Governo do Tocantins
Comunidades produtoras das Unidades de Conservação preparam suas produções para Agrotins 2024

Produção vai de guloseimas de frutos do Cerrado e da Amazônia a produtos fitoterápicos
Neste final de semana, as comunidades produtoras das Unidades de Conservação nas regiões do Jalapão, Ilha do Bananal, Cantão e Lajeado realizaram os preparativos finais para apresentação de suas riquezas culturais e produtos artesanais na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024). O evento, reconhecido como um dos maiores do agronegócio nacional, oferece oportunidades para essas comunidades mostrarem suas práticas sustentáveis, graças ao apoio do Governo do Tocantins a partir da gestão do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nestas localidades.
O extrativismo e a produção artesanal proveniente da biodiversidade presente nos biomas do território tocantinense representam uma importante alternativa de renda e são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento sustentável.
Irene Ribeiro da Silva e outras produtoras da Associação das Comunidades do Quilombo Boa Esperança produzem rapadura, doce de mel, doce de buriti, tijolo de buriti, mel de cana, farinha, óleo de buriti e artesanatos feitos com o capim-dourado e buriti. A associação do quilombo tem sede no Parque Estadual do Jalapão, localizado no município de Mateiros.
Esta edição da Agrotins será a primeira que a quilombola Irene da Silva participa e levará à Agrotins, rapadura, tijolo de buriti e peças feitas com capim-dourado. “Temos expectativa de desenvolver nossa associação e expor nossos produtos na feira. Foi um prazer e uma alegria receber esse convite, só tenho a agradecer e vamos fazer nosso melhor”, celebrou.
De Araguacema, na região da APA Ilha do Bananal/Cantão, Solange Ferreira da Silva produz geleia de camu-camu, fruta amazônica de alto valor nutricional e rica em vitamina C. Na edição anterior da feira, levou exemplares demonstrativos de sua produção. Para este ano, espera otimizar suas vendas. “É um espaço importante para a gente mostrar o que temos para vender. Este ano, vou com expectativa de boas vendas”, destacou.
De Taquaruçu Grande, na região da APA Serra do Lajeado, Maria Alline Putêncio manipula plantas medicinais e desenvolveu uma linha de produtos fitoterápicos, a Cura Pela Mãe Terra. O ipê roxo é um dos ingredientes de seu antibiótico natural. “As plantas medicinais têm o poder de cura natural, aumentando a qualidade de vida, fortalecendo progressivamente a saúde e restaurando o equilíbrio físico, mental e emocional. Dispomos de uma variedade de remédios naturais à base de plantas medicinais e outras substâncias da natureza”, detalhou Maria Alline.
Também participam desta edição, a Rede Jalapão de Produtos Artesanais, composta por famílias agroextrativistas de Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo, instituições parceiras, colaboradores e comunidades que voltam interesses à conservação do Cerrado. A rede surgiu em 2006 com a proposta de estimular o uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado e assim contribuir para sua conservação, e propor alternativas de geração de renda para que as famílias da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA do Jalapão) e entorno Parque Estadual do Jalapão (PEJ) tenham melhores condições de vida.
Técnicos e brigadistas do Naturatins, da APA e do PEJ, mantêm apoio às famílias desde a coleta, beneficiamento e comercialização dos produtos, cumprindo compromissos firmados com as comunidades e oportunizando formas de melhorar a renda das famílias que vivem na região do Jalapão.
Por meio das gestões das UCs, o Naturatins busca promover a preservação dos recursos naturais e culturais para a qualidade de vida e o bem-estar das populações, o que garante proteção da diversidade biológica, ordenação no processo de ocupação humana e sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Durante a Agrotins, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto as histórias, técnicas e produtos dessas comunidades, além de apoiar iniciativas que promovem a sustentabilidade e a valorização da cultura local.
Bioeconomia
Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), na quinta-feira, 16, na Agrotins 2024, entidades estaduais, federais e internacionais irão se reunir para debater a bioeconomia, enquanto conjunto das atividades econômicas baseadas na utilização sustentável dos recursos biológicos renováveis. O objetivo é reestruturar as cadeias produtivas do extrativismo em atividades da sociobiodiversidade, valorizando a diversidade biológica social e cultural brasileira e tocantinense.
Realização
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.
A Feira tem início nesta terça-feira, 14. A programação segue até o sábado, 18, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
Governo do Tocantins
Em Palmas, governador Laurez Moreira participa de cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar nesta terça-feira, 16
Governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da PM – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O ato será realizado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, com a presença de autoridades.
A cerimônia oficializa a nomeação realizada pelo governador Laurez Moreira no último dia 9, quando designou o coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza para assumir o comando-geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. No mesmo Diário Oficial do Estado (DOE), também foi nomeado o coronel Flávio Santos Brito como chefe do Estado-Maior da corporação.
“É com grande confiança que oficializo a passagem do comando da Polícia Militar para o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, cuja extensa carreira e competência garantirão à corporação um trabalho dedicado e seguro para a população”, afirma o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando é um dos ritos mais importantes do cerimonial militar e representa a transição do mais alto posto da instituição.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô