Palmas
Como inscrever seu bloco para concorrer ao apoio da Fundação Cultural de Palmas
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Quem quiser colocar seu bloco nas ruas da Capital pode ter o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), que vai premiar até 15 iniciativas com o recurso de R$ 15 mil. Para tanto é necessário que os interessados façam inscrição junto ao Resolve Palmas até dia 8 de janeiro e cumpram os requisitos do edital disponível aqui.
Conforme o edital, o apoio/prêmio será concedido para blocos, bandas, fanfarras, cordões, cortejo ou afoxés reunindo integrantes não remunerados, acompanhados de músicos contratados ou não, em formato de banda, conjunto musical, bateria ou orquestra, som mecânico que desfilam em determinado circuito de rua da cidade, de forma organizada, trajando figurinos e/ou apenas acompanhando um tema específico, cantando e/ou dançando.
Receberão o apoio as 15 primeiras inscrições que fizerem a solicitação junto ao Resolve Palmas, cumprirem os requisitos do edital e forem autorizados pela Comissão de Análise e Deliberação de Autorizações de Uso que enviará os dados para a FCP.
Para facilitar a inscrição dos interessados, a FCP preparou um Passo a passo para solicitação de autorização de Bloco de Carnaval.
PASSO 1: Compilação de informações
Os Blocos interessados devem protocolar até o dia 8 de fevereiro solicitação para autorização de funcionamento do seu bloco de carnaval, junto ao Resolve Palmas, conforme orientações disponíveis no Decreto Municipal nº 1.704/2019 .
Em um projeto, ofício ou requerimento padrão do Resolve Palmas apresente o Bloco detalhadamente, quantos dias irá sair, em qual local ou locais e qual a estrutura a ser utilizada (caso tenha alguma estrutura), deixando claro, logo no início, que se trata de um Bloco de Carnaval de Rua.
Na apresentação do Bloco é fundamental relacionar o mínimo de 10 integrantes.
No projeto ou requerimento, preencher as questões a seguir:
a) Qualificação completa do solicitante (Nome, endereço, telefone e e-mail). No caso de Pessoa Jurídica, insira os dados da PJ e do responsável legal pela mesma. – Art. 6º, §1º, I
b) Natureza do bloco de carnaval e o tipo de eventos que serão realizados ao longo dos dias de festa. – Art. 6º, §1º, III
c) Indicação se o bloco possuirá ou não estrutura fixa em espaço público. Se houver estrutura fixa, o bloco deverá apresentar croqui.
d) Indicação de que o bloco de rua será gratuito ou oneroso aos frequentadores. – Art. 6º, §1º, V
e) Datas e horários dos eventos relacionados, com horário previsto para início e finalização. – Art. 6º, §1º, VI
f) Local de realização dos eventos. No caso, qual o circuito de ruas e avenidas que o bloco carnavalesco circulará. – Art. 6º, §1º, VII
g) Número estimado de pessoas, incluindo média da faixa etária e limite máximo de participantes. – Art. 6º, §1º, VII
h) Descrição da estrutura a ser montada e dos equipamentos a serem utilizados. No caso de blocos de rua, descrever os instrumentos musicais utilizados. – Art. 6º, §1º, X
i). Descrever as medidas e planos adotados tanto para a segurança dos frequentadores quanto para a limpeza anterior e posterior ao evento.
j) Cópia simples do documento de identidade oficial com foto do proponente. – Art. 6º, §1º, II
h) Cópia simples do CPF, caso este não esteja indicado no documento de identidade. – Art. 6º, §1º, II
i) Cópia simples do comprovante de endereço do proponente. – Art. 6º, §1º, II
j) Em caso de PJ, cópia do contrato social ou equivalente, registrado nos órgãos competentes. – Art. 6º, §1º, II
h) Cópia dos ofícios enviados ao Corpo de Bombeiros, ao SAMU e à Polícia Militar informando da realização do bloco. – Art. 6º, §4º, IV
PASSO 2: Protocolo no Resolve Palmas
Leve as informações acima, com os documentos, para o Resolve Palmas mais próximo de sua casa, e solicite Autorização de Uso de Bem público pela secretaria de desenvolvimento urbano.
PASSO 3: Guarde o protocolo
Guarde o protocolo consigo e, em caso de aprovação, mantenha a licença de funcionamento em sua posse durante todos os eventos do bloco.
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Palmas
Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis em 2025
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17 horas atrássobre
04/11/2025Por
Jaciara BarrosSaúde de Palmas confirma mais de mil casos de sífilis neste ano e reforça atendimento gratuito, sigiloso e humanizado oferecido pela Semus.
Prefeitura oferece tratamento gratuito, sigiloso e humanizado aos pacientes
Palmas (TO) — O preconceito ainda é uma barreira que impede muitas pessoas de procurarem atendimento de saúde, especialmente quando se trata de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O estigma e a vergonha atrasam o diagnóstico e o início do tratamento, o que pode trazer sérias consequências à saúde. A Saúde de Palmas tem reforçado campanhas de conscientização e prevenção em toda a rede municipal.
De acordo com dados da área técnica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), foram diagnosticados, somente neste ano, 1.096 pacientes com sífilis — nas formas congênita, gestante e adquirida. Além disso, cerca de 1.800 pessoas convivem com o HIV e estão em tratamento contínuo na Capital.
Diagnóstico precoce e acolhimento humanizado
A coordenadora técnica das ISTs, Larissa Timponi Medeiros, explica que os números refletem o trabalho de vigilância e o compromisso da Semus em garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. “As equipes do SUS estão preparadas para acolher os pacientes com sigilo, respeito e empatia”, afirma.
As Unidades de Saúde da Família (USFs) oferecem atendimento gratuito voltado às ISTs, incluindo testagem rápida, distribuição de preservativos, aconselhamento e acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e à Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O serviço é sigiloso e disponível em toda a rede básica.
Tratamento gratuito e prevenção contínua
Larissa ressalta que a Profilaxia Pós-Exposição deve ser iniciada até 72 horas após uma situação de risco e previne infecções por HIV, hepatites virais e outras ISTs. A Saúde de Palmas também disponibiliza autotestes para HIV, permitindo que o paciente realize o procedimento em casa, de forma segura e privada.
“Em caso de resultado reagente, o paciente deve retornar à unidade para realizar o teste confirmatório. Tanto o tratamento do HIV quanto o da sífilis são gratuitos, seguros e garantidos integralmente pelo SUS”, explicou a coordenadora.
Como se proteger
- Use camisinha em todas as relações sexuais.
- Realize testes de rotina, principalmente em gestantes e parceiros.
- Faça acompanhamento durante o pré-natal.
- Trate corretamente para evitar a transmissão da infecção.
Com ações de prevenção, acolhimento e diagnóstico precoce, a Saúde de Palmas segue trabalhando para reduzir o número de novos casos de sífilis e outras ISTs, fortalecendo o cuidado integral com a população.
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Palmas
UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)
UPA Norte de Palmas ficará sem energia nesta quinta (23), das 6h às 11h, para manutenção elétrica emergencial. Atendimentos serão redirecionados.
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2 semanas atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara BarrosA Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Norte passará por uma manutenção emergencial na rede elétrica nesta quinta-feira, 23 de outubro, e ficará sem energia entre 6h e 11h. A intervenção é necessária para corrigir oscilações e quedas de energia registradas nesta terça-feira (21), provocadas por um problema na estrutura subterrânea das instalações.
Segundo a Gerência de Engenharia e Infraestrutura da pasta, a causa do problema já foi identificada e será totalmente solucionada durante o procedimento. A Semus reforça que a medida é essencial para assegurar o pleno funcionamento e a segurança elétrica da unidade.
Remanejamento de pacientes
Durante a manutenção, pacientes internados na UPA Norte serão remanejados para a UPA Sul e para o Hospital Geral de Palmas (HGP), garantindo a continuidade dos cuidados e o atendimento sem interrupções.
Redirecionamento de atendimentos
No período da manutenção, os atendimentos de urgência e emergência serão redirecionados conforme o grau de gravidade. Confira os locais indicados para cada tipo de caso:
Casos leves (classificação azul e verde)
Pacientes com casos de baixa complexidade — sem risco imediato de piora ou morte — devem procurar o Centro de Atenção Especializada Francisca Romana Chaves, localizado na Arno 31 (303 Norte), ou suas respectivas Unidades de Saúde da Família (USF).
As classificações azul e verde incluem sintomas como febre leve, dor de cabeça, sintomas gripais ou pequenos ferimentos. A equipe da Policlínica da Arno 31 estará reforçada para garantir o atendimento à população.
Casos graves (classificação amarela, laranja e vermelha)
Os pacientes com quadros de maior gravidade — que necessitam de atendimento rápido — deverão ser encaminhados à UPA Sul ou ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Essas classificações correspondem a situações como dores intensas, crises respiratórias, traumas ou outras condições de risco à vida.
Garantia de segurança e continuidade
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a manutenção será acompanhada por equipes técnicas e de emergência elétrica, garantindo a segurança dos profissionais e pacientes durante todo o processo. A previsão é que a unidade retome o atendimento normal ainda na manhã de quinta-feira, assim que concluído o serviço.
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Palmas
Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III
Prefeitura de Palmas inicia obras de pavimentação, drenagem e sinalização na Baixada do Jardim Aureny III, levando dignidade e mobilidade aos moradores.
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2 semanas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara BarrosDepois de décadas de espera e reivindicações dos moradores, a comunidade da região da Baixada do Jardim Aureny III, sul de Palmas, comemorou neste sábado, 18, a autorização do prefeito da Capital, Eduardo Siqueira Campos, para o início imediato das obras de infraestrutura urbana no local, com a assinatura da Ordem de Serviço para execução dos trabalhos. Em uma das máquinas de terraplanagem, o prefeito seguiu, acompanhado de autoridades e moradores, por trechos de uma das avenidas que vão receber, ainda neste ano, a pavimentação asfáltica.
Os serviços para a construção do asfalto começam em trechos estratégicos das ruas 42, 44, 46 e 48, selecionados por apresentarem menor complexidade para execução devido ao período chuvoso. A previsão é que essa etapa seja executada até o final do ano, proporcionando melhorias significativas para a mobilidade dos moradores. A obra tem investimento de R$ 21.362.160,73, dos quais mais de R$ 10 milhões são recursos federais, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e mais de R$ 11 milhões de contrapartida da gestão municipal.
A importância da infraestrutura na Baixada do Jardim Aureny
O projeto de infraestrutura para a região da Baixada do Aureny III e do Loteamento Machado contempla um amplo conjunto de melhorias, incluindo 7.961 metros de rede de drenagem pluvial, 104 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica com tratamento superficial duplo, 26 bueiros de travessia, mais de 85 mil metros cúbicos de movimentação de aterro, 17 dissipadores de energia, além da implantação completa da sinalização viária horizontal e vertical.
Comunidade satisfeita
Morador do setor há 25 anos, Sebastião Cantuário Lima Teixeira enfatizou a importância da obra. “Muitos anos esperando e sonhando com esse asfalto na porta das nossas casas. Agora vai acabar o sofrimento”, relatou.
Para o aposentado Antônio Pinto Pinheiro, que vive na região desde 1991, o sentimento é de reconhecimento. “Essa conquista é de toda a comunidade. Fiquei muito feliz quando vi as máquinas chegando. Estão valorizando quem realmente precisa”, ressaltou.
O pedreiro José Wilson Aquino Resplandes informou que a ação é um marco histórico na Baixada. “Não é mais sonho, é realidade”, frisou. “Estou muito feliz que enfim vou ver o asfalto na minha rua”, completou a moradora Izaura Pereira.
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