conecte-se conosco

Polícia Militar do TO

Coronel Márcio Barbosa assina adesão ao Projeto Escuta-SUSP em solenidade com autoridades estaduais e federais

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Coronel Márcio Barbosa assina adesão ao Projeto Escuta-SUSP em solenidade com autoridades estaduais e federais

Na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, o Governo do Tocantins reafirmou seu compromisso com a valorização dos profissionais da segurança pública ao aderir oficialmente ao Projeto Escuta-SUSP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A cerimônia de assinatura do termo de adesão ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (Cicce) e contou com a presença de autoridades estaduais e nacionais.

A adesão foi assinada pelo comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Barbosa, ao lado do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo; do secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Peterson Ornelas; e do secretário-executivo da Seciju, Hélio Marques.O projeto tem como foco a promoção da saúde mental dos profissionais de segurança pública, oferecendo atendimento psicológico gratuito, sigiloso e humanizado aos policiais civis, militares, penais e bombeiros, que enfrentam cotidianamente situações de estresse e alto risco.“O Escuta-SUSP é um projétil de esperança. Nós sabemos que a saúde mental é um pilar da atuação segura e eficaz das forças policiais. Estamos comprometidos em garantir esse suporte aos nossos profissionais”, declarou o coronel Márcio Barbosa ao assinar a adesão. Coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Projeto Escuta-SUSP é executado por quatro universidades federais — UFMG, UFS, UFRN e UnB — que oferecem atendimento psicológico remoto, assegurando acesso mesmo em regiões mais distantes.

Durante a solenidade, também foi apresentado o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, com o objetivo de preparar tecnicamente os agentes para o uso proporcional e ético da força, com foco em alternativas não-letais.

É fundamental que o policial esteja preparado, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente e tecnicamente. Queremos garantir o uso responsável da força e o respeito aos direitos humanos”, destacou o secretário Mário Sarrubbo.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

A adesão do Tocantins a esses dois projetos marca um avanço nas políticas de cuidado com os profissionais da segurança pública e demonstra o esforço do Estado em proporcionar condições mais dignas, humanas e eficientes para aqueles que protegem a sociedade.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado Foto ilustrativa referente ao tema abordado Foto ilustrativa referente ao tema abordado Foto ilustrativa referente ao tema abordado Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *