Tocantins
Concurso DPE-TO é homologado

IV Concurso para a carreira de defensora e defensor público no Estado do Tocantins é homologado.
Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP), a defensora pública-geral Estellamaris Postal homologou, na manhã desta sexta-feira, 25, o IV Concurso para a Carreira de Defensora e Defensor Público no Estado do Tocantins. A homologação efetiva a conclusão de todas as etapas do certame e a aprovação dos 196 candidatos e candidatas.
O ato para homologação foi assinado durante sessão do CSDP e reuniu membros do Colegiado, integrantes da comissão realizadora do concurso e representantes das pessoas aprovadas e classificadas no certame, que oferece três vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Em atendimento à política de inclusão étnico-racial da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), 30% das vagas são destinadas a pessoas negras, indígenas e quilombolas.
“É um concurso sério que nós estamos entregando para a Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Foi um desafio muito grande para nós, desde o início, mas a gente sabe que quando a gente tem um propósito, quando a gente foca na Instituição aquilo que realmente é importante para ela, a gente corre atrás e consegue. Uma Defensoria Pública fortalecida precisa de membros atuantes e nós precisamos de mais defensoras e defensores públicos em todo o Estado para a assistência jurídica gratuita e de qualidade às pessoas carentes”, disse Estellamaris Postal.
Presidente da Comissão do Concurso, o defensor público Leonardo Oliveira Coelho falou da importância das políticas de inclusão e acessibilidade implantadas no certame. “É o concurso público mais inclusivo da história da nossa Instituição. A igualdade de oportunidade, mais igualdade de acesso com essas políticas de inclusão são muito importantes e me senti muito orgulhoso da Defensoria Pública por fazer esse trabalho, por esse esforço e que este processo continue cada vez mais forte e mais engajado”, ressaltou.
Leonardo Coelho destacou, ainda, a prioridade da Comissão do concurso quanto ao tratamento respeitoso com aos candidatos e candidatas. “Essa foi a grande tônica da comissão para a execução do concurso: sempre ter o maior respeito possível, transparência, isonomia do tratamento dos candidatos, porque isso é missão especialmente de um concurso executado por uma instituição como a Defensoria Pública”, acrescentou Leonardo Coelho.
Inclusão
Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Tocantins na Comissão do Concurso, o advogado Marques Elex Silva Carvalho elogiou a política de inclusão e de cotas da Instituição. Como pessoa com deficiência visual, ele deu seu depoimento também do ponto de vista pessoal ao dizer que se sentiu verdadeiramente incluído no processo: “Este concurso teve alguns diferenciais e que vai torná-lo um concurso histórico. Foi um curso em que tivemos a diferença entre integrar e incluir. Integrar você deixa a pessoa ali. Ela ficaria observando, assistindo. Mas quando se inclui, ela faz parte da história. Ela também descreve a história, ela também compõe cada verso daquela poesia e da prosa daquela história. E este foi um concurso de se incluir. Agradeço imensamente por essa oportunidade, uma honra fazer parte deste trabalho em prol de algo tão importante que é cuidar das pessoas”, pontuou Marques Elex.
Experiências
Para o superintendente de Defensores Públicos, Danilo Frasseto Michelini, o atendimento humanizado aos candidatos e candidatas foi um grande diferencial durante todo o certame. Nesse sentido, ele fez um agradecimento à Comissão do Concurso e também à Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto): “Foram pequenos detalhes que fizeram toda a diferença. Em concursos públicos, eu diria que em 99% deles não existe essa atenção carinhosa aos candidatos. Foi um chocolate com uma mensagem motivacional na prova oral…um café da manhã oferecido pela Adpeto na fase oral e de tribuna… Um acolhimento que eu nunca tinha visto”.
Presidente da Adpeto, o defensor público Guilherme Vilela Ivo Dias, também falou da satisfação em fazer parte deste processo, que se encerra com lisura e credibilidade atestados. “Agradeço a comissão do concurso pela liberdade que me deu de sempre ter um diálogo franco, aberto para poder fazer essa interlocução pelos candidatos, porque eu sei que ansiedade de todos é muito grande para poder finalizar algo de uma maneira boa e tranquila. O mais importante não fez às pressas, mas fez no tempo necessário para que as etapas se materializasse de maneira correta”, destacou.
A colaboração e empenho do subdefensor público-geral no Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, também foi destacada durante a solenidade de homologação do concurso, haja vista sua atuação durante todo o processo.
Governo do Tocantins
Tocantins consolida parceria com XGMA e terá centro de distribuição em Palmas
XGMA em Palmas instala centro de distribuição; investimento privado de R$ 25 milhões promete empregos e expansão no Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta quarta-feira, 17, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, representantes do Grupo Grão de Ouro, da XGMA e da concessionária Verdes Máquinas. O encontro marca a consolidação de um projeto que começou a ser desenhado em 2023 e agora se materializa com a instalação de um centro de distribuição em Palmas.
De missão oficial à instalação no Tocantins
A aproximação teve início em setembro de 2023, quando Laurez, então vice-governador, liderou missão oficial à China e participou da 23ª Feira Internacional de Investimentos e Comércio (Cifit), em Xiamen. Na ocasião, apresentou o potencial logístico do Tocantins e convidou executivos da XGMA a conhecerem o Estado. Poucos meses depois, representantes do grupo estiveram em Palmas, estreitando a relação que hoje se concretiza em investimento.
Centro estratégico em Palmas
O centro de distribuição será responsável, inicialmente, por atender Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, com previsão de expansão nacional. A operação ficará a cargo da Verdes Máquinas, na linha agrícola, e do Grupo Grão de Ouro, que atuará na linha amarela, voltada a equipamentos pesados para a construção civil.
Investimento e geração de empregos
Com aporte inicial de R$ 25 milhões, renovado a cada cinco ou seis meses, o projeto representa um investimento 100% privado, contando com incentivos fiscais do Governo do Estado. A expectativa é de impacto direto na geração de empregos e no fortalecimento da economia regional.
“Estamos transformando o Tocantins em um polo de oportunidades. Receber a XGMA e consolidar Palmas como centro de distribuição é dar um passo firme rumo ao desenvolvimento, mostrando que o Tocantins está preparado para ser referência nacional em logística”, destacou o governador Laurez Moreira.
O presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho, reforçou a confiança:
“Estamos há oito anos no Tocantins e acreditamos no potencial deste Estado. Esse projeto é motivo de entusiasmo, pois trará impacto positivo para Palmas, para a região e para o Brasil”.
Potencial de expansão
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, o investimento pode abrir portas para uma futura planta industrial no Tocantins:
“Este é um marco para nosso Estado. Estamos vendo nascer um projeto com renovação constante e geração de empregos de qualidade. É o embrião de algo que pode crescer ainda mais nos próximos anos”, afirmou.
Participaram da reunião
Além dos executivos Silvio de Souza Filho (Grupo Grão de Ouro), Darcy Itiberê (XGMA na América Latina) e Cleber Lordano (Verdes Máquinas), estiveram presentes os secretários Jairo Mariano (Fazenda), Odilon Júnior (Parcerias e Investimentos), a gerente de Desenvolvimento da Exportação da Sics, Geanny Pinheiro, e a superintendente de Parcerias e Concessões, Eliane Grossmann.
Tocantins
Primeira-dama Karynne Sotero repudia associação de sua imagem a fatos relacionados ao ex-marido, de quem se divorciou em 2017
Karynne Sotero enfatiza que não possui qualquer ligação com o processo referente à compra de cestas básicas entre 2020 e 2021, quatro anos após seu divórcio de Paulo César Lustosa. Ela reafirma confiança no esclarecimento dos fatos que motivaram seu afastamento e o do governador Wanderlei Barbosa.

“Minha história não se confunde com a de ninguém. Cada um deve responder por seus atos. Não é justo que minha imagem seja associada e eu seja responsabilizada por escolhas que não são minhas.” Foi assim que a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, repudiou nesta quarta-feira, 17, as tentativas de imputar a sua reputação fatos investigados envolvendo seu ex-marido, Paulo César Lustosa. Karynne tem mantido postura serena e confiante desde seu afastamento e do governador Wanderlei Barbosa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela lembrou que está divorciada desde 2017 e que, desde então, construiu sua vida de maneira totalmente independente.
Desde que assumiu a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, em janeiro de 2024, Karynne Sotero tem se dedicado a coordenar projetos voltados a famílias vulneráveis, mulheres, crianças e idosos em diversas regiões do Tocantins. Orgulhosa dos resultados já alcançados, ela ressaltou que, através do seu trabalho, pôde dar visibilidade a grupos como as quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio, “que há mais de 15 anos não recebiam nem a visita de alguém do governo”. O trabalho vem sendo reconhecido e fortalecido pelo apoio de prefeitos, primeiras-damas municipais, lideranças sociais e pela própria população, que acompanha de perto os impactos das ações.
A tentativa de vincular sua imagem a fatos que não lhe dizem respeito também expõe um traço recorrente: o de responsabilizar mulheres por escolhas e atos alheios. “Como mulher, sei o quanto os julgamentos podem ser duros e injustos. Mas sigo com serenidade e fé, sustentada pelo apoio de tantas pessoas que acreditam no nosso trabalho e no futuro do Tocantins”, afirmou.
Karynne destacou ainda que, assim como o governador Wanderlei Barbosa, tem enfrentado momentos de perseguição política e ataques infundados. No entanto, disse confiar que tudo será devidamente esclarecido. “Confio nos planos de Deus e sei que a verdade sempre prevalece. É Ele quem me sustenta e me dá forças para seguir firme, de cabeça erguida, no caminho do bem e do trabalho pelo povo tocantinense”, concluiu.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins22 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social4 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza