Casa e Decoração
Como limpar os tecidos? A Maiori Casa traz dicas essenciais

Modelos de alta performance e decoração exigem cuidados específicos para manter a durabilidade
Os tecidos que revestem os mobiliários oferecem elegância e personalidade na decoração. Por isso, eles precisam de cuidados especiais na hora da limpeza para garantir maior durabilidade e resistência. Porém, é necessário observar a composição dessas peças e as principais recomendações dos fabricantes.
Dessa forma, Aleks Birman, Diretor de Criação e gestão de produtos na área de tecidos da Maiori Casa, marca especializada em tapetes feitos à mão e tecidos de alta performance, reuniu algumas dicas importantes nesse processo de manutenção. Antes de tudo, o tipo de fibra, sintética ou natural, deve ser levado em conta para decidir sobre qual componente será usado na higienização.
“Em geral, recomendamos apenas lavagem profissional a seco para os tecidos indoor. Para os modelos outdoor, o ideal é usar uma solução com 90% de água e 10% de água sanitária, espalhando com uma escova de cerdas macias que não danificam os fios”, explica o profissional.
Além disso, há uma diferença essencial entre as peças de alta performance. Aquelas com tratamento Easy Clean por receberem uma camada protetora de silicone, só precisam de água e um pano para efetuar a limpeza completa. Já os repelentes, somente água e sabão neutro aplicados gentilmente nas manchas.
Os tecidos para decoração são mais sensíveis e exigem outros cuidados. Aqui, Aleks Birman indica, sobretudo para os modelos sem flúor carbono na composição, a lavagem profissional a seco ou com água e sabão neutro para manchas de fácil remoção, sem esfregar, pois os fios poderão ser danificados, dependendo da construção e da capacidade de resistência deles.
“Para ambos, recomenda-se o uso de capas para preservar o tecido, principalmente se forem de fibras naturais. Se o modelo for de poliéster, material sintético que representa a maior parte das fabricações de qualidade atuais, evitar o acúmulo de sujeiras, aspirando o estofado sempre que possível, bem como o atrito de produtos abrasivos”, conta o diretor de criação da Maiori Casa.
Dicas extras:
Antes da compra de um estofado, seja indoor ou outdoor, o consumidor precisa avaliar as variantes dos ambientes. Casas com animais de estimação, por exemplo, devem evitar tecidos tramados. Com crianças pequenas o ideal é dar preferência aos itens com tratamentos repelentes ou revestidos com a tecnologia “easy clean”.
Nos ambientes de muito tráfego, é melhor priorizar os tecidos com alta performance de teste de abrasão Martindale. Essa escala revela a resistência de cada tipo, sendo considerado menos que 1000 aqueles para uso decorativo; de 10000 a 15000 emprego ocasional dentro dos espaços; de 25000 a 30000 pode ser utilizado frequentemente; mais de 30000 é adequado tanto para aplicação comercial quanto residencial e mais de 50000 é resistente a produtos químicos, roupas, raios UV, pets, etc. Essa é a garantia de peças mais fortes e duradouras!
Sobre a Maiori Casa
Pertencente ao Grupo GC, a Maiori Casa é uma marca especializada em tapetes e tecidos de alta performance, focada em atender lojistas no mercado premium. Desde 2015, a empresa oferece excelência em atendimento aliada a inovação, apresentando coleções atemporais que reúnem design, bom gosto, estilo e qualidade. A Maiori Casa tem uma extensa gama de peças fabricadas e desenvolvidas por artesões de diversos países, tais como Turquia, Egito, China e Índia. Cada produto carrega um pouco da história, traduzindo sua visão e paixão pelo mundo da decoração.
Casa e Decoração
Artista de Taquaruçu leva sua arte e suas cores para o maior festival de Arte Naif do Brasil

O Tocantins será muito bem representado no VI Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que acontece a partir desta quinta-feira,29, na cidade de Guarabira, na Paraíba, conhecida como a capital brasileira da Arte Naif.
E quem carrega essa missão cheia de cores e muito talento é a artista Carminha, mineira de nascimento, mas tocantinense de coração, que vive produz há 20 anos no distrito de Taquaruçu, em Palmas.
O Festival pretende reunir 95 artistas, sendo 72 brasileiros de 16 estados e do Distrito Federal, além de 23 estrangeiros. E não é só exposição, não! Tem premiaçãodois prêmios de R$ 7 mil, cinco de R$ 2 mil e cinco menções honrosas. Depois de Guarabira, as obras seguem viagem para Recife, Natal, Fortaleza e Brasília.
Artista apaixonada pelo Tocantins
Apaixonada pela estética Naif desde 2017, quando participou da Bienal Internacional de Arte Naif, em Socorro (SP), Carminha não parou mais. Suas telas, cheias de vida, detalhes e histórias, já passaram por importantes exposições, como a Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba (SP), onde ganhou destaque com a obra Casamento das Flores, e no IV FIAN, em 2022, quando recebeu Menção Honrosa com Legados de Tarsila. Mas engana-se quem acha que é só natureza, tradição e religiosidade que ela leva para suas obras. Este ano, Carminha chega ao festival com duas criações que fazem todo mundo pensar: Monofobia e Selfitis.
Ambas falam sobre um mundo bem diferente daquele das casinhas coloridas e da vida simples — é o universo das telas, do vício no celular, do medo de ficar offline e do desejo incontrolável de postar selfies para preencher vazios. Carminha é autodidata, dona de um olhar sensível e, claro, muito colorido.
Suas obras já estão em galerias e museus pelo país, como Guarabira (PB), Paraty (RJ) e várias cidades de São Paulo. E, claro, sempre levando um pedacinho de Taquaruçu, do Tocantins e das histórias que cruzam seu caminho.
O Festival
O festival, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Caixa Residencial e Caixa Cultural, celebra a riqueza e a força da Arte Naif, reunindo obras de 15 países e 19 estados brasileiros. O resultado da seleção foi divulgado no último dia 10 de maio, após análise criteriosa de mais de 220 inscrições, das quais foram escolhidas 95 obras, 15 a mais do que o previsto inicialmente no edital.
Casa e Decoração
“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
Projeto criado pelo arquiteto Tom Reis vence o concurso Soul Brasil e se torna símbolo do design tocantinense

O Tocantins agora tem uma luminária que representa sua identidade. O projeto “Areias do Jalapão”, criado pelo arquiteto Tom Reis, foi o vencedor do concurso Soul Brasil – Edição Tocantins, promovido pela Metaldomado em parceria com a loja My Leds, de Palmas. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (27), durante uma live no Instagram da marca, que mobilizou o público na torcida pelo resultado.
Inspirada nas dunas douradas do Jalapão e nas comunidades quilombolas da região, a luminária carrega em sua essência a identidade, a força e a beleza do Tocantins. O design mistura formas orgânicas, mármore ondulado, cúpula translúcida e detalhes metálicos que remetem ao capim dourado – símbolo da economia criativa do estado.
“Ter meu projeto escolhido para representar o Tocantins é uma emoção que não cabe em mim. É mais que um prêmio, é a confirmação de que olhar para as nossas raízes, para nossa cultura, e transformar isso em design, faz sentido. É sobre pertencimento, valorização e representatividade. Que essa luminária leve um pedaço do nosso Tocantins para muitos lares”, celebrou o arquiteto Tom Reis, autor da peça vencedora.

“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
O concurso Soul Brasil é uma iniciativa que valoriza a diversidade cultural e arquitetônica do país, desafiando arquitetos e designers a criarem luminárias inspiradas em suas origens. A partir de agora, a luminária “Areias do Jalapão” será produzida e comercializada em todo o Brasil pela Metaldomado, tornando-se um símbolo do Tocantins para além das fronteiras do estado.
Para o empresário Danilo Brentini, CEO da loja My Leds, a escolha do público reforça o quanto o design com identidade tem força e significado. “O que aconteceu aqui vai além de um concurso. É um movimento de valorização da nossa cultura, da criatividade do nosso povo e da potência que o Norte tem para entregar ao Brasil. O projeto do Tom emociona, encanta e representa com maestria o Tocantins”, destacou.
Casa e Decoração
Votação escolhe luminária símbolo do Tocantins no Brasil
Votação do concurso “Soul Brasil” abre nesta quinta, 22/05, e a peça vencedora será fabricada como símbolo do Tocantins

Peças finalistas do concurso “Soul Brasil” representam história, natureza e identidade do Tocantins.
A criatividade regional entra em cena na votação que vai eleger a luminária símbolo do Tocantins no concurso nacional de design “Soul Brasil”. A partir desta quinta-feira, 22 de maio, o público poderá votar através do Instagram da @metaldomado, marca organizadora do concurso junto à loja tocantinense My Leds, de Palmas.
A votação ficará aberta até terça-feira, 27 de maio, e o anúncio da peça vencedora será feito em uma live no perfil oficial da marca, na tarde do mesmo dia.
Finalistas representam o DNA criativo tocantinense
Três peças foram selecionadas como finalistas e cada uma expressa um elemento simbólico da cultura e do território do Tocantins:
“Meu Sol” – Raphael Santos
A luminária símbolo do Tocantins batizada como “Meu Sol” foi criada pelo arquiteto Raphael Santos, e é inspirada no pôr do sol do Lago de Palmas e na bandeira do Estado. “Meu desejo é que as pessoas sintam o mesmo encantamento que me inspirou a criar o ‘Meu Sol’”, diz Raphael.
“Areias do Jalapão” – Tom Reis

“Areias do Jalapão”, assinada por Tom Reis
Com formas orgânicas que remetem às dunas douradas do Jalapão e às comunidades quilombolas da região, a luminária criada por Tom Reis valoriza a identidade visual do cerrado. “Essa luminária nasce como um tributo à força silenciosa dessa gente e à poesia que mora nas curvas do tempo”, comenta Tom.
“Buriti” – Fausto Paiva Neto
A criação do designer Fausto Paiva Neto homenageia a palmeira que é símbolo do cerrado e do Tocantins. “A luminária Buriti é uma celebração das nossas raízes. Me inspirei na força e na beleza do buriti, que representa o Tocantins. É mais que luz, é identidade”, afirma Fausto.
Voto popular valoriza a cultura do Tocantins
Para o empresário Danilo Brentini, CEO da My Leds e organizador do concurso no Tocantins, o engajamento do público é o que fortalece o projeto. “Mais do que escolher uma luminária, é escolher uma história, um sentimento e um símbolo que representa quem somos. É uma oportunidade de mostrarmos para o Brasil a força da criatividade tocantinense.”
O projeto Soul Brasil é uma iniciativa da Metaldomado para dar visibilidade ao design autoral de todas as regiões do país, e conta com o apoio de marcas regionais como a My Leds, referência em iluminação decorativa no Tocantins.
Como votar na luminária símbolo do Tocantins
Para participar da escolha da luminária símbolo do Tocantins, basta acessar o perfil oficial da Metaldomado no Instagram e deixar seu voto nos comentários da publicação oficial com as três peças finalistas.
A votação é aberta, gratuita e qualquer pessoa pode participar. O resultado será divulgado em live no dia 27 de maio, diretamente da conta da marca.
Instagram da Metaldomado
Loja My Leds – Palmas (TO)
Mais sobre design autoral no Tocantins
Participe e ajude a escolher a identidade luminosa do Tocantins
A luminária símbolo do Tocantins será mais que um objeto de iluminação — será uma representação afetiva e artística da alma tocantinense. Vote, compartilhe e fortaleça o design local.
📣 Chamada para ação
Acesse o Instagram @metaldomado e vote na luminária que mais representa o Tocantins para você. Sua participação faz toda a diferença!
- ALETO4 dias atrás
Amélio Cayres destaca parcerias institucionais em solenidade do projeto “Mãos que Criam”
- Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador entrega sede do Mãos que Criam em Palmas
- Palmas3 dias atrás
Palmas dá início à Semana do Meio Ambiente com anúncio do futuro Jardim Zoobotânico
- Câmara Municipal de Palmas2 dias atrás
Proposta do Vereador Folha para regularização do sistema de endereçamento de Palmas
- Social3 dias atrás
Casamento de Maryellen e Gustavo no centro do Brasil