Tocantins
Com o apoio do Governo do Tocantins, Cavalhadas emocionam os cristãos e movimenta a economia durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/08/foto-6-1000x600.jpeg&description=Com o apoio do Governo do Tocantins, Cavalhadas emocionam os cristãos e movimenta a economia durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga, cidade que fica na região das serras gerais, no sudeste do Estado, tiveram início no dia 6 de agosto com as missas em homenagem à Nossa Senhora.
A 465 km da Capital, Taguatinga carrega em sua história muita tradição, cultura e fé. As honras à Nossa Senhora D’Abadia, padroeira da cidade, são marcadas por muita devoção e emoção durante as festividades. A festa atrai turistas de várias regiões e cidades como Brasília, Goiânia, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e a capital Palmas. A cidade também recebe visitantes do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, dentre outros.
Tamanha é a tradição que a festa é a mais aguardada pelos moradores durante todo o ano. Os preparativos para os dez dias de festejos ocorrem com antecedência e movimentam toda a cadeia econômica da cidade durante esse período do mês de agosto.
Cavalhadas
Além das missas, novenas e procissões, virou marca da programação dos festejos as Cavalhadas, que resgatam a história de luta entre os cristãos e os mouros, povo muçulmano, na idade média.
A cerimônia de abertura do evento ocorreu no campo de futebol da cidade, que se transformou no ambiente de guerra dos dois povos, simulando seus territórios, em um cenário rodeado de azul e vermelho, com a decoração que representou os castelos dos cristãos e dos mouros, cada um de um lado da arena.
As Cavalhadas simulam a disputa entre os cristãos (trajados de azul) e muçulmanos (trajados de vermelho) para a supremacia de suas religiões. A vitória dos cristãos marca a consolidação do cristianismo naquela época até os dias atuais.
No campo, 12 cavaleiros de cada lado, encenam como tudo isso começou relembrando a fé e história de um povo.
Encenação
A trama começa com a descoberta de um espião em terras cristãs, onde o Rei Mouro planeja atacar, vencer e aumentar o seu império. Enquanto isso, o Rei Cristão, firme na sua fé, observa uma de suas súditas cavalgando pelos campos, conduzindo a bandeira da padroeira destas terras. Nesse momento, entram a Rainha Cristã e a Rainha dos Mouros.
Logo após, um cavaleiro cristão procura pelo espião mouro em suas terras, e o traidor espião, então, é morto. Com a vitória dos cristãos, os mouros se convertem ao cristianismo e são batizados pelo pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Abadia , o padre Marcos Aurélio Ramalho Silva.
“É um momento que marca a vida do povo católico e do cidadão, onde o religioso e o cultural se encontram, que chamamos de tradição. É um encontro com Deus e de uns com os outros”, afirmou o padre.
Os cavaleiros se posicionam no campo de batalha (os mouros ajoelhados na frente dos cristãos) para serem batizados pelo padre. Nesse momento, muitos cavaleiros se emocionam e, após o batismo simbólico, se ajoelham em frente à Nossa Senhora, reverenciando e fazendo suas preces.
“A gente corre em homenagem à Nossa Senhora e é uma emoção muito grande. Terminamos com a fé renovada e com o coração cheio de esperança para 2024″, relatou o cavaleiro cristão, Anderson Alves.
Lailton Almeida é cavalheiro mouro e veterano nas Cavalhadas. Ele comentou que sempre sente a mesma emoção. “Eu corro as Cavalhadas há 25 anos e sempre é um prazer e uma emoção participar”.
Para os cristãos, esse é um momento cheio de representatividade e, muitas vezes, marcado por lembranças. “Eu fico até emocionada porque lembro do meu marido, que se foi há cinco anos. Hoje, moro em Goiânia, mas sempre venho aqui, para continuar a tradição”, comentou a aposentada Maria Deusa Neiva.
“A gente arrepia e sente a emoção porque conheço o significado da batalha e tenho lembrança e saudade de quando eu era cavaleiro”, destacou o ex cavaleiro, Almiron Oliveira.
Outro momento bem aguardado pelo público são os jogos que acontecem entre os cavaleiros, como o desafio de lança, tiro à cabeça e corrida das argolinhas. É a hora em que as torcidas cristã e moura torcem pelo seu lado do coração, emplacando uma disputa sadia.
Economia
O dia de Nossa Senhora D’Abadia é comemorado em 15 de agosto, ponto alto dos festejos, em que ocorre também a Missa do Vaqueiro. Mas, as festividades iniciam dias antes e toda a cidade se organiza para receber os visitantes.
Os cavaleiros se preparam para os jogos, com o treinamento dos cavalos, e abrilhantam a festa com seus trajes muito bem costurados e cavalos adornados.
“É uma festa muito bonita. Eu, como tocantinense, me sinto orgulhoso de ver como o Tocantins tem coisas boas e bonitas. E a parceria entre o Governo do Tocantins e a prefeitura de Taguatinga proporciona um evento dessa grandeza e oferecer à Nossa Senhora D’Abadia o destaque que ela merece”, pontuou o Secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho.
Uma grande estrutura é montada na cidade, fomentando o turismo religioso, o empreendedorismo e movimentando a economia do município. Bares, restaurantes e hotéis lotam de turistas, além de oferecer uma imersão cultural para a população local. Além disso, filas de vendedores ambulantes e camelôs lotam a principal avenida da cidade, que é decorada de azul e vermelho.
“Turistas de toda região vem para os Festejos. Tudo aqui fica lotado de gente e o comércio superaquecido. As Cavalhadas foram agregadas na programação depois de um tempo, e para nós é símbolo de tradição, cultura e conhecimento”, relatou o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto.
A programação contou, ainda, com atrações nacionais durante as noites de festejos na cidade, entre elas os cantores Cléber e Cauan, Tierry, Mano Walter, e a banda Caviar com Rapadura.
Quem participou dos Festejos de Nossa Senhora D’Abadia 2023, viu a fé, devoção e tradição de um povo orgulhoso por sua terra.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você pode gostar




Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra




Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080




Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia




O Cerrado encontra a Amazônia




Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas




Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Publicadas
6 minutos atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosCampanha do Governo do Tocantins e Correios beneficia crianças indígenas e quilombolas com doações até 29 de novembro
As cartinhas já estão disponíveis para adoção e as doações podem ser feitas até 29 de novembro nos pontos de arrecadação da Sepot, no Complexo das Secretarias dos Povos Originários e Tradicionais, da Mulher, da Cultura e da Pesca.
Natal solidário e inclusão social
As cartas escritas pelas crianças expressam pedidos simples — bonecas, carrinhos, bolas e jogos — e convidam a sociedade a adotar uma carta e doar um brinquedo novo.
As doações serão entregues pela equipe da Sepot diretamente nas aldeias e comunidades quilombolas, levando alegria e fortalecendo o vínculo com as famílias tradicionais do Tocantins.
Parceria com os Correios reforça solidariedade
A secretária Narubia Werreria destacou a importância da campanha:
“Esse é um projeto muito bonito, que promove a inclusão das crianças indígenas e quilombolas na celebração do Natal. O nosso governador Laurez Moreira ficou muito feliz com a parceria dos Correios”, afirmou.
O superintendente dos Correios no Tocantins, José Luiz, completou: “É com grande alegria que incluímos as comunidades indígenas nesta ação. Este já é o terceiro ano que realizamos o projeto com a Sepot. A cada edição, vemos mais sorrisos e mais pessoas abraçando essa causa.”
Como participar e onde doar
Quem desejar participar pode escolher uma carta na sede da Sepot ou em pontos de coleta parceiros, adquirir o presente solicitado e entregar até 29 de novembro.
Doe um brinquedo. Adote um sonho. Abrace o Natal das crianças indígenas e quilombolas do Tocantins.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Publicadas
13 horas atrássobre
06/11/2025Por
Jaciara BarrosGovernador Laurez Moreira e ministro Renan Filho assinam termo que autoriza estudos do DNIT para federalização da TO-080
Desenvolvimento regional e duplicação da rodovia
Durante o evento, o governador Laurez Moreira destacou a importância da federalização e da duplicação da TO-080 para o desenvolvimento regional. “A ligação entre Palmas e Paraíso tem uma importância enorme para nós. É a principal via de acesso à BR-153 e passa por Luzimangues, uma região em plena expansão. Ver o Governo Federal disposto a realizar os estudos de viabilidade dessa obra nos enche de entusiasmo e reforça nossa confiança de que ela sairá do papel em breve”, afirmou.
Parceria entre Tocantins e Governo Federal
O governador também agradeceu ao ministro Renan Filho pela atenção e celeridade com as demandas do Tocantins. “O ministro tem sido um grande parceiro do nosso estado. Agradeço pela forma ágil com que concluiu obras como a ponte de Xambioá e pela recuperação das rodovias do Bico do Papagaio, que ficaram em excelente qualidade. São investimentos que nos darão segurança viária por muito tempo”, declarou Laurez.
Investimentos e obras em andamento
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que o Tocantins vive um novo momento de valorização dos investimentos federais. “Até pouco tempo, o Tocantins era um dos estados com menor volume de rodovias duplicadas do país. Hoje, temos 60 km em duplicação na BR-153, já entregamos 15 km e, nos próximos anos, ampliaremos esse número. As pontes e obras em execução impulsionarão ainda mais o escoamento da produção. O importante é isso: ter entrega, ter obra e ver o progresso chegando”, destacou o ministro.
Federalização da TO-080 reforça integração e futuro do Estado
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou o simbolismo do ato e o legado de integração que ele representa. “O Tocantins nasceu de um sentimento e continuará crescendo enquanto mantivermos vivo esse sentimento. O ministro Renan Filho está fazendo história ao olhar com sensibilidade para o nosso estado, e o governador Laurez Moreira tem conduzido com firmeza e visão esse novo momento de desenvolvimento. Este ato é um gesto de justiça com Palmas e com o Tocantins”, afirmou o prefeito.
Presenças e próximos passos
O ato contou com a presença do deputado federal Ricardo Ayres; do diretor do DNIT, Luiz Antônio Ehret Garcia; do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; do vice-prefeito de Paraíso, Ubiratan Carvalho; além de vereadores e lideranças regionais.
Com o início dos estudos técnicos, o governo estadual e o DNIT devem definir etapas de execução e prazos para a conclusão do EVTEA, primeiro passo para a integração da TO-080 à malha federal.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
Publicadas
14 horas atrássobre
06/11/2025Por
Jaciara BarrosJeverson Dantas, de Araguaína, conquista o vice mundial de jiu-jitsu na Tailândia com apoio do Governo do Tocantins e segue para Abu Dhabi.
A participação do atleta contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), que tem investido no incentivo e fortalecimento das modalidades esportivas inclusivas no estado.
Apoio e reconhecimento do Governo do Tocantins
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira, celebrou a conquista e destacou o compromisso da gestão estadual com o paradesporto:
“Para nós é um orgulho poder ver a bandeira do nosso Estado em um cenário mundial. Temos muitos talentos por todo o Tocantins e o nosso objetivo é incentivar cada vez mais os nossos atletas, fortalecendo o paradesporto no Estado”, afirmou o secretário.
Orgulho tocantinense no pódio
Com uma trajetória marcada por conquistas nacionais e internacionais, Jeverson Dantas agradeceu o apoio recebido e comemorou o resultado obtido na Tailândia:
“Gostaria de agradecer o Governo do Estado e a Secretaria dos Esportes e Juventude por esse apoio, que foi fundamental para eu conquistar esse resultado. Foi uma luta muito difícil, mas eu consegui levantar a nossa bandeira no pódio. Muito obrigado pelo apoio”, declarou o atleta, que já acumula títulos de campeão brasileiro, panamericano, sul-americano e mundial de jiu-jitsu paradesportivo.
Próximo desafio: Abu Dhabi World Parajiu-Jitsu Championship
Após o vice-campeonato mundial, o atleta já se prepara para o próximo grande desafio: o Abu Dhabi World Parajiu-Jitsu Championship, que será realizado no dia 13 de novembro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A participação também conta com o apoio do Governo do Tocantins e reforça o protagonismo de Jeverson Dantas no cenário internacional do paradesporto.
Esporte como inclusão e inspiração
A história do atleta de Araguaína simboliza o poder do esporte como ferramenta de inclusão, superação e inspiração. Sua trajetória é um exemplo de como o apoio público e a dedicação pessoal podem transformar vidas e levar o nome do Tocantins a novos patamares.
Mais notícias
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
DESTAQUES



Social5 dias atrásEliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação



Governo do Tocantins5 dias atrásMônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria



Cultura3 dias atrásAngel Lima representa o Brasil no Noviembre Fotográfico em Cuba



Entretenimento1 dia atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado



Cultura3 dias atrásFestival SESI Vozes da Indústria Tocantinense tem ingressos gratuitos