Tocantins
Com o apoio do Governo do Tocantins, Cavalhadas emocionam os cristãos e movimenta a economia durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga, cidade que fica na região das serras gerais, no sudeste do Estado, tiveram início no dia 6 de agosto com as missas em homenagem à Nossa Senhora.
A 465 km da Capital, Taguatinga carrega em sua história muita tradição, cultura e fé. As honras à Nossa Senhora D’Abadia, padroeira da cidade, são marcadas por muita devoção e emoção durante as festividades. A festa atrai turistas de várias regiões e cidades como Brasília, Goiânia, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e a capital Palmas. A cidade também recebe visitantes do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, dentre outros.
Tamanha é a tradição que a festa é a mais aguardada pelos moradores durante todo o ano. Os preparativos para os dez dias de festejos ocorrem com antecedência e movimentam toda a cadeia econômica da cidade durante esse período do mês de agosto.
Cavalhadas
Além das missas, novenas e procissões, virou marca da programação dos festejos as Cavalhadas, que resgatam a história de luta entre os cristãos e os mouros, povo muçulmano, na idade média.
A cerimônia de abertura do evento ocorreu no campo de futebol da cidade, que se transformou no ambiente de guerra dos dois povos, simulando seus territórios, em um cenário rodeado de azul e vermelho, com a decoração que representou os castelos dos cristãos e dos mouros, cada um de um lado da arena.
As Cavalhadas simulam a disputa entre os cristãos (trajados de azul) e muçulmanos (trajados de vermelho) para a supremacia de suas religiões. A vitória dos cristãos marca a consolidação do cristianismo naquela época até os dias atuais.
No campo, 12 cavaleiros de cada lado, encenam como tudo isso começou relembrando a fé e história de um povo.
Encenação
A trama começa com a descoberta de um espião em terras cristãs, onde o Rei Mouro planeja atacar, vencer e aumentar o seu império. Enquanto isso, o Rei Cristão, firme na sua fé, observa uma de suas súditas cavalgando pelos campos, conduzindo a bandeira da padroeira destas terras. Nesse momento, entram a Rainha Cristã e a Rainha dos Mouros.
Logo após, um cavaleiro cristão procura pelo espião mouro em suas terras, e o traidor espião, então, é morto. Com a vitória dos cristãos, os mouros se convertem ao cristianismo e são batizados pelo pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Abadia , o padre Marcos Aurélio Ramalho Silva.
“É um momento que marca a vida do povo católico e do cidadão, onde o religioso e o cultural se encontram, que chamamos de tradição. É um encontro com Deus e de uns com os outros”, afirmou o padre.
Os cavaleiros se posicionam no campo de batalha (os mouros ajoelhados na frente dos cristãos) para serem batizados pelo padre. Nesse momento, muitos cavaleiros se emocionam e, após o batismo simbólico, se ajoelham em frente à Nossa Senhora, reverenciando e fazendo suas preces.
“A gente corre em homenagem à Nossa Senhora e é uma emoção muito grande. Terminamos com a fé renovada e com o coração cheio de esperança para 2024″, relatou o cavaleiro cristão, Anderson Alves.
Lailton Almeida é cavalheiro mouro e veterano nas Cavalhadas. Ele comentou que sempre sente a mesma emoção. “Eu corro as Cavalhadas há 25 anos e sempre é um prazer e uma emoção participar”.
Para os cristãos, esse é um momento cheio de representatividade e, muitas vezes, marcado por lembranças. “Eu fico até emocionada porque lembro do meu marido, que se foi há cinco anos. Hoje, moro em Goiânia, mas sempre venho aqui, para continuar a tradição”, comentou a aposentada Maria Deusa Neiva.
“A gente arrepia e sente a emoção porque conheço o significado da batalha e tenho lembrança e saudade de quando eu era cavaleiro”, destacou o ex cavaleiro, Almiron Oliveira.
Outro momento bem aguardado pelo público são os jogos que acontecem entre os cavaleiros, como o desafio de lança, tiro à cabeça e corrida das argolinhas. É a hora em que as torcidas cristã e moura torcem pelo seu lado do coração, emplacando uma disputa sadia.
Economia
O dia de Nossa Senhora D’Abadia é comemorado em 15 de agosto, ponto alto dos festejos, em que ocorre também a Missa do Vaqueiro. Mas, as festividades iniciam dias antes e toda a cidade se organiza para receber os visitantes.
Os cavaleiros se preparam para os jogos, com o treinamento dos cavalos, e abrilhantam a festa com seus trajes muito bem costurados e cavalos adornados.
“É uma festa muito bonita. Eu, como tocantinense, me sinto orgulhoso de ver como o Tocantins tem coisas boas e bonitas. E a parceria entre o Governo do Tocantins e a prefeitura de Taguatinga proporciona um evento dessa grandeza e oferecer à Nossa Senhora D’Abadia o destaque que ela merece”, pontuou o Secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho.
Uma grande estrutura é montada na cidade, fomentando o turismo religioso, o empreendedorismo e movimentando a economia do município. Bares, restaurantes e hotéis lotam de turistas, além de oferecer uma imersão cultural para a população local. Além disso, filas de vendedores ambulantes e camelôs lotam a principal avenida da cidade, que é decorada de azul e vermelho.
“Turistas de toda região vem para os Festejos. Tudo aqui fica lotado de gente e o comércio superaquecido. As Cavalhadas foram agregadas na programação depois de um tempo, e para nós é símbolo de tradição, cultura e conhecimento”, relatou o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto.
A programação contou, ainda, com atrações nacionais durante as noites de festejos na cidade, entre elas os cantores Cléber e Cauan, Tierry, Mano Walter, e a banda Caviar com Rapadura.
Quem participou dos Festejos de Nossa Senhora D’Abadia 2023, viu a fé, devoção e tradição de um povo orgulhoso por sua terra.
Tocantins
Hospital de Amor Tocantins sorteará moto nesta quinta-feira, 18 de setembro

Com o objetivo de arrecadar recursos para a continuidade da construção de sua unidade em Palmas (TO), o Hospital de Amor Tocantins realizará, nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 17h, o 2º sorteio de uma moto 0 km, dentro da campanha Super Sorteio de Amor. A transmissão será ao vivo pelo Instagram @palmasparavida e pelo YouTube @cdl.palmas.
A instituição convida toda a comunidade a participar e contribuir com sua missão de salvar vidas. Para concorrer, basta entrar em contato pelo WhatsApp (63) 99123-1489 e realizar uma doação. A cada R$ 10, o doador recebe um cupom eletrônico para participar da campanha, que ainda prevê o sorteio de mais uma moto e de um carro elétrico.
O QR Code do cupom deve ser validado no aplicativo CDL Palmas, garantindo a participação automática do doador, sem necessidade de comparecer presencialmente para depositar o cupom na urna.
Sobre o Hospital de Amor Tocantins
Desde 2021, o Hospital de Amor em Palmas oferece gratuitamente exames de rastreamento de câncer de mama e de colo do útero. Os agendamentos para mamografia e Papanicolaou podem ser feitos presencialmente ou pelo WhatsApp (63) 3212-9403.
Com o avanço das obras da unidade, a instituição prevê a ampliação dos serviços, passando a oferecer outros exames e tratamentos completos para diferentes tipos de câncer. O Hospital de Amor é reconhecido como o maior centro oncológico da América Latina, com atendimento 100% gratuito.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social22 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas