Governo do Tocantins
Comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Operação Tocantins Mais Verde terá encerramento nesta quarta

Os trabalhos foram iniciados em 01 de julho, para combate aos focos de incêndios florestais
Criada no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar, a pedido do governador Wanderlei Barbosa, a Operação Tocantins Mais Verde terá suas atividades encerradas oficialmente na manhã desta quarta-feira, 30 de outubro, às 9h. A Operação iniciou suas atividades em 01 de julho, quando 80 brigadistas também passaram a atuar nos combates a incêndios florestais, logo após serem aprovados em seleção e treinados pelo CBMTO.
Com a Operação, bombeiros militares das as Unidades do CBMTO passaram a ter um reforço nos combates, uma vez que os brigadistas tinham os Quartéis da corporação como base operativa, comandada pelos próprios efetivos.
O início dos trabalhos foi simultâneo, em todas as regiões, período em que os focos de incêndios florestais no estado estavam no auge, inclusive o governador Wanderlei Barbosa, dias depois, por meio do Decreto de Situação de Emergência, determinou a contratação de mais 150 brigadistas para o reforço das ações. Entretanto, 56 voluntários se candidataram e foram contratados.
Outra medida visando a otimização das ações da Operação foi a criação do Gabinete de Gestão de Crise, por meio da Portaria nº 20/2024, publicada em 10 de setembro, no Diário Oficial, com a assinatura do coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO.
Com o GGC, o Comando Geral passou a contar com dados de monitoramentos e apoio nas estratégias para as tomadas de decisões e aplicações de recursos nas missões. E por intermédio do Gabinete, 23 Ordens de Serviços foram expedidas para combates a focos de incêndios florestais em Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Mateiros e no Bico do Papagaio. Dezesseis equipes foram criadas no período para as quatro regiões.
A solenidade de encerramento das atividades da Operação Tocantins Mais Verde será no próprio Gabinete de Gestão de Crise, junto ao Quartel do Comando Geral, com representantes do Comitê Estadual do Fogo e também de outras instituições convidados para o ato. No evento, dados ampliados sobre todas as ações serão divulgados.
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
-
Social5 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento4 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins4 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social3 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi