Tocantins
Combate ao aedes aegypti é debatido entre SES-TO e equipe do Ministério da Saúde
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Screenshot_2023-03-24-18-02-48-842_photoeditor.layout.collagemaker-edit-1000x600.jpg&description=Combate ao aedes aegypti é debatido entre SES-TO e equipe do Ministério da Saúde', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Entre os dias 20 e 24, representantes do Ministério da Saúde, OPAS e da Saúde Estadual realizaram o planejamento de ações estratégicas para o controle da chikungunya, dengue e Zika.
Com o objetivo de realizar o planejamento de ações estratégicas para o controle da chikungunya, dengue e Zika no Tocantins, a da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu entre os dias 20 e 24 a equipe do Centro de Operações de Emergências (COE arboviroses) do Ministério da Saúde (MS). E nesta sexta-feira, 24, os representantes das Pastas realizaram uma reunião de alinhamento.
“Diante do cenário nacional de aumentos de casos de chikungunya, dengue e Zika, essa visita do Ministério da Saúde é primordial para que sejam traçadas ações efetivas de combate ao Aedes aegypti ”, ressalta o Secretário Exexutivo da SES-TO, Luciano Lima Costa.
A diretora de vigilância das doenças vetoriais e zoonoses do Tocantins, Mary Ruth Batista Maia Glória, afirma que a visita da equipe do MS foi relevante para a elaboração de táticas em conjunto. “Nós acreditamos que a união de forças entre todos os entes é essencial, pois esse fortalecimento conjunto faz uma grande diferença nas ações de vigilância e assistência aos pacientes acometidos por alguma arbovirose”.
A técnica da SES-TO explica ainda que “com base nesta visita, estamos trabalhando no sentido de organizar ainda mais os serviços já executados, para que tenhamos uma atenção voltada para os níveis primário, secundário e terciário, aliadas às ações de controle ao Aedes aegypti em todo território tocantinense”, finaliza.
O consultor técnico da Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Pedro de Alcântara Brito Júnior, esclarece que “a visita ao Tocantins se deu diante dos aumentos de casos de chikungunya no Estado, especialmente em Paraíso. Sendo a capital, Palmas também visitada. E neste aspecto de epidemia que vive o Brasil atualmente de arboviroses, o MS no dia 15 de março ativou o COE arboviroses, que conta com equipe de campo que vai aos municípios para realizar um diagnóstico situacional”.
O servidor do MS complementa que “realizamos visitas técnicas aos municípios de Palmas e Paraíso, nestes encontros fizemos atividades com a gestão e de campo, nas unidades de saúde, Unidade de Pronto Atendimento e Centros de Zoonoses, a equipe se dividiu para verificar como é o fluxo dos pacientes suspeitos nas unidades e o como se dá nos municípios o combate ao Aedes”.
O consultor finaliza explicando que “nesta reunião de hoje vamos repassar o que foi realizado em cada município e descrever as fragilidades observadas, e partir daí recomendar ações para melhorar e fortalecer a vigilância e assistência às cidades visitadas, e posteriormente será enviado um relatório técnico com recomendações para os municípios e Estado”.
Chikungunya, dengue e Zika no Tocantins
Conforme dados dos últimos boletins epidemiológicos , o Tocantins já registrou em 2023, 2.870 casos de dengue, 2.253 casos de chinkungunya e 666 de zika.
Participantes da reunião
Além de representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde, a reunião contou com a participação da superintendente de Políticas de Atenção da Saúde, Juliana Veloso e do superintendente de Unidades Próprias, Andreis Vicente.
Você pode gostar
Governo do Tocantins
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Publicadas
7 horas atrássobre
06/11/2025Por
Jaciara BarrosProjeto Bioaçaí: Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e investimentos de R$ 11 milhões em Lagoa da Confusão
Aproest apresenta o projeto Bioaçaí
A visita foi conduzida pelo presidente da Aproest, Wagno Milhomem, com a presença do secretário da Agricultura e Pecuária, César Halum; do gestor executivo das Cidades e Habitação, Wilson Sousa e Silva; e do assessor técnico do Itertins, Herbert Martins.
Com investimentos superiores a R$ 11 milhões, o projeto Bioaçaí tem como meta estruturar a cadeia produtiva do fruto no Tocantins, fortalecendo a bioeconomia regional. A área de 135 mil hectares abriga cerca de 270 mil mudas de açaí nativo da Amazônia, consolidando-se como uma referência nacional em agricultura sustentável.
Polo Irrigado é referência na Região Norte
Durante o encontro, o anfitrião Wagno Milhomem apresentou o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins, que abrange Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Dueré. Reconhecido pela Portaria nº 2.880/2024 do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), é o primeiro polo irrigado da Região Norte do país.
A meta é atingir 225 mil hectares irrigados até 2030, beneficiando mais de 110 mil pessoas. Atualmente, o polo possui 150 mil hectares de produção irrigada e se destaca como modelo de produtividade responsável.
Divaldo Rezende reforça sustentabilidade do projeto Bioaçaí
O secretário Divaldo Rezende ressaltou o empenho do Governo do Tocantins em alinhar a competitividade do agronegócio com a agenda ambiental.
“Estamos trabalhando para gerar riqueza e empregos com responsabilidade ambiental. O projeto Bioaçaí é exemplo de como o Tocantins pode ser vitrine nacional em produção sustentável”, afirmou o secretário.
Ele também mencionou a recente reunião na Semarh com entidades representativas do agronegócio, quando foram apresentadas propostas conjuntas da Frente de Entidades do Agronegócio Tocantinense (Feato) para fortalecer o setor produtivo.
Programa Floresta Mais e incentivos ambientais
Durante a visita, Divaldo Rezende convidou os produtores para o lançamento do Programa Floresta Mais, que reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais com até quatro módulos fiscais, por meio do pagamento por serviços ambientais.
O evento será realizado na próxima sexta-feira, 7, às 9h, no Palácio Araguaia, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o PNUD e o Fundo Verde do Clima (GCF). No Tocantins, a ação é executada pela Semarh e pelo Naturatins.
Aproest destaca inovação e compromisso social
O evento foi encerrado com um jantar institucional promovido pela Aproest, reunindo produtores e lideranças regionais. “Temos um potencial enorme dentro do nosso polo, e queremos transformar esse potencial em geração de riqueza e empregos”, destacou Wagno Milhomem.
O projeto Bioaçaí representa um marco na agricultura sustentável do Tocantins, combinando inovação, responsabilidade social e compromisso com o futuro. A iniciativa reforça o protagonismo do estado como referência em desenvolvimento rural aliado à conservação ambiental.
Mais notícias
Tocantins
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
Publicadas
19 horas atrássobre
05/11/2025Por
Jaciara BarrosCampanha do Sesc Tocantins arrecada roupas, calçados e brinquedos em todo o estado
Sesc Tocantins mobiliza comunidades em todo o estado
As doações podem ser entregues entre os dias 1º e 30 de novembro em qualquer unidade do Sesc Tocantins. A campanha mobiliza as cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, incentivando o engajamento coletivo em prol de quem mais precisa.
Locais de doação
- Palmas: Sede Administrativa, Centro de Atividades Sesc Norte, Centro de Atividades Sesc Sul e Sesc Mesa Brasil.
- Gurupi: Centro de Atividades Sesc Gurupi, Sesc Parque Primavera e Sesc Mesa Brasil.
- Araguaína: Centro de Atividades Sesc Anselmo da Silva Moraes, Sesc Morada do Sol, Sesc Comunidade e Sesc Mesa Brasil.
- Porto Nacional: Unidade Sesc Porto Nacional.
- Paraíso do Tocantins: Unidade Sesc Paraíso do Tocantins.
Serviço
Campanha: Arrecadação de roupas, calçados e brinquedos
Período: 1º a 30 de novembro
Locais: Unidades do Sesc Tocantins nas cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins
Informações: (63) 98453-3136
Sustentabilidade no Sesc Tocantins
O Sesc Tocantins tem a sustentabilidade como um compromisso permanente e transversal a todas as suas ações. Por meio do Programa Ecos, promove iniciativas voltadas à responsabilidade ambiental, social e de governança. As práticas incluem o uso consciente dos recursos naturais, gestão eficiente de resíduos, economia de água e energia e valorização da educação ambiental.
Essas ações envolvem colaboradores, alunos e comunidades locais, fortalecendo uma rede de cooperação em prol do planeta e incentivando a solidariedade, a inclusão e o voluntariado.
Sesc Mesa Brasil: solidariedade em ação
O Sesc Mesa Brasil é um programa nacional que combate a fome e o desperdício de alimentos. No Tocantins, o programa atua há quase duas décadas, com unidades em Palmas, Araguaína e Gurupi. Sob o lema “buscar onde sobra e levar aonde falta”, realiza a distribuição gratuita de alimentos a instituições beneficentes, garantindo que as doações cheguem a famílias em situação de vulnerabilidade.
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos, administrada pela Fecomércio Tocantins, vinculada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Por meio de programas nas áreas de cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, o Sesc contribui para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, com mais de 580 unidades em todo o país.
Mais informações: www.sescto.com.br
Mais notícias
Tocantins
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Publicadas
20 horas atrássobre
05/11/2025Por
Jaciara BarrosProjeto tocantinense do Instituto Terra Dourada é finalista em edital da Fundação Banco do Brasil e UnB
Reconhecimento e impacto social
Nesta primeira etapa, cada tecnologia social receberá um prêmio semente de R$ 50 mil para o desenvolvimento e adaptação de suas propostas. As iniciativas farão parte do projeto de Incubação e Reaplicação de Tecnologias Sociais, que visa promover soluções inovadoras voltadas para geração de renda, sustentabilidade, segurança alimentar, educação, saúde e combate à violência nas periferias.
Valorização do protagonismo feminino
A idealizadora e coordenadora do projeto, Núbia Dourado, celebrou a conquista.
“É uma alegria enorme representar o Tocantins entre tantas iniciativas inspiradoras. Este reconhecimento reforça a importância do nosso trabalho junto às mulheres indígenas e quilombolas. No início do ano, recebemos também o prêmio do NIC.br, que possibilitou o desenvolvimento da nossa plataforma digital, que será lançada no dia 9 de dezembro, junto com uma Feira Cultural. É um momento de gratidão e renovação do nosso compromisso com o empreendedorismo feminino e a bioeconomia da Amazônia Tocantinense”, afirmou Núbia.
Plataforma e ações de fortalecimento
O Mulheres Empreendedoras da Amazônia é uma iniciativa que valoriza o protagonismo feminino, fortalecendo o empreendedorismo de mulheres indígenas, quilombolas e artesãs do Tocantins por meio da plataforma digital EmpreendedorasdaAmazonia.com.br, da Feira Cultural Mulheres Empreendedoras da Amazônia e de uma websérie documental.
Próximas etapas e apoio institucional
Na próxima fase do edital, as tecnologias selecionadas concorrem a um novo aporte de até R$ 150 mil para a reaplicação de suas metodologias em novos territórios. Além do investimento financeiro, os projetos receberão formação certificada pela UnB, acompanhamento técnico especializado e visibilidade nacional.
Sobre o Instituto Terra Dourada
O Instituto Terra Dourada, sediado em Rio Sono e Palmas (TO), atua há mais de uma década com projetos voltados à cultura, sustentabilidade e empreendedorismo feminino, promovendo ações de impacto social na região amazônica tocantinense.
Mais notícias
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas
Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026
Beauty November do Boticário chega ao Tocantins
Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis em 2025
Feira de Talentos da Aleto valoriza servidores da Assembleia
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas
Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026
Beauty November do Boticário chega ao Tocantins
Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis em 2025
Feira de Talentos da Aleto valoriza servidores da Assembleia
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas
Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026
Beauty November do Boticário chega ao Tocantins
Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis em 2025
Feira de Talentos da Aleto valoriza servidores da Assembleia
DESTAQUES



Social4 dias atrásEliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação



Governo do Tocantins4 dias atrásMônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria



Cultura2 dias atrásAngel Lima representa o Brasil no Noviembre Fotográfico em Cuba



Governo do Tocantins20 horas atrásLaurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico



Entretenimento19 horas atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado