Cultura
Concertos didáticos levam educação e entretenimento sobre o universo do choro em apresentações gratuitas na Capital
Pixinguinha nasceu em São Cristóvão (RJ), em 23 de abril de 1897, e foi batizado com o nome de Alfredo da Rocha Vianna Filho. Ele faleceu em 17 de fevereiro de 1973. Tocava com muita habilidade cavaquinho, flauta e bandolim. Seu maior sucesso, “Carinhoso”, foi escrito aos 20 anos. Foi considerado um dos grandes compositores de todos os tempos, tendo criado mais de 300 obras musicais. Foi o líder do conjunto musical brasileiro “Os Oito Batutas” (1926), que com repertório de choro, samba, valsa e maxixe, foi responsável pela popularização do choro no Brasil. Essas e muitas outras informações, histórias e curiosidades sobre o músico Pixinguinha e o universo do choro serão apresentadas nos concertos didáticos do projeto “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro”, na próxima quarta e quinta-feira, 21 e 22, às 16 e 19 horas, no Memorial Coluna Prestes.
Realizado pela Associação Viva Música, as apresentações são gratuitas e têm foco de formação de plateia. “De forma lúdica e informal, vamos levar educação musical e entretenimento com músicas intercaladas por breves comentários prestados pelos próprios instrumentistas, sobre esses bastidores do mundo do choro e, claro, o nosso grande homenageado que é o músico Pixinguinha”, afirma o maestro Bruno Barreto, presidente da Associação. Todas as quatro sessões dos concertos didáticos têm entrada livre e gratuita, contando ainda com a presença de ONGs, projetos sociais e estudantes, como da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae).
O repertório vai trazer algumas das canções eternizadas pelo Mestre do Choro, como “Rosa”, “Os Oito Batutas”, “Chorei”, “Ele e Eu”, “Atencioso” e “Vou Vivendo”.
Projeto
O projeto tem o patrocínio da chamada “Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões”, da empresa Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal, sendo um dos quinze vencedores em todo o Brasil, o único da região Norte do País, dentre mais de 400 inscritos de todo o País. Há também apoio da Secretaria Estadual da Cultura, Superintendência de Comunicação e Pró-Reitoria de Extensão da UFT (Proex).
Os concertos didáticos são a primeira etapa do projeto. No mês de Abril, serão realizadas apresentações culturais no Museu Histórico Palacinho, nos dias 05, 06, 12 e 13, no horário do Pôr-do-sol.
Associação Viva Música
Integrante da Associação Viva Música, o Grupo Reminiscências, tem como principal premissa o estudo e divulgação do choro e gêneros musicais afins, através da realização de concertos e recitais didáticos. Em sua atuação, o grupo busca divulgar o repertório de compositores e grupos musicais renomados, a exemplo de Pixinguinha, Jacob do bandolim, Waldir Azevedo, dentre outros.
FICHA TÉCNICA – Projeto Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro
Direção-geral: Maestro Bruno Barreto
Realização: Associação Viva Música
Produção executiva: Eduardo Andrade
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
Coordenação administrativa: Maxley Morato
Coordenação financeira: Fabio Bruniel
Assessoria de redes sociais: Helaine Santos
Ilustração: Ana Bernaud
Designer Gráfico (Digital e Impressos): Lucas Rodrigues
MÚSICOS
Bruno Barreto – Sax soprano
Eddie Gomes – Violão 7 cordas e Bandolim
Iogo Landinho – Violão 6 cordas
Gutenberg Nicacio – Clarineta
Matheus Lopes – Pandeiro