Turismo
Com programas de capacitação ao pequeno varejo, Sistema Coca-Cola Brasil fomenta o empoderamento econômico no Nordeste

Eventos regionais também estimulam o desenvolvimento econômico na região com ações lideradas pelo Guaraná KUAT
O Sistema Coca-Cola acredita na força da atuação conjunta para a construção de um futuro melhor para todos. E, ao longo dos anos, tem expandido suas iniciativas de empoderamento econômico em todo o Brasil, incluindo no Nordeste.
Com uma visão direcionada à inclusão social, promoção da equidade e fomento do empreendedorismo, a companhia, junto à seu fabricante local, Solar Coca-Cola, e a marca Kuat, anuncia, uma série de ações voltadas para impulsionar e fortalecer o pequeno varejo na região, com destaque para: ampliação do programas “Meu Negócio É Meu País”, que visa impactar negócios liderados por mulheres nas cidades de Caruaru e distritos próximos, além do o patrocínio ao Festival de São João de Caruaru liderado por Kuat.
“Acreditamos que valorizar as iniciativas locais é essencial para o crescimento responsável e o fortalecimento das comunidades onde atuamos. Reconhecemos que o empoderamento econômico das mulheres é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, incluindo no Nordeste de nosso país, onde as mulheres desempenham um papel vital na economia local”, destaca Silmara Olivio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina.
A nova fase das iniciativas voltadas para o Nordeste conta com parceiros importantes, como a Solar, uma das maiores fabricantes da Coca-Cola no país, a Aliança Empreendedora e o Sebrae.
“Estamos muito felizes em realizar a segunda edição do Meu Negócio é Meu País em Caruaru, uma cidade que vibra cultura, tradições e história. Para a Solar, é um orgulho poder fazer parte do time que impulsiona esse projeto, uma vez que ele impacta positivamente a economia e para além desse fator, também incentiva a potência do empreendedorismo feminino. Enquanto empresa que tem por essência ser parceira de pequenos negócios e comércio local, estamos sempre buscando valorizar nossa conexão regional com as comunidades onde estamos inseridos, procurando fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Flávio Scalco, diretor regional da Solar Coca-Cola.
O Guaraná Kuat conta com projetos para ampliar ainda mais o impacto econômico na região, por meio do patrocínio de São João de Caruaru. Essa parceria busca valorizar a cultura nordestina e apoiar o pequeno varejo local. A Coca-Cola Brasil e a SOLAR Coca-Cola continuarão a atuar em outras frentes de impacto social, como estímulo à circularidade com foco nos catadores de materiais recicláveis. Por meio do programa Recicla Solar, esses trabalhadores serão incluídos na cadeia produtiva da empresa e terão papel importante na coleta de resíduos durante o São João de Caruaru.
“Queremos fazer a diferença em seus negócios e, por isso, apoiamos essas empreendedoras brasileiras. Nossa intenção é gerar oportunidades para seu crescimento – afinal, elas sempre foram figuras relevantes para nossa sociedade e continuarão sendo peça-chave para estimular o crescimento global, desempenhando um papel ainda mais transformador para a próxima década”, finaliza Olivio.
Meu Negócio é Meu País
O projeto, lançado em 2022, já capacitou mais de 600 negócios liderados por mulheres. Para este ano, a proposta é expandir para mais de 1000 mulheres. O novo edital tem como foco Caruaru e os distritos próximos. As inscrições podem ser feitas até 2 de julho no site cocacoladaumgasnoseunegocio.com/kuat/.
“O apoio a essas microempreendedoras é crucial para o fortalecimento da economia local e para promover a inclusão social. Além disso, é uma oportunidade de nos aproximarmos e conhecer melhor a realidade delas localmente. Ao olharmos de forma humana para suas particularidades, podemos aprender com essa experiência e assim contribuir, de verdade, para o crescimento desses pequenos negócios e para o desenvolvimento dessas mulheres, ressalta Marina Paula Egg Batista, Líder de Projetos da Aliança Empreendedora.
As etapas do programa consistem em uma primeira fase de capacitação online e entrega de desafios às inscritas, seguida por uma avaliação de 60 apresentações de negócios. As mulheres que passam por essa etapa recebem orientação para a preparação de seus negócios e, posteriormente, são escolhidas 30 para serem aceleradas. Contudo, para passar para essa fase as mulheres devem cumprir 70% da capacitação, que consiste em três encontros coletivos com mentoria. A proposta é mais do que acelerar essas mulheres – é capacitá-las para que o crescimento de seus negócios seja sustentável.
Os impactos econômicos dessa iniciativa são evidentes. Ao apoiar o empreendedorismo feminino no Nordeste, a Coca-Cola Brasil e os parceiros contribuem para a geração de renda e emprego na região, além de incentivar a diversificação da economia local.
“Nosso objetivo com o projeto é muito mais do que desenvolver mulheres como líderes de seus negócios para que possam ver seus empreendimentos prosperarem, tendo a Coca-Cola como o melhor parceiro de negócios. É fomentar a inclusão dessas mulheres, inclusive em situação de vulnerabilidade via seu potencial produtivo como empreendedora, de modo a capacitá-las e contribuir para que sejam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna, superando o ciclo crônico de exclusão social”, afirma Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil. “No primeiro ciclo do programa, tivemos mulheres incríveis superando desafios, pois quando elas se unem e se articulam, crescem juntas e se fortalecem. Agora é hora de consolidar o impacto positivo do projeto e estimular conexões duradouras, capazes de transformar a vida das participantes”, finaliza a executiva.
Patrocínio de Kuat Ao São João de Caruaru
Com o objetivo de fortalecer a cultura nordestina e impulsionar a economia local, a marca se une para apoiar uma das maiores festas juninas do Brasil. O São João de Caruaru, em Pernambuco, é um evento que reúne turistas e moradores da região em uma celebração que vai além das tradições culturais, gerando emprego e renda para a comunidade local.
O patrocínio do guaraná Kuat contribui para a realização do evento, que movimenta a economia, além de promover a cultura e as tradições nordestinas.
“Para destacar a riqueza e pluralidade de cada região país, Kuat reforça o sentimento de pertencimento e identidade através de ações socioeconômicas e de experiências de marca nas celebrações juninas. A marca vem exaltando, desde 2021, a diversidade gastronômica brasileira em suas campanhas e investindo em programas de empreendedorismo para as pequenas comerciantes do Nordeste. Este ano, o primeiro patrocínio do São João de Caruaru é uma celebração desta conexão da marca com a cultura da região. Queremos potencializar empreendimentos regionais, liderados por mulheres, e trazer também os gostinhos do Nordeste durante o período das festas de São João”, destaca Ted Ketterrer, diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Turismo
Comunicação turística do TO é destaque em Belém
Jornalistas da Setur apresentam experiências do Tocantins no II Congresso Brasileiro de Jornalismo de Turismo

Durante o congresso, os representantes da Setur compartilharam experiências exitosas do Tocantins, destacando como o Estado tem estruturado sua estratégia de comunicação para promover os destinos turísticos, valorizar a identidade local e incentivar o turismo sustentável.
Turismo com identidade e propósito
Segundo os jornalistas, a comunicação turística do Tocantins tem sido planejada com foco na autenticidade e na valorização da cultura e da natureza local. A atuação da Setur envolve conteúdos digitais, campanhas educativas, vídeos promocionais e presença ativa em feiras e congressos nacionais.
“Nosso trabalho tem como base a verdade dos territórios. Cada campanha busca refletir a essência dos destinos tocantinenses, como o Jalapão, as Serras Gerais e o Cantão”, explicaram Henrique e Seleucia.
Setur Tocantins como referência
A participação no congresso reforça o compromisso da Setur Tocantins com o fortalecimento do turismo regional e sustentável. O evento também serviu como espaço de intercâmbio entre comunicadores, gestores e jornalistas de diversas regiões do país.
Turismo
Eco Araguaia – natureza e aventura sob medida
Cabanas rústicas, conforto na medida certa, atividades ao ar livre e o som da floresta ao anoitecer formam o cenário perfeito para quem deseja fugir do ritmo acelerado da cidade.
Por Penaforte Dias

A região do Cantão, no município de Caseara, Tocantins, é um daqueles cenários naturais, de paisagens únicas, que encantam à primeira vista. E é ao lado do Parque Estadual do Cantão que se encontra o Eco Araguaia Jungle Lodge, o primeiro hotel de selva do Tocantins.
Localizado às margens do Rio do Coco/Araguaia, o hotel é um convite irresistível para quem busca se reconectar com a natureza de forma autêntica e sustentável.

Deck flutuante do Eco Araguaia é ponto de encontro para rodas de conversa e contemplação do pôr do sol sobre o Rio do Coco. Foto: Febetur/Divulgação
E não se trata de uma simples hospedagem: é uma imersão na biodiversidade dos biomas Cerrado e Amazônico tocantinenses, um mergulho em paisagens preservadas e uma vivência única de turismo consciente.
As acomodações do Eco Araguaia são diferenciadas. As cabanas, construídas em madeira de forma sustentável, são integradas à paisagem e projetadas para proporcionar uma experiência acolhedora. Há cabanas perfeitas para casais ou pequenos grupos; algumas com vista deslumbrante para o rio, outras isoladas e privativas.

Ambientes internos combinam rusticidade e aconchego, com móveis em madeira e decoração integrada ao cenário natural.
Foto: Febetur/Divulgação
Em todo o complexo natural, a proposta é viver a natureza em sua essência: não há ar-condicionado, apenas ventiladores, mas o frescor da mata compensa. A iluminação é suave, priorizando o ambiente noturno e a contemplação. Os banheiros, com chuveiros externos, permitem uma experiência sensorial a cada banho.
O hotel oferece ainda uma programação repleta de experiências: passeios de caiaque e voadeira pelo Rio do Coco, trilhas ecológicas com observação de aves, observação de estrelas, pesca esportiva, fogueiras noturnas no píer flutuante e piscina, além de uma praia exclusiva durante a estação seca.
Segundo o proprietário do Eco Araguaia, Guilherme Tiezzi, o empreendimento também é um projeto de turismo regenerativo.
“Além de acolher visitantes, o hotel promove a preservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades locais, por meio de iniciativas como a Fazenda do Futuro, que transforma práticas agrícolas tradicionais em modelos sustentáveis”, afirma.
Conexão e transformação
A imersão na natureza é o grande diferencial do hotel, que proporciona uma vivência única e inesquecível ao mergulhar em um cenário onde a fauna, a flora e o silêncio da floresta se tornam protagonistas.
Além das atrações oferecidas pelo hotel, o local também é muito procurado por grupos que promovem experiências místicas, terapêuticas e de relaxamento. São atividades cuidadosamente planejadas para proporcionar vivências autênticas, que despertam os sentidos e renovam a energia vital, criando memórias afetivas que ficam para sempre.
Trilhas guiadas ao amanhecer, banhos de rio para limpeza energética, rodas de cura com fogueira ao luar, meditação ao som dos pássaros, práticas de yoga ao ar livre e encontros com saberes tradicionais do cerrado criam uma atmosfera mágica e inspiradora para os visitantes.
“É um espaço de cura e bem-estar, onde o hóspede é convidado a deixar para trás o peso do cotidiano e mergulhar numa jornada de autodescoberta, ou seja, o resgate da essência, a paz interior e o encantamento diante da beleza simples e poderosa da natureza”, destaca o professor de yoga Kaíque Hilário.
Pacotes
O hotel oferece pacotes de 3, 4 e 5 dias (de quarta a domingo). O preço das acomodações varia dependendo do tipo de cabana, da quantidade de pessoas e da duração da hospedagem.
Por exemplo, para 4 pessoas, a hospedagem na Cabana Hetô (3 noites, 4 dias) custa R$ 2.636 por pessoa. Para hospedagem tripla, o valor é de R$ 3.138 por pessoa.
Obs.: Valores referentes à baixa temporada (de setembro a junho).
Os pacotes incluem todas as refeições, estrutura e serviço de praia, além do uso de caiaques e trilhas terrestres.
Como chegar
O Eco Araguaia Jungle Lodge está localizado na Rodovia TO-080, Km 239, em Caseara, Tocantins, a cerca de 270 km de Palmas (cerca de 3h de viagem). Fica ao lado do Parque Estadual do Cantão, um dos santuários ecológicos do Tocantins, conhecido por seus mais de 800 lagos e rica biodiversidade.
Mais informações
Acesse o site oficial: ecoaraguaia.com.br
Instagram: @ecoaraguaiajunglelodge
Telefone/WhatsApp: (63) 9 9230-3307
Turismo
Luiz Pires é eleito 1º Vice-Presidente da Federação Iberoamericana de Periodistas de Turismo – FIPETUR

A nova diretoria executiva da Federação Iberoamericana de Periodistas de Turismo – FIPETUR para o biênio 2025-2027 foi eleita esta semana e tem a jornalista Yenny Polanco Lovera, da República Dominicana, como presidente e o jornalista Luiz Pires, do Brasil, como 1º Vice-Presidente.
A posse ocorreu na manhã desta tsexta-feira, 16 de maio, em Cap Cana Destination City, no restaurante Punta Espada. Yenny Polanco substitui a Maria Shaw, do Uruguay, que assumiu a presidência do Conselho Internacional da FIPETUR.
Shaw também está terminando sua gestão frente do Círculo de Periodistas de Turismo del Uruguay – CIPETUR, enquanto Yenny é presidente da Associácion Dominicana de Prensa Turística – ADOMPRETUR, e Luiz Pires, presidente da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
O Vice-Ministro de Turismo para Cooperação Internacional da República Dominicana e Diretor Executivo do Projeto de Desenvolvimento Turístico de Pedernales.
Conselho de Administração da FI`PETUR 2025-2027
Yenne Polanca Lovera, república Dominicana, Presidente
Maria Shaw Arocena, ex-presidente e presidente do Conselho Internacional da FIPETUR
Luiz Pires, presidente da Abrajet Nacional, Brasil, primeiro Vice-presidente
Karmen Garrido, presidente da FEPET, Espanha, Vice-presidente de Relações Internacionais
Fernando Milo, delegado da Argentina, Secretário-Geral
Luis José Chávez, presidente do Comitê de Ética da Adompretur, República Dominicana, Tesoureiro
Armando de la Garza, do México, Diretor de Comunicações
Miryan Moreno, presidente da APETUR, Paraguay, Diretor de Treinamento
- Energisa2 dias atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- ALETO2 dias atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Social1 dia atrás
Karynne Sotero ultrapassa 50 mil seguidores no Instagram
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes5 dias atrás
A chata ataca novamente, desta vez o alvo são as festas juninas
- Entretenimento4 dias atrás
Tocantins integra Rede Nacional de Escolas Livres de Arte