Turismo
Com programas de capacitação ao pequeno varejo, Sistema Coca-Cola Brasil fomenta o empoderamento econômico no Nordeste
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-26-at-16.09.15-1000x600.jpeg&description=Com programas de capacitação ao pequeno varejo, Sistema Coca-Cola Brasil fomenta o empoderamento econômico no Nordeste', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Eventos regionais também estimulam o desenvolvimento econômico na região com ações lideradas pelo Guaraná KUAT
O Sistema Coca-Cola acredita na força da atuação conjunta para a construção de um futuro melhor para todos. E, ao longo dos anos, tem expandido suas iniciativas de empoderamento econômico em todo o Brasil, incluindo no Nordeste.
Com uma visão direcionada à inclusão social, promoção da equidade e fomento do empreendedorismo, a companhia, junto à seu fabricante local, Solar Coca-Cola, e a marca Kuat, anuncia, uma série de ações voltadas para impulsionar e fortalecer o pequeno varejo na região, com destaque para: ampliação do programas “Meu Negócio É Meu País”, que visa impactar negócios liderados por mulheres nas cidades de Caruaru e distritos próximos, além do o patrocínio ao Festival de São João de Caruaru liderado por Kuat.
“Acreditamos que valorizar as iniciativas locais é essencial para o crescimento responsável e o fortalecimento das comunidades onde atuamos. Reconhecemos que o empoderamento econômico das mulheres é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, incluindo no Nordeste de nosso país, onde as mulheres desempenham um papel vital na economia local”, destaca Silmara Olivio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina.
A nova fase das iniciativas voltadas para o Nordeste conta com parceiros importantes, como a Solar, uma das maiores fabricantes da Coca-Cola no país, a Aliança Empreendedora e o Sebrae.
“Estamos muito felizes em realizar a segunda edição do Meu Negócio é Meu País em Caruaru, uma cidade que vibra cultura, tradições e história. Para a Solar, é um orgulho poder fazer parte do time que impulsiona esse projeto, uma vez que ele impacta positivamente a economia e para além desse fator, também incentiva a potência do empreendedorismo feminino. Enquanto empresa que tem por essência ser parceira de pequenos negócios e comércio local, estamos sempre buscando valorizar nossa conexão regional com as comunidades onde estamos inseridos, procurando fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Flávio Scalco, diretor regional da Solar Coca-Cola.
O Guaraná Kuat conta com projetos para ampliar ainda mais o impacto econômico na região, por meio do patrocínio de São João de Caruaru. Essa parceria busca valorizar a cultura nordestina e apoiar o pequeno varejo local. A Coca-Cola Brasil e a SOLAR Coca-Cola continuarão a atuar em outras frentes de impacto social, como estímulo à circularidade com foco nos catadores de materiais recicláveis. Por meio do programa Recicla Solar, esses trabalhadores serão incluídos na cadeia produtiva da empresa e terão papel importante na coleta de resíduos durante o São João de Caruaru.
“Queremos fazer a diferença em seus negócios e, por isso, apoiamos essas empreendedoras brasileiras. Nossa intenção é gerar oportunidades para seu crescimento – afinal, elas sempre foram figuras relevantes para nossa sociedade e continuarão sendo peça-chave para estimular o crescimento global, desempenhando um papel ainda mais transformador para a próxima década”, finaliza Olivio.
Meu Negócio é Meu País
O projeto, lançado em 2022, já capacitou mais de 600 negócios liderados por mulheres. Para este ano, a proposta é expandir para mais de 1000 mulheres. O novo edital tem como foco Caruaru e os distritos próximos. As inscrições podem ser feitas até 2 de julho no site cocacoladaumgasnoseunegocio.com/kuat/.
“O apoio a essas microempreendedoras é crucial para o fortalecimento da economia local e para promover a inclusão social. Além disso, é uma oportunidade de nos aproximarmos e conhecer melhor a realidade delas localmente. Ao olharmos de forma humana para suas particularidades, podemos aprender com essa experiência e assim contribuir, de verdade, para o crescimento desses pequenos negócios e para o desenvolvimento dessas mulheres, ressalta Marina Paula Egg Batista, Líder de Projetos da Aliança Empreendedora.
As etapas do programa consistem em uma primeira fase de capacitação online e entrega de desafios às inscritas, seguida por uma avaliação de 60 apresentações de negócios. As mulheres que passam por essa etapa recebem orientação para a preparação de seus negócios e, posteriormente, são escolhidas 30 para serem aceleradas. Contudo, para passar para essa fase as mulheres devem cumprir 70% da capacitação, que consiste em três encontros coletivos com mentoria. A proposta é mais do que acelerar essas mulheres – é capacitá-las para que o crescimento de seus negócios seja sustentável.
Os impactos econômicos dessa iniciativa são evidentes. Ao apoiar o empreendedorismo feminino no Nordeste, a Coca-Cola Brasil e os parceiros contribuem para a geração de renda e emprego na região, além de incentivar a diversificação da economia local.
“Nosso objetivo com o projeto é muito mais do que desenvolver mulheres como líderes de seus negócios para que possam ver seus empreendimentos prosperarem, tendo a Coca-Cola como o melhor parceiro de negócios. É fomentar a inclusão dessas mulheres, inclusive em situação de vulnerabilidade via seu potencial produtivo como empreendedora, de modo a capacitá-las e contribuir para que sejam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna, superando o ciclo crônico de exclusão social”, afirma Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil. “No primeiro ciclo do programa, tivemos mulheres incríveis superando desafios, pois quando elas se unem e se articulam, crescem juntas e se fortalecem. Agora é hora de consolidar o impacto positivo do projeto e estimular conexões duradouras, capazes de transformar a vida das participantes”, finaliza a executiva.
Patrocínio de Kuat Ao São João de Caruaru
Com o objetivo de fortalecer a cultura nordestina e impulsionar a economia local, a marca se une para apoiar uma das maiores festas juninas do Brasil. O São João de Caruaru, em Pernambuco, é um evento que reúne turistas e moradores da região em uma celebração que vai além das tradições culturais, gerando emprego e renda para a comunidade local.
O patrocínio do guaraná Kuat contribui para a realização do evento, que movimenta a economia, além de promover a cultura e as tradições nordestinas.
“Para destacar a riqueza e pluralidade de cada região país, Kuat reforça o sentimento de pertencimento e identidade através de ações socioeconômicas e de experiências de marca nas celebrações juninas. A marca vem exaltando, desde 2021, a diversidade gastronômica brasileira em suas campanhas e investindo em programas de empreendedorismo para as pequenas comerciantes do Nordeste. Este ano, o primeiro patrocínio do São João de Caruaru é uma celebração desta conexão da marca com a cultura da região. Queremos potencializar empreendimentos regionais, liderados por mulheres, e trazer também os gostinhos do Nordeste durante o período das festas de São João”, destaca Ted Ketterrer, diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Você pode gostar
Gastronomia
UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo
UOL celebra a 2ª edição do Prêmio Nossa e elege os melhores bares e restaurantes de São Paulo, em evento no Blue Note.
Publicadas
4 dias atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara BarrosEvento reconheceu os melhores bares e restaurantes da capital paulista, com votação popular e júri especializado, em noite de celebração no Blue Note São Paulo.
Na cidade que concentra quase um terço dos bares e restaurantes do país, sair para comer e beber é mais que um hábito — é uma celebração cultural.
Foi nesse clima que, na noite de 20 de outubro, aconteceu a segunda edição do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes, no Blue Note São Paulo.
O evento tem curadoria do Nossa, plataforma de lifestyle do UOL, e contou com patrocínio da 99Food.
Celebração da gastronomia paulistana
A premiação destacou os melhores endereços da capital paulista a partir de dois critérios: o voto popular, encerrado em 8 de agosto, e a avaliação de um júri especializado formado por 60 críticos, jornalistas e influenciadores gastronômicos.
A cerimônia foi conduzida pelo cozinheiro e influenciador Mohamad Hindi e pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora do UOL News.
Juntos, eles reuniram representantes do setor gastronômico e personalidades da cultura paulistana.
“A gastronomia é um dos modos mais genuínos de viver São Paulo. O Prêmio Nossa traduz essa experiência, combinando a voz do público e o olhar dos especialistas. O resultado é um guia que nasce da cidade para a cidade”, afirmou Paulo Samia, CEO do UOL.
Vencedores pelo voto popular
- Melhor bar para petiscar: Veloso
- Melhor boteco: Tantin Bar & Cozinha
- Melhor pizzaria: Pizza Chena
- Melhor restaurante italiano: Vicolo Nostro
- Melhor hamburgueria: Coringa do Beco
Vencedores pelo júri especializado
- Melhor boteco: Moela
- Melhor bar de drinques: The Liquor Store
- Melhor bar de vinhos: Sede261
- Melhor bar para petiscar: Bar do Luiz Fernandes
- Melhor bar com música: Matiz
Destaques gastronômicos
- Melhor pizzaria: Carlos
- Melhor restaurante italiano: Fame
- Melhor hamburgueria: Z Deli
- Melhor restaurante de carnes: Osso
- Melhor restaurante brasileiro: Tordesilhas
- Melhor restaurante japonês: Aizomê
- Melhor restaurante árabe: Make Hommus. Not War
- Melhor restaurante bom e barato: Mapu
Prêmios especiais
- Melhor bar: Tan Tan
- Melhor bartender: Caio Carvalhaes (Tan Tan)
- Melhor restaurante: Tuju
- Melhor chef: Ivan Ralston (Tuju)
Os vencedores refletem a pluralidade e o dinamismo da gastronomia de São Paulo, que se mantém como uma das mais vibrantes e criativas do mundo.
Mais notícias de Gastronomia & Cultura
Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina do Programa Vai Turismo da CNC, fortalecendo políticas públicas para o setor turístico estadual.
Publicadas
5 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara BarrosO Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-TO), participou da Oficina do Programa Vai Turismo, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Realizada na modalidade online, a oficina reuniu representantes de diversas instituições ligadas ao trade turístico tocantinense e contou com a participação do presidente do Cetur Tocantins, Marcelo Perim, que destacou a importância da iniciativa para a construção de políticas públicas integradas e sustentáveis voltadas ao setor.
“O Vai Turismo é uma oportunidade de unir esforços entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades do Sistema Comércio. O Tocantins tem um enorme potencial turístico e é fundamental que nossas propostas sejam ouvidas na formulação de políticas que gerem desenvolvimento, emprego e renda”, ressaltou Marcelo Perim.
A atividade foi a primeira etapa da mobilização nacional promovida pela CNC para a elaboração de um documento com propostas de políticas públicas voltadas ao fomento do turismo, que será apresentado aos candidatos nas eleições de 2026.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do Cetur, tem atuado de forma permanente no fortalecimento do turismo estadual, promovendo qualificação profissional, inovação e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento regional.
O Programa Vai Turismo tem como objetivo mobilizar os estados na construção da Agenda Nacional do Turismo, promovendo o diálogo entre diferentes setores e consolidando estratégias que fortaleçam o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social em todo o país.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Comércio como agente transformador, estimulando o crescimento sustentável e a geração de oportunidades para profissionais e empresas do setor turístico.
📍 Saiba mais sobre as ações do Cetur Tocantins e os projetos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no fortalecimento do turismo estadual em www.sescto.com.br.
Turismo
Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025
Inscrições se encerram 15 de outubro; evento é oportunidade única para bares ganharem visibilidade e atrair novos clientes
Publicadas
2 semanas atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros| Empreendedores do setor de alimentação fora do lar têm até o dia de hoje (15 de outubro) para se inscrever no Festival Bar em Bar 2025, promovido pela Abrasel. Esta é a reta final para garantir presença em um dos maiores eventos gastronômicos do país, que neste ano acontece de 30 de outubro a 16 de novembro, com o tema “A cidade inteira cabe no bar”. |
O festival é uma vitrine nacional para bares e botecos que desejam ampliar sua visibilidade, atrair novos públicos e impulsionar o faturamento. A participação ainda estimula a integração a uma rede que valoriza os bares como espaços de convivência e criatividade.
“O festival enaltece a cultura dos bares, que está enraizada no povo brasileiro. Ele valoriza os estabelecimentos, trazendo um convite à inovação no cardápio e no atendimento, além de dar mais visibilidade e promover a captação de clientes. É uma oportunidade de celebrar a força dos bares em todo o país e aumentar o faturamento dos negócios”, afirma Lucas Pêgo, líder de Desenvolvimento na Abrasel.
O evento, que chega à sua 19ª edição, convida os estabelecimentos a explorarem ingredientes regionais e receitas autorais que traduzam a alma de cada canto do país. Empresários que já participaram destacam o impacto positivo do festival na movimentação do salão e na fidelização de clientes.
Sócio do Pirata Bar, em Fortaleza (CE), Taiene Righetto conta que o negócio já participa do Bar em Bar há 10 edições, e que ele opera um papel importante em fortalecer o relacionamento com o público. “O festival atrai novos clientes e reacende o interesse de quem já nos conhece. Muita gente vem por curiosidade de experimentar o prato do festival e acaba virando cliente fiel”.
“O faturamento também cresce de forma consistente. É um momento em que conseguimos vender mais, movimentar a equipe e até criar novas oportunidades. Alguns pratos que foram destaque no festival acabaram entrando de vez no cardápio”, completa.
Taiene também destaca o ganho de imagem como um dos principais fatores positivos. “Participar do Bar em Bar coloca o estabelecimento em evidência, gera mídia espontânea, dá orgulho à equipe e cria um clima de celebração na casa. Também é uma excelente chance de trocar experiências com outros empresários do setor e fortalecer a nossa rede”.
Para esta edição, o empresário revela que as expectativas são as melhores possíveis. “A cada ano o festival cresce, atrai mais público e ganha mais relevância. Estamos preparando um prato especial e uma experiência ainda melhor para os clientes. Acreditamos que será mais uma edição de muito sucesso, tanto para o nosso negócio quanto para todo o setor de bares e restaurantes de Fortaleza”.
Com o encerramento das inscrições se aproximando, é importante estar atento ao prazo: hoje é o último dia para negócios de todo o Brasil firmarem sua participação. Garanta sua vaga agora mesmo clicando aqui.
Serviço
Período de inscrições: 15/set a 15/out
Período de realização: 30/out a 16/nov
Mais informações: barembar.com.br
Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia
Constance Capim Dourado celebra quatro anos
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta
Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes
Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte
Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO
Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile
APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo
Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC
Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro
Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo
Feijoada beneficente Epitácio Brandão
Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas
GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
Carol lidera o Destino Mumbuca Paris
Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico
Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte
Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia
Constance Capim Dourado celebra quatro anos
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta
Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes
Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte
Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO
Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile
APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo
Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC
Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro
Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo
Feijoada beneficente Epitácio Brandão
Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas
GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
Carol lidera o Destino Mumbuca Paris
Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico
Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte
Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia
Constance Capim Dourado celebra quatro anos
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta
Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes
Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte
Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO
Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile
APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo
Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC
Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro
Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo
Feijoada beneficente Epitácio Brandão
Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas
GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
Carol lidera o Destino Mumbuca Paris
Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico
Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte
DESTAQUES
Economia4 dias atrásMaya Negócios Imobiliários inicia nova fase
Moda e Estilo3 dias atrásFloratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
Agronegócio3 dias atrásSeminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins
Social4 dias atrásChef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche
Cultura4 dias atrásA Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial