Educação
Cooperativas tocantinenses aderem a projeto de incentivo à leitura
Uma iniciativa do Sistema OCB/TO a Biblioteca da Cooperação estimula a circulação do conhecimento por meio da troca de livros
A Biblioteca da Cooperação, projeto adotado pela Organização das Cooperativas do Tocantins para estimular a leitura na comunidade, é acatado agora pelas cooperativas do estado. A proposta é que as cooperativas possam oferecer uma estrutura identificada, em local aberto, à sociedade para que seja possível doar livros usados e pegar outros, promovendo a circulação do conhecimento.
De acordo com a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, o cooperativismo é um movimento que preocupa com a comunidade onde está inserido, e a educação e o conhecimento é a chave para exercemos a cidadania consciente, por isso convidamos as cooperativas a aderirem ao projeto. “Essa ação é um exercício de cooperação na prática, desde a disponibilização da estrutura pela cooperativa, até a troca de livros pela comunidade”, explica.
A Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, com sede em Pedro Afonso e atuação em outros 19 municípios, foi uma das que demonstrou interesse em aderir ao projeto. “Queremos a biblioteca para resgatar a ideia original dos pioneiros de Rochdale, que consideravam a educação um item fundamental para o desenvolvimento e difusão do cooperativismo”, frisa Maria Silvana Ramos, agente de Desenvolvimento Cooperativista da Coapa.
O Sistema OCB/TO disponibiliza ainda a arte para plotagem de estruturas e materiais de divulgação, a fim de estimular a adesão por parte das cooperativas do Tocantins.