Sebrae
Com projeção de alta nas vendas, bares e restaurantes se preparam para o Carnaval

Empreendedores devem buscar diferenciais, como oferecer embalagens específicas, cardápios temáticos, serviços de delivery e até copos térmicos
No setor de bares e restaurantes, as projeções para os dias de Carnaval indicam aumento no faturamento de até 15% em relação ao mesmo período de 2023. O dado é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com destaque para as cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Mas não importa onde o pequeno empresário do ramo esteja. Especialistas do Sebrae apontam medidas que todo dono de negócio do segmento deve adotar para garantir mais vendas.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que o setor de alimentação fora do lar é um dos mais pujantes do país, com grandes oportunidades em festas populares como o Carnaval. “O Carnaval representa oportunidade para todos os segmentos. É um dos períodos mais festejados do país. Um patrimônio reconhecido internacionalmente. Dessa forma, os empreendedores que já vêm acompanhando a melhoria do ambiente econômico que temos vivido, crescimento da renda e maior inclusão, poderão aproveitar para gerar mais empregos, que será possível com o aumento da demanda dos serviços”, afirma.
O carro-chefe do Galpão 17 é a cerveja e, durante o Carnaval, a casa espera receber os foliões que vão trocar as marchinhas pelo rock.
Mayra Viana, analista de Competividade do Sebrae Nacional e especialista no segmento, vê oportunidades para mercados específicos, considerando o consumo de cerveja no período. Segundo ela, as cervejas artesanais podem ser um diferencial para comemorações com menor concentração de foliões. “Microcervejarias artesanais, distribuidoras de bebidas, empresas que oferecem chopeiras em casa devem buscar se conectar com seus clientes porque tem muita gente que vai preferir reunir os amigos em casa ou em local privado. Ter processos de delivery e divulgar promoções nas redes sociais são essenciais”, lembra.
Embora as bebidas alcóolicas estejam entre os itens mais consumidos, vale lembrar que água e gelo também são muito procurados. É importante que os empresários que atuam no setor estejam prontos para atender à demanda dos clientes que também buscam se hidratar para enfrentar o calor que marca esse período do ano em praticamente todo o país. Um bom upgrade é oferecer ainda copos que mantêm as bebidas geladas.
A especialista faz um alerta para quem abriu restaurante recentemente. Ela lembra que alguns estabelecimentos precisam ajustar as expectativas de vendas para o mês de fevereiro. “Aqueles estabelecimentos próximos a escritórios e com mais clientes que trabalham nas redondezas precisam prever que o movimento vai diminuir pela dinâmica do feriado mais longo, mas, no geral, bares e restaurantes são beneficiados e também podem realizar eventos privados com tarde de samba, com rodízio de petiscos, por exemplo”, comenta.
No caso de food trucks, ela recomenda que os empreendedores façam adaptações no atendimento, oferecendo mesinhas e cadeiras para os foliões. Também é uma boa ideia disponibilizar embalagens mais apropriadas para quem quer comer enquanto aproveita os festejos.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a expectativa otimista é impulsionada por alguns fatores, com destaque para o crescimento no número de empregos e a melhoria nos indicadores econômicos, com a redução da inflação e das taxas de juros. “Com uma renda disponível mais robusta, as pessoas demonstram uma propensão maior para viajar e gastar durante o Carnaval. Essa é uma tendência que se reflete em todo o turismo e que vem trazendo projeções otimistas para o ano”, destacou.
Festa democrática
Mas há quem queira fugir do samba, do batuque do axé, ou das marchinhas. Em Brasília, o Galpão 17 serve o melhor do rock com variados tipos de cervejas. De acordo com o gerente de marketing do bar, Caio César Santos, a capacidade da loja, que está há cinco anos no mercado, foi aumentada para conseguir receber os clientes durante o Carnaval deste ano. “A nossa expectativa é muito boa. Sentimos que ano após ano estamos crescendo, normalizando e tendo números voltando a uma expansão, principalmente nesse tempo de folia. Fato é que acrescentamos mais 16 torneiras de chopp e chegamos agora a 39”, comenta.
Segundo Caio, para atrair o público para o bar, por ano, são realizados cerca de 200 shows gratuitos – forma que encontraram para fidelizar os clientes. “Estamos aí com um planejamento muito forte para 2024, para cada vez mais marcar a memória do nosso público”, destaca. “Para o Carnaval, achamos que o nosso diferencial também são nossos valores que envolvem liberdade e respeito para que haja uma plena diversão”, completa.
Como vender mais na folia
Para auxiliar os empreendedores do setor de alimentação e bebidas, a Agência Sebrae de Notícias (ASN) ouviu especialistas e traz orientações importantes:
- Cardápio temático
Adapte seu cardápio para refletir o clima festivo do Carnaval. Introduza pratos e bebidas temáticas que estejam relacionados à cultura e tradição carnavalesca. Isso pode atrair clientes em busca de experiências diferentes e divertidas.
- Promoções
Crie promoções e descontos exclusivos para o período do Carnaval. Isso pode incluir combos de alimentos e bebidas, happy hours estendidos ou ofertas especiais para grupos. Certifique-se de promover essas ofertas em suas redes sociais e através de materiais de marketing no local.
- Decoração carnavalesca
Decore seu estabelecimento com temas carnavalescos. A atmosfera festiva pode atrair clientes que buscam um local animado e divertido para celebrar. Use cores vibrantes, adereços e enfeites relacionados ao Carnaval para criar um ambiente festivo.
- Eventos especiais e entretenimento
Organize eventos ao vivo, como shows de música ao vivo, DJs ou performances temáticas de Carnaval. Isso não apenas atrai um público mais amplo, mas também cria uma atmosfera animada que incentiva as pessoas a permanecerem mais tempo em seu estabelecimento.
- Parcerias locais
Colabore com outras empresas locais para criar promoções conjuntas. Isso pode incluir parcerias com fornecedores de alimentos, empresas de entretenimento ou lojas de artigos festivos. Aumentar a visibilidade através de parcerias pode atrair novos clientes para o seu estabelecimento.
* Lembre-se de adaptar essas sugestões à sua realidade específica, considerando o perfil do seu público-alvo, a localização do seu estabelecimento e as tendências específicas do Carnaval de 2024. Além disso, fique atento às regulamentações locais e às medidas de segurança.
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários e gestores à Barcelona em missão internacional sobre cidades inteligentes
Edital seleciona 20 participantes para o maior congresso do mundo em inovação urbana, com visitas técnicas a polos de referência europeus

Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Sebrae
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
Artistas do Estado venceram em duas categorias

Agosto terminou com um reconhecimento importante para a diversidade sonora produzida na região Amazônica: a realização do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, que premiou 28 artistas em 16 categorias, no último dia 26, no Theatro da Paz, em Belém-PA. O Tocantins, que teve quatro finalistas, venceu como “Melhor Artista de Rock” (Jèff Jacom´e) e “Melhor Artista Sonoridades Amazônicas” (Moia Cumbia).


Arrancando aplausos no Theatro da Paz, o vencedor da categoria “Melhor Artista de Rock”, o portuense Jèff Jacom´e), que concorria com cantores do Pará e do Amazonas, enfatizou que “enquanto tiver desconserto no mundo, haverá um rockeiro escrevendo músicas e lutando contra o sistema”. Uma mensagem carregada de significado já que o troféu de uma categoria do gênero musical que existe há mais de 70 anos, o rock’n’roll, foi conquistado pelo Estado mais novo do País, nesta premiação.
No total, 229 artistas se inscreveram para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, sendo 87 finalistas e 28 premiados em 16 categorias, a maioria delas subdivididas em “Melhor Artista” e Melhor Lançamento”. A seleção foi feita por um time de nove curadores, cada um representando um Estado da Amazônia Legal (PA, AM, AP, AC, RO, RR, MT, MA e TO).
A curadoria do Tocantins foi feita pela jornalista, cantora e assessora artística Shelsea Lima, que esteve presente na cerimônia de premiação na capital paraense. “Nós, da região Amazônica, convivemos com uma riqueza tão grande e que, às vezes, não temos a real noção da diversidade que produzimos e com qualidade. Fazer acontecer um Prêmio como esse é reconhecer a força cultural que temos”, destacou, acrescentando que “representar o Tocantins nesta seletiva foi honroso e uma experiência transformadora, especialmente como artista”.
Neste ano, a premiação homenageou a cantora Joelma, pelos 30 anos de carreira. Em pouco mais de duas horas de cerimônia, artistas de vários estados da região amazônica apresentaram releituras de sucessos da cantora, além do Mestre Damasceno, que coincidentemente faleceu no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é uma realização da Oriente Multi Produções e Milk Produções, com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social1 dia atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô