Turismo
Conheça os chefs que vão participar do Cozinha Show

Onze chefs de cozinha, membros da Escola de Gastronomia do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Cozinha Kids Coral Azul vão passar pelo palco do Cozinha Show nos cinco dias do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu, de 07 a 11 de setembro de 2022. Entre eles, destacam-se Roberto Raviolli, Ofir Oliveira e Bel Coelho. Regionalmente o festival conta com nomes como Tati Barros e Marilon Azevedo.
Roberto Raviolli é dono de uma cozinha com personalidade e paixão, e de uma rica história gastronômica, considerado um dos grandes chefs do Brasil e uma referência quando o assunto é culinária italiana. No Cozinha Show, vai preparar um ravióli de mussarela de búfala com bacon, pimenta dedo de moça e tomates italianos.
Ofir Oliveira, fundador do Instituto Sabor Selvagem da Amazônia há mais de quatro décadas, continua disseminando e fortalecendo a culinária e cultura Amazônica pelo mundo. Ofir Oliveira cresceu entre superstições, crenças e histórias fantásticas que habitam a Amazônia, e também descobriu a gastronomia, uma paixão que começou na infância, com os cheiros e sabores que invadiam a casa de sua mãe e que logo se transformou em profissão e na sua maior bandeira.
Bel Coelho, chef e ativista paulistana traz para a sua cozinha os propósitos que defende com firmeza. Suas criações privilegiam ingredientes nativos e valorizam as culturas alimentares do Brasil. Formada no Culinary Institute of America, em Nova York, adquiriu técnicas contemporâneas em algumas das mais premiadas cozinhas do mundo. É responsável pela cozinha do Cuia Café, dentro da Livraria Megafauna, no edifício Copan, em São Paulo. A chef ainda apresenta o programa ‘Food Connection’, no canal Sabor e Arte. Seu restaurante itinerante, o Clandestino, teve suas atividades pausadas na pandemia, mas que irá retomar em 2022.
Regionais
O show gastronômico também será conduzido por grandes nomes da cozinha local, dentre eles a chef Tati Barros, que atualmente comanda a cozinha do Restaurante Babaçu, na Pousada Aldeia da Serra e imprime primor na execução dos pratos e fidelidade às técnicas absorvidas em mais de 10 anos de dedicação ao ofício, o que considera herança de família. Campeã do prêmio Dólmã em 2021 e Embaixadora da Gastronomia no Estado do Tocantins, a chef apresentará ‘Gaspacho de Buriti com Pirarucu Curado’ e crocante de biju.
Noeliane Vieira Queiroz Neres, apaixonada pela confeitaria, começou oficialmente neste ramo em 2015, trabalha com doces finos, personalizados em pasta de açúcar, chocolates, e hoje tem como principal foco bolos artísticos em chantininho e kits de festa. No cozinha show 2022, a chef Noeliane apresentará o Naked Cake Afetivo.
O chef Marilon Azevedo possui experiência com a culinária uruguaia e argentina, trabalhando principalmente com carnes e cortes especiais. Foi chef do renomado restaurante CocoBambu e Rei do Camarão em Brasília e atualmente é proprietário do restaurante Quintal do Chef em Taquaruçu e no Cozinha Show 2022 fará o prato ‘Carne de Sol do Sertão’.
Roni Abrão é tocantinense e atua como chef executivo dos restaurantes Mr.Bull e Spetô. Estudioso da arte do churrasco, com foco em parrilla e fogo de chão, ministrou cursos presenciais de churrasco descomplicado e diferenciado para mais de 1.000 alunos. No Cozinha Show 2022, o Chef Roni Abrão apresentará ‘Tomahawk ao molho de gorgonzola com chimichurri fresco e tomate cereja confitados’.
Eduardo Ramon é especialista em charcutaria, defumação e churrasco, faz sua arte a bordo do flutuante DuChef no lago de Palmas e para grandes eventos corporativos, além de ministrar cursos pelo Brasil. Ramon apresentará Ancho com chimichurri, purê de pimentões, creme de queijos e picles de pepino e cenoura e tempurá de legumes.
Cozinha Kids Coral Azul
Cozinha Kids Coral Azul de Taquaruçu apresentará uma oficina de ‘Alimentação saudável e o despertar do paladar infantil através do contato sensorial’, preparando a receita: mini sanduíche natural de carne de jaca, frutas, legumes e verduras, com a supervisão da arte-educadora e gastrônoma Enes D’arc Rodrigues e a artista cantora Edi Ribeiro.
O Senac também será representado por uma das maiores escolas de gastronomia da região. Participa da 16° Edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, realizando no Cozinha Show a ‘Oficina de Brigadeiro Gourmet’ com ingredientes regionais do Cerrado para o público infantil do FGT, no domingo, 11, a partir das 18 horas.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social20 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas