silva, conta que a comunidade escolar está radiante. “Estamos muito felizes em ter o nosso refeitório, que era um sonho desde 2013, quando a escola iniciou na modalidade integral. Era uma promessa, pois tínhamos uma adequação, mas 11 anos se passaram e somente agora poderemos usufruir deste espaço climatizado e com energia solar”, relata.
Novas escolas
Dentre as obras em andamento, estão sendo construídas quatro novas unidades de ensino. Em Palmas, a comunidade do distrito de Buritirana está sendo beneficiada com um novo prédio escolar no valor de R$ 5,8 milhões.
Em Araguaína, o Governo Estadual está construindo o novo prédio do Colégio Militar do Estado do Tocantins Jorge Humberto Camargo, com recursos da ordem de R$ 14 milhões. A escola contará com 18 salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, bloco administrativo e pedagógico, pátio coberto, refeitório, quadra poliesportiva coberta, auditório, área de convivência, dentre outros espaços.
Também estão sendo construídos, em Palmas e Guaraí, dois centros profissionalizantes. São mais de R$ 38 milhões destinados às duas obras, que terão mais de 5 mil metros quadrados cada uma. O projeto contempla 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório, biblioteca, teatro, refeitório, quadra poliesportiva coberta, dentre outros espaços destinados à formação profissionalizante dos estudantes.
A comerciante Leidinalva Duarte Nascimento mora no Setor Pestana, em Guaraí, há 19 anos, onde está sendo construído o Centro Profissionalizante, e aguarda ansiosa a retomada da obra. “Ver a movimentação das máquinas e dos trabalhadores renova minha esperança de que o Centro Profissionalizante finalmente será concluído. Será bom para as minhas filhas e os filhos dos meus vizinhos, que estão em idade escolar, mas também será importante para movimentar e trazer mais segurança para o nosso setor, valorizando nossas casas e o nosso comércio”, comenta.
Ampliações e reformas
Em Palmas, dentre as seis obras em execução está a Escola Estadual Márcia Barbosa Castro (antiga Escola Santa Fé). Foram investidos R$ 1.815.163 para a reforma geral do prédio escolar incluindo a troca da cobertura e de toda parte elétrica. A diretora da unidade escolar, Luana Pereira de Sousa, fala da alegria da comunidade em ser contemplada com as melhorias. “Esta é uma das mais antigas escolas da Capital, e a reforma era um anseio de todos. Somente agora a escola passa por uma reforma geral, o que certamente irá contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes, oportunizar melhores condições de trabalho para os servidores e fortalecerá o vínculo entre escola e comunidade”, ressalta.
No sudeste, a cidade de Dianópolis tem duas obras em andamento. No Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa está sendo construído um refeitório climatizado padrão e reforma geral no valor de R$$ 2.255.116. Já no Colégio João D’Abreu, a reforma de R$ 327.180 inclui a troca do telhado, que era coberto com telhas de amianto, por telhado termoacústico, gerando mais conforto para estudantes e servidores.
Servidora do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa há 17 anos, a atual gestora, Marinalva Martins, assegura que as benfeitorias estão sendo recebidas com muita satisfação pela comunidade escolar. “Há muitos anos a escola não recebia esse tipo de reforma, que era muito necessária, especialmente a troca do piso. A quadra de esportes também era muito requisitada porque a situação inviabilizava as aulas de educação física. Todas as melhorias na infraestrutura da escola são de extrema relevância, mas estamos especialmente felizes pelo nosso novo refeitório, pois foi muito esperado. A construção desse espaço climatizado, agradável para as refeições e que beneficia, além dos estudantes, os manipuladores de alimentos, é fundamental, pois contempla uma cozinha ampla e adequada para a preparação de todas as refeições que servimos durante o dia para o ensino integral e o jantar para a EJA no período noturno”, conta.
O governador Wanderlei Barbosa ressalta que ao investir em infraestrutura o governo busca viabilizar as condições necessárias para desenvolver o potencial e habilidades de todos os estudantes da rede estadual do Tocantins. “Um dos pilares de um ensino de qualidade é a estrutura da escola. E o que temos feito é garantir que as nossas escolas sejam ambientes agradáveis para que os estudantes e cada servidor possam estar confortáveis, em espaços apropriados para ensinar e aprender. Além das obras que já entregamos, e destas que estão em andamento, temos muitas outras em processo de licitação e elaboração de projetos, para que todas as escolas estaduais do Tocantins recebam as melhorias estruturais”, assegura Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, complementa que a infraestrutura dos prédios escolares tem um papel importante na eficácia do processo educativo. “Ao oferecermos escolas com estrutura adequada e bem equipadas, favorecemos o processo ensino/aprendizagem, melhorando as condições de trabalho para os servidores e contribuindo para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, conclui.
Governo do Tocantins
Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa
Governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa para trabalhos de iniciação científica e pesquisa em conjunto com a Unitins – Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

O objetivo é estreitar os laços entre as instituições para promover trabalhos de iniciação científica e pesquisa. “Esta é uma oportunidade de realizar pesquisas e formações conjuntas, abrir horizontes e trocar experiências que vão gerar um impacto muito positivo para as duas instituições”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa, durante a visita.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, que participou do encontro por videochamada, reforçou a importância da iniciativa. “É uma possibilidade de avançar com o intercâmbio institucional de acadêmicos, como também ampliarmos as pesquisas e os eventos científicos”, pontuou.
Na ocasião, também foi discutida uma parceria com a Escola de Governo do Tocantins (Egov) e a Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), para ofertar capacitações na área de gestão pública para os servidores do Estado.
O secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, enfatizou que esta é uma ação estratégica que vai possibilitar resultados na área de gestão. “Ofertar esse tipo de qualificação fomenta a qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos servidores, que desempenham um papel tão significativo e propositivo para o Governo do Tocantins”, salientou.
“Este é mais um passo, do ponto de vista internacional, para a nossa instituição. Para nós, é importante estreitar laços com as instituições de ensino do Tocantins”, evidenciou o coordenador do departamento administração pública do ISCSP, João Catarino.
Instituto superior de ciências sociais e políticas
O ISCSP é uma unidade da Universidade de Lisboa, fundada em 1906. É uma das instituições de ensino superior mais antigas de Portugal dedicadas às ciências sociais e políticas.
O Instituto oferece formação acadêmica em áreas como Ciência Política, Relações Internacionais, Administração Pública, Antropologia, Serviço Social, Sociologia, Gestão, Recursos Humanos e Comunicação Social. Dispõe de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, além de investigação científica, por meio de centros como o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP).
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com o campo em acordo histórico para governança fundiária

Com o objetivo de garantir segurança jurídica aos produtores rurais e avançar na regularização fundiária no Tocantins, o presidente do Republicanos e governador, Wanderlei Barbosa, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Governo Federal, nesta sexta-feira (27), que contempla a governança fundiária de aproximadamente 1,9 milhão de hectares no estado.
A iniciativa vai permitir a identificação, mapeamento e a titulação de imóveis rurais em diversas regiões do Tocantins, beneficiando diretamente famílias que vivem e produzem no campo.
O ACT prevê a criação de uma Unidade Estadual de Cadastro, além do intercâmbio de tecnologias e informações entre os órgãos envolvidos, otimizando processos e promovendo mais transparência e agilidade nos pedidos de regularização.
“Temos muitos projetos de assentamento em andamento e já publicamos edital para asfaltar trechos de vias estaduais, com previsão de início das obras em agosto. Desenvolvemos diversas ações em parceria porque, aqui no Tocantins, valorizamos o trabalho conjunto”, afirmou o governador.
A partir do novo acordo, serão realizados mutirões técnicos com foco em georreferenciamento, cadastro e titulação das terras, etapa essencial para garantir o direito à propriedade aos produtores e promover o desenvolvimento sustentável no meio rural.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins contribui para o resgate da língua Inỹ entre o povo Karajá-Xambioá

A aldeia Ixybiowa, do povo Karajá-Xambioá, em Santa Fé do Araguaia, será transformada numa sala de aula ao ar livre a partir desta terça-feira, 1° de julho. Até o dia nove, um grupo, comandado por Mairu Karajá, desenvolverá a fase inicial do projeto “Inỹrybè – Fortalecimento e Revitalização da Cultura Inỹ”, com foco no resgate da língua materna. A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (SEPOT) apoia a realização do trabalho de campo com suporte logístico.
O diretor de Proteção aos Povos Originários da SEPOT, Igor Pankará, ressalta que apoiar ações como o projeto é uma das atribuições da pasta, visando ao fortalecimento da identidade e do modo de vida dos povos indígenas. “A proteção dos povos originários passa pela preservação dos seus costumes, e contribuir para que as atividades de campo sejam realizadas é uma forma de fortalecer o povo e o seu território”, explica o diretor.
Contemplado pelo Edital 31/2024, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto propõe uma imersão linguística e cultural intensa, com aulas planejadas a partir do cotidiano da comunidade para ensinar o alfabeto, números e nomes dos frutos típicos da região, por exemplo. Outro ponto que também receberá atenção é o grafismo, para que haja entendimento da função de cada elemento e como desenhar. Transmissão oral, visual e material de apoio impresso serão usados no decorrer do projeto, que também tem como meta a produção de materiais pedagógicos para as escolas indígenas.
Mairu Karajá explica que a língua é um componente essencial da identidade dos povos originários e que vem se perdendo em muitas comunidades, restando poucos falantes – geralmente os anciãos, como é o caso das cinco aldeias que serão impactadas pelo projeto. Mairu lembra que muitos indígenas até compreendem a língua, mas não conseguem se comunicar.
As histórias contadas pelos anciãos na língua Inỹ farão parte da metodologia de ensino. As aulas têm como público prioritário pessoas de 10 a 40 anos e serão voltadas a toda comunidade, incluindo lideranças e professores. Após a imersão, a comunidade poderá contar com material impresso e videoaulas gravadas. Mairu diz que a intenção é retornar ao território a cada seis meses para mensurar os avanços da iniciativa.
Legado
Ciente da sua responsabilidade social, Mairu Karajá, nascido na aldeia São Domingos, na região do Araguaia, estado do Mato Grosso, relata que certa vez se deu conta que ele próprio estava deixando de falar o Inỹ e que não havia muito material disponível na sua língua materna. Junto com este despertar, veio a preocupação de como seria a realidade do povo Karajá dentro de 50 anos. “Precisamos manter a língua viva em memória dos nossos antepassados. A língua é um elo muito forte para entender a nossa cultura”, observa.
Mairu acredita que o processo de resgate e revitalização da língua também afetará a autoestima da população, especialmente entre os mais jovens. “A negação da nossa língua, muitas vezes, está relacionada a necessidade de se adequar à cultura fora do território. É essencial que nosso povo entenda a importância das duas línguas, sendo o Português a segunda língua, para esse resgate de pertencimento ancestral”, considera.
Atenção internacional
O projeto junto aos Karajá-Xambioá é apenas a base de uma aspiração maior: a criação de um instituto que seja referência para outras línguas indígenas do Brasil. Mairu Karajá informa que até o ano de 2032 estamos na “Década Internacional das Línguas Indígenas”, uma iniciativa da Unesco e da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de sensibilizar a população sobre as línguas dos povos originários de todos os continentes e mobilizar esforços para que sejam preservadas. “Essa demonstração de apoio institucional, como o da SEPOT e da Funai, é muito importante para que tenhamos projetos mais robustos”, enfatizou Mairu, acrescentando que o aporte financeiro, por meio de parcerias e editais como os da Lei Aldir Blanc/Secult, faz toda a diferença.
Equipe
Mairu Karajá, formado em Relações Internacionais, é mestre em Direito e faz doutorado na mesma área. A equipe de campo conta com a expertise da linguista Clarissa Prado; da antropóloga Marília Moraes; do advogado e antropólogo Henrique Entratice; e da professora auxiliar Tuinaki Karajá. Todo o trabalho será registrado pela equipe de comunicação, formada por Milena Kanela, Nandiala Karajá e Wellis Carvalho.
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